Depois de conhecer as 8 ilhas Canárias e de tentar absorver a cultura e a beleza de cada uma delas, percebemos como são diferentes umas das outras, e que juntas, formam um paraíso entre florestas, praias, aldeias e vistas panorâmicas que nos transportam para latitudes tropicais (ou mesmo para outros planetas como Marte).
Neste guia, tentamos resumir tudo o que há para ver em cada uma das oito ilhas Canárias, com recomendações práticas para quem está a organizar a sua viagem (que ilhas visitar, o que ver em cada uma, qual a melhor altura para ir, onde ficar e até restaurantes recomendados) e dicas úteis para quem já está a desfrutar deste paraíso.
Conteúdos
- Informação Prática para viajar às Ilhas Canárias
- Qual das 8 ilhas Canárias visitar
- Quando visitar Ilhas Canárias
- Como chegar às Ilhas Canárias
- O que visitar e o que fazer nas Ilhas Canárias
- Roteiros de viagem nas Ilhas Canárias
- Como viajar entre as Ilhas Canárias
- Transporte: alugar um carro nas Ilhas Canárias
- FAQs Canarias: Perguntas mais frequentes sobre as Ilhas Canárias
- Apps úteis para viajar pelas Ilhas Canárias
- Checklist: o que levar na sua mochila/mala para as Ilhas Canárias
- Dicas e recomendações para desfrutar das Ilhas Canárias
Informação Prática para viajar às Ilhas Canárias
As Ilhas Canárias são um arquipélago da Macaronésia (bem como o dos Açores, Cabo Verde, Madeira e as Ilhas Selvagens).
Número de ilhas: 8 ilhas (eram 7, mas recentemente, em 2018, La Graciosa tornou-se a oitava ilha): Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, La Graciosa, La Gomera, La Palma e El Hierro.
Como chegar: Existem voos diretos para Gran Canaria e Tenerife de Lisboa e do Porto e para as restantes ilhas existem voos de vários aeroportos espanhóis e de outras cidades europeias (para conseguir o melhor preço, o ideal é comparar no Skyscanner e Kiwi.com). Também pode voar para uma ilha e visitar outras ilhas (de barco ou avião) já no arquipélago canário. Se preferir, salte diretamente para a secção onde lhe dizemos como se deslocar nas ilhas (barcos e avião).
Qual das 8 ilhas visitar: Tendo em conta que para as conhecer todas, razoavelmente bem, seriam necessários pelo menos um ou dois meses, damos-lhe algumas dicas para o ajudar a escolher qual das 8 ilhas visitar aqui e quantos dias recomendamos em cada uma. Entre na nossa secção: Que ilha visitar e por quantos dias
Moeda: Euro (EUR). Existem caixas multibanco em todas as 8 ilhas (incluindo a pequena ilha de La Graciosa).
Orçamento diário: O ideal é reservar com antecedência, embora, dependendo da época do ano, possa reservar no momento: aluguer de automóveis, alojamento e voos/barcos entre ilhas. Aqui encontra todas as informações sobre os transportes. As tarifas de aluguer de automóveis raramente descem abaixo dos 15 euros/dia (mais informação aqui). O preço de uma noite de alojamento para 2 pessoas varia entre 40 e 70 euros/noite para um quarto com casa de banho privativa (e, em alguns casos, com cozinha partilhada ou autossuficiente) ou um apartamento. Recomendamos o alojamento na secção relativa a cada ilha. O almoço/jantar custa normalmente, em média, 20 euros/pessoa. Assim, o orçamento diário é de aproximadamente 60-80 euros/dia por pessoa.
Clima: Bastante ameno e estável durante todo o ano, em geral em todo o arquipélago, embora mude no norte/leste das ilhas de maior relevo, como Tenerife, Gran Canaria e La Palma (e nos seus cumes), onde é mais fresco no inverno, ao contrário do sul. Nesta secção, dizemos-lhe qual é a melhor ilha para ir, dependendo do mês do ano.
Língua: espanhol (as Ilhas Canárias fazem parte de Espanha).
População: 2.200.000 habitantes (em 2023). As ilhas mais povoadas são Tenerife (930.000) e Gran Canaria (853.000), e a menos povoada é La Graciosa (apenas 650 pessoas).
Fuso horário: UTC + 1. As ilhas Canárias têm a mesma hora que Portugal Continental
Qual das 8 ilhas Canárias visitar
Para poder visitar as 8 ilhas e conhecê-las razoavelmente bem, precisa de pelo menos um ou dois meses, dependendo do grau de conhecimento que pretende ter das ilhas, por isso, se a sua viagem for de alguns dias ou semanas, terá de escolher qual das Ilhas Canárias visitar.
Como sempre, isto é muito subjetivo e depende muito dos gostos e das formas de viajar de cada pessoa, mas aqui ficam algumas dicas para o ajudar:
- Se é a sua primeira vez no arquipélago e a sua viagem é de 7 dias ou menos, acreditamos que as 4 ilhas principais (Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote e Fuerteventura) são excelentes opções, com voos diretos e que valem bem os 7 dias de cada uma para as conhecer bem e ao seu ritmo. Tenerife e Gran Canaria são as mais turísticas e populosas, embora tenham muito para ver, entre zonas naturais e aldeias no norte/interior; Fuerteventura é a ilha com mais e melhores praias, e Lanzarote destaca-se pelas suas paisagens vulcânicas (todo o Parque Nacional de Timanfaya) e pela arquitetura de César Manrique, entre outras coisas.
- Devido à proximidade geográfica e/ou à facilidade de ligação, é também comum agrupar as seguintes ilhas:
- Lanzarote e Fuerteventura
- Lanzarote e La Graciosa
- Tenerife e La Gomera
- Tenerife e El Hierro
- Cada ilha é única e diferente das outras, todas elas têm algo que as torna especiais e merecem uma visita. Dependendo dos seus gostos, poderá estar mais interessado numa ou noutra, por isso, para o ajudar a decidir, elaborámos este guia que resume o tipo de ilha que cada uma é e o que poderá ver, em traços gerais, para o ajudar a decidir.
Também a título indicativo, eis o número de dias que consideramos “ideal” para visitar cada ilha, de este para oeste:
- La Graciosa: 3 dias
- Lanzarote: 7 dias
- Fuerteventura: 7 dias
- Gran Canaria: 7 dias
- Tenerife: 7 dias
- La Gomera: 5 dias
- La Palma: 7 dias
- El Hierro: 5 dias
Quando visitar Ilhas Canárias
O que este arquipélago tem de bom é o facto de ter temperaturas estáveis, semelhantes às da primavera, durante quase todo o ano , pelo que qualquer mês do ano pode ser bom. No entanto, o clima varia de ilha para ilha devido à altitude e orografia. Os melhores meses comuns para visitar todas as Ilhas Canárias são setembro e outubro, quando os ventos alísios diminuem de intensidade, faz bom tempo e as águas são um pouco mais quentes para desfrutar de banhos nas praias e piscinas naturais.
Pode encontrar mais informações nos nossos guias de cada ilha, mas aqui está um resumo das melhores alturas para visitar cada uma delas:
- La Graciosa: todo o ano, mas evite os meses mais frios (fevereiro e março) para ter melhor tempo de praia, um dos melhores planos para fazer em La Graciosa
- Lanzarote: todo o ano, se quiser praia evite os meses mais frios (fevereiro e março), embora Lanzarote tenha muitos outros planos para fazer e visitar para além de fazer praia, pelo que é um destino para todo o ano.
- Fuerteventura: todo o ano, mas evite os meses mais frios (fevereiro e março) para aproveitar melhor a praia. Fuerteventura é a A ilha se o que procura é praia.
- Gran Canaria: as praias do sul têm bom tempo durante todo o ano, as do norte apenas nos meses centrais (abril a outubro). Quanto ao resto de planos, o ano inteiro é bom para conhecer uma das maiores ilhas das Canárias
- Tenerife: as praias do sul têm bom tempo durante todo o ano, as do norte são melhores nos meses centrais (abril a outubro). Quanto ao resto de planos, todo o ano é bom, embora no inverno neve no Teide e há a possibilidade de que as estradas de acesso sejam cortadas.
- La Gomera: para as caminhadas, um dos principais planos em La Gomera, em princípio todo o ano é bom. Se quiser aproveitar a oportunidade para dar um mergulho, os meses centrais (abril a outubro) são os melhores.
- La Palma: todo o ano, exceto para desfrutar das praias e piscinas naturais, neste caso os meses centrais (abril a outubro) são os melhores.
- El Hierro: para desfrutar de mergulhos nas incríveis piscinas naturais e praias de El Hierro é melhor visitar a ilha nos meses centrais (abril a outubro), para o resto dos planos todo o ano é bom.
E, no geral, em todas as ilhas (exceto talvez em El Hierro), é aconselhável evitar as épocas de maior afluência turística (julho, agosto, Páscoa e Natal), a fim de evitar a sobrelotação de turistas.
Como chegar às Ilhas Canárias
Existem voos diretos de Portugal continental para duas das oito Ilhas Canárias: Tenerife e Gran Canaria e voos diretos para quase todas as ilhas de várias cidades espanholas e outras cidades europeias. As únicas três ilhas que não é possível chegar diretamente mas terá sempre que fazer uma escala numa outra ilha canária são El Hierro, La Gomera e La Graciosa, que têm muito poucos voos diretos (ou barcos, no caso de La Gomera e La Graciosa) de outras Ilhas Canárias. Idealmente, seja flexível com as datas e utilize sites de comparação de preços como o Skyscanner e o Kiwi.com para conseguir o preço mais económico possível. No arquipélago, as companhias aéreas que costumam ser mais económicas são a Binter ou a Canary Fly.
Existe também a possibilidade de chegar de barco de Huelva às duas ilhas principais (Tenerife e Gran Canaria), podendo trazer o seu próprio veículo e/ou animal de estimação. Aqui pode ver mais informações
Seguro de viagem para as Ilhas Canarias
Sabe o que nunca pode faltar na sua mochila? Um bom seguro de viagem! E na sua viagem às Ilhas Canárias recomendamos o seguro Iati Escapadinhas, ideal para aventuras em Portugal e em toda a Europa.
Além da assistência médica por lá, o seguro também cobre imprevistos que possam acontecer na viagem às Canarias quando fizer desportos de aventura como trekking, caiaque, rafting, snorkeling, surf ou windsurf e até num passeio de bicicleta e/ou roubo da mesma. Além disso, se acontecer algo com a sua bagagem (danos, roubo, atraso na entrega ou extravio), a Iati também ajuda.
Leia atentamente as condições de cada apólice e contrate o seguro que melhor se adapta às suas necessidades. No Randomtrip oferecemos-lhe um desconto de 5% só por ser Randomtripper, basta fazê-lo através deste link e o desconto será aplicado!
O que visitar e o que fazer nas Ilhas Canárias
Abaixo estão os principais locais a visitar em cada ilha para o ajudar a tomar a sua decisão, com ligações para o guia completo de cada ilha:
Tenerife
Tenerife é a maior das Ilhas Canárias, a que tem mais habitantes e também a que tem o ponto mais alto de Espanha: o Teide. Todo o centro da ilha de Tenerife é um Parque Nacional com paisagens incríveis, o norte está cheio de aldeias encantadoras e históricas e um pedacinho de verde Laurisilva, Anaga, enquanto o sul tem o melhor clima, praias e também mais superlotação turística. Consulte o nosso guia completo de Tenerife para o ajudar a organizar a sua viagem e, em seguida, encontrará um resumo dos locais mais populares da ilha.
O que ver em Tenerife
Aqui estão os principais locais a visitar em Tenerife, pode obter muito mais informações no nosso guia de Tenerife. Dividimo-los em centro, norte e sul:
- Centro de Tenerife (Parque Nacional do Teide)
- Subir o Teide
- Pare num dos muitos miradouros, como o Chipeque ou o Miradouro de la Ruleta
- Aprenda sobre astronomia no Observatório do Teide
- Norte de Tenerife
- Parque Rural de Anaga (caminhadas, Taganana, Praia de Benijo, Punta del Hidalgo…)
- San Cristóbal de La Laguna
- Santa Cruz de Tenerife
- Praia e miradouro de Las Teresitas
- Puerto de la Cruz
- Praia de El Bollullo
- Rambla de Castro
- La Orotava
- Candelária
- Pirâmides de Güimar
- Piscina de La Laja
- Icod de los Vinos e o dragoeiro milenário
- Garachico e o seu centro histórico
- Buenavista
- Punta de Teno
- Masca e o Vale de Masca
- Santiago do Teide
- Sul de Tenerife:
- Los Gigantes
- La Caleta
- Praia Diego Hernández
- Costa Adeje
- Las Américas: praia e vida noturna
- Los Cristianos
- Arona
- Vilaflor de Chasna
- Montaña Amarilla
- El Médano
- Arco de Tajao
- Punta de Abona: praias, um farol e uma colónia de leprosos abandonada
- Granadilla de Abona e o primeiro observatório de alta montanha do mundo
Restaurantes em Tenerife
Aqui estão algumas sugestões de restaurantes em Tenerife, pode ver mais no nosso guia completo da ilha:
- La Masía del Mar (La Caleta de Costa Adeje)
- Mirlo (La Caleta de Costa Adeje)
- Brunch do Café Pistacho (Los Cristianos)
- Restaurante El Chamo (La Escalona, perto de Arona)
- A aventura de Ana e Eva
- El Calderito de La Abuela (Santa Úrsula)
- Adega de Monje
- Arepera Punto Criollo (La Laguna)
- Tasca El Olivo (Puerto de la Cruz)
- Grémio dos Pescadores (Puerto de la Cruz)
- Guachinche Bibi y Mana (Taganana, Anaga)
Onde ficar em Tenerife
Sendo um dos destinos turísticos mais populares de Espanha, pode imaginar a grande variedade de alojamento que a ilha oferece para todos os gostos e orçamentos. Se quiser fugir ao frio e desfrutar da praia durante a sua viagem, no sul encontrará bom tempo e sol praticamente durante todo o ano. O mesmo não acontece no norte, onde o inverno chega durante estes meses do ano (sobretudo nas zonas de maior altitude), mas, por outro lado, estará mais perto de vários pontos de interesse da ilha.
Aqui estão algumas sugestões dos melhores locais para ficar, pode ver mais recomendações de alojamento no nosso guia completo de Tenerife:
- Onde ficar no sul de Tenerife:
- Onde ficar no norte de Tenerife:
Gran Canária
Gran Canária é a terceira maior ilha (a segunda é Fuerteventura), embora a segunda em densidade populacional, e é conhecida localmente como “um continente em miniatura”, devido à heterogeneidade de lugares e paisagens. Tal como Tenerife, é uma ilha muito turística, algo que se nota especialmente no sul, onde existem muitas praias e as famosas Dunas de Maspalomas, e onde o clima é bom durante todo o ano. Recomendamos-lhe que consulte o nosso guia completo da Gran Canaria, que o ajudará a organizar a sua viagem, e aqui está um resumo dos locais mais populares da ilha.
O que ver na Gran Canária
Aqui estão os lugares mais populares para visitar em Gran Canária, pode ler muito mais informação sobre eles no nosso guia para Gran Canária. Os locais estão divididos em sul, interior, oeste e norte da ilha:
- Sul da Gran Canária
- Dunas de Maspalomas
- Praias mais turísticas do sul de Gran Canária (Maspalomas, Praia del Inglés, Amadores…)
- Praias menos turísticas do sul de Gran Canária (Tiritaña, Montaña de Arena…)
- Barranco e Barragem de Ayagaures
- Arco de Coronadero e Barranco Hondo
- Salinas del Matorral e Castillo del Romeral
- Interior da Gran Canária
- Fataga, Arteara e o miradouro de Degollada de la Yegua
- Tunte (San Bartolomé de Tirajana)
- Agüimes, sinónimo de beleza em tons pastel
- Artenara, casas-caverna e miradouros de cortar a respiração
- Tejeda, a Cruz de Tejeda e o Roque Bentayga
- Roque Nublo: caminhadas, miradouros e pôr do sol na Ventana del Nublo
- Observatório Astronómico de Temisas
- Barranco de las Vacas (o “mini Canyon do Antílope”)
- Desfiladeiro de Guayadeque
- La Sorrueda e a Fortaleza de Ansite
- Gran Canária Oeste
- Gáldar, as suas praias e a Cueva Pintada (Gruta Pintada)
- Rota GC-200 de Agaete a La Aldea de San Nicolás
- Praia de Güigüi
- Praia de Tasarte
- Norte de Gran Canária
- Las Palmas: Vegueta, Triana, Las Canteras e El Confital
- Santa Brígida, Atalaya e Caldera de Bandama
- Moya e Los Tilos
- Arucas, a igreja e o rum
- Firgas, a fonte e os seus passeios canários
- Teror, a Virgen del Pino e a morcela doce
- Salinas del Bufadero, um mergulho na história
- Telde, o Bufadero de La Garita e a praia de Tufia
Restaurantes na Gran Canária
Aqui pode ver algumas recomendações de restaurantes em Gran Canária, pode ver mais no nosso guia completo sobre a ilha:
- Te lo Dije Perez (Vegueta, Las Palmas)
- Triciclo (Vegueta, Las Palmas)
- Mercado do Porto (Las Canteras, Las Palmas)
- Valentina (Las Canteras, Las Palmas)
- Restaurante La Marinera (Las Canteras, Las Palmas)
- Los Geranios (Santa Brígida)
- Bochinche Bar Juansito (Atalaya)
- Bar La Fuente (Firgas)
- Asadero Las Brasas – Los Pollitos (Firgas)
- Restaurante La Cilla (Artenara)
- Restaurante El Centro (Barranco de Guayadeque)
- Restaurante Vega (Barranco de Guayadeque)
- Restaurante Oliva (Tasarte)
- Bar de praia El Boya (Arguineguín)
- Addio Mare (Maspalomas e San Agustín)
- Bar La Cuevita (Ayagaures)
Onde ficar em Gran Canária
Em geral, recomendamos-lhe duas opções para escolher uma zona para ficar em Gran Canária:
- Com base nos locais e no número de dias de que dispõe, escolha uma zona e durma aí todas as noites, por exemplo, na capital Las Palmas (norte) ou em Maspalomas (sul) , onde nunca faz frio.
- Se visitar a Gran Canária por mais de 4-5 dias, pode ser uma boa ideia dividir a sua estadia entre o sul (por exemplo, Maspalomas) e o norte do interior (por exemplo, Las Palmas), para poupar quilómetros e horas no carro.
Não recomendamos que escolha o oeste como base, pois geralmente estará mais afastado de tudo: a estrada principal de Gran Canária faz um semi-círculo que liga Gáldar a Puerto de Mogán (passando por Las Palmas, Telde, o aeroporto, Maspalomas…), enquanto o oeste (entre Galdar e Puerto de Mogán) está ligado pela estrada GC-200, que é bonita mas cheia de curvas e lenta, o que significa que ir de norte a sul por esta zona demora bastante tempo. Mas recomendamos , se puder, que passe pelo menos uma noite no oeste quando fizer a rota GC-200 (recomendamos lugares aqui), para que a possa fazer em 2 troços e com calma.
Se dividir a sua estadia em norte e sul, pode fazê-lo:
- Passe as primeiras noites no norte, por exemplo em Las Palmas de Gran Canária(Las Canteras ou o bairro de La Vegueta são as nossas zonas preferidas).
- Desça a GC-200 e passe uma noite em La Aldea de San Nicolás (encontre alojamento para uma noite especial em La Aldea aqui).
- Passe o resto das noites no sul (em Maspalomas ou Ayagaures).
Quantos dias no norte e quantos no sul? Isso depende do seu roteiro e das suas preferências no âmbito da viagem. Se quiser bom tempo e praia, vai encontrá-los no sul durante todo o ano.
Fuerteventura
Fuerteventura é conhecida por ser a ilha das Canárias com as melhores praias e é a segunda maior ilha do arquipélago, embora seja muito pouco povoada. Para além das praias, encontrará também aldeias repletas de história, moinhos de vento entre estradas áridas e sinuosas, quilómetros de dunas e boa comida de lamber os dedos. Recomendamos-lhe que leia o nosso guia completo de Fuerteventura para organizar a sua viagem à ilha, e aqui está um resumo dos principais locais a visitar em Fuerteventura.
O que ver em Fuerteventura
Aqui estão os lugares mais populares para visitar em Fuerteventura, divididos em três áreas (norte, centro e sul). Para mais informações, recomendamos-lhe que leia o nosso guia de Fuerteventura.
- Norte de Fuerteventura
- Parque Natural de Corralejo: Dunas de Corralejo
- Corralejo e as grandes praias de Corralejo
- Ilha de Lobos
- El Cotillo e as suas praias
- Praias a norte de El Cotillo: La Concha e as praias das poças
- Praias a sul de Cotillo: Castillo, Aljibe, Aguila (ou Escalera) e Esquinzo
- O labirinto de Wolf Patton: um lugar místico
- Lajares
- Farol de El Tostón
- Praia das Pipocas (Playa de las Palomitas)
- La Oliva e os moinhos de vento de Villaverde
- Vulcões: Montaña de Tindaya e Calderón Hondo
- Barranco de los Enamorados (ou Barranco de los Encantados)
- Praias mais selvagens no norte de Fuerteventura: Tebeto, Praia de la Mujer e Jarugo
- Praia de Jablito
- Porto do Rosário
- MuanaMboka: uma experiência para os cinco sentidos
- Centro de Fuerteventura
- Ajuy e Grutas de Ajuy
- Betancuria e Museu Arqueológico de Fuerteventura
- Arco de Las Peñitas e Miradouro de Las Peñitas
- Puertito de los Molinos
- Praia de Valle e piscinas naturais “Aguas Verdes”.
- Caleta de Fuste e a sua piscina natural
- Las Salinas
- As belas e selvagens praias do centro da ilha
- Sul de Fuerteventura
- Praia de Cofete
- Villa Winter: a lenda da conspiração nazi
- Roque del Moro e as suas piscinas naturais
- Costa Calma
- Praia de Sotavento
- Praias de Jandía como Esmeralda ou Mal Nombre
- Playa de la pared e pôr do sol
- Praia de Gran Tarajal
- Las Playitas
- O farol de La Entallada
- A aldeia de Giniginámar
- Morro Jable e a sua enorme praia
- Praias selvagens e faróis no sul da península de Jandía
- Praia de Cofete
Restaurantes em Fuerteventura
Aqui pode ver algumas recomendações de restaurantes em Fuerteventura, pode ver mais no nosso guia completo da ilha:
- Baobab (Corralejo)
- El Rincón Restobar Argentino (Corralejo)
- Tapas Oscar (Corralejo)
- La Marisma (El Cotillo)
- La Vaca Azul (El Cotillo)
- Olivo Corso (El Cotillo)
- La Paneteca (Lajares)
- Los Pinchitos (Lajares)
- La Jaira de Demian (Puerto del Rosario)
- Arepas venezuelanas Llaneras (Puerto del Rosario)
- Los Paragüitas (Puerto del Rosario)
- Ciao Mare (Puerto del Rosario)
- La Frasquita (Caleta de Fuste)
- Los Caracolitos (Las Salinas)
- Casa de Santa María (Betancuria)
- Bar Artesano (Antigua)
- Grémio dos Pescadores do Gran Tarajal (Gran Tarajal)
- Praia da Caretta La Pared (O Muro)
- Os meus avós (Morro Jable)
- El Caletón (El Puertito, Punta Jandía)
Onde ficar em Fuerteventura
Se vai passar mais do que um fim de semana prolongado na ilha e tem vários dias disponíveis, recomendamos que divida a sua estadia entre o norte e o sul para evitar percorrer demasiados quilómetros. Por exemplo, entre Corralejo e Cofete são 140 km, mais de 2,5 horas de carro devido à estrada de terra batida (e mais 2,5 horas para regressar).
Outra opção, se preferir ficar num só local, é escolher algo no centro da ilha, para estar a uma distância razoável tanto do norte como do sul, e nesse caso, recomendamos-lhe que fique em Caleta de Fuste, onde existem muitos apartamentos fantásticos. A partir de Caleta de Fuste estará a cerca de 40 minutos de Corralejo/Cotillo, e a 1 hora de Morro Jable.
Aqui estão algumas sugestões de áreas onde procurar alojamento, pode ver opções específicas no nosso guia completo de Fuerteventura:
- Onde ficar no norte de Fuerteventura:
- Onde ficar no centro de Fuerteventura:
- Onde ficar no sul de Fuerteventura:
Lanzarote
Lanzarote destaca-se pela sua paisagem lunar pontuada pela arquitetura de César Manrique, praias de areia fina entre palmeiras e cones vulcânicos, trilhos entre crateras e catos e, claro, um delicioso vinho malvasia vulcânico ao pôr do sol. Se está a planear a sua viagem à ilha de Lanzarote, recomendamos-lhe que leia o nosso guia completo de Lanzarote. Aqui tem um resumo dos locais mais populares da ilha.
O que ver em Lanzarote
Aqui tem uma lista resumida dos principais locais a visitar em Lanzarote. Para informações muito mais pormenorizadas, consulte o nosso guia de Lanzarote. Dividimos os locais em 3 zonas (norte, centro e sul):
- Norte de Lanzarote
- Gruta dos Verdes
- Jameos del Agua
- Arrieta
- Punta Mujeres
- Caleta del Mojón Blanco (ou praia de Caleta del Mero)
- Praia de Caletón Blanco
- Órzola
- Miradouro de Río
- Miradouro de Nahum
- Vulcão La Corona (Monumento Natural La Corona)
- Praia do Risco e Camino de las Gracioseras
- Miradouro de Guinate
- Haría e a Casa Museu de César Manrique
- Miradouro de El Risco de Famara – Parque El Bosquecillo
- Gruta das Cabras (ou Gruta dos Suecos)
- Miradouro Ermita de las Nieves
- Praia de Famara, La Caleta e San Juan
- Jardim de Cactos
- Charco del Palo (aldeia de nudistas)
- Piscina natural Cueva del Agua (ou La Olla)
- Salinas de Guatiza (Los Cocoteros)
- Antigua Rofera
- Centro de Lanzarote
- Parque Nacional de Timanfaya
- Caldera Blanca
- Mancha Blanca, o milagre e a Ermida de Los Dolores
- La Geria: Vinho, vinhedos e adegas
- Adega La Geria
- Adega El Grifo
- Teguise
- Castelo de Santa Bárbara (Museu da Pirataria)
- Costa Teguise, praias de Las cucharas e Jablillo
- Nazaré: Museu LagOmar
- Fundação César Manrique
- Arrecife
- Casa Museo del Campesino (Casa Museu do Camponês)
- San Bartolomé e Playa Honda
- Las Grietas
- Vulcão El Cuervo (Caldera de los Cuervos)
- Montanha Colorada (Caldera Colorada)
- A gruta de Las Palomas (Cueva de Las Palomas)
- Tinajo, o moinho de Tiagua e a Costa de la Santa (Costa de Santa)
- Tenesar
- Yaiza
- Uga e o seu salmão fumado
- Casa Museu José Saramago em Tías
- Lanzarote Sul
- Praia Papagayo e outras praias do Monumento Natural de Ajaches
- Praia Blanca
- Los Charcones
- Salinas del Janubio e praia de Janubio
- Los Hervideros
- Praia Montaña Bermeja
- Aldeia de El Golfo
- Charco Verde (Charco de los Clicos)
- Praia Quemada, Cala Quemada e Praia de Arena
- Porto do Carmo
Restaurantes em Lanzarote
Aqui pode ver uma seleção de restaurantes que recomendamos em Lanzarote. Pode ver e detalhar muito mais no nosso guia da ilha.
- El Chiringuito (Arrieta)
- Bar La Piscina – El Pichón (Punta Mujeres)
- Teleclube de Yé (Yé)
- El Rincón de la Abuela (Famara)
- La Bohemia (Costa Teguise)
- Teleclube Nazaré (Nazaré)
- Loja de Pintxos (Teguise)
- Canto de Teguise (Teguise)
- Teleclube de Tao (Tao)
- Majo Picón (Tinajo)
- Casa Morelino (Tiagua)
- La Bodega de Santiago (Yaiza)
- Bar Stop (Yaiza)
- Restaurante Costa Azul (El Golfo)
- Kamezí Deli & Bistró (Playa Blanca)
Onde ficar em Lanzarote
A nossa zona de eleição é o norte da ilha e tentamos sempre ficar em Punta Mujeres ou Arrieta (e se for numa casinha em frente ao mar, tanto melhor). No entanto, há mais alojamento disponível nas estâncias do sul, como Playa Blanca ou Puerto del Carmen. Da última vez que visitámos a ilha, ficámos neste apartamento em Costa Teguise e adorámos (além disso, a anfitriã, Laura, deu-nos imensas recomendações de locais a visitar e restaurantes por toda a ilha).
Para mais informações sobre onde ficar e recomendações de alojamentos específicos, consulte o nosso guia completo de Lanzarote.
La Graciosa
A oitava ilha das Canárias (só reconhecida como tal em 2018), apesar de ser a mais pequena, esconde nos seus 29 km2 algumas das mais belas praias do arquipélago. Desembarcar em La Graciosa é como entrar em modo ilha, onde pode passar os dias descalço (os seus caminhos de areia e de terra batida e a ausência de carros convidam a isso) e, sobretudo, sem pressas, com o fato de banho sempre vestido e a bicicleta pronta a pedalar. No entanto, se quiser vivê-la desta forma, tente evitar o pico do verão, pois a sua popularidade levou a que ficasse saturada de visitantes nessa época (e nos outros meses do ano o seu clima é tão ou mais apetecível).
Se quiser visitar esta maravilhosa ilha, recomendamos-lhe que consulte o nosso guia completo de La Graciosa e, se possível, que passe lá pelo menos uma noite (muitas pessoas visitam-na apenas durante algumas horas, numa viagem de ida e volta no mesmo dia a partir de Lanzarote). Aqui tem um resumo dos principais locais a visitar.
O que ver em La Graciosa
Aqui estão os locais mais populares para visitar em La Graciosa. Para informações muito mais detalhadas, consulte o nosso guia. Os locais estão divididos nas 3 rotas mais comuns para visitar na Graciosa:
- Rota sul
- Praia do Salado
- Praia do Francês
- Praia de la Cocina (Montanha Amarela)
- Subida à Montanha Amarela
- Rota norte
- Praia Baja del Ganado
- Praia de Las Conchas
- Arco dos Caletones
- Praia de Lambra e Âmbar
- Pedro Barba
- Rota centro
- Caleta de Sebo
- Barranco de Los Conejos
Restaurantes em La Graciosa
Aqui estão alguns dos restaurantes que recomendamos em La Graciosa, todos eles em Caleta de Sebo. Pode ver mais no nosso guia completo da ilha.
- Girassol Casa Margucha
- Enriqueta
- El Veril
Onde ficar em La Graciosa
Praticamente todas as opções de alojamento estão concentradas em Caleta de Sebo, a principal cidade da ilha, com exceção de um ou outro em Pedro Barba, que recomendamos apenas se ficar vários dias de descanso na ilha (não, se ficar apenas uma ou duas noites), uma vez que estes alojamentos têm normalmente uma estadia mínima de 5 noites. Devido à popularidade da ilha, é quase essencial reservar com antecedência e ter em conta que, mesmo em Caleta de Sebo, muitos alojamentos exigem um mínimo de 2 noites.
Para mais informações sobre onde ficar e recomendações específicas de alojamento, consulte o nosso guia para La Graciosa.
La Gomera
Apesar de ser uma das ilhas mais pequenas, La Gomera foi uma das descobertas mais surpreendentes das nossas viagens nas Ilhas Canárias. Para além do seu tesouro, o impressionante Parque Nacional de Garajonay, Património Mundial da UNESCO e a maior e mais bem conservada floresta de laurissilva de todo o arquipélago das Canárias, a ilha esconde mais surpresas. As suas praias de águas límpidas, as suas palmeiras que formam vistas panorâmicas que parecem ser de outras latitudes, o pôr do sol ao ritmo de tambores, palavras em forma de apitos (o apito gomerano é único no mundo), um almogrote de lamber os dedos e imagens com o magnético Teide como pano de fundo tornam os dias passados na ilha inesquecíveis.
Se está a planear a sua viagem, recomendamos que leia o nosso guia completo de La Gomera. Abaixo encontra um resumo dos locais mais populares para visitar na ilha.
O que ver em La Gomera
Aqui estão os locais mais populares para visitar em La Gomera. Pode ver informações muito mais detalhadas no nosso guia completo de La Gomera. Os locais estão divididos em 3 zonas (centro, norte e sul):
- Centro de La Gomera
- A Grande Rota Circular 18: a forma mais longa e completa de conhecer o Parque Nacional de Garajonay
- Rotas recomendadas mais curtas para conhecer o Parque Nacional de Garajonay
- Alto de Garajonay (e a lenda de Gara e Jonay)
- O Cedro
- Ermida de Nossa Senhora de Lourdes
- Miradouro de La Carbonera
- Miradouro de El Rejo
- Miradouro El Bailadero
- Reventón Oscuro
- Miradouro de El Morro de Agando
- Miradouro de Tajaqué
- Miradouro de Los Roques
- Barragem de Meriga
- Área recreativa da Laguna Grande
- Miradouro El Cabezo del Mocanillo
- Miradouro de Risquillos de Corgo
- Barranco de Arure
- A Grande Rota Circular 18: a forma mais longa e completa de conhecer o Parque Nacional de Garajonay
- Norte de La Gomera
- Alojamento
- Chorros de Epina
- Vallehermoso
- Praia de Vallehermoso
- Monte El Cepo ou Monte Vermelho de La Gomera
- O Centro de Interpretação do Juego de Bolas e a Casa da Memória
- Miradouro de Abrante
- Agulo
- Hermigua
- Sul de La Gomera
- São Sebastião de La Gomera
- Miradouro de Manaderos
- Miradouro Lomada del Camello
- Miradouro de El Sombrero
- Miradouro Degollada de Peraza
- Miradouro de La Laja
- Santiago de La Gomera e praias do sudeste
- Imada e Alajeró: o Dragoeiro, Tagaragunche e tempos ancestrais
- El Silbo Gomero, o seu monumento e o miradouro de Igualero
- Fortaleza de Chipude
- A olaria Gomerana e o Centro de Interpretação Las Loceras: o trabalho das mulheres
- Miradouro Punta del Belete
- Miradouro do Santo, Taguluche e as suas nascentes
- Miradouro El Palmarejo, obra de César Manrique
- Miradouro da Curva del Queso e da Rebelião de Gomero
- Valle Gran Rey
Restaurantes em La Gomera
Deixamos-lhe uma lista de restaurantes que recomendamos na ilha, pode ver mais e com informações mais detalhadas no nosso guia de La Gomera.
- Colorado (Valle Gran Rey)
- Prisma (Alojera)
- Caprichos de La Gomera (San Sebastian de La Gomera)
- El Faro (Hermigua)
- El Carraca (Vallehermoso)
Onde ficar em La Gomera
Devido à orografia “espremedor de laranjas” da ilha, as distâncias podem ser longas, pelo que recomendamos que percorra a ilha em “segmentos” para poupar viagens, vendo partes do centro e as ravinas perto do centro. Recomendamos-lhe que divida a sua estadia entre o norte e o sul da ilha se for a La Gomera por mais de 4 dias , com algumas noites em Hermigua, Agulo ou Alojera (norte da ilha) e outras noites em Valle Gran Rey ou San Sebastián de la Gomera (sul da ilha). Se vai a La Gomera por um período de tempo mais curto (como um fim de semana) ou se prefere ficar no mesmo alojamento, recomendamos que fique em Hermigua, Agulo ou Alojera.
Pode encontrar mais informações sobre onde ficar e alojamento específico no nosso guia de La Gomera.
La Palma
La Palma distingue-se pela sua diversidade (uma multiplicidade de microclimas e de paisagens contrastantes), pela sua simpatia (as pessoas com quem nos cruzamos são encantadoras), pelo seu orgulho estelar (um dos melhores céus do mundo para a observação astronómica) e pela sua resiliência, demonstrada pela recente erupção vulcânica que gerou a terra mais recente da Europa.
No passado mês de setembro de 2021 , um novo vulcão entrou em erupção em La Palma e chamou a atenção dos meios de comunicação social de todo o mundo para a ilha. O nome “La Palma” ficou conhecido pelo impacto da atividade vulcânica que durou 85 dias e pelas imagens do mar de lava a varrer aldeias inteiras a caminho do mar. A zona afetada pelo novo vulcão Tajogaite pode ser visitada com empatia e respeito.
Se está a organizar a sua viagem à bela ilha, recomendamos que leia atentamente o nosso guia completo de La Palma, e aqui estão os principais locais a visitar.
O que ver em La Palma
Aqui tem os locais mais populares para visitar em La Palma, e lembre-se que tem mais informação e muito mais detalhada no nosso guia da ilha. Os locais estão divididos por zonas (área afetada pelo novo vulcão, norte e sul).
- Área afetada pela erupção de Tajogaite
- Norte de La Palma
- Roque de Los Muchachos e arredores
- Adega Eufrosina Pérez Rodríguez (Adega El Níspero)
- Museu do Gofio, moinhos de Tricias e Buracas
- Miradouro de Matos
- Miradouro de Los Dragos
- Miradouro Barranco de Garome
- Porto de Puntagorda
- Praia de La Veta
- Tijarafe, El Diablo e a Igreja de Nuestra Señora de la Candelaria
- Porís de la Candelaria
- Gruta de Bonita
- Miradouro de Las Cabezadas
- Miradouro do Tempo
- Miradouro de Las Angustias
- Miradouro de La Cancelita
- Tazacorte: Praia e porto de Tazacorte
- Los Llanos de Aridane
- Parque Nacional Caldera del Taburiente: um percurso imperdível
- Miradouro de La Cumbrecita
- Miradouro de Tajuya
- Ermida de La Virgen de Pino
- Miradouros do Barranco de los Gomeros e de San Juanito
- Puntallana e o seu mercado de rua
- Praia de Nogales
- Bosque de Los Tilos
- El Cubo de Galga
- Fontes de Marcos e Cordero
- Parque Arqueológico El Tendal: uma viagem ao passado
- San Andrés e Molhos
- Charco Azul
- Fábrica de Rum La Aldea e Centro de Interpretação da Cana-de-Açúcar e do Rum
- Praia de Puerto Espindola
- La Fajana e as suas piscinas naturais
- El Tablado
- Parque Cultural La Zarza
- Petroglifos de Santo Domingo: sítio arqueológico
- Miradouro de Santo Domingo de Garafía e Roque de Santo Domingo
- Sul de La Palma
- Santa Cruz de la Palma
- Los Cancajos
- Museu do Puro Palmero e Puros Artesanais Julio
- Parque Arqueológico de Belmaco
- Fuencaliente, Volcán de San Antonio e Volcán de Teneguía: uma viagem ao futuro
- Rota dos Vulcões
- Salinas e farol de Fuencaliente
- Praia de Echentive, a Galeria Fuente Santa e El Aljibe
- Miradouro de Las Calderetitas e Miradouro de Las Indias
- Miradouro El Charco
- Las Manchas
- Centro de Interpretação de Caños de Fuego e Cueva de las Palomas (Gruta das Palomas)
- Miradouro astronómico de Llano del Jable
Restaurantes em La Palma
Aqui está uma seleção de restaurantes que recomendamos na ilha, pode ver mais no nosso guia completo de La Palma.
- Restaurante Enriclai (Santa Cruz)
- Restaurante Casa Osmunda (arredores de Santa Cruz)
- Restaurante Chipi-Chipi (arredores de Santa Cruz)
- La Cantina del Geco (El Paso)
- Restaurante Franchipani (entre El Paso e Los Llanos)
- Bar Dos Pinos (entre El Paso e Los Llanos)
- Restaurante temático El Jardín de la Sal (Salinas de Fuencaliente)
- Restaurante La Gaviota (La Fajana)
- Bodegas Eufrosina Pérez Rodríguez
- Cervejaria Isla Verde (Tijarafe)
Onde ficar em La Palma
Tendo em conta a orografia da ilha e as distâncias, o ideal é ficar na zona central da ilha, quer a leste, em Santa Cruz ou Los Cancajos, quer a oeste, em Tazacorte ou Los Llanos de Aridane. No nosso caso, para tentar ajudar as pessoas afetadas pela erupção, optámos por ficar no sul, em Fuencaliente, que, devido ao corte da estrada ocidental, estava a receber muito menos turismo, e foi uma excelente decisão.
Pode encontrar mais informações sobre onde ficar e recomendações específicas de alojamento no nosso guia completo de La Palma.
El Hierro
El Hierro esconde cenários de ficção científica entre estradas vulcânicas, árvores que vivem de joelhos, miradouros com vistas panorâmicas de cortar a respiração e piscinas naturais de cor azul-turquesa que pedem para ser atravessadas com um golpe de braço. E, no entanto, o melhor da ilha de El Hierro não pode ser transmitido num guia: as horas são vividas em câmara lenta, as casas estão abertas a todos, não lhe perguntam o que faz, mas quem é e a que horas vai para o mar amanhã. Respira-se o mar, mergulha-se nas suas profundezas e termina-se com uma cerveja gelada e umas batatas com mojo ao pôr do sol. A vida em El Hierro é fascinante e, apesar de ser a ilha mais pequena das Canárias (a seguir a La Graciosa), uma semana não é suficiente para a conhecer a fundo, sobretudo se vai “bater na garrafa” (de ar) e desfrutar do incrível fundo marinho, considerado um dos melhores da Europa para mergulhar.
Se está a pensar visitar a ilha, não perca o nosso guia completo de El Hierro, e abaixo pode ver um resumo dos principais locais a visitar nesta ilha.
.
O que ver em El Hierro
Aqui pode ver os principais locais a visitar em El Hierro (lembre-se que pode ver mais informação e muito mais detalhada no nosso guia de El Hierro). Estão classificados por tipo
- Piscinas naturais: as pérolas de El Hierro
- Charco Azul
- Los Sargos
- La Maceta
- Poço de Las Calcosas
- Charco Manso
- Piscinas naturais de Tacorón
- Piscinas naturais de La Laja
- La Caleta
- Piscina natural de Tamaduste
- El Río
- Miradouros
- Miradouro de Las Playas
- Miradouro de Isora
- Miradouro de Jinama
- Miradouro do Pico de Malpaso
- Miradouro de La Peña
- Miradouro de La Llanía
- Miradouro de El Julan
- Miradouro de Tanajara
- Miradouro de Bascos
- Miradouro do Parque Eólico
- Miradouro de Lomo Negro
- Farol de Orchilla
- El Sabinar e a Ermida de Nuestra Señora de los Reyes
- La Llanía: a floresta Laurissilva milenar
- El Julan
- Praias
- As Praias, o Parador, Timijiraque e Roque de la Bonanza
- Praia de Arenas Blancas
- Praia de Tacorón
- Praia de Verodal
- Praia de La Restinga
- Árvore sagrada do Garoé
- Aldeias de charme
- La Restinga
- Las Puntas e o seu Hotel Recorde Guinness
- Valverde
- El Pinar
- La Frontera
- Tamaduste
- Centro de Interpretação Vulcanológica
- Parapente em El Hierro
Restaurantes em El Hierro
Aqui está uma seleção de restaurantes que recomendamos em El Hierro. Pode ver mais no nosso guia da ilha.
- Bar Mar de las Calmas (La Restinga)
- El Rincón (La Restinga)
- Restaurante La Sabina (Taibique)
- Restaurante Il Pomodoro (Frontera)
- Restaurante La Bodeguita de Fà (Frontera)
- Restaurante Lays (Frontera)
- Miradouro de La Peña
- Restaurante La Mirada Profunda (Valverde)
- 8Aborigen (Valverde)
Onde ficar em El Hierro
Dependendo do número de dias que vai estar na ilha e dos seus planos/interesses, existem diferentes opções de alojamento. A melhor e mais estratégica se quiser explorar toda a ilha é Frontera, mas se quiser fazer mergulho, terá de ficar em La Restinga ou, no topo, em El Pinar se estiver à procura de uma opção menos urbana e mais rural.
Pode encontrar mais informações sobre onde ficar e alojamento específico no nosso guia de El Hierro.
Roteiros de viagem nas Ilhas Canárias
No nosso guia completo de cada ilha, encontrará sugestões de roteiros para cada uma das Ilhas Canárias, com duração de vários dias.
Aqui encontra também ideias de roteiros para 7 dias (uma semana), 15 dias (duas semanas) e 30 dias (um mês).
Roteiro de 7 dias (uma semana) nas Ilhas Canárias
Se tiver uma semana disponível, recomendamos-lhe:
- Dedique os 7 dias a uma ilha (esta seria a nossa opção preferida): Tenerife, Gran Canaria, La Palma, Fuerteventura ou Lanzarote (pode incluir La Graciosa na viagem a Lanzarote).
- Combine no máximo duas ilhas (ou 3 no caso de La Graciosa), tendo em conta que não terá tempo para ver cada ilha na sua totalidade. Exemplos:
- Lanzarote 3 dias, Graciosa 1 dia, Fuerteventura 3 dias
- Tenerife 4 dias, La Gomera 3 dias
- Gran Canaria 3 dias, Tenerife 4 dias
- Tenerife 4 dias, La Palma 3 dias
- Tenerife 4 dias, El Hierro 3 dias
Roteiro pelas Ilhas Canárias em 14 dias (duas semanas)
Se tiver duas semanas disponíveis para conhecer as Ilhas Canárias, pode visitar entre 2 e 5 ilhas, dependendo do grau de interesse que quiser dar a cada uma delas. Alguns exemplos de roteiros:
- Tenerife 7 dias, Gran Canaria 7 dias
- Lanzarote 6 dias, La Graciosa 1 dia, Fuerteventura 7 dias
- Tenerife 7 dias, La Gomera 4 dias, El Hierro 3 dias
- La Palma 7 dias, La Gomera 4 dias, El Hierro 3 dias,
- Tenerife 5 dias, La Gomera 3 dias, El Hierro 2 dias, La Palma 4 dias
Roteiro pelas Ilhas Canárias em 30 dias (um mês)
Com um mês nas Ilhas Canárias pode preparar um roteiro para as conhecer a todas, embora nem todas em profundidade (para isso precisa, na nossa opinião, de um mês e meio).
Aqui tem 3 propostas para um roteiro de um mês nas Ilhas Canárias:
- Visite todas as ilhas Canárias num mês (pode variar o número de dias em cada ilha de acordo com os seus gostos e preferências):
- Lanzarote 5 dias
- La Graciosa 1 dia
- Fuerteventura 5 dias
- Gran Canaria 5 dias
- Tenerife 5 dias
- La Gomera 2 dias
- La Palma 5 dias
- El Hierro 2 dias
- Conheça menos ilhas, mas conheça-as bem:
- Opção 1:
- Lanzarote 7 dias
- La Graciosa 3 dias
- Fuerteventura 7 dias
- Gran Canaria 7 dias
- Tenerife 7 dias
- Opção 2:
- Tenerife 7 dias
- La Gomera 5 dias
- La Palma 7 dias
- El Hierro 5 dias
- Gran Canaria 7 dias
- Opção 1:
Estes são apenas exemplos, recomendamos que leia este guia, bem como os guias de cada ilha, para perceber quais as que mais lhe agradam e criar o seu próprio roteiro personalizado com base nos seus gostos.
Como viajar entre as Ilhas Canárias
Para se deslocar entre as ilhas, existem duas opções: barco e avião, embora nem todas as ilhas estejam diretamente ligadas e possa ter de fazer uma escala.
Voos inter-ilhas
Todas as ilhas do arquipélago das Canárias dispõem de aeroportos, com exceção de La Graciosa, assegurando as ligações aéreas entre elas. Para algumas ilhas (por exemplo, entre Fuerteventura ou Lanzarote e El Hierro, La Graciosa e La Gomera), poderá ter de fazer uma escala (normalmente em Tenerife ou Gran Canaria).
As companhias aéreas que efetuam estas ligações inter-ilhas são a Binter e a CanaryFly, sendo esta última normalmente mais barata, embora o ideal seja comparar e comprar os seus voos com antecedência para obter os melhores preços (compare e verifique os melhores preços no Skyscanner e Kiwi.com).
Barcos entre ilhas
A outra opção para viajar entre as ilhas é de barco. As duas principais empresas que operam a maioria das rotas são a Fred. Olsen e Naviera Armas, embora em algumas rotas existam as Líneas Romero (entre Fuerteventura e Lanzarote e entre Lanzarote e La Graciosa) e a Biosfera Express (apenas entre Lanzarote e La Graciosa).
Pode comprar bilhetes antecipadamente on line nos respetivos sítios Web ou, em alguns casos, na Civitatis.
Transporte: alugar um carro nas Ilhas Canárias
A melhor opção para explorar qualquer uma das ilhas (exceto La Graciosa) é alugar um carro, e a melhor opção é fazê-lo com uma das empresas locais, que normalmente têm melhores preços e melhores condições. No Randomtrip já experimentámos todas as empresas locais e tivemos sempre uma experiência positiva: carros em bom estado, a melhor política de franquia que encontrámos nas ilhas, sem letras pequeninas a que nos tenhamos de cingir e tudo correu bem ao longo dos vários meses em que percorremos as 8 ilhas. Pode encontrar o carro ao melhor preço para a sua viagem aqui.
Os preços de aluguer de automóveis nas Canárias são geralmente mais baratos do que no resto de Espanha, embora, desde a pandemia, raramente desçam abaixo dos 15 euros por dia, dependendo do modelo, das datas e da reserva antecipada.
Pode consultar e comparar as empresas com disponibilidade para as suas datas em sítios de comparação como o DiscoverCars. Não se esqueça de verificar as condições de aluguer de cada empresa (franquia, cobertura de seguro, política de combustível, revisões…) e não apenas o preço.
Encontre o carro para as suas datas ao melhor preço neste link.
FAQs Canarias: Perguntas mais frequentes sobre as Ilhas Canárias
Quantas são as Ilhas Canárias?
O arquipélago das Canárias é constituído por 8 ilhas, embora também inclua ilhas e ilhéus mais pequenos. Historicamente, existiam 7 ilhas, mas em 2018 a ilha de La Graciosa tornou-se a oitava ilha das Canárias.
Quais são as 8 ilhas Canárias?
As 8 ilhas Canárias são:
- Lanzarote
- La Graciosa
- Fuerteventura
- Gran Canaria
- Tenerife
- La Gomera
- La Palma
- El Hierro
Qual é a ilha mais bonita das Ilhas Canárias?
Isto é completamente subjetivo, pois depende dos gostos de cada pessoa. Cada ilha tem o seu próprio encanto, pelo que recomendamos que leia atentamente cada guia Randomtrip de cada ilha para ver o que cada uma tem para oferecer e ficar com uma ideia de qual é a ilha das Canárias mais bonita para si ou que quer visitar nesta altura.
No Randomtrip temos um Top3. As nossas 3 ilhas favoritas das Ilhas Canárias são:
- El Hierro pelas piscinas naturais incríveis, as panorâmicas, o diving
- La Palma pela sua natureza impressionante e impactante até, como a recente erupção
- Fuerteventura: pelas praias e ritmo relaxado. É uma ilha que sabe a Verão o ano todo
Onde ficam as Ilhas Canárias?
O arquipélago das Ilhas Canárias situa-se no Oceano Atlântico e, embora pertença a Espanha, está mais próximo do continente africano, a oeste de Marrocos e do Saara Ocidental, sendo Fuerteventura a ilha mais próxima de África, a cerca de 100 km.
Qual é a maior ilha das Canárias?
A maior ilha das Canárias em tamanho é Tenerife. Aqui pode ver a classificação das 8 Ilhas Canárias por tamanho:
- Tenerife: 2,034 km².
- Fuerteventura: 1.659 km².
- Gran Canaria: 1,560 km².
- Lanzarote: 845 km².
- La Palma: 708 km².
- La Gomera: 369 km².
- El Hierro: 268 km².
- La Graciosa: 29 km².
Qual é a ilha mais povoada das Canárias?
A ilha das Canárias com mais habitantes é Tenerife, com quase 1.000.000 de habitantes. Aqui pode ver a classificação das 8 ilhas por número de habitantes (dados do INE de 2021):
- Tenerife: 927.993 habitantes
- Gran Canaria: 852.688 habitantes
- Lanzarote: 156.189 habitantes
- Fuerteventura: 119.662 habitantes
- La Palma: 83.380 habitantes
- La Gomera: 21.734 habitantes
- El Hierro: 11.298 habitantes
- La Graciosa: 731 habitantes
Qual é a ilha mais antiga das Ilhas Canárias?
Do ponto de vista geológico, a ilha mais antiga das Ilhas Canárias é Fuerteventura, formada há cerca de 23 milhões de anos. Aqui pode ver a classificação das 8 ilhas com os seus anos de “vida”, da mais antiga para a mais nova:
- Fuerteventura: há 23 milhões de anos
- Lanzarote: há 15 milhões de anos
- Gran Canaria: há 14 milhões de anos
- Tenerife: há 12 milhões de anos
- La Gomera: há 11 milhões de anos
- La Palma: há 2 milhões de anos
- El Hierro: há 1 milhão de anos
Para La Graciosa não encontrámos os dados, embora imaginemos que terá uma idade semelhante à de Lanzarote.
Apps úteis para viajar pelas Ilhas Canárias
Recomendamos-lhe algumas apps que serão úteis para levar no telemóvel para a sua viagem às Ilhas Canárias:
- Google Maps (Android/iOS): é aquele que utilizamos para guardar/classificar todos os locais onde queremos ir/onde já estivemos e como GPS nos carros de aluguer. Pode ver as opiniões de outras pessoas sobre os locais, fotografias, menus de restaurantes, números de telefone dos locais para os contactar, etc.
- Maps.me (Android/iOS): semelhante ao Google Maps, mas funciona offline (embora o Google Maps também possa funcionar offline) e, em muitos casos, tem informações que o Google Maps não tem, especialmente para trilhos.
- Windy (Android/iOS/Web): aplicação essencial para as nossas viagens. Permite-lhe ver as previsões de chuva, nuvens, vento, etc. para o ajudar a planear os seus dias com base no tempo (pois há locais que perdem muito em função do tempo). Obviamente, as previsões não são 100% fiáveis. Também lhe mostra as webcams disponíveis
Checklist: o que levar na sua mochila/mala para as Ilhas Canárias
Aqui está uma lista do essencial que não deve esquecer de levar consigo na sua viagem pelas Ilhas Canárias:
- Garrafa reutilizável como uma destas para transportar sempre água consigo. Evitará a utilização de plástico de utilização única.
- Calçado Aquático Aquashoes como estes ideais para levar sempre consigo para usar em superfícies rochosas ou escorregadias
- Sapatos de trekking porque a melhor maneira de conhecer as Ilhas Canárias é através de caminhadas. No Randomtrip temos estes da Columbia.
- Kit Snorkel (máscara e tubo de snorkel) como estes, imprescindível para levar nesta viagem e contemplar o fundo do mar.
- Mochila à prova de água / Saco impermeável como esta, muito útil para não molhar o seu equipamento fotográfico, telemóvel e carteira em qualquer passeio de barco (ou mesmo se a maré subir na praia)
- T-shirt de lycra de manga comprida com proteção UV que usamos para nos protegermos da água fria ou do sol quando fazemos mergulho, como uma destas.
- Toalha de secagem rápida como uma destas que, para além disso, não ocupa muito espaço na sua mochila/mala
- Chapéu ou boné e óculos de sol para o proteger quando o sol está forte
- Casaco cortavento impermeável: para o manter quente, especialmente nas zonas mais altas das Ilhas Canárias. No Randomtrip temos este e este
- Consiga os artigos da Decathlon que levamos em todas as nossas viagens ao melhor preço
- Máquina fotográfica para registar as aventuras e mais tarde recordar. No Randomtrip usamos uma Sony ZV-E10 e uma Gopro Hero12 Black (para imagens subaquáticas) nas nossas viagens
- Powerbank: com tantas fotos vai gastar muita bateria, por isso é sempre bom levar uma boa powerbank. No Randomtrip viajámos com estes dois powerbanks (Xiaomi 20000 mAh y Anker 10000 mAh), que nos permitem carregar tanto os nossos smartphones como a máquina fotográfica
- Protetor solar: tente sempre escolher um protetor solar Reef Friendly, ou seja, que proteja a sua pele sem prejudicar os ecossistemas marinhos, evitando ingredientes como a oxibenzona e o octinoxato, que são prejudiciais para os corais. Também um protector que não tenha sido testado em animais.
- Repelente de mosquitos, no Randomtrip costumamos levar Relec Extra Forte mas leve o que preferir desde que contenha uma percentagem mínima de 15% de DEET (ingrediente recomendado pela OMS)
- Kit de primeiros socorros: no nosso kit de primeiros socorros há sempre algum medicamento contra o enjoo (como a biodramina para o enjoo nos barcos), antibióticos, anti-diarreicos (e alguns probióticos para recuperar mais rapidamente), anti-histamínicos, analgésicos e antipiréticos
- Seguro de viagem, claro. Se contratar o seu seguro de viagem através deste link terá um desconto de 5%.
Dicas e recomendações para desfrutar das Ilhas Canárias
- Não seja cúmplice de maus tratos a animais! Não contribua para qualquer atividade e qualquer centro que mantenha animais em cativeiro e atividades forçadas para puro entretenimento humano.
- Respeite a fauna e a flora. Se vir um animal terrestre ou marinho, não lhe toque, não o magoe, não o assuste e não o alimente . Não interfira nos seus processos naturais, contribuindo para a alteração do seu comportamento.
- Na atividade de observação de cetáceos, respeite o comportamento indicado pelo centro e desconfie se este não incluir medidas como: não nadar com golfinhos; velocidade reduzida e constante da embarcação e distância mínima de 50 metros do animal; evitar a presença de várias embarcações num raio de 150 metros à volta do grupo de cetáceos e não permanecer com o mesmo animal durante mais de 10 minutos.
- Respeite as outras pessoas e a ilha: não ponha a sua música a tocar alto na praia (se quiser ouvir música, use auscultadores), não deixe lixo, não deite pontas de cigarro, etc. Deixe a praia melhor do que a encontrou (se encontrar plástico, apanhe-o).
- Respeite as regras do Parque Natural ou da Reserva Natural que está a visitar. Lembre-se de que não é permitido acampar, fazer fogueiras, fazer barulho, tocar ou alimentar a vida selvagem, arrancar plantas ou fazer piqueniques fora das áreas recreativas. Deixe o ambiente melhor do que o encontrou: se vir algum lixo, apanhe-o.
- Seja responsável ao visitar um sítio: um grande afluxo de pessoas a um determinado sítio pode ter um impacto negativo, por isso respeite as regras, não suba à formação vulcânica/árvore/monumento que está a visitar, não pinte nas suas paredes, evite tocar-lhe e, por respeito para com o resto das pessoas que visitam o sítio, não faça barulho nem “monopolize” o lugar com as suas fotografias.
- Consuma produtos locais: estará a ajudar não só a economia da ilha, mas também a sua sustentabilidade e a tornar as paisagens mais seguras.
- Algumas praias ou piscinas naturais são perigosas para nadar devido às fortes correntes.
- Viaje sempre com um seguro de viagem: despesas médicas, roubo ou problemas com o seu avião durante uma viagem podem custar-lhe muito dinheiro, por isso o ideal é fazer um seguro de viagem. Utilizamos sempre a IATI e recomendamo-la. Se subscrever o seu seguro através deste link, beneficia de um desconto de 5%.
Não tem vontade de as conhecer todas? Boa viagem, Randomtripper!