Uns dias inesquecíveis entre praias selvagens, brindes ao pôr-do-sol e noites em aldeias costeiras onde desfrutar da incrível gastronomia alentejana: é isto que lhe propomos neste post.
Seja bem-vinda/o a um dos mais belos parques nacionais de Portugal: o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Contamos-lhe onde estão as melhores praias desta costa, de norte a sul, onde dormir e onde comer com recomendações específicas e um mapa para que possa passar uns dias tão relaxados que a/o farão repetir destino.

Conteúdos
- As melhores praias do Alentejo e da Costa Vicentina
- Mapa com as melhores praias e locais visitados no Alentejo e Costa Vicentina
- Praias de Tróia, Galé e Melides
- Praias da Comporta, Pego e Carvalhal
- Praia de São Torpes
- Praia da Samoqueira
- Praia Serro de Águia
- Praias do Salto e Cerca Nova
- Porto Covo e Praia Grande
- Praia da Ilha do Pessegueiro
- Praia do Malhão
- Vilanova de Milfontes e Praia das Furnas
- Praia Foz dos Ouriços e Praia do Brejo Largo
- Praia do Cavaleiro e Cabo Sardão
- Praia do Tonel
- Zambujeira do Mar
- Praia da Amália
- Odeceixe
- Praia das Adegas
- Praia Vale dos Homens
- Praia da Carriagem
- Praia de Monte Clérigo e Praia da Amoreira
- Praia da Arrifana
- Praia do Amado
- Praia da Murração
- Praia Barriga e Praia Castelejo
- Ponta Ruiva
- Sagres e Cabo de São Vicente
- Para além das praias: caminhadas na rota vicentina
- Onde dormir no Alentejo e na Costa Vicentina
- Onde comer no Alentejo e Costa Vicentina
- Transporte: alugar um carro em Portugal
- Orçamento para viajar pelo Alentejo e Costa Vicentina
- Recomendações para desfrutar do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
As melhores praias do Alentejo e da Costa Vicentina
Como no Randomtrip gostamos muito de praia, descemos desde a península de Tróia até Sagres (mais específicamente até à ponta mais ao sul de Portugal, o farol do Cabo de São Vicente), atravessando toda a costa alentejana e parte da costa algarvia, à procura das melhores praias do país. Neste guia mostramos-lhe o resultado desta agradável investigação.
Se é fã do pôr-do-sol, também incluímos alguns dos nossos lugares favoritos onde despedir o sol no mar: todos estes lugares estão assinalados no mapa como “Sunset Points”.
Também encontrará algumas “RandomRecomendações” no guia: lugares que, embora não sejam praias, acreditamos que merecem uma visita. Prometemos que todas as RandomRecomendações que encontrará ao longo do guia são desvios curtos de poucos kms. E, claro, como não podia faltar, também incluimos algumas propostas de onde alojar-se e de restaurantes que adoramos, onde saborear alguns pratos da deliciosa gastronomia alentejana.
Se não tiver muitos dias e nós tivéssemos que escolher cinco praias, estas são as nossas preferidas:

Mapa com as melhores praias e locais visitados no Alentejo e Costa Vicentina
Aqui tem um mapa com todos os sítios divididos por categorias e por cores: praias, aldeias, alojamentos e restaurantes. Pode ver a legenda clicando no ícone superior esquerdo no mapa.
Praias de Tróia, Galé e Melides
É na península de Tróia que começa o Alentejo litoral e as suas praias selvagens. Para chegar até lá, é necessário atravessar o rio Sado desde Setúbal e, embora também possa chegar por estrada (do norte, vía Alcácer do Sal), recomendamos fazer a travessia de ferry boat. Menos de 20 minutos de travessia entre a capital do bom peixe grelhado (e do “choco frito“) e as praias de Tróia e ainda pode ter a sorte de ver roazes (os golfinhos do rio Sado) a acompanharem o barco. Por falar nisso, Setúbal, além de boa gastronomia tem também praias incríveis, mas sobre isso falamos em outro post.


Aqui começa uma costa de 200 kms de belas praias e falésias do Atlântico Português. Uma costa tão extensa que não ter ninguém ao redor é possível em qualquer época do ano e um mar tão azul e calmo que convida a entrar. Não se deixe enganar pela cor, afinal está em Portugal (não nas Caraíbas) e a temperatura da água é geralmente fresquinha.
Na praia de Tróia contempla-se a silhueta da Serra da Arrábida setubalense que esconde belas enseadas com águas azul-turquesa (das que falaremos em outro post), apenas interrompida por uma mancha cinzenta industrial que perturba a harmonia: a da fábrica de cimento Secil. Obviamente, quanto mais caminhar a partir do ponto em que o deixa o ferry boat, mais se distancia da silhueta da bela serra, da fábrica e das pequenas aglomerações de pessoas. Quando chegar a uma parte da praia de Tróia conhecida como “Bico das Lulas”, estará a desfrutar da praia sozinha/o, a não ser que alguém tenha chegado de “Táxi aquático” de Setúbal expressamente para ali.

Tróia é sempre uma boa ideia e é um destino muito procurado pelos/as setubalenses, que têm esta maravilha a um curto passeio em barco: muitas pessoas vêm no ferry boat sem carro ou mesmo no barco apenas de passageiros que faz essa travessia, conhecido localmente como “convencional”. No entanto, a subida dos preços do ferry nos últimos anos tem inibido cada vez mais famílias de desfrutarem da sua praia preferida.
É também um destino popular para pessoas de outras partes de Portugal que escolhem as belas praias de Tróia, ou as praias próximas de Galé e Melides para passar algumas semanas de férias. O pessoal mais sortudo até comprou uma casa ou um apartamento por lá há uns anos.

Praias da Comporta, Pego e Carvalhal
A Comporta tornou-se mais popular entre portugueses e estrangeiros nos últimos anos (especialmente entre famílias com mais poder de compra), mas, tal como Tróia, a praia é tão extensa e apetitosa que não impede que uns ou outros repitam destino.
Na zona da Comporta destacam-se a praia homónima, a Praia da Comporta , a Praia do Carvalhal e a Praia do Pego. Esta última, a praia do Pego, é das nossas preferidas e é também onde se encontra o Sal , considerado pelos leitores da revista Condé Nast, o melhor restaurante de praia do mundo. Não sabemos se é o melhor, mas confirmamos que a comida é deliciosa e as vistas são lindíssimas, da praia do Pego. Obviamente, não é adequado para todas as carteiras, os preços são recomendados para uma ocasião especial.

RandomRecomendação: Já que está por aqui faça um pequeno desvio até Grândola. Afinal foi a música “Grândola Vila Morena” que deu início à Revolução dos Cravos no dia 25 de Abril de 1974 que acabou com a ditadura em Portugal e deu início ao processo de independência das colónias portuguesas em África. Por esse motivo, na cidade existe um monumento à Revolução de Abril e um mural à música de «Grândola Vila Morena» e ao seu cantor e compositor, Zeca Afonso. O artista deste mural, Smile Artist, é o mesmo artista dos murais da Amália Rodrigues em Brejão, dos quais falaremos mais à frente, na Praia da Amália.


Praia de São Torpes
Vale a pena dar um mergulho na praia de São Torpes, depois do Cabo de Sines, porque aqui a água é sempre mais quente devido à central termoeléctrica que se encontra bem pertinho.
É também aqui que entramos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Praia da Samoqueira
A praia da Samoqueira destaca-se pelas rochas que dão origem a pequenas enseadas em tons turquesa que relembram as águas das praias tropicais. Obviamente, a temperatura da água de tropical tem pouco… mas é ideal para se refrescar em dias mais quentes.



Praia Serro de Águia
A praia do Serro da Águia tem a forma de uma concha e faz as delícias dos amantes de praia:

A probabilidade de a encontrar vazia só para si (ou partilhada entre poucas pessoas) é alta porque não é vigiada (o que inibe algumas pessoas de a visitar):

Praias do Salto e Cerca Nova
Se pratica naturismo, a enseada da Praia do Salto é altamente recomendada, com acesso através de umas escadinhas:

Ao lado fica a bela praia da Cerca Nova:


Porto Covo e Praia Grande
A tranquila vila costeira de Porto Covo é, na nossa opinião, uma das mais bonitas da costa alentejana. Em menos de uma hora consegue dar a volta inteira à vila mas as casinhas brancas, a atmosfera tranquila da sua pequena praça nas noites de verão, onde pode saborear um bom peixe assado (por exemplo, aqui ) e o seu ritmo lento faz com que seja uma opção cada vez mais procurada por muitos viajantes.

Aqui encontra a Praia Grande, uma praia de rochas pontiagudas muito procurada pelos surfistas. PS: tem um bar na praia para beber uma «imperial» depois de um bom mergulho.

Praia da Ilha do Pessegueiro
Embora a praia realmente não esteja na ilha que lhe dá nome mas em frente da dita, é altamente recomendável e bastante menos concurrida que a Praia Grande de Porto Covo. A propósito, na ilha do Pessegueiro há vestígios de uma ocupação muito antiga.
Se pratica mergulho, saiba que no verão alguns barcos o levam à Ilha do Pessegueiro para explorar o fundo do mar ao redor da ilha.

Se é português ou portuguesa, é difícil chegar à Praia da Ilha do Pessegueiro e não começar imediatamente a cantar a música “Porto Covo” de Rui Veloso “Havia um pessegueiro na ilha, plantado por um Vizir de Odemira …». Se não é de Portugal, vale a pena pôr esta banda sonora quando chegar, é uma canção mítica em português que fala exactamente deste lugar.


Praia do Malhão
Na praia do Malhão nunca terá que se preocupar se terá espaço para a sua toalha, mesmo no pico do verão. Apesar de ser uma das praias mais conhecidas na movimentada área de “Milfontes” (falaremos sobre isso já a seguir), é tão extensa que haverá sempre um espaço para si ou para algum surfista que seja atraído pelas ondas deste mar, muitas vezes, bravo.



Vilanova de Milfontes e Praia das Furnas
“Milfontes”, como é conhecida localmente, é uma das vilas mais populares do litoral alentejano e, embora não seja a mais interessante na nossa opinião, merece uma paragem, especialmente se for uma paragem gastronómica. Explicamos melhor na secção Onde Comer . Também é onde encontrará mais oferta de alojamento, como poderá ver em Onde Dormir.

Por aqui a protagonista é a Praia das Furnas, onde pode aprender a surfar para além de dar alguns mergulhos. Reserve seu curso de surf em Milfontes aqui .
Se tem um carro que o permita (com rodas que não o deixam ficar atulhado na areia), há um conjunto de praias selvagens vizinhas chamadas Vizinhas das Furnas, perfeitas para um passeio.

Praia das Furnas
Praia Foz dos Ouriços e Praia do Brejo Largo
Descobrimos a praia de Foz dos Ouriços sem querer e foi uma excelente surpresa. O nosso objetivo era ir à praia de Brejo Largo, outra pérola desta costa, mas a chuva que caiu no dia anterior impossibilitou-nos seguir o caminho que marcava o Google Maps. Ao escolher outro caminho, deparamo-nos com esta maravilha: a praia de Foz dos Ouriços. E ainda bem!

A praia da Foz dos Ouriços é linda, selvagem e acima de tudo: para a disfrutarmos completamente sozinhxs! Fica à direita da praia mais conhecida de Almograve .

Praia do Cavaleiro e Cabo Sardão
Embora quando chegássemos à Praia do Cavaleiro tenha começado a ficar nublado e até tenham caído algumas gotas de chuva, isso não prejudicou nem um bocadinho a beleza desta praia, apenas aumentou o nosso desejo de voltar lá com sol. Esta será uma das enseadas mais bonitas e fotogénicas deste litoral e a última antes de chegar ao farol do Cabo Sardão.
Por não ser uma praia vigiada, a probabilidade de encontrar alguém por aqui também é limitada e, se tem esta cor de água num dia nublado, não queremos imaginar num dia ensolarado…


RandomRecomendação: Depois de desfrutar da praia do Cavaleiro, dê um saltinho ao farol do Cabo Sardão para ver o pôr-do-sol no mar. Embora nós não tivéssemos tido muita sorte naquele final de dia nublado, é um plano que queremos repetir em breve.


Praia do Tonel
A praia do Tonel é uma praia muito especial. No entanto, há que remarcar que o acesso a esta praia tem algo que implica adrenalina para quem não se quer aventurar: a descida não é adequada para pessoal desastrado. Para tomar banho nesta linda enseada, tem que descer a falésia com a ajuda de uma corda que alguém gentilmente colocou. Se estiver a viajar com crianças, pessoas com diversidade funcional ou simplesmente não lhe apetece, pode sempre contemplá-la desde cima.

Contemplámos desde cima uma espécie de piscinas naturais próximas à praia. As paisagens são impressionantes.

Zambujeira do Mar
Se Porto Covo é, na nossa opinião, a vila mais bonita, a Zambujeira do Mar é tão especial que acaba por ser a que escolhemos para ficar quase sempre. Concorre em beleza com a primeira mas é menos turística (embora nos últimos anos já seja difícil encontrar alojamentos disponíveis, especialmente no pico do verão), mais surfista, mais autêntica .
Como uma imagem vale mais que mil palavras, aqui vão duas da praia da Zambujeira do Mar. Se ficar nesta vila linda, esta é a praia para a qual poderá ir a pé:


Junto à praia da Zambujeira do Mar fica a praia nudista Praia dos Alteirinhos, ideal não só para quem pratica naturismo, mas também para aquelas famílias que preferem vir a esta praia mais abrigada nos dias mais ventosos.
Altamente recomendada por esta zona também é a Praia do Carvalhal (não confundir com a Praia do Carvalhal perto da Comporta), maior que a praia da Zambujera do Mar e também entre falésias. Tem um belo bar de praia onde provar umas “morangoskas”.
Praia da Amália
Chegar à praia da Amália não é fácil se nunca lá foi. O estacionamento não está indicado (realmente o estacionamento é uma espécie de “caminho”) mas não se preocupe, tem todos os pontos exactos no mapa que incluimos neste post. Não é fácil chegar até lá mas o que está escondido ao final do trilho compensa…


Depois de caminhar cerca de 10 minutos, começará a ouvir as ondas do mar e descobrirá a incrível praia da Amália:

Enorme e praticamente vazia quando lá fomos em Setembro (um total de 6 pessoas em toda a praia). Esta praia ganhou imediatamente um lugar no nosso Top RandomPraias:

Esta praia recebeu este nome precisamente porque a mais famosa fadista portuguesa, Amália Rodrigues, passou grandes temporadas por aqui quando precisava de fugir do mundo. Poderá até ficar hospedada/o na casa da fadista, com acesso privado a esta praia incrível. O alojamento chama-se Herdade Amália, está muito bem decorado e tem uma piscina com uma vista incrível para a praia. Recomendamos-lhe este e outros alojamentos nesta zona na secção Onde Dormir.

RandomRecomendação perto da Praia da Amália: se gosta de streetart, vá até à vila de Brejão. Vale a pena olhar para os murais que o artista Smile Artist dedicou à fadista Amália Rodrigues. Aparentemente, estes murais coloridos cujo amarelo se destaca da estrada são uma homenagem da vila de Brejão à fadista, pois, como contámos anteriormente, ela passou aqui grandes temporadas ao longo de sua vida.


Odeceixe
Em Odeceixe, a bela vila branca com um moinho no alto, deixamos de estar no Alentejo e entramos no Algarve português.

A praia de Odeceixe tem uma particularidade: pode optar por tomar banho de água doce ou salgada, pois fica na foz da Ribeira de Seixe (onde, a propósito, são feitos passeios de barco).
Se a maré estiver baixa, as pequenas lagoas que se formam são uma delícia para os pequenos que gostam de se divertir a chapinhar.

Se preferir água do mar, esta maravilha é o que encontrará (tal é a “maravilha” que foi justamente esse nome que deram ao miradouro onde contemplar a praia de Odeceixe : Miradouro Maravilha):

Praia das Adegas
Se pratica nudismo, deve saber que muito perto fica a praia das Adegas, uma das seis praias naturistas oficiais do país. Além disso, esta praia entrou diretamente para o nosso Top RandomPraias.



Praia Vale dos Homens
A praia de Vale dos Homens, além de ser uma das praias mais bonitas da costa vicentina, proporcionou-nos o melhor pôr-do-sol da nossa última semana de férias na região. Os tons quentes que pintaram o céu de repente são difíceis de descrever, mas tentamos capturá-los numa foto (embora, sinceramente, não faça justiça ao que vivemos):

Praia da Carriagem
Perto de Vale dos Homens e de Aljezur, encontrará a praia de Carriagem, que pertence ao nosso Top RandomPraias. Fica a poucos kms de Rogil, uma vila por onde passará e poderá comprar uma cerveja ou uma empadinha para lanchar, já que será o último lugar onde poderá fazê-lo antes de chegar à natureza selvagem.

Ao descer as escadas de madeira vão-se revelando as formações geológicas e o mar, o infinito do mar. Para os amantes do mundo marinho, destacar que nas pequenas piscinas naturais que se formam (tem que visitar esta praia em maré baixa para capturar toda a sua beleza), poderá encontrar muita vida marinha, desde polvos, anémonas a caranguejos e diferentes tipos de peixes.

Não é uma praia idílica com uma grande área de areia branca e fina onde entram várias toalhas, nem possui vigilância ou nadador-salvador. Aqui a beleza é outra, é uma beleza selvagem onde o tempo pára e a rede para o telemóvel deixa de existir. É uma praia para quem procura estar em paz com a natureza e, na melhor das hipóteses, com um livro.

Praia de Monte Clérigo e Praia da Amoreira
Quando chegar à praia de Monte Clérigo, está a entrar na zona de surf deste litoral. Tanto nesta praia como nas próximas, a constante é uma e inunda o resto: surf .

O que mais encontrará por aqui são pranchas de surf de principiantes no mar e escolas de surf em terra, embora também seja uma área procurada por alguma família que escolhe passar o verão por aqui.

Nas proximidades, também tem a conhecida e linda Praia da Amoreira.
Praia da Arrifana
Se antes lhe dissemos que entrou na área de surf por excelência, esta praia é a rainha do surf: praia da Arrifana, o paraíso dos/as surfistas.
É uma praia bem conhecida no mundo do surf mas não só. É tão bonita que, obviamente, também é procurada por pessoas que só querem dar um mergulho com a vantagem de que podem contemplar a beleza do surf enquanto secam na toalha.

Para chegar até à praia tem que descer alguns metros, durante os quais terá uma vista incrível a acompanhar. Como comprovará, existem algumas casinhas na falésia, durante a descida, algumas das quais pode até alugar para ficar a dormir por aqui.


Praia do Amado
A Praia do Amado é outra praia famosa para os amantes do surf. Quando fomos em Setembro a última vez, estava com muito mais pessoas do que esperávamos, especialmente em comparação com as outras praias que mencionamos neste guia. Poderá ter a ver com algum campeonato de surf que estivesse a decorrer. Nesta praia existem algumas escolas de surf (especialmente para estrangeiros) e uns dois bares de praia onde tomar uma cerveja ou comer uma “bifana”.

À direita da mesma praia, encontramos um panorama totalmente diferente: uma praia onde predominam os banhistas em vez dos surfistas, com falésias avermelhadas e mar calmo.

Praia da Murração
O acesso à praia da Murração é um bocadinho mais complicado pois é uma estrada de terra batida com muitos solavancos onde é preciso ir devagar. Ao chegar, não haverá muito espaço para estacionar: imaginamos que nos meses de verão deve ser difícil estacionar por aqui, mas dado que nós fomos fora da temporada, conseguimos. Esta praia é conhecida como “a jóia vicentina” e também entrou para o nosso Top RandomPraias.

Sem vigilância, a praia de Murração está localizada num pequeno vale, cercado por falésias com vegetação abundante, o que não é tão comum. Geralmente está deserta e, pelo menos em Setembro quando fomos, partilhámos a Murração com apenas outras 4 pessoas.

Praia Barriga e Praia Castelejo
Na praia de Barriga, mais popular que a anterior, não há muito espaço para estacionar, com o qual, tenha cuidado, é melhor deixar o carro estacionado em cima, antes de descer para a praia.

Tem a particularidade de que, com a maré baixa, é possível dar um longo passeio até outra praia linda: a praia do Castelejo, de beleza deslumbrante. Tem apenas que se dirigir para o sul, passando pela praia da Cordoama.

Assim como na praia da Murração, a beleza das formações rochosas impressiona. Esta praia também não tem vigilância e o naturismo é permitido.

RandomRecomendação: vá até Vila do Bispo e entre na loja/fábrica Cerâmica Paraíso, porque é realmente um autêntico paraíso da cerâmica. Dirigida por mulheres, é perfeita para conhecer este tipo de arte da região e levar uma lembrança da viagem: nós não resistimos e comprámos um par de sardinhas para pendurar em casa.

E esta zona merece outra RandomRecomendação no interior: a cidade branca de Pedralva. Esta vila de casas tradicionais algarvias, ao entrar num processo de desertificação, foi reconstruída, tentando reproduzir fielmente o ambiente rural do passado. Um lugar curioso e tranquilo para quem quer preencher o dia com algo para além de sol e de sal.
Ponta Ruiva
Esta praia é chamada “Ponta Ruiva” precisamente pela cor ruiva da rocha no extremo sul:

Apesar de ser uma praia muito procurada pelos amantes do surf, também é possível encontrar pessoas que vêm simplemente à procura de um bom mergulho e, tendo em conta que já estamos no Algarve (mais turístico que o Alentejo), até poderemos encontrar algum turista curioso.

Sagres e Cabo de São Vicente
Embora Sagres não esteja contemplada na rota turística mais típica do Algarve pela maioria dos viajantes (essa rota passa mais por Albufeira, Vilamoura, Lagos ou Portimão), está com certeza no mapa dos amantes do surf. E é que esta pequena vila branca de vento e de mar esconde praias incríveis ao seu redor (como as praias de Beliche , Martinhal , Mareta e Tonel ) e permite ainda apreciar a essência portuguesa não corrompida pelo turismo de massas.
Este último ponto do guia não é só praia e pertence à categoria de RandomRecomendações, mas parece-nos essencial alcançar a ponta mais ao sul de Portugal e um dos cabos mais ocidentais da Europa: o Cabo San Vicente e seu farol, em Sagres.

Ver o sol despedir-se no Atlântico entre falésias austeras que rodeiam o farol não é um plano secreto; longe disso, encontrará muitas pessoas que tiveram a mesma ideia.

Para além das praias: caminhadas na rota vicentina
Ao longo da costa e ao chegar a algumas praias, poderá encontrar algumas placas de madeira com cores diferentes: são placas para indicar as diferentes trilhos pedestres ao longo da costa vicentina.
Existem mais de 750 kms de trilhos, a maioria deles com a melhor companhia possível: o mar. Se gosta de caminhar, não hesite. Explore mais sobre estes diferentes trilhos pedestres aqui.

Onde dormir no Alentejo e na Costa Vicentina
Recomendamos-lhe alguns alojamentos para ficar perto destas praias no Alentejo e na Costa Vicentina. Organizámos esta secção de norte a sul da costa, para que possa ver os alojamentos por zonas. Incluímos opções mais económicas e outras que são para um autêntico capricho:
Onde dormir em Tróia
A melhor maneira de chegar à península de Tróia é atravessar o rio Sado no ferry boat de Setúbal. Ao chegar, espera-lhe uma costa de mais de 200 kms de belas praias e falésias do Atlântico Português. Algumas sugestões onde dormir em Tróia:
- Apartamento Aroeira , apartamento T1 a 200 metros da praia de Tróia
- Troia MaisMais, apartamento com 1 quarto e varanda a 550 metros do Bico das Lulas, a área mais remota de turismo da praia de Tróia
- Soltroia Beachouse, apartamento de 2 quartos na urbanização Soltroia, com acesso a uma praia mais restrita e, portanto, com menos pessoas.
- Troia Residences (115€ / noite para duas pessoas): uma das opções mais exclusivas de todo o litoral alentejano, onde é possível andar descalço/a durante uma semana (ver foto): da praia paradisíaca ao apartamento e do apartamento à praia paradisíaca graças às passarelas de madeira que conectam os apartamentos do Troia Residences à praia. Se quer a piscina em vez do mar, desejo concedido. ;)

Piscina Troia Residences , com vista para o mar
Encontre mais alojamentos em Tróia aqui
Onde dormir na Comporta
A área da Comporta tornou-se mais famosa nos últimos anos porque é um verdadeiro paraíso selvagem. Uma extensa zona de areia fina e dourada que une várias praias, entre as quais Comporta, Pego e Carvalhal. Para dormir lá perto, aqui vão as nossas sugestões:
- Flow Rooms, quartos duplos a 15 minutos a pé da Praia do Carvalhal
- Aldeamento Turístico Casas da Comporta : apartamentos a 5 minutos de carro da praia da Comporta
- Cabana da Comporta (a partir de 80€/noite): casinha para 2 ou 4 pessoas na vila de Comporta, a 2 km da bela praia da Comporta
- Casa da Âncora, casa de 3 quartos com pátio e churrasqueira, a 1 km da praia da Comporta
- Casa Comporta (400€ para 8 pessoas: 50€ / pessoa aprox.): Casa a cerca de 3 km da praia e no coração da tranquilidade
- Sublime Comporta Country Retreat & SPA . Um hotel para um capricho no meio da natureza selvagem do Alentejo e a menos de 10 km das praias da Comporta, Carvalhal e Pego


Encontre mais alojamentos na Comporta: aqui
Onde dormir em Porto Covo
Uma das vilas mais bonitas de todo o litoral alentejano (se não a mais bonita), em Porto Covo poderá dormir aqui:
- Parque de Campismo, tanto em Porto Covo como perto da praia da Ilha do Pessegueiro . Ambos oferecem estúdios e bungalows: Se forem várias pessoas com carro, não hesitamos em escolher o bungalow com vista para o mar no parque de campismo da Ilha do Pessegueiro se preferirem a tranquilidade. Caso contrário, é melhor ficar no da vila, perto de tudo.
- Ahoy Porto Covo Hostel, hostal com quartos duplos ou partilhados a 100 metros da praia
- Campos 1 Apartments, apartamentos de um quarto com terraço, no centro da vila
- Casa do Mar , casa com 3 quartos a 150 metros da Praia do Banho. Um sonho acordar com estas vistas…
- O Lugar (a partir de 80€/noite). Se está à procura de “um lugar” com varanda e vista para o mar no coração de Porto Covo, não precisa de procurar mais. A uma curta caminhada dos melhores restaurantes de Porto Covo e das praias, aqui tem um verdadeiro refúgio onde o tempo pára de onde não quererá sair:


Encontre mais alojamentos em Porto Covo: aqui
Onde dormir em Vila Nova de Milfontes
Esta é a zona com mais oferta de alojamentos de todo o litoral alentejano. Embora Vila Nova de Milfontes não seja, na nossa opinião, a vila mais interessante ou a mais bonita desta costa, por aqui há alojamentos que não se encontram em mais lado nenhum, dos mais caprichosos aos mais económicos. Não é fácil escolher, mas aqui vão alguns:
- Get Lost In Milfontes Hostel, quartos duplos ou partilhados logo à entrada da vila. Tem um pátio ao ar livre, onde pode terminar o dia com uma cerveja
- Soldavila , quartos no centro de Vila Nova de Milfontes, a 300 metros da praia. Tem um pátio externo e serviço de aluguer de bicicletas
- Dunamar apartamentos , estúdios e apartamentos à beira-mar
- AL Delmiro By Alojamentos Vitinho , apartamento de 2 quartos com varanda com churrasqueira
- Naturarte Rio (a partir de 125€/noite com pequeno almoço). Será um dos lugares mais incríveis para dormir em toda a costa, basta ver a piscina infinita com vistas . Obviamente, pela qualidade e pela fama que tem, é bastante conhecido; portanto, se quiser assegurar um quarto por aqui, é aconselhável reservar com antecedência

- Herdade do Amarelo Nature & Spa (de 158€/noite). Se quiser surpreender aquela pessoa especial com um fim de semana romântico, não procure mais, entre aqui, verifique disponibilidade, preços:

Encontre mais alojamentos em Vila Nova de Milfontes: aqui
Onde dormir na Zambujeira do Mar
Aqui estão alguns alojamentos da nossa vila preferida, como sempre, de todos os preços:
- Parque de Campismo Villa Park Zambujeira do Mar : Tem estudios, bungalows ou, claro, vá com sua própria tenda.
- Sol Dourado , quartos duplos a 100 metros da praia
- Hakuna Matata Hostel , quartos duplos ou partilhados à beira-mar
- Hostel Nature , quartos duplos ou partilhados mesmo em frente à praia da Zambujeira
- Apartamento Sto Estevão , apartamento de dois quartos com vistas magníficas, onde a primeira coisa que verá ao acordar é a praia da Zambujeira do Mar
- Lajinha Mar- Beach Apartment, um apartamento lindo onde entram até 4 pessoas, a 150 metros da praia

- Herdade do Touril: Na aventura que fizemos de caravana pela costa alentejana que contamos neste post, escolhemos esta bela herdade para um capricho de uma noite. Esta herdade recentemente renovada fica perto de Zambujeira do Mar (uma das nossas favoritas do litoral) e das falésias selvagens da praia do Tonel.





- Herdade Amália : Outra opção para um capricho nesta zona é um lugar do qual já falámos. Pode ficar alojado/a numa casa cheia de história: aquela que foi o refúgio da fadista mais famosa de Portugal, Amália Rodrigues, quando ela precisava fugir do mundo. Além disso, terá acesso a uma das praias mais bonitas (e protegidas do vento pelas falésias) em todo o litoral: a praia homónima da Amália.

Encontre mais alojamentos em Zambujeira do Mar: aqui
Onde dormir em Odeceixe
A bela vila branca de Odeceixe, tal como Porto Covo e Zambujeira do Mar, está no nosso Top3 das vilas mais bonitas do litoral.
- Residencia do Parque : quartos simples e económicos no centro de Odeceixe
- Horta do Vale : quartos duplos ou partilhados, com jardim e terraço comun
- Casa de Praia Pedra dos Corvos : apartamento com uma decoração muito cuidada, a poucos passos da praia de Odeceixe
- Ponta Branca Beach House , casa com dois quartos e vista para a Ribeira de Seixe
- Casa Blanca , uma casa renovada de acordo com a estética tradicional algarvia. Tem um pátio e dois quartos
- Monte Cardal (desde 80€/noite) é um pequeno hotel com 6 quartos e 3 apartamentos num ambiente privilegiado, ideal tanto para relaxar na ruralidade como para explorar as belas praias da costa vicentina. Pequeno-almoço 5 estrelas. Fica a 5 minutos de carro de Odeceixe.
Casa Blanca. Foto de Booking


Encontre mais alojamentos em Odeceixe: aqui
Onde dormir em Aljezur
Com o castelo a controlar tudo o que se está a passar, desde o alto da vila, Alzejur é a base perfeita para explorar as praias selvagens do sul, com uma variedade de alojamentos nas proximidades e alguns bons restaurantes na própria. A maioria dos viajantes que querem ficar por aqui tem algo em mente: surfar.
- Mayla Surf House , com quartos privados ou partilhados. Inclui piscina, solário e churrasqueira
- Carpe Diem Aljezur : quartos duplos ou familiares na parte nova de Aljezur
- Casa do Sapateiro , casa com vista para a cidade e a cerca de 400 metros do castelo de Aljezur
- A Casa da Pedra, a cerca de 300 metros do castelo Aljezur, tem um pátio e oferece vistas do rio a partir da varanda

- Guest Apartment Espartal : apartamento de 2 quartos com terraço a 12 minutos a pé da praia de Monte Clérigo, a menos de 1 km da praia da Amoreira e com a bela praia de Carriagem a 2,3 km
- Lucas House 2 – apartamento Seabreeze, em frente à praia de Monte Clérigo, com churrasqueira e terraço
- Casa César , a 200 metros (com vista, claro) de uma das praias mais famosas do mundo do surf : Arrifana. É uma pequena casa de pescadores em frente à praia da Arrifana, completamente remodelada, onde a primeira coisa que ouvirá e verá quando acordar são as ondas do Atlântico.

Encontre mais alojamentos em Aljezur: aqui
Onde dormir em Sagres
Aqui estão as nossas sugestões de onde dormir na cidade branca mais ao sul de Portugal: Sagres.
- Orbitur Sagres : Este parque de campiso em Sagres oferece bungalows para dormir.
- PuraVida Divehouse , um estúdio e vários quartos partilhados, a 5 minutos a pé das praias do Martinhal e Mareta
- Blacksheep Sagres : quartos privativos ou partilhados a menos de 1 km da praia de Tonel (não se deve confundir com a praia de Tonel perto da Zambujeira do Mar)
- Casa Grilo : quartos duplos, alguns com terraço e vista para o mar em Sagres, perto de restaurantes
- Memmo Baleeira – Design Hotels , para um capricho, piscina externa com vistas magníficas do Oceano Atlântico e quartos com varanda privativa.

Encontre mais alojamentos em Sagres aqui
Onde comer no Alentejo e Costa Vicentina
Aqui encontrará os restaurantes que conhecemos e recomendamos de norte a sul da costa:
Comporta
- Praia do Carvalhal: restaurante O Dinis dos Pescadores , qualidade muito boa a um preço não tão bom, mas não nos podemos esquecer que estamos em cima da praia. Comemos umas amêijoas à bulhão pato, uma salada de polvo, pão alentejano, azeitonas e queijo, bebemos 3 imperiais e 2 cafés por 44€, na praia do Carvalhal

- Praia do Pego : restaurante Sal, peixe grelhado e gastronomia típica portuguesa. Careiro mas muito bom, foi considerado o melhor restaurante de praia do mundo, por algo será …
Sines
- Restaurante Bom Remédio : além de estar em pleno centro histórico de Sines, com um terraço muito agradável, tem sempre pratos do dia (“Remédios do dia” como chamam por lá) saborosos, originais e saudáveis. Para acabar com uma boa sobremesa, os bolos deste casal muito simpático são conhecidos e satisfazem até os gulosos com os paladares mais exigentes.
Porto Covo
- O Marquês, na praça de Porto Covo, para pequenos-almoços ou lanches: doces típicos portugueses e croissants feitos na hora
- Restaurante Zé Inácio, é melhor reservar ou ir cedo porque é dos mais famosos da vila e é o único que não fecha o ano inteiro. Do arroz de marisco às carnes, escolha o que escolher, não falha. Quantidades muito generosas, mesmo à Alentejo. Pagámos 21€ no total com uma dose enorme para os dois, vinho e água. Ainda tivemos direito a aguardente caseira no fim, oferta da casa.
- Tasca do Chico: peixe grelhado com vistas para o mar. Choco e sargo na brasa, com vinho da casa e cafés por 47€. Banda sonora do mar incluída. Peça mesa lá fora.

Vila Nova de Milfontes
- Restaurante Tasca do Celso : o mais famoso de Milfontes. É melhor reservar, nós improvisámos e não conseguimos ir.
- Restaurante Pátio Alentejano: gastronomia típica da região num sitio acolhedor, com doses abundantes a bom preço. Comemos choco frito e carne de porco à alentejana, muito bom, com couvert, vinho da casa e água por um total de 29€


- O7 Ocean Drive Beach Club : Beach Bar na Praia das Furnas
Almograve
- Restaurante/ Pastelaria La Sosta : comida italiana caseira para almoçar e bolos e empadas, ideal para lanches. Parámos para beber um café (excelente café expresso, com café moído na hora) e acabámos por provar o melhor bolo de chocolate desta costa, arriscamos dizer. Também preparam comida para levar para a praia!

- Café e restaurante local Torralta : comida típica portuguesa e petiscos numa tasca simples e autêntica
- Restaurante Mar Azul : comida nepalesa. Nós não conseguimos experimentar porque estava fechado mas se tem desejos de pão naan e caril, é o restaurante com a maior pontuação de todos os de Almograve. Fica a dica.
Zambujeira do Mar
- Restaurante O Sacas : À saída da vila de Zambujeira do Mar, com vista para o Atlântico e para uma falésia selvagem. A especialidade são filetes de peixe aranha com açorda. Delicioso.
- Sunset Café : no coração da Zambujeira do Mar, destaca-se pelo terraço com vista para a praia homónima. Como o próprio nome sugere, é ideal para apreciar o pôr-do-sol com uma imperial fresquinha. Se lhe entra a fome, não é caro. (Exemplo: bifana, sandes de frango, 2 imperiais e 2 cafés 12€)
- Pastelaria Mabi : croissants deliciosos e gelados para matar o desejo que surge depois da praia… Um clássico do verão na Zambujeira.

Odeceixe
- Restaurante Azenha do Mar: bom, bonito e barato. Marisco fresco e doses abundantes a preços muito acessíveis. Fica a 8 km de Odeceixe. Está sempre cheio, é preciso ir cedo e dar o nome para a lista de espera. A parte boa é que está em frente ao mar com o qual as vistas animam a espera com a ajuda de uma imperial… Pagámos 50€ por arroz marisco gigante, amêijoas no Bulhão Pato , vinho e sobremesa.


- Restaurante Chaparro , no coração de Odeceixe. Recomendado pelo nosso amigo Humberto, ele adorou e diz que é uma excelente opção se não quer sair de Odeceixe ou se há demasiada fila no restaurante Azenha do Mar. Comida típica alentejana e terraço.
- Bar Kiosk Agapito : ideal para acabar o dia com um gin tonic local (o Gin Sul, delicioso), em frente (e com vista) da praia de Odeceixe. Também tomámos o pequeno-almoço por lá: dois cafés, uma torrada em pão alentejano, sumo de laranja natural e bolo de maçã, pagámos 14€ (é um lugar mais caro e mais focado no turismo mas, na nossa opinião, vale a pena).

- Padaria Malhadais: muito mais local, autêntico e genuíno que o Agapito. Mas sem vista para o mar. Aqui sai pão alentejano quentinho várias vezes por dia. Também tem pratos do dia.

Aljezur
- Restaurante Pont’a Pé : no coração de Aljezur, na cidade antiga: peixe grelhado. Normalmente tem fila, o lugar é pequeno e tem fama. O polvo com batata doce é inesquecível.
- Restaurante III geração : também um dos mais famosos de Aljezur, está sempre cheio, por isso recomendamos que vá cedo ou reserve. Tentamos 2 vezes e não conseguimos …
- Restaurante italiano Arte Bianca: recomendado pelos nossos amigos Catarina e Ricardo, dizem que as pizzas e massas são divinais. Quando fomos, estava fechado, fica para a próxima.
- Gulli Bistrot (também recomendado pelos mesmos amigos): está na estrada para a Arrifana: comida italiana com um toque moderno e deliciosa
- Restaurante Primavera: fomos por acaso, porque não havia lugar nos dois que queríamos ir inicialmente e foi uma surpresa muito agradável. Boa comida, bom serviço, bons preços. Comemos camarão ao alhinho, bife (lombo de vaca) para partilhar, meio litro de vinho da casa e sobremesa por 32€ total

Transporte: alugar um carro em Portugal
Normalmente, alugamos sempre com a Sixt porque tendem a ser os que têm a melhor relação qualidade / preço (kms ilimitados, menos “armadilhas” de letra pequena em relação ao combustível, etc.). Já conhecemos as condições que aplicam, e já alugámos tantas vezes com eles que podemos recomendar-vos.
Têm um stand no aeroporto de Lisboa, tal como noutros pontos da cidade, e é a empresa que recomendamos para alugar um carro em Portugal.
Se não for português/a, ficam aqui algumas dicas para alugar um carro em Portugal :
- O combustível é muito mais caro do que noutros países europeus como Espanha, tenha isso em conta ao calcular o seu orçamento para a viagem.
- Nas portagens, tem duas opções:
- Contrata o dispositivo Via Verde (desta forma não tem de parar nas portagens e a empresa de aluguer do carro cobra a posteriori no seu cartão). A Sixt oferece este serviço, embora tenha que pagar pelos dias que alugue o carro e nem sempre compensa.
- Não contrata o dispositivo Via Verde: nesse caso, terá que passar pelas portagens manuais e pagar. O problema é que existe um tipo de portagem em Portugal que não possui opção de pagamento manual (são arcos que possuem câmaras e detectores Via Verde). Se não contratar o dispositivo e passar por um deles, terá que pagar a posteriori. Pode fazê-lo pessoalmente nos Correios ( CTT ) em Portugal ou online
- Seguro: O preço base da Sixt inclui seguro com franquia, mas pode pagar mais para diminuir ou eliminar a franquia. Verifique cuidadosamente qual é a opção que escolhe.
- Conduzir em Portugal é, na nossa opinião, mais perigoso que em Espanha, por exemplo. Especialmente em estradas secundárias (as que usará principalmente nesta área de Portugal). Conduza com calma, prudência, e se alguém estiver com pressa atrás de si, deixe-o passar.

Orçamento para viajar pelo Alentejo e Costa Vicentina
Os orçamentos são sempre uma estimativa porque dependem de como viaja, quanto deseja / pode gastar e que nível de conforto procura.
Orçamento para o Alentejo e Costa Vicentina de carro e hotéis (8 dias)
- Aluguer de carro (8 dias) * : 180€ (22€ por dia)
- Combustível: 100€ (12€ por dia)
- Almoço / jantar: 400€: 25€ almoço / jantar para dois (50€ por dia)
- Alojamento: 560€ (70€ por noite, quarto privado com casa de banho para 2 pessoas)
- Portagens / ferry de Tróia: 50€ (6€ por dia)
- TOTAL: cerca de 1.300€ (160€ por dia) por 2 (ou seja, 650€/pessoa)
* Este orçamento está pensado para quem não tem carro ou voa para Lisboa e aluga um carro em Portugal. Se tem carro, não conte com este valor. Se escolher alojamentos mais económicos com antecedência, também poderá ficar um orçamento mais baixo. Como lhe dissemos, este orçamento é uma estimativa.
Se quiser conhecer uma maneira mais económica (e aventureira) de viajar por esta costa, é com a sua própria caravana. Fizemos isso e contamos tudo (onde alugar a caravana, quanto custa e onde pernoitar na costa alentejana e vicentina) neste post .

Recomendações para desfrutar do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
- Proteja e respeite a fauna e a flora do Parque Natural
- Respeite os outros. Não ponha música na praia (se quiser ouvir música, use headphones), não deixe lixo, não deixe beatas, etc.
- Use protector solar reef friendly, ou seja, que não contenha produtos químicos que danificam os corais, sem oxibenzona, e que não tenha sido testado em animais, como este ou este .
- Em algumas praias desta costa o banho é perigoso devido a fortes correntes . Não se arme em esperto/a.
- Traga a sua pequena farmácia de viagem. Na nossa não falta algo para o enjôo, antibióticos, antidiarréicos (e alguns probióticos para nos recuperarmos mais rápidamente), anti-histamínicos, analgésicos e antipiréticos.
- Viaje sempre com seguro de viagem: despesas médicas, roubos ou problemas com o seu avião numa viagem podem implicar muito dinheiro, portanto, o ideal é fazer um seguro de viagem. Nós usamos sempre a IATI e recomendamos. Se contratar o seu seguro através deste link, terá um desconto de 5%.
Faça o que fizer, seja responsável com o local onde se encontra e com as pessoas e animais com os quais partilha este parque natural.

Obrigada praias lindas, até breve!
