Playa del Carmen (ou apenas “Playa”, quando se ganha confiança) não foi, nem de longe, um dos nossos destinos preferidos na Riviera Maya, devido ao tipo de turismo a que se destina (e ao número de turistas que recebe), mas tem duas vantagens que a tornam atrativa: belas praias de acesso gratuito (algo que está a tornar-se cada vez mais escasso na Riviera Maya) e o facto de ser uma boa base (em termos de gastronomia, vida noturna e alojamento) para explorar locais da zona, como a ilha de Cozumel, Tulum, Cancún ou uma das 7 Maravilhas do Mundo, Chichen Itza. Como bónus, convida a explorar alguns dos cenotes mais impressionantes de Yucatán, não só para nadar mas também para mergulhar, uma experiência única que esta parte do mundo lhe oferece.

Playa del Carmen, onde escapámos ao frio e fomos passar o Natal (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Neste guia completo contamos-lhe o que fazer em Playa del Carmen e arredores com sugestões práticas, roteiros específicos para um dia, um fim de semana ou até 4 dias, onde ficar (e onde evitar ficar) e até a que restaurantes ir para facilitar a organização da sua viagem.

Consulte o nosso guia completo da Riviera Maya e as Caraíbas Mexicanas se estiver a planear uma viagem à região.

Conteúdos

Informação prática para viajar a Playa del Carmen

Língua: espanhol

Moeda: MXN ($) Peso mexicano (1 euro equivale a 20$ MXN aprox.). Verificar a taxa de câmbio atual aqui

População: 304.942 (em 2020)

Quando ir: Pode ir durante todo o ano, embora a altura ideal para ir seja durante a estação seca (de novembro a abril); também pode ir durante a estação das chuvas (de maio a outubro), uma vez que não chove todos os dias ou durante todo o dia, mas tem de ter em conta que existe uma maior probabilidade de ocorrência de furacões entre junho e novembro. Mais pormenores sobre quando ir a Playa del Carmen nesta secção do blogue.

Quantos dias: Desde um dia para explorar as praias até vários dias utilizando Playa del Carmen como base, para desfrutar de tudo o que a Riviera Maya e a Península de Yucatán têm para oferecer. Nesta secção, partilhamos roteiros específicos para Playa del Carmen para o ajudar a organizar a sua viagem.

Como chegar: Existem muitos voos internacionais diretos para Cancún e, a partir daí, pode ir de autocarro ADO, de táxi ou no seu carro alugado (alugar um carro é uma excelente opção se vai visitar vários pontos da Riviera Maya) para Playa del Carmen em pouco mais de 1 hora. Recomendamos que utilize comparadores de voos como o Skyscanner e o Kiwi e que seja flexível com as datas para obter o melhor preço de voo possível. Mais informações nesta secção do guia.

Visto: Com o passaporte português não é necessário solicitar um visto. Quando chegar ao México, basta apresentar o seu passaporte válido para a duração da sua viagem e, consoante a data de partida, ser-lhe-á concedido um prazo máximo de 180 dias. O México não exige que o seu passaporte tenha uma validade mínima de 6 meses, embora algumas companhias aéreas o exijam por vezes, pelo que o ideal é que assim seja.

Onde ficar: O ideal é ficar no centro, entre o Parque de los Fundadores e Punta Esmeralda, por exemplo, num dos apartamentos Icono Playa, onde ficámos no Randomtrip. Detalhamos mais sobre onde ficar, onde evitar ficar e recomendamos alojamentos específicos em Playa del Carmen na secção do blogue Onde ficar em Playa del Carmen.

O que levar: Um bom seguro de viagem (neste link damos-lhe 5% de desconto daquele que levamos sempre) e aqui está a lista do que não pode faltar na sua mochila para esta viagem (consiga os artigos na Decathlon que levamos nas nossas viagens ao melhor preço).

Como deslocar-se: A melhor opção é andar a pé (pelo centro e ao longo das praias) ou, para distâncias mais longas e para explorar os arredores, alugar um carro para se deslocar livremente ou fazer excursões organizadas. Mais informações sobre como se deslocar em Playa del Carmen nesta secção do blogue.

Quanto custa: A partir de 800 pesos (40 euros/dia) por pessoa (aprox.), dependendo do tipo de alojamento, das refeições e da vontade de explorar os arredores. Mais informações sobre o orçamento podem ser encontradas nesta secção do guia.

Como obter Internet: Se vai apenas por alguns dias, o seu telemóvel suporta eSIM e não quer complicar as coisas, recomendamos o eSIM da Holafly (dados ilimitados, 5% de desconto com o código RANDOMTRIP) ou o eSIM da Airalo (dados limitados, 15% de desconto com o código RANDOMTRIP15). Caso contrário, a forma mais económica é obter um SIM local (recomendamos a Telcel). Para mais informações, clique aqui

Vacinas: não existem vacinas obrigatórias para viajar para o México. Pode ver aqui as vacinas recomendadas. Em todo o caso, recomendamos que visite a Consulta do Viajante antes da sua viagem.

Fuso horário: UTC -5. Lembre-se que no México existem 4 fusos horários diferentes, dependendo do local onde se encontra, e em Playa del Carmen é entre 5 horas (inverno) e 6 horas (verão) a menos que em Portugal Continental (em Portugal a hora muda, enquanto que no estado de Quintana Roo, ao qual Playa del Carmen pertence, a hora não muda)

Punta Esmeralda (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Onde fica Playa del Carmen

Playa del Carmen, um dos destinos turísticos mais importantes da Riviera Maya e a segunda cidade mais populosa do estado de Quintana Roo, está localizada na parte nordeste da Península de Yucatán, no sul do México, nas margens do Mar das Caraíbas. Aqui pode ver a sua localização no mapa:

E neste outro mapa mais detalhado, pode ver Playa del Carmen e outros locais de interesse na Riviera Maya e na Península de Yucatán, como Cancún, Tulum, Valladolid, Holbox, Cozumel, Isla Mujeres

Quando ir a Playa del Carmen

Para escolher a melhor altura para visitar Playa del Carmen tem de ter em conta 3 fatores principais: o clima, a procura turística e o sargaço. Aqui detalhamos quando visitar Playa del Carmen com base neles.

O tempo em Playa del Carmen

O clima em Playa del Carmen, como em todas as Caraíbas mexicanas, divide-se principalmente em duas estações:

  • Estação seca (novembro a abril): menor probabilidade de chuva, temperaturas mais amenas (mas ainda assim quentes). Os meses de inverno (dezembro a março) tendem a ter o melhor tempo, embora dependendo do ano, possa variar, e durante dezembro e janeiro é comum a chegada de “nortadas” com ventos ligeiramente mais frios e aguaceiros esporádicos que podem por vezes, causar o encerramento de portos para embarcações afetando as excursões.
  • Época das chuvas (maio a outubro): quando chove mais, é mais quente e há probabilidade de ocorrência de furacões (a época oficial dos furacões é de junho a novembro).

Idealmente visite Playa del Carmen na estação seca, para ter mais hipóteses de bom tempo e menos ocorrência de furacões, de dezembro a abril.

No Randomtrip fomos duas vezes a Playa del Carmen, a primeira vez em finais de dezembro, a segunda vez em meados de abril e em ambas as vezes o tempo estava perfeito para dias de praia e mar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Aqui está uma tabela de resumo do clima em Playa del Carmen para lhe dar uma ideia do que esperar:

Tabela meteorológica de Playa del Carmen com temperaturas e dias de chuva por mês:

MêsTemperatura mínimaTemperatura máximaTemperatura da água (média)Quantidade de sargaçoDias de chuva
janeiro18º28º27ºBaixa6
fevereiro18º28º26ºBaixa5
março19º30º26ºMédia5
abril20º31º27ºElevada5
maio22º32º28ºElevada8
junho23º32º28ºElevada12
julho22º32º29ºElevada12
agosto22º32º29ºMédia13
setembro22º31º29ºMédia16
outubro22º30º29ºBaixa14
novembro20º29º28ºBaixa8
dezembro19º28º27ºBaixa6
MêsTemperatura mínimaTemperatura máximaTemperatura da água (média)Quantidade de sargaçoDias de chuva
Tabela resumo do clima em Playa del Carmen por mês

Sargaço em Playa del Carmen

Outro problema que afeta Playa del Carmen e outras zonas das Caraíbas mexicanas é o famoso sargaço que invade as margens das praias e muda a paisagem de uma praia de postal para uma menos apelativa. O sargaço aparece normalmente entre abril e outubro, embora, como tudo o resto, dependa do ano.

Sargaço na Playa 72 em abril. (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O sargaço é uma macroalga flutuante que se move com as correntes. Tem uma função importante no oceano (por exemplo, produz oxigénio através da fotossíntese e é um habitat para diferentes espécies). Por outro lado, o sargaço em excesso pode criar problemas no próprio oceano (por exemplo, se se afundar, pode sufocar os corais).

Teoricamente, sempre existiu no Golfo do México, mas desde 2011 começou a aumentar a sua área e quantidades enormes de sargaço começaram a chegar às costas das praias da Riviera Maya mexicana, tornando-as inestéticas e acompanhadas de um cheiro nauseabundo.

A quantidade de sargaço que chega e os meses em que aparece variam de ano para ano e são muito difíceis de prever: normalmente, a época vai de abril a agosto, mas, por exemplo, em 2023, começou a aparecer logo em fevereiro.

O governo mexicano e as empresas/hotéis têm várias iniciativas para tentar mitigar os efeitos do sargaço, tais como a limpeza das praias ou mesmo a instalação de redes/barreiras anti-sargaço no mar, mas não são 100% eficazes, pelo que é melhor evitar os meses com maior risco de sargaço se o seu objetivo é viajar para a Riviera Maya para desfrutar das praias.

Se quiser verificar o estado atualizado das diferentes praias da Riviera Maya, existe uma página no Facebook chamada Red de Monitoreo del Sargazo de Quintana Roo, que atualiza frequentemente os dados. Também recomendamos a pesquisa de histórias do Instagram por localização para ver imagens em “tempo real” das praias que planeia visitar.

Sargaço na Playa 72, em Playa del Carmen, em abril. (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Procura turística em Playa del Carmen

As alturas de maior procura turística (e, por conseguinte, quando encontrará mais pessoas, filas mais longas, preços mais caros e mais dificuldades para chegar aos restaurantes ou locais mais famosos) são:

  • verão (junho a outubro): para além de ser a época das férias escolares em muitos países e de aumentar a procura (e os preços), é a época das chuvas.
  • Páscoa (março/abril)
  • Feriados (novembro, dezembro)
  • Natal e Ano Novo

Por isso, recomendamos que evite estas datas se quiser desfrutar da cidade a um ritmo mais calmo e com melhores preços de alojamento.

No Randomtrip fomos a Playa del Carmen no Natal e a verdade é que os preços estavam mais altos do que nas semanas anteriores e tivemos dificuldade em encontrar lugar em certos restaurantes. Se for nestas datas, recomendamos que reserve o seu alojamento com antecedência (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Festas importantes em Playa del Carmen

Se quer estar em Playa del Carmen para as maiores festas do ano, não perca esta oportunidade:

  • Carnaval (fevereiro): desfiles e espetáculos que recriam a riqueza cultural da península de Yucatán. Há também tendas de comida local, jogos e concertos ao ar livre.
  • Equinócio de primavera/outono em Chichen Itza (março e setembro): a duração do dia e da noite são iguais e observa-se uma ilusão ótica na parede lateral da pirâmide, que, sob a forma de uma serpente, desce até à cabeça esculpida na base do templo. Todos os anos, milhares de turistas e habitantes locais vão até à Maravilha do Mundo para desfrutar do fenómeno
  • Viagem Sagrada Maia (maio): recriação de uma antiga tradição maia em que os canoístas partem de Xcaret em direção à ilha de Cozumel (santuário da deusa Ixchel), em canoas de madeira esculpidas à mão e vestidos com trajes tradicionais.
  • Solstício de verão (junho): 21 de junho, o dia mais longo do ano, é o dia que os Maias consideravam trazer abundância e fertilidade. Atualmente, a Cerimónia do Fogo é celebrada em diferentes partes da Riviera Maia, também em Playa del Carmen.
  • Feira del Carmen (julho): festival mexicano dedicado à Virgen del Carmen, padroeira dos pescadores e marinheiros, onde durante 10 dias se realizam vários eventos e atividades, como danças folclóricas, exposições de arte, bancas de artesanato e comida local.
  • Ano Novo Maia (julho): o ano maia começa a 26 de julho e termina a 24 de julho, pelo que 25 de julho é considerado um dia a dedicar à reflexão, meditação e purificação do espírito, com festividades que incluem comida, dança e música típica maia.
  • Independência do México (setembro): No dia 15 de setembro, celebra-se a independência do país, e multidões de pessoas juntam-se nas praças para dar o “grito da independência”. Depois do grito no Palácio Municipal, os restaurantes, bares e discotecas aproveitam esta ocasião para organizar atividades e festas durante toda a noite em Playa del Carmen.
  • Celebrações do Dia dos Mortos (31 de outubro, 1 e 2 de novembro): Embora a Península de Yucatán não seja a região do país com as tradições mais enraizadas do Dia dos Mortos, poderá assistir a algumas celebrações em Playa del Carmen (mais orientadas para os turistas). Se for a Playa del Carmen no final de outubro ou início de novembro, veja esta excursão que o leva a Valladolid e a um cenote, sagrado para os Maias, para viver estes dias especiais.
  • Festival da Fundação Playa del Carmen (14 de novembro): atividades culturais e desportivas na cidade
  • Riviera Maya Jazz Fest (novembro): festival de jazz de entrada livre que se realiza todos os anos no final de novembro e início de dezembro em Playa del Carmen.
  • Natal (últimas 2 semanas de dezembro): é cada vez mais comum e apelativo ir passar o Natal (aproveitando as férias das crianças) às Caraíbas, pelo que há normalmente mais turistas nesta altura do ano.
  • Véspera de Ano Novo (31 de dezembro) e dia de Ano Novo (1 de janeiro)
No Randomtrip, vivenciámos as celebrações do Dia dos Mortos em Chiapas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Resumo: Os Melhores meses para visitar Playa del Carmen

Com base no que precede, se pretende visitar Playa del Carmen com menos gente, bom tempo e preços razoáveis (exceto nas semanas de grande procura turística), os melhores meses são novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, sendo março a maio também uma boa altura, embora mais quente e com maior probabilidade de sargaço.

No Randomtrip passámos o Natal na Riviera Maya. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como chegar a Playa del Carmen

Existem muitos voos internacionais diretos para Cancún, pelo que recomendamos que utilize comparadores de voos como o Skyscanner e o Kiwi e que seja flexível quanto às datas para obter o melhor preço possível.

Playa del Carmen fica a pouco mais de uma hora de carro da cidade de Cancún, pelo que é fácil lá chegar:

  • De táxi: esta é provavelmente a opção menos económica, embora, se for um grupo de 3 ou 4 pessoas, possa valer a pena, pois leva-o diretamente do seu alojamento para Playa del Carmen.
  • Num carro alugado: alugar um carro é uma excelente forma de evitar estar dependente dos transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer, uma vez que há muita confusão sobre os diferentes tipos de seguro no México, para evitar surpresas quando for levantar o carro. No Randomtrip alugámos um carro que levantámos e devolvemos no aeroporto de Cancún.
  • De autocarro: qualquer um dos autocarros ADO que circulam ao longo da estrada federal 307, que liga Cancún a Tulum, pode deixá-lo em Playa del Carmen. Existem dois terminais ADO em Playa del Carmen (o alternativo e o turístico, sendo o terminal turístico o mais próximo da praia), e há autocarros de Cancún para ambos. Pode comprar bilhetes online aqui
El Portal Maya, símbolo da Riviera Maya em Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como ir do aeroporto de Cancún para Playa del Carmen

Se chegar ao aeroporto de Cancún e quiser ir diretamente para Playa del Carmen sem passar pela cidade de Cancún, também é possível:

  • De autocarro: A empresa de autocarros ADO faz a ligação entre o aeroporto e Cancún e Playa del Carmen. O autocarro ADO parte de todos os terminais do aeroporto e leva-o diretamente para Playa del Carmen, sai aproximadamente a cada 30 minutos entre as 7:00 e as 23:00 e custa 250 MXN (pode comprar bilhetes online aqui).
  • De Táxi/Uber: Apenas os táxis oficiais podem ser alugados no aeroporto, o Uber não é permitido. Os táxis para Playa del Carmen custam entre 800 e 1000 MXN.
  • Transfer privado: se preferir, pode contratar um transfer privado do aeroporto para o seu alojamento em Playa del Carmen, de modo a que este esteja à sua espera quando chegar ao aeroporto. Contratámos este serviço na nossa chegada a Cancún para Puerto Morelos, e funcionou perfeitamente. O veículo de 6 lugares do aeroporto de Cancún para Playa del Carmen custa cerca de 1300 MXN, pelo que pode ser uma opção económica se forem várias pessoas.
  • De carro alugado: se vai visitar vários locais na Riviera Maya ou na Península de Yucatán, pode ser uma boa opção alugar um carro para não ter de depender de transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer, uma vez que existe muita confusão sobre os diferentes tipos de seguro no México, para evitar surpresas quando for levantar o carro. No Randomtrip alugámos um carro que levantámos e devolvemos no aeroporto de Cancún.
A limpeza, a cor, a qualidade e a qualidade gratuita das praias de Playa del Carmen surpreenderam-nos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Preciso de visto para viajar para o México?

Com o passaporte português não é necessário solicitar um visto. Quando chegar ao México, basta apresentar o seu passaporte válido para a duração da sua viagem e, consoante a data de partida, ser-lhe-á concedido um prazo máximo de 180 dias.

O México não exige que o seu passaporte tenha uma validade mínima de 6 meses, embora algumas companhias aéreas o exijam por vezes, pelo que o ideal é que assim seja.

Há alguma vacina obrigatória para viajar para o México?

Não existem vacinas obrigatórias para viajar para o México. Pode ver aqui as vacinas recomendadas. Em todo o caso, recomendamos que visite a Consulta do Viajante antes da sua viagem.

Mariachis ao pôr do sol na praia principal (e homónima) de Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Quantos dias passar em Playa del Carmen

Pelo menos um dia para visitar algumas das suas praias, embora dois dias seja o ideal para visitar várias delas e desfrutá-las. Playa del Carmen pode ser uma excelente base para explorar outras partes da Riviera Maya ou mesmo como um destino de praia, se estiver à procura de umas férias “sem fazer nada”, e para isso pode ficar quantos dias quiser.

Nesta secção, partilhamos roteiros específicos de Playa del Carmen para o ajudar a organizar a sua viagem.

Seguro de viagem para o México

Sabe o que nunca pode faltar na sua mochila? Um bom seguro de viagem! No Randomtrip contratámos o seguro Iati Estrela na nossa viagem de 6 meses ao México porque é o seguro internacional mais completo. No entanto, existem várias opções com vários tipos de cobertura, basta ver qual se adapta melhor às suas necessidades.

Além da assistência médica caso algo aconteça em terras mexicanas, o seguro também tem cobertura quando entrar em modo aventura em caminhadas, caiaque, snorkeling e mergulho (a menos de 20 metros de profundidade, para mais profundidade, faça um seguro específico para mergulho). Além disso, se acontecer algo com sua bagagem (dano, roubo, atraso na entrega ou extravio) ou se o seu voo for cancelado ou atrasado (ou até, por atraso, perder uma conexão), a Iati também ajuda.

Leia atentamente as condições de cada apólice e contrate o seguro que melhor se adapta às suas necessidades. No Randomtrip oferecemos-lhe um desconto de 5% só por ser Randomtripper, basta fazê-lo através deste link e o desconto será aplicado!

O que visitar e fazer em Playa del Carmen

Para facilitar o planeamento das suas viagens em redor de Playa del Carmen, dividimos os locais em 3 zonas: Playa del Carmen, arredores de Playa del Carmen e Lugares na Riviera Maya que pode visitar a partir de Playa del Carmen, como base.

Mapa de Playa del Carmen

Como lhe dissemos, dividimos os locais em três zonas (Playa del Carmen, Arredores e Lugares na Riviera Maya que pode visitar a partir de Playa del Carmen) e colocámos cada zona com uma cor diferente para facilitar a sua identificação. Tudo isto num mapa do Google Maps que pode levar consigo no seu smartphone para utilizar durante a sua viagem.

Quinta Avenida

A Quinta Avenida é uma avenida pedonal, com um par de quilómetros de comprimento, onde se concentra grande parte da oferta comercial e do entretenimento para turistas e é o ponto de referência para nos localizarmos no centro da cidade. Corre paralelamente ao mar, por isso, enquanto se esquiva das luzes de néon berrantes, bares com decibéis elevados a tocar as músicas do verão (ou de verões passados para nostálgicos estadounidenses), lojas de moda rápida e de souvenirs kitsch, e vários franchising de restaurantes multinacionais (que nos fazem duvidar se ainda estamos no México), podemos relaxar os olhos (e a mente) no azul turquesa que espreita ao fundo da rua entre quarteirões.

Quinta Avenida (entre a rua 12 e a 14) numa zona mais calma, de manhã (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Não estamos aqui para iludir ninguém, Randomtripper, e a verdade é que achámos a Quinta Avenida uma autêntica aberração (vai melhorando à medida que nos afastamos do Parque dos Fundadores). Sempre que a pisávamos para entrar ou sair da praia, sentíamo-nos como se estivéssemos a nadar contra a maré no meio de uma enchente de pessoas com pressa para se relaxarem, onde a curiosidade sobre o país (e as pessoas) onde se encontram provavelmente se afogou na última margarita do happy hour. O tipo de turismo para o qual a Quinta Avenida (e Playa del Carmen no geral) está vocacionada, vai muito de encontro ao que consideramos que está errado na forma de fazer turismo, um turismo de massas de consumo rápido que usa e abusa dos recursos, deixando muito pouco em troca para o local que visita (e sobretudo para a sua população local).

Quinta Avenida (entre as ruas 8 e 10) numa zona mais movimentada, à noite (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Mas a verdade é que a Quinta Avenida reflete a alma de Playa del Carmen e, embora não o aconselhemos a ficar aqui se pretende descansar, recomendamos que a atravesse, pelo menos uma vez durante o dia e uma vez à noite, para sentir o ritmo do centro (em que se tornou) da cidade.

Rua 2 Nte, uma das perpendiculares à Quinta Avenida onde se pode relaxar o olhar e a mente no mar azul-turquesa, Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Parque dos Fundadores e o Portal Maia

O Parque de los Fundadores é o coração da cidade. Situada entre a Quinta Avenida e o Mar das Caraíbas (mais especificamente, a Praia dos Fundadores), esta praça alberga a famosa escultura do Portal Maia, a escultura mais emblemática da cidade e que se tornou um ícone da Riviera Maya.

O emblemático Portal Maia de Playa del Carmen, símbolo da Riviera Maya. (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A obra de arte tem 16 metros de altura e é feita de 60 toneladas de bronze em que duas figuras, uma masculina empurrada por uma espiral de vento e uma feminina empurrada por uma espiral de água, formam um arco. O portal inclui também vários elementos da cultura maia, como os anéis do Jogo da Bola, presentes na maioria dos sítios arqueológicos que visitará na Riviera Maya. Foi criado pelo artista mexicano Arturo Tavares Padilla e foi inaugurado a 21 de dezembro de 2012, uma data em que algumas pessoas temiam o fim do mundo, representando a esperança do início de uma nova era.

Já reparou em tudo o que compõe o conhecido Portal Maia? (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

O nome “Parque de los Fundadores” vem desde que os primeiros colonos maias se estabeleceram aqui, no que foi outrora uma “Villa de Pescadores” (Aldeia de Pescadores). Foi o primeiro ponto de encontro das comunidades e o primeiro centro da cidade, quando Playa del Carmen ainda não era um importante destino turístico, mas uma humilde aldeia de pescadores. O dia 14 de novembro de 1902 é considerado como a data de fundação de Playa del Carmen devido ao primeiro documento oficial em que Playa del Carmen é mencionada com esse nome.

29 nomes de fundadores gravados nos bancos do Parque dos Fundadores (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

Se olhar com atenção, verá vários nomes gravados nos bancos espalhados pela praça: é uma homenagem aos primeiros 29 residentes de Playa del Carmen, que para honrar a padroeira dos pescadores e marinheiros, a Virgen del Carmen, construíram uma pequena capela em sua honra, a capela de Nuestra Señora del Carmen, que também pode ver na praça e cuja grande festa em sua honra é celebrada em julho.

A Capela de Nuestra Señora del Carmen no Parque dos Fundadores (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

No centro da praça há também um quiosque que antigamente era um poço de água doce para os habitantes da antiga aldeia piscatória.

Nesta praça vê-se movimento a qualquer hora do dia e durante a maior parte da noite, pois além da movimentada Quinta Avenida começar aqui, a estação de autocarros ADO e a doca do ferry para Cozumel, de onde milhares de pessoas partem e regressam todos os dias, especialmente durante as épocas de maior afluência turística, também estão muito próximas.

O parque Los Fundadores, os ferries que o levam à ilha de Cozumel e a praia de Fundadores (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Além disso, ao pôr do sol, é possível assistir à dança e à oferenda azteca diária, com percussão e trajes típicos pré-hispânicos, e ao incrível espetáculo dos voladores de Papantla, um ritual espetacular que vimos sempre que pudemos em várias partes da península de Yucatán.

À noite, há frequentemente espetáculos ao ar livre sob o Portal Maia, que vão desde música, acrobacias, malabarismo com fogo e até mesmo espetáculos de dança.

Voladores de Papantla no Parque de los Fundadores em Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Praias de Playa del Carmen

A limpeza, a cor, a qualidade e o acesso gratuito das praias de Playa del Carmen surpreenderam-nos positivamente. Em Playa del Carmen tem várias opções de praias com acesso livre para desfrutar do mar.

Uma das razões pelas quais Playa del Carmen é uma excelente base para explorar a Riviera Maya é devido às suas praias gratuitas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Agora, quando planear a sua visita a Playa del Carmen, tenha em atenção o sargaço, uma macroalga flutuante que se move de acordo com as correntes e que costuma aparecer entre abril e outubro, embora, como tudo o resto, dependa do ano. É um problema que afeta várias zonas das Caraíbas mexicanas, invadindo as margens das praias e mudando a paisagem de uma praia de postal para uma menos apelativa. Leia mais na secção do guia Quando ir a Playa del Carmen.

Aqui estão as diferentes opções de praias que pode visitar em Playa del Carmen

Playa del Parque de Fundadores (ou Playa Fundadores) e Playa del Carmen (ou praia principal)

Sendo a praia logo atrás do Portal Maya e onde se encontra a doca do ferry para Cozumel, a Playa Fundadores não é exatamente uma praia tranquila. A homónima praia principal de Playa del Carmen estende-se até ao Muelle de Constituyentes (Doca dos Constituintes) e a pequena praia com o mesmo nome.

Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

É normalmente uma das praias mais concorridas e não é o melhor local para estender a toalha e relaxar mas sim para contemplar o azul do Mar das Caraíbas, tomar uma bebida debaixo de uma das suas palapas (bares de praia) ou dar um mergulho rápido antes, ou depois, de assistir a um espetáculo no Parque de los Fundadores.

Playa del Carmen e Bar Fusion (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O acesso é muito fácil, a partir do próprio Parque de Fundadores, não há como se perder.

Praia dos Fundadores atrás do Portal Maya. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Playa Mamitas

Playa Mamitas é uma bela praia de areia fina e branca, de acesso público, mas infelizmente os clubes de praia invadiram-na com espreguiçadeiras, pelo que há menos areia para estender a toalha. Se estiver interessado em passar o dia, quando lá fomos, estavam a cobrar 800 pesos pela utilização das espreguiçadeiras e do guarda-sol.

Playa Mamitas, Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O acesso faz-se pela Rua 28.

Playa 38

A Playa 38 é outra praia com acesso livre e muito espaço para estender a sua toalha, guarda-sol e trazer as suas bebidas e comida para o dia.

Playa 38, Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O acesso faz-se, como o nome indica, pela Rua 38.

Playa Pelícanos

A Playa Pelícanos é uma praia muito bonita, embora bastante concorrida, e também conhecida por ser uma praia inclusiva (tem acesso para pessoas com diversidade funcional) e com bandeira azul.

Playa Pelícanos, Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O acesso faz-se a partir da Rua 44.

Playa 72

Quanto mais nos afastamos do centro de Playa del Carmen, mais fácil é encontrar menos gente nas praias, que são igualmente espetaculares, se não mesmo mais. A Playa 72 é uma excelente escolha. É uma das poucas praias onde são permitidos animais de estimação, pelo que é comum encontrar aqui pessoas com os seus animais.

Entrada à Playa 72 (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O acesso faz-se, como o nome indica, pela Rua 72.

Playa 88

Imediatamente a seguir à 72, encontra-se a praia 88 (pode caminhar de uma para a outra ao longo da areia), com casas de banho, vestiários e chuveiros à entrada (paga-se 5 pesos).

Playa 88, Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O acesso é, como o nome indica, a partir da Rua 88.

Playa Punta Esmeralda

A Playa Punta Esmeralda é uma praia pública onde costumam ir muitos habitantes locais. Tem a particularidade de ter um pequeno cenote, cujas águas correm diretamente para o mar, o que a torna uma praia única devido à mistura de água doce e água do mar.

Punta Esmeralda (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Punta Esmeralda (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Precisamente devido a este ambiente único, à sombra proporcionada pelas palmeiras e árvores junto ao cenote, à pouca profundidade da água e às pequenas piscinas naturais que se formam entre o cenote e o mar, é uma praia que faz a delícia das crianças e é frequentada por muitas famílias.

Punta Esmeralda (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O acesso faz-se pela Calle Esmeralda

Playacar: praia, resorts e as ruínas secretas de Xaman-Hà

Playacar é uma praia linda onde se encontram alguns dos resorts mais exclusivos de Playa del Carmen, como o Palmaïa The House of AïA (resort de luxo com piscinas, spa e centro de beleza), o Viva Azteca by Wyndham ou o Royal Hideaway Playacar (com a sua piscina infinita e solário de dois níveis).

Playa Playacar e o resort exclusivo Palmaïa The House of AïA (foto de Booking)

Muito perto desta praia encontram-se as “ruínas secretas de Xaman-Hà“, cujo nome significa “água do norte” devido à sua localização junto ao mar. A pequena zona arqueológica tem três edifícios escondidos entre a natureza caribenha, dos quais se sabe que as populações maias que aqui viveram no período pré-clássico, entre os anos 1200 e 1500, realizavam atividades religiosas e comunitárias.

A entrada é gratuita e a melhor maneira de chegar ao sítio arqueológico é a pé ou de bicicleta.

Street Art em Playa del Carmen

Outra das coisas para fazer em Playa del Carmen, é perder-se nas suas ruas em busca de arte de rua, para tirar fotografias ou simplesmente para apreciar estas obras de arte.

Mural de Jimena Goyes no Bajo Cafe-Quinta (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Museu Frida Kahlo da Riviera Maya

Embora a famosa Casa Azul, onde Frida Khalo nasceu e viveu a maior parte da sua vida, se situe no bairro boémio de Coyoacán, na Cidade do México, isso não significa que não se possa aprender mais sobre a pintora mexicana mais famosa do mundo em Playa del Carmen.

No meio da Quinta Avenida, em Playa del Carmen, encontra-se o Museu Frida Kahlo Riviera Maya, um pequeno museu com várias peças interativas onde se pode aprender sobre a vida e obra desta artista icónica.

Imagem da página de facebook do Museu Frida Khalo da Riviera Maya.

O museu também realiza várias atividades, como workshops para crianças, por isso, se viajar em família, fique atento à conta de instagram ou à página de facebook do museu, para ver se o programa interessa quando estiver em Playa del Carmen.

Horário de abertura: de segunda a sexta-feira entre as 10:00h e as 20:00h. No entanto, o último acesso é às 19:00 horas.

Preço: 320 pesos/adultos e 50 pesos/crianças com menos de 11 anos. Entrada gratuita para crianças com menos de 5 anos. Compre aqui o seu bilhete para o Museu Frida Khalo em Playa del Carmen.

Fazer Mergulho em Playa del Carmen

Playa del Carmen é um destino ideal para fazer mergulho porque aqui, em plena península de Yucatán, é possível fazer alguns mergulhos únicos no mundo, como mergulhar num cenote!

Imagem de Luca Bacchetta (o divemaster especializado em Cave Diving com quem Inês mergulhou em Playa del Carmen) a mergulhar num cenote. Fotografia tirada por Esther White Underwater Photography e fornecida por Luca Bacchetta ao Randomtrip apenas para este efeito. Todos os direitos reservados.

Em Playa de Carmen, a Inês mergulhou com a Good Vibes Diving e só os podemos recomendar pois fazem jus ao seu nome: good vibes constantes desde o momento em que se chega ao centro de mergulho até à hora da despedida e, muito importante, sem comprometer o profissionalismo, o cuidado e o equipamento em excelentes condições.

Fiz dois mergulhos em dois cenotes, no cenote Chac-Mool e no cenote Kukulkan e foi uma experiência incrível.

O nosso divemaster foi o Luca Bacchetta, um mergulhador muito experiente especializado em Cave Diving e posso dizer, honestamente, que foi um dos melhores briefings que já tive antes de um mergulho. O Luca até nos deu um “briefing visual”, à superfície, mostrando o percurso que faríamos, faciltando imensa informação sobre cenotes e mudando a nossa perceção, não só do cenote enquanto mergulhávamos, mas também da superfície da península de Yucatán, aprendendo muito mais que só sobre o mergulho.

O Luca a informar-nos antes de mergulharmos no cenote (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Sendo um mergulho único e sendo a minha a primeira vez a mergulhar num cenote (e não em mar aberto onde quando olhamos para cima vemos a superfície), estava um pouco apreensiva no início, mas o Luca explicou o percurso e as especificidades de cada mergulho com grande pormenor, respondeu às nossas perguntas e contagiou-nos com a sua paixão pelos cenotes.

A entrada do cenote (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Mais do que um mergulho, senti que foi uma autêntica excursão onde aprendemos e onde nos divertimos muito, por isso, se for um mergulhador/a certificado/a com alguma experiência, não duvide em aventurar-se nesta aventura única.

Imagem de Luca Bacchetta (o divemaster especializado em Cave Diving com quem Inês mergulhou em Playa del Carmen) a mergulhar num cenote. Fotografia tirada por Esther White Underwater Photography e fornecida por Luca Bacchetta ao Randomtrip apenas para este efeito. Todos os direitos reservados.

Para além dos cenotes, há outros mergulhos interessantes que pode fazer a partir de Playa del Carmen, como o famoso mergulho com tubarões-touro (no inverno) ou mesmo ir a Cozumel, um paraíso no fundo do mar.

Reserve seu mergulho com tubarões-touro ou em Punta Maroma(Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Se quiser desfrutar dos cenotes, algo único, mas não se atreve a mergulhar, por que não o faz com snorkel?

Cenotes, fontes de vida e entrada para o submundo dos Maias (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

O que visitar e fazer nos Arredores de Playa del Carmen

Playa Xpu-Ha

Situada a 30 minutos a sul de Playa del Carmen, a praia de Xpu-Ha é considerada uma das mais belas praias da Riviera Maya. O seu nome vem do maia “estuário entre duas águas” e as suas águas pouco profundas são muito apetecíveis.

Praia de Xpu-Ha. Foto de laplayaxpuha.com

Com pequenas ondas, águas azul-turquesa e areia fina e branca, seria um paraíso se não fosse o facto de ser uma praia bastante concorrida, sobretudo na época alta, e pelo facto de ser paga…

Praia de Xpu-Ha. Foto de laplayaxpuha.com

Embora as praias sejam uma zona federal, e portanto, de livre acesso, a estrada para chegar à praia de Xpu-Ha não o é, e como tal, para aceder à praia é necessário pagar 100 pesos para percorrer um dos dois caminhos de aproximadamente 1 km de distância. Esta taxa de entrada, inclui o acesso às casas de banho, chuveiros e estacionamento, mas não inclui bebidas nem espreguiçadeiras (estas, terá de pagar à parte se as quiser alugar). O restaurante tem música ao vivo todos os dias a partir das 14:30h.

Praia de Xpu-Ha. Foto de laplayaxpuha.com

Pagar para ir à praia foi algo que nos chocou bastante, pois é uma prática comum em Tulum (onde é praticamente impossível ir à praia sem pagar) mas algo a que não estávamos habituados nesta parte mais a norte das Caraíbas mexicanas.

Como chegar a Playa Xpu-Ha a partir de Playa del Carmen:

  • De táxi: esta é provavelmente a opção menos económica, embora, se for um grupo de 3 ou 4 pessoas, possa valer a pena, pois leva-o diretamente do seu alojamento para o sítio arqueológico sem paragens.
  • Num carro alugado: alugar um carro é uma excelente forma de evitar estar dependente dos transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer, porque no México há muitos problemas com os diferentes tipos de seguro, para evitar uma surpresa quando for levantar o carro. Há estacionamento na praia de Xpu-Ha
  • De transportes públicos: autocarro para Tulum a partir de Playa del Carmen (Avenida 20 con Calle 2) e pedir ao motorista que o deixe na praia de Xpu-Ha.
Praia de Xpu-Ha. Foto de laplayaxpuha.com

Playa Xcalacoco

A apenas 10 minutos de Playa del Carmen, a praia de Xcalacoco (em maia significa “cocos gémeos”), uma praia conhecida pela qualidade e limpeza da sua água.

É uma praia ideal para passar o dia, uma vez que não fica na cidade, pelo que é menos concorrida e movimentada, mas também não está longe de Playa del Carmen e é fácil lá chegar num curto espaço de tempo. Há todo o tipo de serviços na praia, desde bares e clubes de praia onde se pode comer e beber, guarda-sóis e até uma palapa para massagens.

Praia de Xcalacoco. Foto de México Desconocido

É uma praia que normalmente não tem muito sargaço devido às barreiras de quebra-mar que foram instaladas para manter uma ondulação suave, mas que ao mesmo tempo funcionam como uma barreira contra o sargaço (a famosa macroalga flutuante que normalmente invade as praias das Caraíbas de abril a outubro).

Como chegar a Playa Xcalacoco a partir de Playa del Carmen:

  • De táxi: esta é provavelmente a opção menos económica, embora, se for um grupo de 3 ou 4 pessoas, possa valer a pena, pois leva-o diretamente do seu alojamento para a praia sem paragens.
  • Num carro alugado: alugar um carro é uma excelente forma de evitar estar dependente dos transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer porque no México há muitos problemas com os diferentes tipos de seguro, para evitar uma surpresa quando for levantar o carro. O estacionamento está disponível na praia de Xcalacoco.
  • De transportes públicos: autocarro para Cancún a partir de Playa del Carmen, pedir ao motorista que o deixe em “la coca” (o armazém da Coca-Cola) e caminhar um pouco mais de 2 km até à praia.

Playa Xcacel, Santuário das Tartarugas

Chegar à praia de Xcacel foi uma surpresa incrível! Fica a cerca de 40 minutos a sul de Playa del Carmen e é um paraíso completo: areia branca e fina, águas azul-turquesa protegidas pelo recife de coral, sem vendedores nem serviços e, pelo menos de momento, com pouca gente.

Praia de Xcacel, uma grande surpresa (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Devemos este paraíso à população local, que se uniu para proteger a zona quando esta foi vendida, como tantas outras zonas costeiras da Riviera Maya, para a construção de hotéis (que privatizam a praia e não permitem o acesso à mesma a não ser que se fique no seu hotel).

Acesso à praia de Xcacel (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Neste caso, parece que o governador da altura vendeu a praia ao grupo Meliá (de Espanha) e a outros promotores imobiliários; sendo na altura uma das praias da zona onde a população local podia ir livremente, a população considerou isso uma ofensa e juntou-se para impedir o projeto e proteger a zona. Pode ler algumas informações sobre o projeto aqui.

Praia de Xcacel (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A importância desta praia reside também no facto de ser uma das zonas de nidificação das tartarugas marinhas (das 7 espécies que existem no mundo, todas em perigo de extinção, 6 estão presentes aqui na costa mexicana). Por esta razão, a praia faz parte atualmente de uma Área Natural Protegida e é um Santuário de Tartarugas, razão pela qual é dada prioridade às tartarugas, e as áreas da praia são fechadas de acordo com a estação do ano para proteger os seus ovos.

Quando visitámos a praia, havia zonas fechadas para a desova das tartarugas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Isto implica também um controlo e uma vigilância do acesso, que é pago (com preços simbólicos para a população local), com os seguintes preços (no nosso caso como estrangeiros, 110 MXN por pessoa):

Taxas de acesso à praia de Xcacel para 2024 (Fonte)

Para a sua visita, não se esqueça de levar muita água (é proibido levar comida e álcool, embora, se levar comida, seja permitido comê-la nas mesas à entrada, antes de chegar à praia), proteção solar (não há sombras na praia), toalha e fato de banho, óculos de sol e o seu equipamento de snorkelling (o recife não fica longe, e pode ver pequenos peixes e, com sorte, uma tartaruga).

Taxa de acesso à praia de Xcacel:

  • Estrangeiros: 110 pesos
  • Mexicanos: 58 pesos
  • Residentes de Quintana Roo: 33 pesos
  • Locais em cidades próximas (Chemuyil, Tulum, Akumal): 13 pesos

Horário da Praia Xcacel:

  • Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 16:00 (tem de deixar a praia às 15:45h).
As maravilhosas águas da praia de Xcacel (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como chegar à Praia Xcacel:

  • Com o seu próprio veículo: basta colocar no GPS este ponto e conduzir até ao local (é fácil, basta seguir a autoestrada federal 307, o cruzamento para Xcacel fica a cerca de 15 minutos a norte de Tulum). O acesso não é pavimentado e embora esteja em boas condições, conduza com cuidado. Existe um parque de estacionamento em Xcacel incluído na taxa de entrada.
  • De combi a partir de Playa del Carmen: qualquer uma das combis (carrinhas que funcionam como transporte local) que passam ao longo da estrada principal (estrada federal 307) para sul, pode deixá-lo no cruzamento, para isso basta aguardar na estrada e sinalizar para parar as que vir (há muitas a passar e raramente tem de esperar muito tempo). É necessário atravessar a estrada – que tem 2 faixas de rodagem de cada lado e uma velocidade máxima de 100km/h – por isso, tenha cuidado ao atravessar. É preciso andar um pouco para a direita do cruzamento para atravessar na zona onde não existe uma barreira central alta a separar as faixas de rodagem. Para regressar, deve fazer o mesmo na direção oposta.
  • De táxi a partir de Playa del Carmen: também tem a opção de apanhar um táxi, embora seja muito mais caro e tenha de combinar uma recolha a uma hora específica ou guardar o número de telefone para ligar e ser recolhido.
Chegada à praia de Xcacel (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Cenotes perto de Playa del Carmen

Estima-se que existam cerca de 8000 cenotes na Península de Yucatán, por isso, onde quer que esteja, haverá um por perto para explorar e em Playa del Carmen há bastantes. Os cenotes são cavernas cheias de água ligadas por rios subterrâneos e existem cenotes abertos, semi-abertos e subterrâneos. Para os Maias, os cenotes eram considerados fontes de vida e uma entrada para o submundo.

Antes de visitar um cenote, ative o seu modo de turista responsável e lembre-se:

  • Não usar protetor solar ou repelente de mosquitos antes de entrar no cenote para melhor o preservar (e à vida que nele vive);
  • Não deixe lixo (e se o encontrar, apanhe-o), especialmente se trouxer algo para comer (na maioria dos cenotes é permitido comer);
  • Visite o cenote durante a semana e cedo ou ao fim do dia (se possível) para evitar as multidões de pessoas que têm um impacto negativo. A maior afluência de pessoas nos cenotes verifica-se normalmente aos fins-de-semana (especialmente aos domingos) e entre as 10:00h e as 15:00h.
  • Traga o seu próprio kit de snorkel (embora na maioria dos casos possa alugar) e uma câmara à prova de água para registar as suas aventuras nos cenotes (no Randomtrip temos uma Gopro Hero 12 Black).

Aqui falamos-lhe dos principais cenotes que pode visitar facilmente a partir de Playa del Carmen. Se não tiver muito tempo e quiser visitar vários cenotes num só dia, nesta excursão a partir de Playa del Carmen pode visitar 3 cenotes (um dos quais é privado) e também inclui comida vegetariana. Clique aqui para mais detalhes e reserve com antecedência, se estiver disposto a isso.

Cenote Chaak Tun

A apenas 10 minutos de Playa del Carmen, o cenote Chaak Tun, anteriormente conhecido como “Cuevas Las Brujas”, é um cenote subterrâneo e o seu nome deriva do maia “Chac”, que significa Chuva, e “Tun”, Pedra, ou seja, chuva de pedra ou água que sai da pedra. Faz parte do rio subterrâneo Sac Actún e as suas águas são cristalinas e albergam uma grande biodiversidade.

Percebe-se de onde vem o nome do cenote, não é? Foto de chaaktun.com.mex

É um cenote muito bonito, bastante concorrido e visitado em várias excursões, com uma exposição de labirintos e formações rochosas onde se podem contemplar as estalactites, estalagmites e colunas acima e abaixo da água.

Cenote Chaak Tun. Foto de chaaktun.com.mex
Cenote Chaak Tun. Foto de chaaktun.com.mex

O cenote tem três grutas que podem ser visitadas: a gruta de Pixan (uma pequena gruta onde o teto ruiu e através da qual se acede ao cenote por meio de escadas), a gruta de Xibalbá (muito maior, anteriormente utilizada para rituais e sacrifícios maias) e, finalmente, a gruta de Aluxes.

Não é possível visitar as grutas do cenote por conta própria, mas sim numa visita guiada que pode ser reservada com antecedência aqui.

Cenote Chaak Tun. Foto de chaaktun.com.mex

Como chegar a partir de Playa del Carmen: De táxi; de coletivo para norte a partir de Playa del Carmen (estrada federal 307, pedir ao motorista que o deixe na paragem mais próxima do cenote Chaak Tun e caminhar alguns minutos); ou no seu carro alugado (uma excelente opção para não depender de transportes), pois tem estacionamento.

Horário de abertura: de segunda a sábado das 9:00h às 15:00h e aos domingos das 9:00h às 13:00h.

Preço: $50/adulto; $32/criança e inclui acesso ao cenote, utilização do equipamento obrigatório (kit de snorkel, lanterna aquática, fato de mergulho e colete salva-vidas), cacifo para guardar os seus pertences e guia turístico (que o levará na visita e lhe contará mais sobre a história e a geologia do local). Reserve aqui a sua visita guiada ao cenote Chaak Tun

Cenote Chaak Tun. Foto de chaaktun.com.mex
Parque Chikin-Ha, três cenotes numa só visita

A 25 km de Playa del Carmen encontra-se o parque Chikin-Ha onde é possível visitar 3 cenotes numa só visita. O que dá nome ao parque, Chikin-Ha, é um cenote semi-aberto e um dos mais procurados por quem quer mergulhar devido ao seu sistema de grutas interligadas. Tem duas entradas e uma profundidade de até 15 metros.

Cenote Chikin-Ha. Foto de chikinha.com.mx

O Cenote X’Tabay é um cenote pouco profundo e aberto (entre 2 e 8 metros de profundidade), ideal para a prática de snorkeling, onde se destaca a sua fauna e flora. Aqui, é muito provável que encontre uma tartaruga! Existe também uma tirolesa que atravessa o cenote.

Finalmente, o cenote Taak-Bil-Ha, um cenote para cerimónias maias (incluído na visita, não na taxa de entrada geral) e mergulho, pelo que não é possível nadar neste cenote. Pode entrar para o ver e tirar fotografias, uma vez que se destaca o ilhéu com árvores no centro.

Cerimónia maia no Cenote Chikin-Ha. Foto de chikinha.com.mx

Como chegar a partir de Playa del Carmen: De táxi; de autocarro para Tulum a partir de Playa del Carmen (Avenida 20 com Calle 2, peça ao motorista para o deixar no cenote Chikin-Ha e caminhe um quilómetro e meio); ou no seu carro alugado (uma excelente opção para não depender de transportes), pois tem estacionamento gratuito.

Horário de abertura: Todos os dias das 9:00h às 16:00h

Preço: A entrada geral para os 3 cenotes é de 350 pesos/pessoa (entrada gratuita para crianças com menos de 3 anos). Se quiser alugar equipamento de snorkelling, o preço é de 50 pesos. Se quiser fazer uma excursão de 2 horas que inclui uma cerimónia maia, uma visita a mais uma gruta, um passeio de bicicleta, tirolesa, equipamento de snorkelling e almoço, o preço é de 750 pesos/pessoa. Se também quiser fazer rapel, o pacote completo é de 1000 pesos/pessoa. Pode reservar a sua entrada para os 3 cenotes com antecedência neste link.

Travessia tirolesa no Cenote Chikin-Ha. Foto de chikinha.com.mx
Cenote azul

Um dos cenotes mais populares da Riviera Maya, o Cenote Azul está localizado a 25 km de Playa del Carmen. É um cenote aberto em forma de “L” que se assemelha a uma grande piscina com vários níveis de profundidade, sendo por isso ideal para famílias, uma vez que pode ser desfrutado tanto por crianças, nas zonas menos profundas, como por adultos, nas zonas mais profundas.

Cenote azul. Foto de México Desconocido

O mergulho com snorkel é ideal no cenote azul, onde se pode ver uma grande biodiversidade. Se não tiver o seu próprio equipamento de snorkelling, pode alugar um por 70 pesos.

Como chegar a partir de Playa del Carmen: De táxi; de coletivo para Tulum a partir de Playa del Carmen (o cenote está localizado no quilómetro 266 da estrada federal 307 de Cancun para Tulum. Peça ao motorista para parar em frente ao complexo hoteleiro Barceló e o cenote fica depois do Cenote Cristalino e do Cenote Jardín del Edén); ou no seu carro alugado (uma excelente opção para não depender de transporte), pois tem estacionamento.

Horário de abertura: Todos os dias das 8:00 às 17:30

Preço: A entrada geral custa 150 pesos/adulto e 100 pesos/crianças de 4 a 7 anos. O aluguer de um colete é de 40 pesos e o kit de snorkel de 70 pesos.

A caminho do Cenote Azul. Foto de México Desconocido
Cenote cristalino

Muito próximo do Cenote Azul encontra-se o Cenote Cristalino, um cenote aberto cujo nome provém precisamente das suas águas cristalinas, ideais para a prática de snorkeling. Como se trata de um cenote aberto, o sol reflete-se nas águas transparentes enquanto se nada e se pode contemplar a fauna e a flora. Se tiver sorte, para além de vários peixes, poderá, até, ver uma tartaruga!

No cenote de águas cristalinas pode explorar três cenotes abertos e uma pequena gruta. É um cenote muito movimentado, por isso, se viajar para Playa del Carmen durante a época alta e quiser visitar este cenote, tente fazê-lo bem cedo (ou fim de tarde) num dia de semana.

Como chegar a partir de Playa del Carmen: De táxi; de coletivo para Tulum a partir de Playa del Carmen (o cenote está localizado na estrada federal 307 de Cancún para Tulum. Peça ao motorista para parar em frente ao complexo hoteleiro Barceló e o cenote fica bem próximo); ou no seu carro alugado (uma excelente opção para não depender de transporte), pois tem estacionamento.

Horário de abertura: Todos os dias das 8:00 às 18:00

Preço: A entrada geral custa 200 pesos/adulto e 150 pesos/4 a 7 anos de idade. O aluguer de um kit de snorkel custa 70 pesos.

RandomTIP: Os preços e horários dos cenotes são muito variáveis e, embora tentemos atualizar o guia tanto quanto possível, é possível que alguns preços e/ou horários de algum cenote tenham mudado, pelo que aconselhamos a verificar in situ os dados atualizados.

Cavernas de Rio Secreto

Río Secreto (ou Pool Tunich em maia) é uma Reserva Natural constituída por um conjunto de galerias (de arte da natureza com as suas estalactites e estalagmites) e rios subterrâneos de aproximadamente 40 km, o mais longo (do seu género, não inundado) de toda a península de Yucatán.

Cavernas do Rio Secreto. Foto de riosecretomexico.com.mx

De toda a sua extensão, apenas 10% estão aptos para os 7 diferentes percursos ecoturísticos. Nesta aventura, para além das impressionantes grutas, poderá observar várias espécies de flora e fauna que se adaptaram à escassa luz solar e até poderá ver morcegos! Ficará também impressionado com as extensas raízes das árvores que conseguiram chegar às lagoas subterrâneas em busca de água para a sua sobrevivência.

Como chegar a partir de Playa del Carmen: De táxi; de autocarro para Tulum a partir de Playa del Carmen (a entrada para Rio Secreto fica na estrada federal 307 de Cancún para Tulum. Pedir ao motorista para parar em Rio Secreto e caminhar até à entrada); ou no seu carro alugado (uma excelente opção para não depender de transportes), pois há estacionamento.

Horário de abertura: Todos os dias das 9:00h às 15:00h

Preço: A entrada geral custa $89/adulto e $44,50/crianças dos 4 aos 11 anos. A entrada inclui guia que fala inglês, fato de mergulho, calçado impermeável, colete, capacete com lanterna, toalhas, comida, bebida e cacifo para guardar os seus pertences. Compre aqui o seu bilhete para o Rio Secreto

O que visitar e fazer na Riviera Maya e na Península de Yucatán a partir de Playa del Carmen

Muitas pessoas utilizam Playa del Carmen como base, para explorar a zona e fazem excursões a partir daí. Se este é o seu caso, aqui estão algumas das mais típicas.

Dado que se encontra num dos destinos mais turísticos do país, recomendamos, especialmente se viajar durante a época alta, que reserve as excursões com antecedência quando planear a sua viagem. Para ver o que cada excursão inclui, basta clicar no link correspondente a cada uma das excursões mencionadas.

Chichen Itzá

Como é que se pode ir a Playa del Carmen e não visitar uma das 7 Maravilhas do Mundo? Contemplar a imponente pirâmide de Kukulkan e tudo o que a zona arqueológica tem para oferecer, aproximando-se da cosmologia Maia e aprendendo sobre esta rica civilização.

O sítio arqueológico de Chichen Itzá fica a pouco mais de 2 horas de Playa del Carmen, por isso, se se levantar cedo, pode fazer uma viagem de um dia e aproveitar para visitar mais sítios.

Compre a sua excursão a Chichen Itzá com guia que fala inglês neste link, que também inclui a entrada para o cenote Chichi Kan ou este outro onde pode apreciar a Maravilha do Mundo ao nascer do sol com entrada sem filas.

Randomtrip na pirâmide de Kukulkán em Chichen Itzá (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Para além de Chichen Itzá, a partir de Playa del Carmen é possível visitar outros sítios arqueológicos (alguns com uma importância histórica ainda maior) menos conhecidos do que a Maravilha do Mundo, como Ek Balam ou Cobá.

Como chegar a Chichen Itzá a partir de Playa del Carmen:

  • De táxi: esta é provavelmente a opção menos económica, embora, se for um grupo de 3 ou 4 pessoas, possa valer a pena, pois leva-o diretamente do seu alojamento para o sítio arqueológico sem paragens.
  • Num carro alugado: alugar um carro é uma excelente forma de evitar estar dependente dos transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer, porque no México há muitos problemas com os diferentes tipos de seguro, para evitar uma surpresa quando for levantar o carro. No Randomtrip alugámos o carro diretamente no aeroporto de Cancún e correu tudo bem.
Ek Balam foi uma das cidades maias mais impressionantes que visitámos na Península de Yucatán. (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Cozumel

Cozumel é a ilha situada em frente a Playa del Carmen à qual pode chegar em apenas meia hora de ferry. Conhecida pelos seus espetaculares fundos marinhos, em Cozumel mergulhamos na segunda maior barreira de recifes do mundo, entre grutas submarinas cobertas de mil cores, contemplamos enormes estrelas-do-mar ao lado de graciosas raias-águia e tartarugas (à distância e sem tocar), nadar em praias de areia fina e águas azul-turquesa (embora a maior parte das vezes mediante pagamento num clube de praia), ver crocodilos e flamingos numa zona da ilha que pouco se assemelha à bolha turística dos navios de cruzeiro que sentimos à chegada. No nosso guia completo de Cozumel, damos-lhe dicas práticas sobre onde ir, o que fazer em Cozumel, o que evitar nas armadilhas para turistas e até onde comer.

Como chegar a Cozumel a partir de Playa del Carmen:

Existem duas empresas que operam a rota de ferry entre Playa del Carmen e Cozumel, a Ultramar e a Winjet (no Randomtrip fizemos a viagem com a Ultramar), que alternam um barco de cada empresa de hora a hora, e os preços dos bilhetes variam entre 290 pesos cada trajeto (cerca de 16€) para adultos (230 pesos cada trajeto para crianças) e descontos para residentes de Quintana Roo (a partir de 170 pesos cada trajeto para adultos e 110 pesos cada trajeto para crianças). Aqui pode comprar antecipadamente os seus bilhetes para a Ultramar com a Civitatis (confirme no site da Civitatis, pois o preço pode variar, e confirme também se tem de trocar o voucher pelos bilhetes quando chegar ao porto, bem como os horários que mudam consoante o dia ou o mês):

Se preferir não ir a Cozumel por conta própria, mas sim numa viagem de um dia para Playa del Carmen e regresso, com transferes para vários pontos da ilha, mergulho em apneia e almoço incluídos, então dê uma vista de olhos à..:

A “estrela” da ilha, nunca melhor dito. Snorkelling em Cozumel. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Tulum

Tulum possui um dos sítios arqueológicos mais visitados do país, as Ruínas Maias de Tulum, nas margens do Mar das Caraíbas, e oferece outras atrações que convidam os viajantes a ficar mais alguns dias, como uma sucessão de praias de areia branca e fina, ladeadas por palmeiras e um mar azul-turquesa que constituem a nossa ideia de um paraíso das caraíbas. Mas desfrutar deste paraíso tem um preço (e por vezes demasiado elevado). No nosso guia completo de Tulum dizemos-lhe o que pode visitar em Tulum com roteiros específicos para um, dois ou três dias, com sugestões práticas, onde ficar e até onde comer na sua viagem à zona.

Como chegar a Tulum a partir de Playa del Carmen:

Tulum fica a cerca de 65 km (50 minutos) de Playa del Carmen e as melhores opções para lá chegar são:

  • De autocarro: a empresa de autocarros ADO faz a ligação direta entre o aeroporto e Tulum. Tem várias frequências por dia (consulte-as no sítio Web oficial, onde também pode comprar bilhetes online), demora cerca de 2h30 e custa 420 pesos por pessoa. O ADO deixá-lo-á no terminal ADO em Tulum e, a partir daí, terá de caminhar ou apanhar outro transporte para o seu alojamento. Um táxi daqui até ao nosso alojamento em Tulum custou-nos 100 pesos, até à zona hoteleira, será mais caro (provavelmente entre 300 e 500 pesos).
  • De táxi: também existe um serviço de táxis, mas provavelmente será muito mais caro, embora se forem um grupo de 3 ou 4 pessoas possa valer a pena, uma vez que vos levará diretamente para o vosso alojamento e sem paragens. Se forem várias pessoas, também podem contratar um transfer privado de Playa del Carmen para Tulum – no Randomtrip usámos este serviço uma vez para ir do aeroporto de Cancun para Puerto Morelos (não em Playa del Carmen) e funcionou perfeitamente.
  • De carro alugado: se vai visitar vários locais na Riviera Maya ou na Península de Yucatán, pode ser uma boa opção alugar um carro para não ter de depender de transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer, uma vez que existe muita confusão sobre os diferentes tipos de seguro no México, para evitar uma surpresa quando for levantar o carro.
Sítio arqueológico de Tulum, nas margens das Caraíbas (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Reserva Siam Ka’nn

Muito perto de Tulum fica a reserva de Siam Ka’nn, uma área natural protegida com muita biodiversidade (entre as espécies que aí vivem encontram-se tartarugas, golfinhos e manatins). Pode visitar (e entrar) na reserva de duas formas: a partir de Muyil ou de Punta Allen, que são bastante distantes uma da outra. Muyil fica à saída da estrada federal 307, enquanto Punta Allen fica no fim da estrada, na zona hoteleira de Tulum. Esta última zona é, segundo nos disseram, muito pouco visitada e mais selvagem, um plano ideal se quiser “fugir do mundo”,

Como chegar à Reserva Siam Ka’an a partir de Playa del Carmen:

Fragatas em Boca Paila. Reserva de Sian Ka’an. Foto de México Desconocido

Como chegar à Reserva Siam Ka’an a partir de Tulum:

  • Tanto para entrar em Muyil como em Punta Allen, ambos os lados oferecem passeios de barco (através dos mangais ou para o mar), que tendem a ser caros. Se estiver interessado, veja esta excursão de meio dia ou de dia inteiro.

Pode ler mais sobre a reserva na secção que lhe dedicamos no Guia Completo de Tulum.

Praia de Punta Allen, Reserva de Sian Ka’an. Foto de México Desconocido
Lagoa Kaam Luum

A lagoa Kaam Luum é uma grande lagoa de água doce com águas cristalinas, onde aconselhamos passar o dia (ou pelo menos algumas horas). No centro, há um cenote mais profundo (85 metros de profundidade e 25 metros de diâmetro), que é facilmente detetado porque a cor muda de verde-esmeralda para um azul mais escuro.

Lagoa Kaam Luum. Foto de México Desconocido.

Como chegar à Lagoa Kamm Lumm a partir de Playa del Carmen:

Como chegar à Lagoa Kamm Lumm a partir de Tulum:

  • Basta seguir a estrada federal 307 para sul, a partir de Tulum, e a lagoa Kaam Luum fica a cerca de 15 minutos. Se não tiver carro próprio ou alugado, pode apanhar qualquer coletivo (carrinhas partilhadas) na estrada principal em direção a sul.

Bacalar

Embora esteja a cerca de 3:30h de distância de Playa del Carmen e já não faça parte da Riviera Maya, Bacalar tornou-se o nosso lugar favorito nesta parte do México, por isso tivemos de o incluir como um local de visita obrigatória. Para além da deslumbrante lagoa de água doce que conquistou dois amantes do mar como nós no Randomtrip, Bacalar é uma aldeia de ritmo lento onde o turismo ainda não atingiu o seu auge. Explorámos a lagoa das sete cores de barco à vela, de pontão ao pôr do sol, de caiaque e a nado, conhecendo os seus pontos de interesse, as zonas de acceso para relaxar na lagoa (gratuitas e pagas) e, sobretudo, a desfrutar das suas águas calmas e turquesa. No nosso guia completo de Bacalar dizemos-lhe o que fazer em Bacalar com sugestões práticas, roteiros específicos para um dia, um fim de semana ou até 3 dias com atividades para explorar a lagoa, onde ficar e até onde comer para que a sua viagem a Bacalar seja tão especial como foi a nossa.

Como chegar a Bacalar a partir de Playa del Carmen:

  • De táxi (imaginamos que seja bastante caro).
  • Alugar um carro para as 3:30 horas de Playa del Carmen a Bacalar.
  • Ir de autocarro (ADO): há vários autocarros por dia, pelo que é possível ir e voltar no mesmo dia desde que saia de manhã bem cedo (consulte os horários no sítio Web oficial, onde também pode comprar bilhetes online).
  • Fazer uma excursão como esta a Bacalar ( ida e volta a Playa del Carmen).
Inês a relaxar na Lagoa Bacalar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Puerto Morelos

Puerto Morelos, a cerca de 30 minutos de Playa del Carmen, é uma pequena aldeia piscatória e de mergulho com snorkel, com uma praia fantástica num ambiente mais descontraído. O recife fica a poucos metros da costa, pelo que pode explorar parte do fundo do mar por sua conta, mas se quiser ver as melhores partes, dentro do Parque Nacional do Recife de Puerto Morelos, terá de fazer uma visita guiada (como esta).

Se nunca mergulhou antes, e gostaria de o fazer, Puerto Morelos oferece as condições ideais para um primeiro mergulho. Reserve aqui o seu batismo de mergulho em Puerto Morelos.

Praia de Puerto Morelos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como chegar a Puerto Morelos a partir de Playa del Carmen:

Puerto Morelos fica apenas a meia hora de Playa del Carmen, por isso é fácil lá chegar e é uma excelente viagem de um dia.

  • De táxi: esta é provavelmente a opção menos económica, embora se for um grupo de 3 ou 4 pessoas possa valer a pena, pois leva-o diretamente do seu alojamento para a praia em Puerto Morelos.
  • Num carro alugado: alugar um carro é uma excelente forma de evitar estar dependente dos transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer, uma vez que há muita confusão sobre os diferentes tipos de seguro no México e assim poder evitar surpresas quando for levantar o carro.
  • De autocarro: qualquer um dos autocarros ADO que percorrem a estrada federal 307 que liga Cancún a Tulum pode deixá-lo em Puerto Morelos. O autocarro deixá-lo-á na zona da cidade, na berma da estrada, e a partir daí poderá pagar um táxi ou apanhar um coletivo para a praia (custa apenas 10 pesos por pessoa e sai a cada poucos minutos).
La imagen tiene un atributo ALT vacío; su nombre de archivo es tortuga-puerto-morelos-4.png
Uma tartaruga que observámos (sem ser perturbada) a fazer snorkelling no recife a poucos metros da costa em Puerto Morelos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Cancún

Sendo o epicentro turístico das Caraíbas mexicanas e a sua cidade mais populosa, Cancún oferece várias praias, restaurantes, lojas e festas a quem a visita. Tal como Playa del Carmen e ao contrário de Tulum, a maioria das praias de Cancún tem de alguma forma acesso livre, e estando a pouco mais de uma hora de carro de Playa del Carmen, é uma opção fácil e acessível para um dia de passeio. Apesar da quantidade de edifícios e resorts na sua zona hoteleira, a limpeza, cor, qualidade e livre acesso das praias de Cancún surpreenderam-nos para melhor, oferecendo várias possibilidades a quem a escolhe como destino de férias: dias de sol e praia, dias de exploração da cultura maia e da natureza mais biodiversa dos seus arredores, ou uma mistura de ambos.

No nosso guia completo de Cancún, refletimos tudo o que ver e fazer em Cancún com sugestões práticas, roteiros de 1 a 4 dias, o que ver nos arredores e como lá chegar, como se deslocar, onde ficar e até onde comer (evitando as armadilhas turísticas) para que possa aproveitar ao máximo a sua viagem às Caraíbas mexicanas.

Como chegar a Cancún a partir de Playa del Carmen:

Cancún fica a pouco mais de uma hora de carro de Playa del Carmen, pelo que é fácil lá chegar:

  • De táxi: esta é provavelmente a opção menos económica, embora, se for um grupo de 3 ou 4 pessoas, possa valer a pena, uma vez que o levará diretamente para a zona que deseja em Cancún.
  • Num carro alugado: alugar um carro é uma excelente forma de evitar estar dependente dos transportes. Conduzir na Península de Yucatán é geralmente fácil e seguro, embora deva ler atentamente as condições de aluguer, porque no México há muitos problemas com os diferentes tipos de seguro e evitar surpresas quando for levantar o carro. No Randomtrip alugámos o carro diretamente no aeroporto de Cancún e correu tudo bem.
  • De autocarro: qualquer um dos autocarros ADO que circulam ao longo da estrada federal 307 que liga Cancún a Tulum pode deixá-lo em Cancún. O autocarro ADO pode deixá-lo em todos os terminais do aeroporto de Cancún ou no centro, sai a cada 30 minutos entre as 7:00 e as 23:00, e custa 130 MXN (pode comprar bilhetes online aqui). Se quiser ir para a praia na Zona Hoteleira, terá de ir do terminal ADO, noutro autocarro (o autocarro local R2, por exemplo, embora se tiver muita bagagem possa ter problemas), ou de Uber/Táxi. Sim, a Uber está disponível em Cancún.
  • Numa viagem de um dia (ida e volta a partir de Playa del Carmen) que o leva a conhecer os principais pontos do centro e algumas das praias da zona hoteleira de Cancun.
Uma das praias da Zona Hoteleira de Cancun. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Isla Mujeres

Isla Mujeres é a ilha em frente a Cancún, a apenas 20 minutos de ferry de Cancún. Isla Mujeres orgulha-se de ser a ilha onde nascem os primeiros raios de sol no México, que alberga uma das mais belas praias das Caraíbas mexicanas, Playa Norte, e onde se pode nadar entre peixes e tartarugas. É claro que a sua proximidade com Cancún transformou a Isla Mujeres num pequeno paraíso que foi, como tantos outros nas Caraíbas mexicanas, parcialmente privatizado e explorado ao máximo pelo grande fluxo de turistas que recebe todos os dias. Mesmo assim, é possível desfrutar das suas atrações e das suas praias incríveis, fugindo das multidões e sem sofrer demasiados prejuízos económicos, se souber como e onde.

No nosso guia completo de Isla Mujeres dizemos-lhe o que ver, os melhores lugares para ficar, como se deslocar e dicas práticas sobre o que fazer para evitar cair em armadilhas para turistas nesta bela ilha nas Caraíbas mexicanas.

Como chegar a Isla Mujeres a partir de Playa del Carmen:

Depois de chegar a Cancún, deve saber que a viagem de ferry para Isla Mujeres a partir de Cancún demora aproximadamente 20 minutos (dependendo da ondulação, no dia da viagem, poderá demorar um pouco mais) e a empresa que opera esta rota e com a qual fomos no Randomtrip é a Ultramar. Os preços dos bilhetes começam em 270 pesos por trajeto (cerca de 16€) para adultos (200 pesos por trajeto para crianças) e há descontos para residentes de Quintana Roo (a partir de 100 pesos por trajeto para adultos e 66 pesos por trajeto para crianças).

Pode apanhar o ferry para a Isla Mujeres a partir de Puerto Juarez ou de vários pontos da Zona Hoteleira de Cancún:

Pode comprar os seus bilhetes antecipadamente para a Ultramar com Getyourguide (confirme no sítio Web de Getyourguide, pois pode variar):

Praia do Norte, Isla Mujeres (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Se só quiser ou puder investir um dia para visitar Isla Mujeres a partir de Playa del Carmen, recomendamos-lhe:

Isla Contoy

A Isla Contoy é uma pequena ilha a norte da famosa Isla Mujeres que alberga não só uma das mais belas praias das Caraíbas mexicanas, mas também o seu último paraíso intocado. Para chegar a este paraíso, é necessário efetuar uma excursão organizada a partir de Cancún ou de Isla Mujeres (não é possível ir sozinho), uma vez que a ilha está incluída no Parque Nacional de Isla Contoy, criado precisamente para proteger a ilha e os seus arredores.

No Randomtrip fizemos uma excursão combinada com a Kaankun Tours que incluiu Isla Contoy e Isla Mujeres a partir de Cancún e recomendamos vivamente. No nosso guia específico de Isla Contoy encontrará toda a informação necessária sobre a melhor altura para ir a Isla Contoy, preços, regras do parque nacional para tornar a sua experiência muito especial.

Como chegar à Isla Contoy a partir de Playa del Carmen:

Para chegar à Isla Contoy, é necessário efetuar uma excursão organizada a partir de Cancún ou de Isla Mujeres, embora muitos operadores também o possam ir buscar ao seu alojamento em Playa del Carmen. Não é possível ir à Isla Contoy por conta própria ou diretamente a partir de Playa del Carmen, é sempre necessário passar por Cancún, pois o barco parte de lá. No Randomtrip fomos com a Kaankun Tours e recomendamo-la vivamente. Isla Mujeres fica a cerca de 20 minutos de Cancún e Isla Contoy fica a 1:30h horas de Isla Mujeres.

Isla Contoy, o último paraíso intocável da Riviera Maya. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Nadar com o tubarão-baleia

Sabia que pode nadar com os maiores peixes do mundo a partir de Playa del Carmen? Sim, uma das excursões mais procuradas na Riviera Maya, no verão, é a observação de tubarões-baleia e a prática de snorkelling. Se quiser ter a oportunidade de ver um destes gentis gigantes que podem medir até 12 metros, o maior peixe do mundo, só o pode fazer aqui nos meses de verão (pode reservar a sua excursão aqui). Em alguns anos, os primeiros avistamentos ocorrem em maio, mas se quiser ter a certeza, tente ir a Playa del Carmen entre junho e setembro.

Inês e o tubarão-baleia em La Paz, Baja California Sur (México) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

No Randomtrip não fizemos esta atividade na Riviera Maya, uma vez que estivemos em Playa del Carmen no final do ano, em dezembro (embora tenhamos tido a oportunidade de nadar com o tubarão-baleia de forma responsável na outra costa, na Baja California Sur, em fevereiro), mas pedimos que se for à Riviera Maya na primavera e no verão o faça de forma responsável, com uma agência que promova o turismo sustentável e não o abuso de animais. Infelizmente, lemos muito sobre más experiências com excursões a tubarões-baleia em várias partes da Riviera Maya, por isso, certifique-se de que está bem informado sobre os valores e as regras da empresa que escolher e informe-os, em primeiro lugar, de que pretende fazer a atividade de forma responsável.

A excursão custa normalmente a partir de 2800 pesos por pessoa, inclui snorkelling com o tubarão-baleia, relaxamento numa praia, bebidas e sanduíches a bordo e almoço, e dura normalmente cerca de 8-10 horas.

Reserve a sua excursão de mergulho com tubarão-baleia a partir de Playa del Carmen seguindo esta ligação

Tubarão-baleia em La Paz (Baja California Sur), onde tivemos a oportunidade de nadar com este gigante gentil (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Tenha cuidado se a agência não respeitar as medidas e proibições oficiais relativas às atividades de observação e/ou natação de/com tubarões-baleia, entre as quais:

  • Ao contratar a atividade, o turista não terá a garantia de observar ou nadar com o tubarão-baleia.
  • Na atividade, deve haver um máximo de 10 turistas por barco (não superior a 12 metros) e um máximo de 120 barcos ao mesmo tempo na zona autorizada. Haverá dois turnos para sair do cais: 7:00h e 9:00h e devem estar fora da zona autorizada no máximo às 14:00h.
  • Se houver menos de 5 tubarões-baleia na água e mais de 5 embarcações, a atividade restringe-se apenas à observação de tubarões-baleia e não é permitido nadar .
  • Em caso de condições de mergulho, apenas um guia e um máximo de dois turistas (que se revezarão) entrarão na água, mantendo uma distância mínima de cinco metros do tubarão-baleia. O número de “entradas na água” por grupo de turistas será no máximo de duas. A atividade por barco tem uma duração máxima de 30 minutos.
  • É obrigatório que, ao entrar na água, tanto o guia como os turistas usem um colete salva -vidas de peito inteiro, equipamento de snorkeling, barbatanas e máscara.
  • Não é permitido, em circunstância alguma, o contacto físico com tubarões-baleia e animais selvagens. É proibido assediar, tocar, montar ou prejudicar os tubarões-baleia de qualquer forma.
  • Não utilize protetores solares que não sejam biodegradáveis. Além disso, deve aplicar o protetor solar pelo menos meia hora antes da atividade.
  • É proibido o consumo de álcool, de drogas ou de qualquer substância psicotrópica durante toda a atividade.
  • Não obstruir o percurso dos tubarões-baleia com barcos ou nadadores.
  • Não utilizar motores de “propulsão” ou pequenas embarcações a remos (caiaques, botes salva-vidas, etc.) para nadar perto de tubarões-baleia.
  • Não utilizar flash ou qualquer tipo de iluminação artificial na água e não utilizar gravadores, megafones ou qualquer dispositivo que produza ruído ou som.
  • Não deitar fora ou eliminar qualquer tipo de resíduos.
  • Não alimentar o tubarão ou qualquer espécie marinha durante a atividade.
  • É proibida a utilização de drones, exceto com uma autorização especial emitida pelas autoridades.
Distâncias estabelecidas para nadar com Rhincodon typus (tubarão-baleia). Fonte: Semarnat

Qualquer incumprimento de uma destas medidas deve ser imediatamente comunicado.

Pode reservar a sua excursão de observação de tubarões-baleia e snorkelling clicando aqui.

Fonte oficial destas medidas e restrições: Plano de Gestão para o Uso Não-Extrativo por Observação e Natação na Zona de Concentração de Tubarões Baleia, localizada entre Isla Mujeres, Puerto Juárez, Chiquilá e Isla Holbox, em frente aos municípios de Lázaro Cárdenas, Benito Juárez e Isla Mujeres, no Estado de Quintana Roo, pela Semarnat (Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais).

Tubarão-baleia em La Paz (Baja California Sur) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Holbox

Apesar de não se situar no Mar das Caraíbas, mas sim no Golfo do México e de não fazer parte da Riviera Maya, tivemos de incluir a pequena ilha de Holbox nos nossos planos de visita a partir de Playa del Carmen. Com algumas das mais belas praias de que desfrutámos em Yucatán, águas que brilham à noite graças à sua bioluminescência e a possibilidade de conhecer o maior peixe do mundo em estado selvagem, o tubarão-baleia, Holbox tem razões de sobra para compreendermos por que razão atrai cada vez mais turistas. Convida a passear pela areia fina, entre ondas e mangais, e a deixar que o pôr do sol se transforme em nascer do sol num dos seus bares de praia. No nosso guia completo de Holbox, dizemos-lhe o que ver na ilha do Golfo do México, quando ir, onde ficar, a que restaurantes ir (e não ir) e dizemos-lhe o que gostaríamos de ter lido antes, sobre o seu lado B menos conhecido (e evitar ficar por vezes, desiludido).

Como chegar a Holbox a partir de Playa del Carmen:

  • Terá de ir a Chiquilá (o porto de onde partem os ferries para Holbox) a partir de Playa del Carmen, de autocarro com a ADO, de transporte privado ou de carro (aqui pode encontrar o melhor preço para alugar um carro em Cancún ou em qualquer parte do México). A viagem de Playa del Carmen a Chiquilá demora cerca de 1h50. Se for de carro, em Chiquilá há vários parques de estacionamento na rua principal e custam 12h/50 pesos e 24h/100 pesos com segurança 24h. O autocarro ADO de Playa del Carmen para Chiquilá demora cerca de 2 horas e os bilhetes custam cerca de 350 pesos.
  • Se só tem um dia para explorar a ilha, esta excursão à ilha de Holbox a partir de Playa del Carmen leva-o aos principais pontos de Holbox e trá-lo de volta ao seu hotel em Playa del Carmen no mesmo dia.
Caminhando para Punta Mosquito, Holbox (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Onde ficar em Playa del Carmen (e onde não ficar)

No Randomtrip ficámos num dos apartamentos do Icono Playa, a três quarteirões da praia e do Parque de los Fundadores (onde se encontra o famoso portal Maia) e com supermercados e restaurantes perto, mas não no centro da Quinta Avenida e do seu constante movimento e barulho (dia e noite), o que o tornou ideal para descansar. A partir daí pudemos ir a pé a todas as praias e locais que visitámos em Playa del Carmen.

Na Randomtrip ficámos num dos apartamentos do Icono Playa.

Ao procurar alojamento, e tendo em conta que as ruas e avenidas são numeradas e sequenciais (avenidas 5 em 5, ruas 1 em 1), a zona que recomendamos para ficar é entre a 30ª Avenida e a praia, e entre as Ruas 1ª e a 50ª.

A piscina a que tínhamos acesso no telhado do nosso edifício Icono Playa

As duas únicas zonas do centro onde não recomendamos a procura de alojamento são: em plena Quinta Avenida, pois é uma rua muito barulhenta onde se concentra a maior parte da vida noturna de Playa del Carmen, e no bairro Colossio (a partir da rua 50), o único bairro onde não nos recomendaram ficar, quando visitámos Playa del Carmen, pois era mais inseguro à noite e, mesmo durante o dia, era muito menos movimentado e parecia um pouco solitário, por isso, se puder, evite escolher o seu alojamento aqui.

O nosso estúdio Icono Playa era confortável e tinha uma localização central, estava num edifício com uma piscina no terraço, um bónus que apreciámos no final do dia e de manhã, e o wifi era ótimo.

Área comum no telhado do nosso edifício Icono Playa

Para além dos apartamentos Icono Playa, onde ficámos, no Randomtrip recomendamos os seguintes alojamentos em Playa del Carmen pelo seu conforto, localização e relação qualidade/preço:

  • Condo Kiaraluna (a partir de 50€/noite): apartamentos para 2 pessoas numa zona calma para descansar à noite, mas perto da Quinta Avenida e da praia.
Condo Kiaraluna Foto de Booking
  • Hotel Casa de las Flores (a partir de 52€/noite): quartos simples e confortáveis num hotel com uma pequena piscina e jardim.
Hotel Casa de las Flores. Foto de Booking
Estúdio de luxo Foto de Booking

Se quiser ficar a uma curta distância a pé da praia (e tiver mais orçamento), recomendamos os seguintes alojamentos:

  • The Carmen Hotel Oceanfront (a partir de 114 €/noite): quartos e suites a uma curta distância a pé da praia, o hotel inclui dois restaurantes, pequeno-almoço incluído e uma piscina exterior.
The Carmen Hotel Oceanfront Foto de Booking
  • The Taj Oceanfront and Beachside Condo Hotel (a partir de 168 €/noite): suítes (algumas com jacuzzi) entre jardins a poucos passos da praia num hotel com duas piscinas e estacionamento gratuito (ideal se trouxer um carro alugado para explorar a Riviera Maya).
The Carmen Hotel Oceanfront Foto por Booking
  • Penthouse com jacuzzi privado (a partir de 252€/noite): embora não esteja mesmo em frente à praia, esta penthouse para até 6 pessoas está muito bem localizada para desfrutar de tudo o que a “Playa” tem para oferecer e tem um jacuzzi privado, por isso pensamos que é um ótimo plano se vier em grupo.
Penthouse com jacuzzi privado Foto por Booking
  • Mareazul Beach Front Condos (a partir de 384€/noite): ideal se estiver a viajar com um grupo de amigos ou família pois são apartamentos e moradias de 4 a 10 pessoas naquela que é, na nossa opinião, a melhor zona da praia.
Mareazul Beach Front Condos Foto por Booking

Se escolheu Playa del Carmen para umas férias de sol e praia e quer ficar na zona onde achámos que as praias são as melhores da região e num resort com tudo incluído, aqui estão os melhores resorts com tudo incluído em Playa del Carmen. Alguns exemplos:

The Royal Haciendas Resort & Spa Photo by Booking
Catalonia Playa Maroma Foto da reserva
Wyndham Alltra Playa del Carmen Foto por Booking
  • Palmaïa A Casa de AïA, um dos resorts mais exclusivos e luxuosos de Playa del Carmen, este complexo com piscinas, spa e centro de beleza está localizado em frente à deslumbrante Playa Palancar.
Palmaïa A Casa de AïA Foto por Booking

Por favor, note que todos os preços mencionados podem variar de acordo com a época e o tipo de quarto e/ou apartamento.

Se não ficar convencido com alguma destas opções ou se já não estiverem disponíveis, recomendamos que vá a esta ligação, clique em “Ver hotéis no mapa” e procure a zona que recomendamos.

Restaurantes que recomendamos em Playa del Carmen

Playa del Carmen tem uma enorme variedade de restaurantes, tanto locais como internacionais, e na nossa opinião, a oferta é muito melhor do que na Zona Hoteleira de Cancún. Aqui está uma lista dos restaurantes que visitámos e recomendamos ou que nos foram recomendados:

  • La Cochi Loka: lugar barato e bom com cochinita pibil em todas as suas variações (tacos, panuchos, tortas, quesadillas…).
Tacos e Torta de Cochinita Pibil no Cochi Loka.
  • Romeo Trattoria Pizzeria: excelente restaurante italiano ao qual fomos várias vezes devido à boa comida e ao excelente serviço.
  • Osteria de Roma: outro restaurante italiano que adorámos. Experimentámos a lasanha e o esparguete à carbonara e ambos estavam deliciosos. Destacamos a música ao vivo à noite por um simpático casal e a mascote da casa, um labrador muito simpático.
  • Ay Taco: excelente espaço de comida local, com tacos clássicos, excelentes tacos al pastor.
  • ALUX: não chegámos a ir, mas muitas pessoas recomendaram-nos, um restaurante dentro de uma gruta subterrânea tipo cenote. Tem uma cozinha mais internacional e preços elevados, virada para os turistas.
  • La Cueva del Chango: não chegámos a ir, mas é um restaurante mexicano simpático e muito recomendado.
  • Tierra Verde: uma ótima escolha se estiver à procura de comida vegana

Roteiros em Playa del Carmen

Aqui estão algumas sugestões de roteiros em Playa del Carmen para vários dias. Como já tínhamos referido, para conhecer Playa del Carmen e as suas praias não precisa de mais do que 1-2 dias, mas se usar Playa del Carmen como base e/ou vier com a intenção de relaxar, pode prolongar a sua estadia aqui para mais dias ou semanas e há muitas coisas para ver e fazer.

O que visitar e fazer em Playa del Carmen em 1 dia

Se só tiver um dia em Playa del Carmen, recomendamos o seguinte:

  • Visitar o Parque de los Fundadores, o Portal Maya e a praia aí situada.
  • Passear pela Quinta Avenida e comer uns tacos de cochinita no La Cochi Loka
  • Visitar algumas das outras praias que recomendamos no guia.
Playa Mamitas (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O que visitar e fazer em Playa del Carmen em 2 dias

Com 2 dias, recomendamos-lhe:

  • Dia 1: o plano de itinerário de 1 dia
  • Dia 2: excursão/visita (Cozumel, Chichen Itzá, Tulum…)
Por que não visitar Tulum a partir de Playa del Carmen? Nesta secção do guia, dizemos-lhe como (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

O que visitar e fazer em Playa del Carmen em 3 dias

Com 3 dias, recomendamos-lhe:

  • Dia 1: o plano de itinerário de 1 dia
  • Dia 2: excursão/visita (Cozumel, Chichen Itza, Tulum…)
  • Dia 3: excursão/visita (Cozumel, Chichen Itza, Tulum…)
Chichen Itza, uma excelente viagem de um dia a partir de Playa del Carmen. Compre o seu bilhete com antecedência aqui (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

O que visitar e fazer em Playa del Carmen em 4 dias

Com 4 dias, recomendamos-lhe:

  • Dia 1: o plano de itinerário de 1 dia
  • Dia 2: excursão/visita (Cozumel, Chichen Itza, Tulum…)
  • Dia 3: excursão/visita (Cozumel, Chichen Itza, Tulum…)
  • Dia 4: relaxar numa das praias recomendadas
Impressionante decoração em estuque modelando Ek Balam. Pode visitar Chichen Itza e Ek Balam nesta excursão que inclui ambos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Transporte: Como deslocar-se em Playa del Carmen

Existem várias formas de se deslocar em Playa del Carmen, sendo que a mais comum, se estiver alojado no centro, como no Randomtrip, é andar a pé:

  • Bicicleta: é possível alugar uma bicicleta para chegar às praias, embora nem todas as zonas pareçam muito adequadas para o efeito.
  • Aluguer de mota: existem várias opções para alugar uma mota em Playa del Carmen, o que pode ser uma boa opção para visitar os locais da zona e arredores. A nossa intenção era alugar uma, mas os preços elevados (a partir de 600 pesos por dia, cerca de 30€) e com um seguro que quase não cobria nada (por exemplo, se a mota for roubada tem de se pagar o seu valor total) fizeram-nos optar por andar a pé e/ou de carro alugado.
  • Aluguer de carro: Se se atrever a conduzir no México, ter o seu próprio carro para explorar a área é uma excelente opção que lhe dará muita liberdade, especialmente se não vai apenas visitar Playa del Carmen e quer explorar também a área circundante. No nosso caso, alugámos o carro diretamente no aeroporto de Cancún com a Premier Car Rental (420 pesos/dia, depósito a partir de 5000 pesos – dependendo do tipo de carro, excesso de 10% do valor do veículo, aproximadamente 20.000 pesos) e tudo foi perfeito. Encontre o carro ao melhor preço em DiscoverCars.
  • Coletivos (carrinhas partilhadas), é o transporte utilizado pela população local e bastante barato, se quiser deslocar-se para locais acessíveis a partir da estrada federal 307, é a opção mais económica.
O centro e as praias de Playa del Carmen que ficámos a conhecer a pé (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Como obter Internet em Playa del Carmen

Para ter sempre Internet no seu smartphone, a forma mais fácil e cómoda (se o seu telemóvel suportar eSIM) é comprar um cartão eSIM na Holafly, que tem dados ilimitados (obtém um desconto de 5% com o código RANDOMTRIP). Outra opção sao os cartões eSIM da Airalo com 15% de desconto com o código RANDOMTRIP15 (normalmente são mais baratos, mas sem dados ilimitados)

A outra opção, mais económica mas mais complicada, é comprar um cartão SIM local, que recomendamos que seja da Telcel (a principal empresa de telecomunicações do México, com maior cobertura no país).

Mais informações sobre como obter o seu cartão SIM ou eSIM no México neste guía específico só sobre isto.

Punta Esmeralda, Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Segurança: É seguro viajar para Playa del Carmen?

Sendo um dos principais destinos turísticos do México e o principal destino da Riviera Maya, Playa del Carmen é totalmente segura. Como indicámos na secção Onde Ficar, sobre a escolha do local de estadia, quando visitámos Playa del Carmen fomos aconselhados localmente a ter mais cuidado no bairro de Colossio, especialmente depois do pôr do sol, o que fizemos e não nos sentimos inseguros em nenhum momento.

Sinceramente, os roubos que sofremos na zona são totalmente legalizados, ou seja, sentimo-nos roubados e enganados no preço do alojamento e dos restaurantes em relação a outras zonas do México, que não correspondiam, num caso ou noutro, de todo, ao que pagámos, mas a verdade é que a zona está a salvo de qualquer tipo de roubo.

De qualquer forma, temos sempre o nosso seguro de viagem Iati (que também cobre os nossos pertences) como em todas as nossas viagens e dá-nos mais tranquilidade. Se fizer o seu seguro de viagem através deste link do Randomtrip, terá um desconto de 5%.

Street Art no Barrio Colosio. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Dinheiro em Playa del Carmen: cartões, dicas para poupar em comissões e gorjetas

Para pagar e levantar dinheiro no México minimizando as taxas, recomendamos os 2 cartões que utilizamos nas nossas viagens:

  • Revolut: com a versão gratuita, até 1000 euros sem comissão nos pagamentos com cartão (lembre-se de pagar sempre na moeda local – pesos mexicanos). Até 200 euros de levantamentos em caixas multibanco sem comissão; a partir daí, há uma comissão de 1%.
  • N26: com a versão gratuita, pode pagar com o seu cartão sem comissões sem limite. Para os levantamentos em caixas multibanco, é cobrada uma comissão de 1,7%, a qual pode eliminar pagando os planos mensais You (9,99 euros/mês, o que utilizamos) ou Metal (16,99 euros/mês).

É importante notar que, embora o seu cartão não cobre uma taxa pelos levantamentos nas caixas multibanco (ATM), as caixas multibanco no México cobram uma taxa pelos levantamentos. Os que cobram menos são o Banamex (47 pesos, 2,5 euros), o Banco Santander (34 pesos, 1,8 euros) e o Banco Azteca (34 pesos, 1,8€), por isso tente levantar o máximo dinheiro possível de cada vez para poupar dinheiro.

Outra questão importante quando se levanta dinheiro de uma caixa multibanco no México: muitas vezes a caixa multibanco pergunta-lhe se quer que a transação seja feita na moeda local (pesos mexicanos) ou na sua moeda (no nosso caso, euros): escolha sempre a opção da moeda local, caso contrário, aplicará uma taxa de câmbio desfavorável e estará a pagar mais (como uma comissão oculta).

O anterior também se aplica aos pagamentos com cartão (embora a opção quase nunca apareça, em diversas ocasiões ao pagar com cartão em estabelecimentos também vimos um valor em euros em vez de pesos). No nosso caso, acontecia-nos quase sempre com os terminais laranja da marca CLIP. Se isso acontecer consigo, peça à pessoa que faça o pagamento em pesos mexicanos.

Uma má prática muito habitual no México é que em qualquer negócio onde queira pagar com cartão, eles têm o hábito de pedir o cartão e fazer todo o processo, entregando-lhe o terminal apenas para inserir o PIN (no México chama-se “firma” ou NIP ). Isso significa que às vezes, dependendo do tipo de terminal, não vê o valor e/ou é cobrado na moeda original do seu cartão em vez de pesos mexicanos – fazendo com que perca dinheiro porque é aplicada uma conversão desfavorável. Peça sempre, educadamente, para ver o processo no terminal para garantir que o valor correto seja cobrado e na moeda local.

Por último, alguns estabelecimentos cobram uma comissão suplementar pelo pagamento com cartão (das vezes que nos aconteceu, foi de 5%), avisam-no sempre com antecedência e, caso não avisem, verá ao confirmar o montante. Nestes casos, é preferível pagar em dinheiro.

Gorjetas: no México está implementada a cultura da gorjeta, que embora não sejam e não possam ser obrigatórias por lei, realmente são na prática, dado que é mal visto não deixar gorjeta. Recomenda-se deixar um mínimo de 10% (normalmente será solicitado no momento do pagamento, e se pagar com cartão o terminal costuma dar a opção de adicionar 10, 15 ou 20% de gorjeta).

Recomendamos que adquira os dois cartões para a sua viagem ao México e que tente pagar com cartão sempre que possível e quando não houver comissão do próprio estabelecimento comercial.

Sempre que vir um menu de comida ou bebida, já sabe, acrescente pelo menos 10% à conta (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Quanto custa uma viagem a Playa del Carmen?

Fazer um orçamento é complexo pois depende muito do seu tipo de viagem: quantos planos quer incluir na sua viagem, se vai a restaurantes ou se vai cozinhar para poupar dinheiro, o tipo de alojamento onde vai ficar… De qualquer forma, para lhe dar uma ideia, eis os preços médios e o que consideramos ser o preço médio por dia (reiteramos que estes são preços ORIENTATIVOS e que podem mudar a qualquer momento):

  • Voos de Portugal: a partir de 600 euros para voos de ida e volta a partir de Lisboa com a Iberojet ou a Tap. Utilize comparadores de voos como o Skyscanner e o Kiwi para encontrar o melhor preço.
  • Voos/transporte dentro do México: a partir de 1200 pesos (60 euros) para um voo doméstico de ida e volta a partir de outras zonas do México. Utilize comparadores de voos como o Skyscanner e o Kiwi para encontrar o melhor preço.
  • Transportes: autocarros a partir de 20 pesos (1 €), aluguer de automóveis a partir de 400 pesos/dia (20 €).
  • Alojamento: a partir de 900 pesos (45 euros)/noite para um quarto com casa de banho privativa ou um pequeno apartamento autossuficiente. Encontre alojamento de todos os tipos e preços no Booking, com até 15% de desconto.
  • Restaurantes: uma variedade de opções entre 100 e 1000 pesos (entre 5 e 50 euros) por pessoa, para todos os gostos.

No total, uma viagem de fim de semana (2 noites) a Playa del Carmen pode custar entre 800 e 1200 pesos (entre 40 e 60 euros) por pessoa e por dia, com as opções de alojamento mais económicas, comer fora em restaurantes acessíveis e deslocar-se a pé ou de transportes públicos.

Punta Esmeralda (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Apps úteis na viagem a Playa del Carmen

  • Google Maps (Android/iOS): é o que usamos para guardar/classificar todos os sítios onde queremos ir/já fomos e como GPS, tanto para nos orientarmos na cidade como no caso de alugarmos um carro. Pode ver as opiniões de outras pessoas sobre os locais, fotografias, menus de restaurantes, números de telefone dos locais para os contactar, etc. Também pode abrir o nosso mapa com todos os locais incluídos neste guia.
  • Maps.me (Android/iOS): aplicação semelhante ao Google Maps, mas funciona offline (embora o Google Maps também possa funcionar offline, este funciona melhor) e, em muitos casos, tem informações que o Google Maps não tem.
  • Windy (Android/iOS Web): aplicação essencial para as nossas viagens. Permite ver as previsões de chuva, nuvens, vento, etc. para ajudar a planear os dias com base no tempo (pois há locais que perdem muito em função do tempo). Obviamente que as previsões não são 100% fiáveis.
Playa 88, Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Recomendações para viajar a Playa del Carmen como turista responsável

  • Seja responsável ao visitar um local: um grande afluxo de pessoas a um determinado local pode ter um impacto negativo, por isso respeite as regras, não suba à árvore/monumento que está a visitar, não pinte nas suas paredes, evite tocar-lhe e, por respeito para com o resto das pessoas que visitam o local, não faça barulho nem o “monopolize” com as suas fotografias.
  • Proteger os monumentos naturais e arqueológicos e respeitar as regras em vigor.
  • Se alugar um carro, respeite os limites de velocidade nas estradas.
  • Evitar a utilização de plástico e não deitar lixo para o chão
  • Não seja cúmplice de maus tratos a animais, ou seja, de qualquer atração onde os animais são mantidos em cativeiro e/ou utilizados para entretenimento humano (como, por exemplo, o Aquário de Playa del Carmen). Em Playa del Carmen, este tipo de aberrações são especialmente comuns, mas há uma em que as crianças são convidadas a brincar com tigres bebés (cujos dentes e unhas foram previamente extraídos) em plena Quinta Avenida, que nos partiu o coração e apresentámos uma queixa. Ainda não compreendemos como é possível que este tipo de aberrações continue a existir com a aprovação do governo.
  • Respeite as outras pessoas: não ponha a sua música a tocar alto, apanhe o seu lixo, não deite pontas de cigarro, etc. Deixe o local melhor do que o encontrou.
  • Viajar sempre com um seguro de viagem: despesas médicas, roubo ou problemas com o avião durante uma viagem podem custar-lhe muito dinheiro, por isso o ideal é fazer um seguro de viagem. No Randomtrip utilizamos sempre o IATI e recomendamo-lo. Se fizer o seu seguro através deste link tem um desconto de 5%.
Cartaz que vimos em Punta Esmeralda (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Checklist: o que levar na mochila/maleta para Playa del Carmen

Aqui está uma lista de artigos essenciais que não se pode esquecer de levar consigo na sua viagem a Playa del Carmen:

  • Adaptador de tomada internacional, uma vez que utilizam fichas do tipo A
  • Garrafa reutilizável como uma destas para transportar sempre água consigo. Evitará a utilização de plástico de utilização única.
  • Calçado Aquático Aquashoes como estes ideais para levar sempre consigo para usar em superfícies rochosas ou escorregadias
  • Kit Snorkel (máscara e tubo de snorkel) como estes, imprescindível para levar nesta viagem e contemplar o fundo do mar. Além de ser mais higiénico porque não partilha o seu tubo de snorkel com mais ninguém, em vários locais não alugam este equipamento e, mesmo que aluguem, não é barato por isso usando algumas vezes já paga o preço do seu próprio kit.
  • Mochila à prova de água / Saco impermeável como esta, muito útil para não molhar o seu equipamento fotográfico, telemóvel e carteira em qualquer passeio de barco (ou mesmo se a maré subir na praia)
  • T-shirt de lycra de manga comprida com proteção UV que usamos para nos protegermos da água fria ou do sol quando fazemos mergulho, como uma destas.
  • Toalha de secagem rápida como uma destas que, para além disso, não ocupa muito espaço na sua mochila/mala
  • Casaco cortavento impermeável: No Randomtrip temos este e este
  • Chapéu ou boné e óculos de sol para o proteger quando o sol está forte
  • Consiga os artigos da Decathlon que levamos em todas as nossas viagens ao melhor preço
  • Máquina fotográfica para registar as aventuras e mais tarde recordar. No Randomtrip usamos uma Sony ZV-E10 e uma Gopro Hero12 Black (para imagens subaquáticas) nas nossas viagens
  • Powerbank: com tantas fotos vai gastar muita bateria, por isso é sempre bom levar uma boa powerbank. No Randomtrip viajámos com estes dois powerbanks (Xiaomi 20000 mAh y  Anker 10000 mAh), que nos permitem carregar tanto os nossos smartphones como a máquina fotográfica
  • Protetor solar: embora não o possa usar nos dias em que entra no mar em muitos casos, deve proteger-se durante os seus passeios. Tente sempre escolher um protetor solar Reef Friendly, ou seja, que proteja a sua pele sem prejudicar os ecossistemas marinhos, evitando ingredientes como a oxibenzona e o octinoxato, que são prejudiciais para os corais. Também um protector que não tenha sido testado em animais.
  • Repelente de mosquitos, essencial não só para as incómodas picadas mas também para a sua proteção contra doenças como a dengue. No Randomtrip costumamos levar Relec Extra Forte mas leve o que preferir desde que contenha uma percentagem mínima de 15% de DEET (ingrediente recomendado pela OMS)
  • Kit de primeiros socorros: no nosso kit de primeiros socorros há sempre algum medicamento contra o enjoo (como a biodramina para o enjoo nos barcos), antibióticos, anti-diarreicos (e alguns probióticos para recuperar mais rapidamente), anti-histamínicos, analgésicos e antipiréticos
  • Seguro de viagem, claro. Se contratar o seu seguro de viagem através deste link terá um desconto de 5%.

Imaginava tanto para visitar e fazer para além de ir à praia em Playa del Carmen e arredores? De que está à espera? Se tiver alguma dúvida, deixa-a nos comentários e boa viagem, Randomtripper!

Desfrutar das Caraíbas mexicanas em dezembro foi uma excelente ideia (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Todas as fotografias e conteúdos são da autoria do Randomtrip (exceto aqueles que expressam claramente a sua fonte) e têm todos os direitos reservados.

Disclaimer: este guia contém links de afiliados e, ao usá-los, estará a dar uma pequena comissão ao Randomtrip. A si não lhe custa nada, por vezes até ganha um desconto, mas a nós motiva-nos para continuar a criar guias gratuitos tão completos como o que acabou de ler.

Gostou do nosso guia? Poupe nas suas reservas e apoie o nosso trabalho!

Se o nosso guia foi uma boa ajuda para a sua viagem, pode apoiar este projeto e poupar nas suas reservas usando os seguintes links:

Para além disso, se quiser contribuir para a nossa criação de guias de viagem completos e gratuitos como este, existe outra forma de apoiar o nosso projeto: pode fazer um donativo (com Paypal ou cartão) e convidar-nos a um pequeno-almoço (5€), uma refeição de street food (10€) ou um jantar no destino que estamos a explorar (20€) que depois recomendaremos no guia do destino. Ou pode também fazer um donativo pelo valor que desejar. Mais info aqui

Muito obrigada pelo seu apoio, Randomtripper! Vemo-nos pelo Mundo!

5/5 - (9 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *