Visitar a Isla Contoy, uma pequena ilha a norte da famosa Isla Mujeres (perto de Cancún), é conhecer não só uma das mais belas praias das Caraíbas mexicanas, mas também o seu último paraíso intacto.

Para chegar a este paraíso tem que ir numa excursão organizada a partir de Cancún ou a partir de Isla Mujeres (não é possível ir por conta própria), uma vez que a ilha está incluída no Parque Nacional da Isla Contoy, criado precisamente para proteger a ilha e os seus arredores.

Neste guia encontrará tudo o que precisa saber para ir à Isla Contoy com informação prática sobre a melhor altura para ir, preços, com quem ir, regras do parque nacional e até onde ficar para tornar a sua experiência tão especial como foi a nossa.

Consulte o nosso guia completo da Riviera Maya e as Caraíbas Mexicanas se estiver a planear uma viagem à região.

Isla Contoy, o último paraíso intacto das Caraíbas mexicanas (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

Informação prática para visitar a Isla Contoy

Quando ir: Pode ir durante todo o ano, embora o ideal seja durante a estação seca (novembro a abril); também pode ir durante a estação das chuvas (maio a outubro), uma vez que não chove todos os dias nem durante todo o dia, mas tenha em atenção que há uma maior probabilidade de ocorrência de furacões entre junho e novembro. Mais informações aqui

Quantos dias: Um dia é suficiente para fazer a excursão que o levará à Isla Contoy, embora acredite que queira ficar mais alguns dias em Cancún ou na Isla Mujeres para desfrutar de tudo o que estes locais têm para oferecer.

Regras: A visita ao Parque Nacional da Isla Contoy é uma atividade com regras controladas (por exemplo, o protetor solar é proibido para não prejudicar a vida marinha) e com um horário e número de embarcações e pessoas limitados (máximo de 200 pessoas por dia). Além disso, não pode ir por conta própria, tem de ir numa excursão organizada com uma empresa autorizada. Mais informações aqui.

Como realizar a atividade: é necessário reservar uma excursão de cerca de 7 horas com um operador autorizado (e com antecedência, especialmente na época alta, pois a quota diária pode esgotar-se). Mais informações sobre as excursões aqui.

Com quem fazer a excursão: é muito importante escolher uma empresa responsável. Recomendamos a Kaankun Tours que explicou e cumpriu as regras em todos os momentos. Mais informações aqui.

Quanto custa: A excursão custa normalmente entre 1700 MXN (a mais barata que vimos) e 2800 MXN (preços de abril de 2024), incluindo comida, bebidas e equipamento de snorkelling. Para além da excursão, tem de pagar uma taxa/imposto no cais de 20USD (sim, em USD!), cerca de 350 MXN por pessoa. Mais informações aqui.

Clima: Como em toda a península de Yucatán, há duas estações principais na Isla Contoy, a estação seca, de novembro a abril (29º de máxima e 20º de mínima) e a estação chuvosa de maio a outubro (30º de máxima e 25º de mínima) sendo que nesta última há uma probabilidade de furacões entre junho e novembro, pelo que se recomenda ir na estação seca (embora em novembro, dezembro e mesmo janeiro ainda haja normalmente dias de chuva, dependendo da sorte). Além disso, tenha em atenção o famoso sargaço que costuma invadir as praias das Caraíbas mexicanas de abril a agosto, embora nos últimos anos quase não tenha chegado às praias de Contoy. A água na ilha costuma estar entre 26º e 29º, dependendo do mês.

O que levar: Corta-vento, toalha, óculos de sol, água, máquina fotográfica e, claro, seguro de viagem (clique aqui para obter um desconto de 5% no seguro que utilizamos sempre). Mais informações aqui.

Onde ficar: o ideal é ficar em Cancún (na zona hoteleira), e usar a cidade como base para fazer esta e outras atividades fantásticas. Mais informações aqui.

Idioma: A maioria dos turistas é de fora do México, pelo que é comum falar-se espanhol e inglês. Algumas empresas têm pessoal que também fala outras línguas.

Moeda: MXN ($) Peso mexicano (1 euro equivale a 20$ MXN aprox.). Consulte a taxa de câmbio atual aqui. Muitas empresas também oferecem preços em dólares

A Isla Contoy corresponde à nossa ideia de paraíso nas Caraíbas mexicanas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Onde fica a Isla Contoy

A Isla Contoy é uma ilha das Caraíbas mexicanas situada ao largo da costa da Península de Yucatán, 30 quilómetros a norte de Isla Mujeres, perto de Cancún. Aqui pode ver a localização da Isla Contoy no México.

E neste outro mapa mais detalhado pode ver a localização da Isla Contoy em relação a outros locais bem conhecidos na Península de Yucatán, como Cancún, Isla Mujeres, Holbox ou Cozumel:

Como chegar à Isla Contoy

Para chegar à Isla Contoy, tem que ir numa excursão organizada, a partir de Cancún ou de Isla Mujeres. A maior parte das pessoas visita a Isla Contoy numa excursão a partir de Cancún que também o leva à Isla Mujeres (apenas um par de horas, deixando-o na Playa Norte), mas, se incluir a Isla Mujeres no seu roteiro e quiser visitar a Isla Contoy a partir daí, também pode reservar a excursão na própria ilha, na maioria das agências que se encontram na parte norte.

Isla Mujeres fica a cerca de 20 minutos de Cancún e Isla Contoy fica a 1:30 horas de Isla Mujeres. Não é possível ir para Isla Contoy por conta própria ou diretamente de Cancun.

Existem muitos voos internacionais diretos para Cancún (de Portugal há um voo direto com a Tap a partir de Lisboa) e recomendamos que utilize comparadores de voos como o Skyscanner e o Kiwi e que seja flexível quanto às datas para obter o melhor preço possível para o seu voo.

No barco para a Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Melhor altura: Quando ir a Isla Contoy

O clima na Isla Contoy, como em todas as Caraíbas mexicanas, divide-se principalmente em duas estações:

  • Estação seca (novembro a abril): menor probabilidade de chuva, temperaturas mais amenas (mas ainda assim quentes). Os meses de inverno (dezembro a março) tendem a ter o melhor tempo, embora dependendo do ano isto possa variar, e durante dezembro e janeiro é comum a chegada de “nortadas” com ventos ligeiramente mais frios e aguaceiros esporádicos que podem por vezes causar o encerramento dos portos para pequenas embarcações, afetando as excursões.
  • Época das chuvas (maio a outubro): quando chove mais, é mais quente e há probabilidade de ocorrência de furacões (a época oficial dos furacões é de junho a novembro).

O ideal é visitar a Isla Contoy na estação seca para ter mais hipóteses de bom tempo e menos hipóteses de furacões, de dezembro a abril, embora, se a sua viagem for noutra estação também possa tentar a sua sorte.

Na Randomtrip fomos à Isla Contoy em abril e tivemos um dia imbatível (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Sargaço em Isla Contoy

Outro problema que afeta várias zonas das Caraíbas mexicanas entre abril e agosto é o sargaço (uma macroalga flutuante que se move com as correntes), embora, como em tudo o resto, dependa do ano. A vantagem da Isla Contoy é que, nos últimos anos, o sargaço quase não chegou às praias da ilha, pelo que, em princípio, não é algo a que se deva estar atento (isto pode mudar no futuro).

A Isla Contoy é um paraíso que nem os sargaços conseguem alcançar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Informação sobre Isla Contoy

Antes de conhecer este paraíso, eis alguns factos interessantes sobre a Isla Contoy e o seu Parque Nacional.

Breve introdução ao Parque Nacional Isla Contoy

O Parque Nacional Isla Contoy é, desde 1961, a primeira Área Natural Protegida estabelecida nas Caraíbas mexicanas, decretada Parque Nacional em 1998.

Chegando em Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Situa-se 30 quilómetros a norte de Isla Mujeres, onde as águas do Mar das Caraíbas se encontram com as do Golfo do México. O recife de Ixlaché, a sul de Contoy, marca o início da segunda maior barreira de recifes do mundo, o Grande Recife Mesoamericano. É precisamente neste recife que a biodiversidade abunda e pode ser vista durante o mergulho com snorkel na excursão à Ilha de Contoy.

Mergulhar no paraíso e mergulhar com tubo de respiração na segunda maior barreira de coral do mundo na excursão à Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Com quase 8 km de comprimento de norte a sul, 700 metros de largura (no ponto mais largo) e uma superfície de 230 hectares, a ilha é o refúgio mais importante para as aves marinhas das Caraíbas mexicanas, pelo que é também conhecida como a “Ilha das Aves”.

Fragatas sobrevoando a ilha, do miradouro da Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Fragatas voando sobre a Lagoa do Aviário Central da ilha (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

As suas lagoas, os mangais (que cobrem 70% da superfície da ilha) e as florestas de planície albergam 152 espécies de aves (como fragatas, corvos-marinhos, atobás, garças, pelicanos castanhos e andorinhas-do-mar), répteis, crustáceos e peixes.

Manguezais e iguanas na Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O parque nacional abrange também uma porção marinha de 4.900 hectares onde, todos os Verões, três espécies de tartarugas marinhas vêm desovar: tartarugas-de-pente, tartarugas-brancas e tartarugas-cabeçudas. As águas que rodeiam a ilha são também ricas em nutrientes que alimentam mais de 234 espécies de peixes identificados na zona, incluindo tubarões-baleia e raias-manta.

Fragata na Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

De acordo com o que nos foi dito durante a visita, já nos tempos pré-hispânicos, a população estabelecida ao longo da costa da Península de Yucatán costumava fazer incursões à Isla Contoy precisamente devido à sua biodiversidade. Nessa altura, as pessoas utilizavam as espécies marinhas não só como alimento, mas também como matéria-prima (por exemplo, conchas e espinhos de raias).

Raya na Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A zona ecoturística da ilha tem um cais (onde atracam os barcos de excursão), um centro de visitantes com uma exposição museológica, uma torre de observação com 20 metros de altura, dois trilhos interpretativos (que só podem ser percorridos com um guia e não por conta própria) onde se pode apreciar a flora e a fauna da ilha, um miradouro para observação de aves, duas palapas (tendas) onde são servidas refeições buffet durante as excursões e uma estação de campo equipada com geradores eólicos e painéis solares.

Regras para visitar a Isla Contoy

Para além do facto de não ser permitido visitar a ilha por conta própria, apenas em excursão, e de se tratar de uma ilha desabitada (apenas um guarda-florestal pernoita para a proteger), existe uma quota máxima diária de 200 pessoas que podem visitar a ilha. Para além disso, existe um conjunto de regras que devem ser respeitadas no interior do Parque Nacional:

  • Não é permitido fumar qualquer tipo de cigarros (incluindo cigarros electrónicos)
  • Não é permitido usar cremes solares (mesmo aqueles que são supostamente biodegradáveis ou “amigos do ambiente”). Pode aplicar protetor solar uma hora antes de chegar ao recife de Ixlaché e à Isla Contoy (por exemplo, e, Isla Mujeres, antes do embarque para Isla Contoy)
  • Não é permitida a utilização de drones
  • Não tocar na fauna da ilha (e, como é óbvio, não é permitido retirar quaisquer animais da água)
  • Não é permitido tirar qualquer resíduo à água
  • Não é permitido levar garrafas de plástico. O ideal é levar uma garrafa reutilizável, como uma destas, para transportar água no barco
  • Se quiser ouvir música, use apenas auscultadores para evitar a poluição sonora
  • Não é permitido fazer snorkel no recife sem um guia
  • Não é permitido explorar a Isla Contoy sem um guia. A excursão inclui uma visita guiada de 30 minutos se desejar ver a ilha (opcional)

Se tiver interesse, pode consultar o programa de gestão do Parque Nacional Isla Contoy neste link.

Quando chegámos à Isla Contoy, vimos uma praia sem bares nem lojas e apenas com algumas pessoas espalhadas pela água e pela areia (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

As regras em Isla Contoy estão a ser cumpridas?

De acordo com a nossa experiência, durante a atividade, foram cumpridas. Em todo o caso, se vir alguém que não as cumpra, denuncie-o imediatamente.

A praia paradisíaca de Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como é a excursão à Isla Contoy

A ordem e o tipo de atividades podem variar em função das condições meteorológicas e dos diferentes operadores turísticos, mas, regra geral, as excursões à Isla Contoy incluem o seguinte:

  • Transferes do hotel para o cais
  • Transferes de barco para a Isla Mujeres e Isla Contoy
  • “Bar aberto” de bebidas a bordo e à hora do almoço
  • Pão e fruta a bordo
  • 1 a 2h de visita à Isla Mujeres (Playa Norte)
  • Snorkel no recife de Ixlaché
  • Visita guiada à Isla Contoy
  • Relax na praia de Isla Contoy
  • Almoço buffet na Isla Contoy
O tempo a bordo entre os transbordos também é incrível, perante este azul das Caraíbas. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Quanto tempo dura a excursão à Isla Contoy?

Depende da excursão, mas geralmente duram entre 7 e 8 horas. Para além do tempo de navegação, devem ser adicionadas todas as paragens em Isla Mujeres, Recife Ixlaché e Isla Contoy.

A hora de partida é normalmente por volta das 9:00h e o regresso por volta das 17:00h. A duração da viagem é de uma a duas horas, consoante o tipo de barco, o ponto de partida e as condições do mar.

Perante este azul, estávamos ansiosos por saltar para a água a partir do barco (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Quantas pessoas a bordo?

Depende da excursão, da empresa e do preço: haverá sempre um mínimo, o capitão, um guia e o número de turistas depende da capacidade do barco. No nosso caso, havia cerca de 20 turistas a bordo.

O capitão do nosso barco (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Quanto custa a excursão à Isla Contoy?

A excursão custa normalmente entre 1700 MXN (a mais barata que vimos) e 2800 MXN, incluindo comida, bebidas e equipamento de snorkelling. Para além da excursão, tem de pagar uma taxa/imposto no cais, de 20USD (sim, em USD!), cerca de 350 MXN por pessoa.

O preço depende da empresa que contratar, da duração, do tipo de barco utilizado, do número de pessoas…

Chegar a este paraíso não é barato e não é possível fazê-lo sozinho, mas vale a pena (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Empresa recomendada para a excursão à Isla Contoy

No nosso caso, fomos à Isla Contoy com a Kaankun Tours e recomendamo-los vivamente, pois não só cumpriram as regras em todos os momentos, como também nos deram um excelente briefing das diferentes fases da excursão, bebidas ilimitadas a bordo e comida deliciosa na Isla Contoy. Além disso, a simpatia de toda a equipa a bordo.

O preço da excursão foi de 1700 MXN para adultos (e 1400 MXN para crianças com menos de 12 anos)* e a excursão parte de terça-feira a domingo de Cancún às 9:00h (ou de Playa del Carmen às 8:00h) e regressa aproximadamente às 17:30h*.

*Preços e horários em vigor quando fizemos a excursão, em abril de 2024, sujeitos a alterações.

Adorámos fazer a excursão com a Kaankun Tours (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

A nossa experiência na Isla Contoy com a Kaankun Tours

No Randomtrip fizemos uma excursão combinada da Kaankun Tours à Isla Contoy e à Isla Mujeres a partir de Cancún, que incluía várias atividades:

  • Transferes, de e para, o hotel e cais.
  • Transfer para Isla Mujeres e de Isla Mujeres para Isla Contoy (e regresso a Cancún de barco).
  • Fruta e pão a bordo (no nosso caso, recebemos deliciosos donuts caseiros).
  • Bar aberto (cerveja, cocktails…) a bordo do barco e durante a pausa para almoço na Isla Contoy.
  • Visita à Isla Mujeres com 1 hora de tempo livre na ilha (ponto de encontro na Playa Norte, uma das mais belas praias).
  • Snorkel no recife de Ixlaché com equipamento de snorkel, barbatanas e colete salva-vidas incluídos.
  • Visita a Isla Contoy com guia, para conhecer a flora e a fauna da ilha, ver os diferentes tipos de mangais, percorrer os trilhos, visitar o aviário numa das lagoas, visitar o museu das espécies e subir ao miradouro.
  • Tempo livre para relaxar na praia da Isla Contoy.
  • Almoço buffet na Isla Contoy.
Isla Contoy do miradouro, uma verdadeira vista de cartão postal (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Apanham-nos às 8h50 no hotel e seguimos para o cais, onde chegamos por volta das 9h20. Esperamos cerca de uma hora, toma-se um café, antes de partirmos para Isla Mujeres.

Chegamos à Isla Mujeres às 11:00h e é-nos dada uma hora de tempo livre na ilha com uma prova de licores locais à chegada (opcional). No nosso caso, já conhecíamos bem a ilha porque a tínhamos percorrido durante vários dias alguns meses antes, pelo que optámos por relaxar na Playa Norte durante o nosso tempo livre. Se também for para Isla Mujeres por mais tempo, consulte o nosso guia completo para Isla Mujeres.

Às 12:00h aguardamos na Playa Norte de Isla Mujeres para embarcar e seguir para Isla Contoy, que fica a 1:30h de barco. É nesse momento que informam da proibição de uso de protetor solar, pois estamos prestes a entrar nas águas do Parque Nacional Isla Contoy.

Praia norte de Isla Mujeres onde desfrutámos durante 1 hora (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Antes de chegar à Isla Contoy, fazemos uma paragem nas águas azuis circundantes para fazer snorkeling no recife Ixlaché. É-nos fornecido equipamento de snorkeling, barbatanas e o colete salva-vidas obrigatório, e seguimos em grupo, com um guia à frente e outro atrás. O mar é bastante agitado, pelo que algumas pessoas que não se sentiram confortáveis para completar o programa, regressaram ao barco com um dos guias. A experiência de snorkel foi curta e um pouco dececionante em termos da biodiversidade que esperávamos encontrar. Infelizmente, as alterações climáticas fizeram sentir a sua presença e o branqueamento dos corais é muito visível….

Cervejas depois do mergulho, antes de chegar ao paraíso de Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Depois do mergulho com snorkel no recife de Ixlaché, chegou a hora do ponto alto da excursão: conhecer e pisar a paradisíaca Isla Contoy. Assim que começámos a vê-la do barco, reconhecemos a sua descrição: uma praia de areia fina ladeada de palmeiras, sem bares de praia nem lojas e com apenas algumas pessoas espalhadas entre a água e a areia.

À beira do paraíso (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

À chegada, somos informados que, para os interessados em fazer uma visita guiada à ilha, haverá dois grupos: uma visita guiada em espanhol, antes do almoço, e uma visita guiada em inglês, depois do almoço. Inscrevemo-nos na visita guiada pretendida e entretanto damos um mergulho nas suas águas cristalinas.

Seguindo o nosso guia no trilho interpretativo da Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Durante a visita, que passa por um dos trilhos interpretativos, o nosso guia leva-nos ao Centro de Visitantes onde nos fala da variedade de espécies que habitam a ilha e nos mostra o mapa da ilha onde se encontram a Estação Naval Avançada (ENA) da Secretaria da Marinha Mexicana (SEMAR), o Farol (da SEMAR), Zona de Pescadores e Cooperativas de Mulheres, o Observatório de Dunas “Sikimay” e o Trilho da Água dos Morros.

Isla Contoy vista de barco (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O mapa mostra também a localização das sete massas de água salgada (não doce) que existem na Isla Contoy: Laguna Norte, Laguna Pajarera Norte, Laguna Muerta, Laguna Puerto Viejo, Laguna Pajarera Central, Laguna de las Garzas e Laguna Pajarera Sur.

Laguna Pajarera Central (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

É precisamente para a lagoa central de Pajarera que nos dirigimos para ver os mangais que cobrem 70% da superfície da ilha e que albergam muitas espécies. O nosso guia disse-nos que os crocodilos não vivem aqui permanentemente, pois precisam de água doce para os seus ninhos e a água aqui é salobra. Podem subsistir aqui durante bastante tempo porque, sendo répteis, animais de sangue frio, têm um metabolismo mais lento e não precisam de comer todos os dias.

Barco do guarda florestal na Laguna Pajarera Central (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

O ponto seguinte da visita guiada é o nosso preferido, o miradouro da ilha. A vista da Isla Contoy é de tirar o fôlego e dezenas de fragatas sobrevoam o local.

A dança das palmeiras em Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

A imagem de postal que tinhamos de Isla Contoy perante nós com o encontro das águas das Caraíbas com as do Golfo do México, o contraste da ilha verde com o azul do mar, a dança de centenas de palmeiras ao vento e o sobrevoo das fragatas.

O contraste do verde da ilha com o azul do mar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Diríamos que só esta experiência vale a visita guiada, mas isso seria desvalorizar tudo o que aprendemos nos outros pontos descritos acima.

Subida ao miradouro da Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Terminamos a visita guiada com um pouco de fome e o nosso guia diz-nos que o almoço está pronto. O ponto de encontro é na sala de jantar da palapa onde, para além de outros visitantes esfomeados, um par de iguanas e caranguejos eremitas nos acompanham.

A comida é em estilo buffet com várias opções para escolher, incluindo vegetariana. O pico de gallo e as tortillas de maíz estavam particularmente saborosos, tanto, que repetimos.

O almoço da excursão é em estilo buffet e é servido na palapa da ilha (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Depois do almoço, é altura de relaxar no paraíso. Aqui, idealmente, não deveria ter deixado o seu equipamento de snorkeling no barco, porque, para além de se banhar numa praia paradisíaca, pode ver muita vida marinha, como raias e peixes.

Uma arraia em Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Depois de uma hora de relaxamento, é hora de partir. Fomos a última excursão a deixar a ilha, no última horario, às 17h, pelo que tivemos a oportunidade de desfrutar da Isla Contoy com muito pouca gente. Despedimo-nos com a promessa de voltar e começamos o nosso caminho de regresso a Cancún.

Relaxar no paraíso (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

Para nos despedirmos deste paraíso, a equipa da Kaankun Tours a bordo serve-nos cocktails (margaritas, tequila sunrise, rum cola, o que quisermos) e põe-nos a ouvir música animada.

Até breve, Contoy! (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Regressamos a Cancún antes das 18:00h, mesmo a tempo de nos despedirmos do sol de um dia incrível no paraíso.

Mapa com os locais visitados durante a nossa excursão à Isla Contoy e Isla Mujeres

Aqui está um mapa com os locais visitados durante a nossa visita:

  • Playa Norte, Isla Mujeres
  • Recife de Ixlaché
  • Ilha de Contoy

Inspire-se com as stories da nossa visita à Isla Contoy

Pode ver as stories do Instagram sobre a nossa visita à Isla Contoy neste link.

A propósito, já nos segue no Instagram?

Se quiser ver a nossa aventura neste paraíso quando o visitámos, veja os nossos destaques no Instagram.

O que visitar e fazer em Cancún e a partir de Cancún

Para além de Isla Contoy e de Isla Mujeres, há muito que visitar várias atividades para fazer nos seus dias em Cancún. Aqui estão as principais, pode ver mais no nosso guia completo de Cancún:

Nas praias de Cancún. (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Randomtrip em Chichen Itzá (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Cenote Suytun (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Cenote Oxmán (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
No sítio arqueológico de Coba. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
  • Vá até Puerto Morelos, onde pode fazer snorkel e praia num ambiente mais descontraído.
Praia de Puerto Morelos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
  • Conheça outras praias na famosa Playa del Carmen
O famoso Portal Maia de Playa del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Onde ficar em Cancún

Ao contrário do que costumamos recomendar (e onde costumamos ficar nas nossas viagens, por exemplo em Tulum), em Cancún temos de admitir que o sítio ideal para ficar é na Zona Hoteleira. Apesar de ser menos acessível económicamente do que os alojamentos no centro de Cancún, é onde terá fácil acesso às belas praias da zona (de acesso público e gratuito!), aos restaurantes e à vida noturna.

O ideal é ficar na Zona Hoteleira de Cancún. (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

No Randomtrip ficámos no Selina Cancun Laguna Hotel Zone, nas duas vezes que visitámos Cancún, e continuamos a achar que é uma das opções com melhor relação qualidade/preço, tanto pelas instalações como pela localização. Fica a 5 minutos a pé da praia.

Piscina no Selina Cancun Laguna Hotel Zone(Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Os quartos do hotel, de vários tipos, têm vista para a lagoa Nichupté , que ganha um esplendor especial ao pôr do sol, quando várias espécies de aves regressam à ilha das aves da lagoa.

O nosso quarto no Selina Cancun Laguna Hotel Zone(Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Vista do nosso quarto no Selina Cancun Laguna Hotel Zone (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Pôr do sol no Selina Cancun Laguna Hotel Zone(Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O hotel tem também uma piscina, um bar e um restaurante, uma cozinha para os hóspedes que a queiram utilizar e, muito importante para pessoas como no Randomtrip que trabalham enquanto viajam, um excelente e ergonómico espaço de coworking.

Trabalhar antes e depois de um mergulho relaxante no Selina Cancun Laguna Hotel Zone(Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Se preferir outro tipo de alojamento (como um tudo incluído ou um apartamento), consulte todos eles neste link e lembre-se de que os preços que mencionamos são aproximados e mudam consoante o tipo de quarto e a estação do ano.

Restaurantes que recomendamos em Cancún

Os nossos dias em Cancún não foram, de longe, os melhores a nível gastronómico na península de Yucatán. Sendo uma zona muito turística, isso reflete-se na diminuição da qualidade e autenticidade da gastronomia (onde imperam as cadeias multinacionais) e nos preços mais elevados. No entanto, aqui ficam algumas recomendações que experimentámos e gostámos, algumas muito perto do hotel Selina onde ficámos, e outras, à procura de comida mais local, no centro de Cancún:

  • Tacos Rigo: uma boa escolha para tacos na zona hoteleira
  • Hanaichi: é um pouco estranho recomendarmos um restaurante japonês em Cancún mas, dada a vontade que tínhamos, experimentámos e foi uma agradável surpresa. Sushi impecável e algumas das melhores gyozas que provámos fora do Japão. Repetimos.
  • Pescaditos: no centro de Cancún, conhecido pelos seus pratos de peixe, como o ceviche.
  • Qué Gorditas: bom, agradável e barato, aqui encontrará, como o nome sugere, gorditas, quesadilllas e burritos com diferentes recheios.
  • BaoVegan: um restaurante vegan e local, com pratos deliciosos e bons preços, no centro de Cancún.
BaoVegan, um dos nossos favoritos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Recomendações para visitar a Isla Contoy como turista responsável

  • Não seja cúmplice de maus tratos a animais: siga a máxima“Observe, Não Toque“. Não faça nada que possa prejudicar a flora e a fauna locais e, se vir alguém a fazê-lo, denuncie-o imediatamente.
  • Seja responsável ao visitar um local: um grande afluxo de pessoas a um determinado local pode ter um impacto negativo, por isso respeite as regras, não suba à árvore/monumento que está a visitar, não pinte as paredes, evite tocar e, por respeito pelas restantes pessoas que visitam o local, não faça barulho nem o “monopolize” com as suas fotografias.
  • Evite a utilização de plástico e não deite lixo para o chão
  • Respeite as outras pessoas: não ponha a música a tocar alto, apanhe o seu lixo, não deite pontas de cigarro, etc. Deixe o local melhor do que o encontrou.
  • Viaje sempre com um seguro de viagem: despesas médicas, roubo ou problemas com o avião durante uma viagem podem custar-lhe muito dinheiro, por isso o ideal é fazer um seguro de viagem. No Randomtrip utilizamos sempre o IATI e recomendamo-lo. Se subscrever o seu seguro através deste link tem um desconto de 5%.
Um cartão postal da Isla Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Checklist: o que levar para Isla Contoy

Aqui está a lista das coisas imprescindíveis que levamos na nossa visita à Isla Contoy:

  • Adaptador de tomada internacional, uma vez que utilizam fichas do tipo A
  • Garrafa reutilizável como uma destas para transportar sempre água consigo. Evitará a utilização de plástico de utilização única.
  • Calçado Aquático Aquashoes como estes ideais para levar sempre consigo para usar em superfícies rochosas ou escorregadias
  • Kit Snorkel (máscara e tubo de snorkel) como estes, imprescindível para levar nesta viagem e contemplar o fundo do mar. Além de ser mais higiénico porque não partilha o seu tubo de snorkel com mais ninguém, em vários locais não alugam este equipamento e, mesmo que aluguem, não é barato por isso usando algumas vezes já paga o preço do seu próprio kit.
  • Mochila à prova de água / Saco impermeável como esta, muito útil para não molhar o seu equipamento fotográfico, telemóvel e carteira em qualquer passeio de barco (ou mesmo se a maré subir na praia)
  • T-shirt de lycra de manga comprida com proteção UV que usamos para nos protegermos da água fria ou do sol quando fazemos mergulho, como uma destas.
  • Toalha de secagem rápida como uma destas que, para além disso, não ocupa muito espaço na sua mochila/mala
  • Casaco cortavento impermeável: No Randomtrip temos este e este
  • Chapéu ou boné e óculos de sol para o proteger quando o sol está forte
  • Consiga os artigos da Decathlon que levamos em todas as nossas viagens ao melhor preço
  • Máquina fotográfica para registar as aventuras e mais tarde recordar. No Randomtrip usamos uma Sony ZV-E10 e uma Gopro Hero12 Black (para imagens subaquáticas) nas nossas viagens
  • Powerbank: com tantas fotos vai gastar muita bateria, por isso é sempre bom levar uma boa powerbank. No Randomtrip viajámos com estes dois powerbanks (Xiaomi 20000 mAh y  Anker 10000 mAh), que nos permitem carregar tanto os nossos smartphones como a máquina fotográfica
  • Protetor solar: embora não o possa usar nos dias em que entra no mar em muitos casos, deve proteger-se durante os seus passeios. Tente sempre escolher um protetor solar Reef Friendly, ou seja, que proteja a sua pele sem prejudicar os ecossistemas marinhos, evitando ingredientes como a oxibenzona e o octinoxato, que são prejudiciais para os corais. Também um protector que não tenha sido testado em animais.
  • Repelente de mosquitos, essencial não só para as incómodas picadas mas também para a sua proteção contra doenças como a dengue. No Randomtrip costumamos levar Relec Extra Forte mas leve o que preferir desde que contenha uma percentagem mínima de 15% de DEET (ingrediente recomendado pela OMS)
  • Kit de primeiros socorros: no nosso kit de primeiros socorros há sempre algum medicamento contra o enjoo (como a biodramina para o enjoo nos barcos), antibióticos, anti-diarreicos (e alguns probióticos para recuperar mais rapidamente), anti-histamínicos, analgésicos e antipiréticos
  • Seguro de viagem, claro. Se contratar o seu seguro de viagem através deste link terá um desconto de 5%.

Quer conhecer o último paraíso intocado das Caraíbas mexicanas? Tem alguma dúvida antes de embarcar nesta aventura? Deixe-a nos comentários!

Ansioso para voltar ao paraíso de Contoy. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Disclaimer: A Kaankun Tours permitiu-nos conhecer a Isla Contoy para podermos relatar a nossa experiência no Randomtrip, mas todas as opiniões e informações expressas neste post são da nossa responsabilidade.

Todas as fotografias e conteúdos são da autoria do Randomtrip (exceto aqueles que expressam claramente a sua fonte) e têm todos os direitos reservados.

Disclaimer: este guia contém links de afiliados e, ao usá-los, estará a dar uma pequena comissão ao Randomtrip. A si não lhe custa nada, por vezes até ganha um desconto, mas a nós motiva-nos para continuar a criar guias gratuitos tão completos como o que acabou de ler.

Gostou do nosso guia? Poupe nas suas reservas e apoie o nosso trabalho!

Se o nosso guia foi uma boa ajuda para a sua viagem, pode apoiar este projeto e poupar nas suas reservas usando os seguintes links:

Para além disso, se quiser contribuir para a nossa criação de guias de viagem completos e gratuitos como este, existe outra forma de apoiar o nosso projeto: pode fazer um donativo (com Paypal ou cartão) e convidar-nos a um pequeno-almoço (5€), uma refeição de street food (10€) ou um jantar no destino que estamos a explorar (20€) que depois recomendaremos no guia do destino. Ou pode também fazer um donativo pelo valor que desejar. Mais info aqui

Muito obrigada pelo seu apoio, Randomtripper! Vemo-nos pelo Mundo!

5/5 - (9 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *