Se vai viajar para o México, recomendamos que compre um cartão SIM mexicano, local, ou um eSIM (5% de desconto com o código RANDOMTRIP na Holafly), para ter sempre Internet no seu smartphone e usufruir das suas vantagens: pode manter-se em contacto com os seus amigos e familiares, fazer chamadas locais mais económicas para alojamentos e/ou operadores, utilizar o Google Maps e outras aplicações, publicar fotografias nas redes sociais, etc.
Neste artigo, contamos-lhe tudo o que precisa de saber para comprar um cartão SIM ou eSim no México: que empresas estão disponíveis, que planos de dados e preços têm, como carregar e comprar mais Internet, como fazer chamadas locais, etc.
Conteúdos
Companhias telefónicas no México (SIM local)
No México, existem 3 companhias telefónicas principais:
- Telcel: o principal operador no México e o que tem maior cobertura em todo o país (veja a cobertura Telcel aqui). Preço indicativo: 3,5 GB por 200 pesos (10 euros) durante um mês.
- Movistar: O maior rival da Telcel, também com boa cobertura. Nas grandes cidades têm provavelmente uma cobertura igual, com melhores preços do que a Telcel, embora nos subúrbios seja onde a Telcel ganha (veja a cobertura da Movistar aqui). Preço indicativo: 3,5 GB por 150 pesos (8 euros) durante um mês.
- AT&T: terceiro operador, menos cobertura do que os dois anteriores, pelo que só é recomendado para as grandes cidades (verifique a cobertura da AT&T aqui, clicando no separador Cobertura). Preço indicativo: 3 GB por 200 pesos (10 euros) durante um mês.
Existem outras empresas, mais pequenas ou virtuais, mas como a diferença de preço é baixa, recomendamos que se concentre nas principais.
Por outro lado, se não quiser complicar e se o seu telefone suportar eSim, também pode adquirir o eSIM da Holafly com dados ilimitados (5% de desconto com o código RANDOMTRIP), desta forma terá Internet no seu telemóvel assim que aterrar e não terá de perder tempo a comprar o SIM local numa loja, a recarregar, etc.
No nosso caso, que viajámos pelo México durante vários meses, comprámos o eSIM da holafly (5% de desconto com o código RANDOMTRIP) antes da viagem para termos internet logo nos primeiros dias, e depois comprámos um cartão SIM da Telcel, que é o que recomendamos devido à sua melhor cobertura no México. Tivemos uma boa cobertura em todas as zonas que visitámos (Chiapas – um pouco fraca devido à zona -, Riviera Maya, Cidade do México, etc.).
Onde comprar o cartão eSIM (holafly)
Se optar pelo cartão eSIM do México, recomendamos-lhe o cartão Holafly. Pode comprá-lo antes da sua viagem no sítio Web da Holafly (obtém um desconto de 5% com o código RANDOMTRIP). Pode escolher o número de dias e terá dados ilimitados durante esse número de dias (nota: não pode partilhar a Internet com outros dispositivos nem fazer chamadas no México, embora recomendemos que tenha o Skype no seu telemóvel com algum saldo para fazer chamadas a partir daí a um preço muito bom, que é o que costumamos fazer nas viagens).
Preços do eSIM da Holafly:
- 5 dias: 19 euros
- 7 dias: 27 euros.
- 10 dias: 34 euros.
- 15 dias: 47 euros.
- 20 dias: 57 euros.
- 30 dias: 69 euros.
Receberá um código QR no seu e-mail e no whatsapp, que terá de digitalizar a partir do seu telemóvel para adicionar o eSIM e o ativar. Depois de o ativar, os dias começarão a contar, pelo que o ideal é ativá-lo imediatamente antes de entrar no avião ou assim que aterrar (terá de ter o QR noutro dispositivo ou imprimi-lo para o digitalizar; a Holafly também lhe enviará detalhes para configurar o eSIM à mão se não tiver acesso ao QR).
Tenha em atenção que a cobertura da Holafly pode ser mais limitada. Verifique com eles para se certificar de que as áreas que vai visitar têm cobertura.
Compre o seu eSIM da Holafly com dados ilimitados e obtenha 5% de desconto com o código RANDOMTRIP
Onde comprar um cartão SIM local no México
Se puder, a opção mais económica é comprar o cartão SIM na loja oficial do operador ou, por vezes, também pode encontrá-lo nas lojas de conveniência Oxxo. No nosso caso, tentámos em várias Oxxo’s e não tinham cartões SIM da Telcel (o que queríamos devido à cobertura), apenas os da Oxxo, pelo que acabámos por comprá-lo num stand da Telcel.
Em princípio, não é necessário qualquer documento de identificação para adquirir o cartão SIM, embora seja sempre bom tê-lo consigo para o caso de lhe ser pedido.
Depois de obter o cartão SIM, basta inseri-lo, introduzir o número PIN, se o tiver, e colocá-lo em modo avião (ou reiniciar o telemóvel) para que seja automaticamente configurado.
Cartão SIM Telcel
A Telcel é a empresa que recomendamos para o México, pois foi a que pela nossa experiência funcionou melhor e tem a melhor cobertura 4G e 5G do México (com cobertura na maioria das atrações turísticas que visitar).
O cartão SIM da Telcel custou-nos 100 pesos (5 euros) e, por defeito, vinha com o tarifário Amigo sin Límite, com 450 MB e utilização ilimitada do Whatsapp e das redes sociais (Instagram, Facebook…) durante 7 dias.
Se precisar de mais dados, pode pedir um carregamento no quiosque da Telcel. Na altura da nossa viagem, estes eram os pacotes de dados disponíveis (por vezes há promoções e dão mais GB pelo mesmo preço)
Pacotes de Internet para o seu Amigo (todos incluem redes sociais e whatsapp ilimitado):
- 500MB – 7 dias: 50 pesos
- 700 MB – 13 dias: 80 pesos
- 1,6 GB – 15 dias: 100 pesos
- 3,5 GB – 30 dias: 200 pesos
- 5GB – 30 dias: 300 pesos
- 8 GB – 30 dias: 500 pesos
Para ativar os pacotes, é mais fácil utilizar a aplicação Telcel (Apple e Android), embora, pelo menos no iPhone, tenha de alterar o país para o México para poder instalá-la. Caso contrário, também pode ativar o pacote digitando *133#, premindo chamar e seguindo os passos.
Código de país do México
Caso necessite, o prefixo no México é +52, por isso, tenha isso em mente quando adicionar números locais (para alojamento, agências de turismo, etc.) no seu livro de endereços que pretende contactar por Whatsapp.
Como carregar o seu saldo na Telcel
Pode carregar o saldo e subscrever outro pacote a partir do seu telemóvel. Para efetuar o carregamento, pode fazê-lo pessoalmente em qualquer quiosque Oxxo ou Telcel. Se não puder ou não tiver tempo, tem a opção de o fazer online no sítio oficial da Telcel. Por vezes falha, pelo que, como alternativa, pode fazê-lo com o Xoom do Paypal (sem comissão), com o site Mexico Undostres (sem comissão) ou em Recharge.com (com comissão).
Receberá um SMS a confirmar o carregamento.
Como obter mais pacotes de dados na Telcel
Se tem saldo suficiente, é muito fácil subscrever um novo pacote de dados a partir do seu próprio telemóvel.
Os pacotes disponíveis são:
- 500MB – 7 dias: 50 pesos
- 700 MB – 13 dias: 80 pesos
- 1,6 GB – 15 dias: 100 pesos
- 3,5 GB – 30 dias: 200 pesos
- 5GB – 30 dias: 300 pesos
- 8 GB – 30 dias: 500 pesos
Tem a possibilidade de se dirigir a uma loja e efetuar o serviço, de o fazer sozinho a partir da aplicação Telcel (Apple e Android) ou, com as seguintes instruções (que podem ser alteradas no futuro):
- Marque *133# no seu telefone.
- Aparecerá um menu, escolha a opção “Internet Amigo” (2).
- Escolha o pacote que pretende (se disponível) ou a opção “+Opciones” (5).
- Depois de ter escolhido o seu pacote, ser-lhe-á pedido o seu método de pagamento. Se tiver efetuado um carregamento, será “Saldo” (1).
E já está, receberá um SMS a confirmar que o pacote foi contratado e que agora tem dados extra para navegar na Internet.
Se quiser verificar o seu saldo (dinheiro), pode fazê-lo com o mesmo número ( *133# ), que aparece no primeiro ecrã.
Se quiser verificar quantos megabytes ou gigabytes lhe restam, tem de marcar o mesmo número (*133#), selecionar a opção “Detalle del saldo” (3) e a opção correspondente (“Paq Amigo Sin Límite” (2) para o pacote por defeito, ou “Paq. Internet Amigo” (3) se contratar outro pacote seguindo as instruções incluídas acima.
Velocidade e cobertura da Internet da Telcel no México
Dispúnhamos de 4G/5G e de uma boa ligação na maior parte das zonas visitadas no México. De um modo geral, tivemos sempre uma boa cobertura e velocidade de ligação em todos os locais que visitámos, embora em algumas zonas a ligação e a velocidade sejam mais limitadas. Actualizaremos com mais testes de velocidade de outras zonas à medida que as visitarmos.
Aqui estão as capturas de ecrã de alguns testes de velocidade que efectuámos:
Cidade do México: funcionou muito bem:
Puerto Morelos (Riviera Maya, Yucatan): funcionou bem durante a nossa estadia
Tulum (Riviera Maya, Yucatan): Funcionou bem durante a nossa estadia, embora algumas zonas tenham funcionado melhor do que outras:
Bacalar (Riviera Maya, Yucatan): funcionou perfeitamente durante a nossa estadia, embora dependesse da zona (no centro funciona melhor):
Playa del Carmen (Riviera Maya, Península de Yucatán): funcionou perfeitamente durante a nossa estadia, embora dependesse da zona (na quinta avenida e arredores funcionou perfeitamente, embora no nosso alojamento, por exemplo, tivéssemos menos cobertura e não funcionasse tão rapidamente):
Valladolid (Yucatan, Península de Yucatan): Funcionou perfeitamente durante a nossa estadia, embora mais lentamente do que noutras zonas, felizmente tínhamos uma boa rede wifi no nosso alojamento:
Merida (Yucatan, Península de Yucatan): Funcionou perfeitamente durante a nossa estadia:
Cidade de Campeche (Campeche): funcionou na perfeição.
San Cristóbal de las Casas (Chiapas): sinal mau, 4G ia e vinha, ping elevado (mau para chamadas), embora pareça comum na zona (felizmente, a maioria dos estabelecimentos tem boa rede wifi).
Oaxaca: funcionou bem, embora no centro da cidade, por vezes, apesar da cobertura e do 4G/5G, não tenha funcionado bem:
Loreto (Baja California Sur): funcionou na perfeição:
Lembre-se que com o SIM local pode fazer tethering a partir do seu smartphone para partilhar a Internet com outros smartphones, tablets, computadores portáteis… Se o fizer, lembre-se de levar consigo uma boa powerbank, pois consome muito mais bateria. Nós viajámos com estes dois:
- Este da ANKER tem 10000mAh, o que é suficiente para carregar a bateria um par de vezes.
- Este da Xiaomi, com 20000mAh, carregará o seu smartphone 4-5 vezes.
Se preferir, também é uma boa opção comprar um router portátil e levá-lo consigo para cada país onde se desloca para inserir o cartão SIM, por exemplo, este.
Esperamos que seja útil e que desfrute muito da sua viagem ao México!
É seguro utilizar o eSim ou cartões da Telcel?
Olá Isabel e obrigado pelo seu comentário.
É totalmente seguro utilizar tanto o cartão SIM da Telcel como o eSIM da Holafly, já utilizámos ambas as opções sem qualquer problema.