Se vai viajar para o México, recomendamos que compre um cartão SIM mexicano, local, ou um eSIM (5% de desconto com o código RANDOMTRIP na Holafly), para ter sempre Internet no seu smartphone e usufruir das suas vantagens: pode manter-se em contacto com os seus amigos e familiares, fazer chamadas locais mais económicas para alojamentos e/ou operadores, utilizar o Google Maps e outras aplicações, publicar fotografias nas redes sociais, etc.

Neste artigo, contamos-lhe tudo o que precisa de saber para comprar um cartão SIM ou eSim no México: que empresas estão disponíveis, que planos de dados e preços têm, como carregar e comprar mais Internet, como fazer chamadas locais, etc.

Lagoa de Bacalar, um dos lugares mais impressionantes que visitámos na península de Yucatán. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Companhias telefónicas no México (SIM local)

No México, existem 3 companhias telefónicas principais:

  • Telcel: o principal operador no México e o que tem maior cobertura em todo o país (veja a cobertura Telcel aqui). Preço indicativo: 3,5 GB por 200 pesos (10 euros) durante um mês.
  • Movistar: O maior rival da Telcel, também com boa cobertura. Nas grandes cidades têm provavelmente uma cobertura igual, com melhores preços do que a Telcel, embora nos subúrbios seja onde a Telcel ganha (veja a cobertura da Movistar aqui). Preço indicativo: 3,5 GB por 150 pesos (8 euros) durante um mês.
  • AT&T: terceiro operador, menos cobertura do que os dois anteriores, pelo que só é recomendado para as grandes cidades (verifique a cobertura da AT&T aqui, clicando no separador Cobertura). Preço indicativo: 3 GB por 200 pesos (10 euros) durante um mês.

Existem outras empresas, mais pequenas ou virtuais, mas como a diferença de preço é baixa, recomendamos que se concentre nas principais.

Por outro lado, se não quiser complicar e se o seu telefone suportar eSim, também pode adquirir o eSIM da Holafly com dados ilimitados (5% de desconto com o código RANDOMTRIP), desta forma terá Internet no seu telemóvel assim que aterrar e não terá de perder tempo a comprar o SIM local numa loja, a recarregar, etc.

No nosso caso, que viajámos pelo México durante vários meses, comprámos o eSIM da holafly (5% de desconto com o código RANDOMTRIP) antes da viagem para termos internet logo nos primeiros dias, e depois comprámos um cartão SIM da Telcel, que é o que recomendamos devido à sua melhor cobertura no México. Tivemos uma boa cobertura em todas as zonas que visitámos (Chiapas – um pouco fraca devido à zona -, Riviera Maya, Cidade do México, etc.).

Praia de Puerto Morelos (Riviera Maya). Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados.

Onde comprar o cartão eSIM (holafly)

Se optar pelo cartão eSIM do México, recomendamos-lhe o cartão Holafly. Pode comprá-lo antes da sua viagem no sítio Web da Holafly (obtém um desconto de 5% com o código RANDOMTRIP). Pode escolher o número de dias e terá dados ilimitados durante esse número de dias (nota: não pode partilhar a Internet com outros dispositivos nem fazer chamadas no México, embora recomendemos que tenha o Skype no seu telemóvel com algum saldo para fazer chamadas a partir daí a um preço muito bom, que é o que costumamos fazer nas viagens).

Preços do eSIM da Holafly:

  • 5 dias: 19 euros
  • 7 dias: 27 euros.
  • 10 dias: 34 euros.
  • 15 dias: 47 euros.
  • 20 dias: 57 euros.
  • 30 dias: 69 euros.

Receberá um código QR no seu e-mail e no whatsapp, que terá de digitalizar a partir do seu telemóvel para adicionar o eSIM e o ativar. Depois de o ativar, os dias começarão a contar, pelo que o ideal é ativá-lo imediatamente antes de entrar no avião ou assim que aterrar (terá de ter o QR noutro dispositivo ou imprimi-lo para o digitalizar; a Holafly também lhe enviará detalhes para configurar o eSIM à mão se não tiver acesso ao QR).

Tenha em atenção que a cobertura da Holafly pode ser mais limitada. Verifique com eles para se certificar de que as áreas que vai visitar têm cobertura.

Compre o seu eSIM da Holafly com dados ilimitados e obtenha 5% de desconto com o código RANDOMTRIP

Randomtrip em modo catrina e catrino nas celebrações do Día de Muertos em Chiapas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Onde comprar um cartão SIM local no México

Se puder, a opção mais económica é comprar o cartão SIM na loja oficial do operador ou, por vezes, também pode encontrá-lo nas lojas de conveniência Oxxo. No nosso caso, tentámos em várias Oxxo’s e não tinham cartões SIM da Telcel (o que queríamos devido à cobertura), apenas os da Oxxo, pelo que acabámos por comprá-lo num stand da Telcel.

Em princípio, não é necessário qualquer documento de identificação para adquirir o cartão SIM, embora seja sempre bom tê-lo consigo para o caso de lhe ser pedido.

Depois de obter o cartão SIM, basta inseri-lo, introduzir o número PIN, se o tiver, e colocá-lo em modo avião (ou reiniciar o telemóvel) para que seja automaticamente configurado.

Randomtrip na cidade maia de Palenque (Chiapas) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Cartão SIM Telcel

A Telcel é a empresa que recomendamos para o México, pois foi a que pela nossa experiência funcionou melhor e tem a melhor cobertura 4G e 5G do México (com cobertura na maioria das atrações turísticas que visitar).

O cartão SIM da Telcel custou-nos 100 pesos (5 euros) e, por defeito, vinha com o tarifário Amigo sin Límite, com 450 MB e utilização ilimitada do Whatsapp e das redes sociais (Instagram, Facebook…) durante 7 dias.

Se precisar de mais dados, pode pedir um carregamento no quiosque da Telcel. Na altura da nossa viagem, estes eram os pacotes de dados disponíveis (por vezes há promoções e dão mais GB pelo mesmo preço)

Pacotes de Internet para o seu Amigo (todos incluem redes sociais e whatsapp ilimitado):

  • 500MB – 7 dias: 50 pesos
  • 700 MB – 13 dias: 80 pesos
  • 1,6 GB – 15 dias: 100 pesos
  • 3,5 GB – 30 dias: 200 pesos
  • 5GB – 30 dias: 300 pesos
  • 8 GB – 30 dias: 500 pesos

Para ativar os pacotes, é mais fácil utilizar a aplicação Telcel (Apple e Android), embora, pelo menos no iPhone, tenha de alterar o país para o México para poder instalá-la. Caso contrário, também pode ativar o pacote digitando *133#, premindo chamar e seguindo os passos.

Código de país do México

Caso necessite, o prefixo no México é +52, por isso, tenha isso em mente quando adicionar números locais (para alojamento, agências de turismo, etc.) no seu livro de endereços que pretende contactar por Whatsapp.

Como carregar o seu saldo na Telcel

Pode carregar o saldo e subscrever outro pacote a partir do seu telemóvel. Para efetuar o carregamento, pode fazê-lo pessoalmente em qualquer quiosque Oxxo ou Telcel. Se não puder ou não tiver tempo, tem a opção de o fazer online no sítio oficial da Telcel. Por vezes falha, pelo que, como alternativa, pode fazê-lo com o Xoom do Paypal (sem comissão), com o site Mexico Undostres (sem comissão) ou em Recharge.com (com comissão).

Receberá um SMS a confirmar o carregamento.

Como obter mais pacotes de dados na Telcel

Se tem saldo suficiente, é muito fácil subscrever um novo pacote de dados a partir do seu próprio telemóvel.

Os pacotes disponíveis são:

  • 500MB – 7 dias: 50 pesos
  • 700 MB – 13 dias: 80 pesos
  • 1,6 GB – 15 dias: 100 pesos
  • 3,5 GB – 30 dias: 200 pesos
  • 5GB – 30 dias: 300 pesos
  • 8 GB – 30 dias: 500 pesos

Tem a possibilidade de se dirigir a uma loja e efetuar o serviço, de o fazer sozinho a partir da aplicação Telcel (Apple e Android) ou, com as seguintes instruções (que podem ser alteradas no futuro):

  • Marque *133# no seu telefone.
  • Aparecerá um menu, escolha a opção “Internet Amigo” (2).
  • Escolha o pacote que pretende (se disponível) ou a opção “+Opciones” (5).
  • Depois de ter escolhido o seu pacote, ser-lhe-á pedido o seu método de pagamento. Se tiver efetuado um carregamento, será “Saldo” (1).

E já está, receberá um SMS a confirmar que o pacote foi contratado e que agora tem dados extra para navegar na Internet.

Se quiser verificar o seu saldo (dinheiro), pode fazê-lo com o mesmo número ( *133# ), que aparece no primeiro ecrã.

Se quiser verificar quantos megabytes ou gigabytes lhe restam, tem de marcar o mesmo número (*133#), selecionar a opção “Detalle del saldo” (3) e a opção correspondente (“Paq Amigo Sin Límite” (2) para o pacote por defeito, ou “Paq. Internet Amigo” (3) se contratar outro pacote seguindo as instruções incluídas acima.

Velocidade e cobertura da Internet da Telcel no México

Dispúnhamos de 4G/5G e de uma boa ligação na maior parte das zonas visitadas no México. De um modo geral, tivemos sempre uma boa cobertura e velocidade de ligação em todos os locais que visitámos, embora em algumas zonas a ligação e a velocidade sejam mais limitadas. Actualizaremos com mais testes de velocidade de outras zonas à medida que as visitarmos.

Aqui estão as capturas de ecrã de alguns testes de velocidade que efectuámos:

Cidade do México: funcionou muito bem:

Puerto Morelos (Riviera Maya, Yucatan): funcionou bem durante a nossa estadia

Tulum (Riviera Maya, Yucatan): Funcionou bem durante a nossa estadia, embora algumas zonas tenham funcionado melhor do que outras:

Bacalar (Riviera Maya, Yucatan): funcionou perfeitamente durante a nossa estadia, embora dependesse da zona (no centro funciona melhor):

San Cristóbal de las Casas (Chiapas): sinal mau, 4G ia e vinha, ping elevado (mau para chamadas), embora pareça comum na zona (felizmente, a maioria dos estabelecimentos tem boa rede wifi).


Lembre-se que com o SIM local pode fazer tethering a partir do seu smartphone para partilhar a Internet com outros smartphones, tablets, computadores portáteis… Se o fizer, lembre-se de levar consigo uma boa powerbank, pois consome muito mais bateria. Nós viajámos com estes dois:

Se preferir, também é uma boa opção comprar um router portátil e levá-lo consigo para cada país onde se desloca para inserir o cartão SIM, por exemplo, este.

Esperamos que seja útil e que desfrute muito da sua viagem ao México!

Todas as fotografias e conteúdos são da autoria do Randomtrip (exceto aqueles que expressam claramente a sua fonte) e têm todos os direitos reservados.

Disclaimer: este guia contém links de afiliados e, ao usá-los, estará a dar uma pequena comissão ao Randomtrip. A si não lhe custa nada, por vezes até ganha um desconto, mas a nós motiva-nos para continuar a criar guias gratuitos tão completos como o que acabou de ler.

Gostou do nosso guia? Pode poupar e apoiar o nosso trabalho!

Se o nosso guia foi uma boa ajuda para a sua viagem, pode apoiar este projeto e poupar nas suas reservas usando os seguintes links:

  • 5% de desconto no seu seguro de viagens com a IATI
  • Até 15% de desconto na Booking.com
  • Alugue um carro ao melhor preço com DiscoverCars
  • Reserve os seus tours com antecedência e não fique sem lugar com a Civitatis
  • Encontre voos baratos no Skyscanner e na Kiwi
  • Não fique sem internet na sua viagem com os cartões SIM da Holafly até 5% de desconto (usando o código RANDOMTRIP)
  • Faça os cartões Revolut e N26, com os quais pode levantar dinheiro sem comissões em multibancos de todo o mundo

Para além disso, se quiser contribuir para a nossa criação de guias de viagem completos e gratuitos como este, existe outra forma de apoiar o nosso projeto: pode fazer um donativo (com Paypal ou cartão) e convidar-nos a um pequeno-almoço (5€), uma refeição de street food (10€) ou um jantar no destino que estamos a explorar (20€) que depois recomendaremos no guia do destino. Ou pode também fazer um donativo pelo valor que desejar. Mais info aqui

Muito obrigada pelo seu apoio, Randomtripper! Vemo-nos pelo Mundo!

5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *