Sonha ver e até nadar com o maior peixe do Mundo, o tubarão-baleia e pensa visitar a Baixa Califórnia do Sul na sua próxima viagem ao México? Está com sorte. Um dos passeios mais procurados em La Paz, a capital da Baja California Sur, é a observação de tubarões-baleia e/ou nadar com eles. No entanto, se quiser ter a oportunidade de ver um destes gigantes gentis que podem medir até 12 metros de comprimento, terá de o fazer apenas nos meses de inverno.
Neste guia encontrará toda a informação necessária para organizar a sua aventura com tubarões-baleia em La Paz: quando ir, como ir, quanto custa a atividade, que regras seguir e até curiosidades sobre este incrível e inofensivo peixe, para que a sua experiência seja tão incrível como foi a nossa.
Conteúdos
- Informação prática para nadar com tubarões-baleia em La Paz
- Onde fica La Paz
- Como chegar a La Paz
- Melhor época: quando nadar com o tubarão-baleia em La Paz
- Informação sobre os tubarões-baleia
- Breve introdução ao tubarão-baleia
- Porque é que se chama tubarão-baleia?
- Qual é o tamanho do tubarão-baleia e quanto é que ele pesa?
- Qual é a rota migratória do tubarão-baleia?
- Quando e como é que têm as suas crias?
- Quanto tempo vive o tubarão-baleia?
- De que se alimenta o tubarão-baleia?
- O tubarão-baleia é perigoso?
- Como é que o tubarão-baleia dorme?
- Quais são os predadores do tubarão-baleia?
- O tubarão-baleia está em perigo de extinção?
- Regras para nadar com tubarões-baleia em La Paz
- Como é a excursão para nadar com tubarões-baleia em La Paz?
- Qual é a duração da excursão para nadar com tubarões-baleia?
- Quantas pessoas estão no barco?
- Quanto é que custa nadar com o tubarão-baleia?
- Empresa recomendada para nadar com o tubarão-baleia em La Paz
- A nossa experiência ao nadar com o tubarão-baleia, nadar com lobos-marinhos e visitar Balandra Bay com a MéXplore
- Mapa com os locais visitados durante a nossa excursão de observação de tubarões-baleia, lobos-marinhos e Balandra.
- Inspire-se com as stories da nossa visita a La Paz
- O que visitar e fazer em La Paz
- Onde ficar em La Paz
- Restaurantes que gostámos em La Paz
- Recomendações para visitar La Paz e nadar com o tubarão-baleia como turista responsável
- Checklist: o que levar para a sua excursão com o tubarão-baleia
Informação prática para nadar com tubarões-baleia em La Paz
Quando ir: A época decorre de outubro a abril, embora menos nos meses “extremos”. Para aumentar as probabilidades, é aconselhável ir em janeiro/fevereiro. Mais informações aqui
Quantos dias: Um dia é suficiente para fazer esta atividade, embora seja desejável ficar mais alguns dias em La Paz para desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer.
Regras: felizmente, nadar com o tubarão-baleia em La Paz é uma atividade estritamente regulamentada e controlada, limitando o número de barcos com cada animal, o número de pessoas, duração… Mais informações aqui.
Como realizar a atividade: é necessário reservar uma excursão de 2 a 3 horas com um operador autorizado. Mais informações sobre as excursões aqui.
Com quem fazer a excursão: é muito importante escolher uma empresa responsável. Recomendamos a MéXplore, que explicou e cumpriu as regras em todos os momentos. Mais informações aqui.
Quanto custa: A excursão custa normalmente a partir de 1600 pesos (90€) por pessoa. Mais informações aqui.
Clima: O clima em La Paz durante a temporada de tubarões-baleia é geralmente ensolarado e quente durante o dia, e um pouco mais fresco no início da manhã e à noite. A água durante esses meses costuma estar entre 21º e 26º, dependendo do mês.
O que levar: corta-vento, protetor solar, óculos de sol, água, máquina fotográfica e, claro, seguro de viagem (clique aqui para obter um desconto de 5% no seguro que utilizamos sempre). Mais informações aqui.
Onde ficar: O ideal é ficar em La Paz, e usar a cidade como base para esta e outras atividades incríveis. Mais informações aqui.
Língua: A maioria dos turistas é de fora do México, pelo que é comum falar-se espanhol e inglês. Algumas empresas têm pessoal que também fala outras línguas.
Moeda: MXN ($) Peso mexicano (1 euro equivale a 20$ MXN aprox.). Consulte a taxa de câmbio atual aqui. Muitas empresas também oferecem preços em dólares
Onde fica La Paz
La Paz é a capital, a principal cidade e a mais populosa do estado de Baja California Sur. Situa-se no sul do estado, no oeste do México, na península da Baixa Califórnia.
A atividade de nadar com tubarões-baleia tem lugar na baía de La Paz, junto à Península de Mogote.
Como chegar a La Paz
La Paz tem um aeroporto internacional, pelo que pode ser a sua porta de entrada para a Baja California Sur, embora também possa aterrar nos aeroportos de Los Cabos (2h30) ou Loreto (4h10).
De Portugal a forma mais barata é voar para Cancun, há um voo direto com a Tap a partir de Lisboa, e de Cancun voar para Baja California Sur (no nosso caso voámos de Cancun para Los Cabos). Recomendamos que utilize sites de comparação de voos como o Skyscanner e o Kiwi e que seja flexível com as suas datas para obter o melhor preço possível.
Por estrada, La Paz fica a 2h do Cabo San Lucas, a 2h15 de San José del Cabo, a 1h de Todos Santos, a 2h40 do Cabo Pulmo, a 4h10 de Loreto…
A opção mais aconselhável se estiver a organizar uma viagem à Baja California Sur é alugar um carro, para ter liberdade de tempo e de movimentos.
As outras opções são o aluguer de transporte privado (a EcoBajaTours dispõe de um serviço de transporte entre La Paz e alguns pontos do sul da Baixa Califórnia Sul) ou de autocarro (com a Autobuses Aguila, que liga os principais pontos da península da Baixa Califórnia).
Melhor época: quando nadar com o tubarão-baleia em La Paz
A melhor altura para nadar com tubarões-baleia é normalmente em janeiro e fevereiro. A seguir explicamos porquê.
Temporada de tubarões-baleia em La Paz
A época oficial para nadar com tubarões-baleia em La Paz é de outubro a abril. Os tubarões-baleia começam a chegar em outubro, mas a atividade só pode começar quando forem avistados pelo menos 6 tubarões-baleia (por exemplo, em 2023 a época só começou a 26 de novembro).
Por este motivo, é preferível escolher os meses intermédios da época (de dezembro a fevereiro), quando há mais garantias de poder realizar a atividade e também mais facilidade em encontrar o tubarão-baleia e nadar com ele.
Melhor hora do dia para nadar com tubarões-baleia em La Paz
Com base em dados e estatísticas, não existe uma melhor ou pior hora do dia para nadar com os tubarões-baleia em La Paz. Então, basta escolher o horário que está disponível com a empresa de turismo, e aproveitar o show!
Lembre-se que se trata de uma atividade com animais selvagens em estado selvagem, pelo que não há garantias de qualquer tipo.
Informação sobre os tubarões-baleia
Eis alguns dados interessantes sobre o tubarão-baleia:
Breve introdução ao tubarão-baleia
O primeiro registo de tubarões-baleia foi, teoricamente, em 1828, na África do Sul, e desde então há registos de muitos outros avistamentos em várias zonas do mundo. Habita águas quentes dos trópicos e é uma espécie migratória, embora muito se desconheça sobre o tubarão-baleia, como as suas rotas migratórias, como e onde se acasala, etc.
A barriga é branca e o dorso é acinzentado com riscas e pontos brancos, únicos em cada indivíduo, razão pela qual são uma forma de os identificar, tal como a nossa impressão digital.
É o maior peixe do mundo (o maior exemplar de que há registo tinha mais de 12 metros de comprimento).
Porque é que se chama tubarão-baleia?
O tubarão-baleia não é realmente uma baleia, é um tubarão (e, portanto, um peixe). O nome tem origem no seu tamanho (é o maior peixe do mundo) e na forma como se alimenta (por filtração, como algumas baleias).
Qual é o tamanho do tubarão-baleia e quanto é que ele pesa?
O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo. O maior exemplar registado tinha mais de 12 metros de comprimento, mas crê-se que podem atingir os 19 metros e pesar mais de 20 toneladas.
Sabe-se muito pouco sobre as crias, que nascem de ovos dentro da mãe, mas pensa-se que têm entre 40 e 60 cm de comprimento.
Qual é a rota migratória do tubarão-baleia?
Esta é outra das grandes incógnitas do tubarão-baleia. Sabe-se que migram, pois nos locais onde habitualmente se encontram (por exemplo aqui na Baía de La Paz) só aparecem durante alguns meses do ano, mas não se sabe exatamente para onde vão no resto do tempo, nem o seu método de acasalamento.
Sabe-se que ocorrem em águas quentes dos trópicos:
Quando e como é que têm as suas crias?
Sabe-se muito pouco sobre a forma como os tubarões-baleia acasalam e como geram as suas crias. Pensa-se que atingem a maturidade sexual aos 30 anos de idade, que são ovovivíparos (isto é, põem ovos mas estes permanecem dentro do seu corpo até o embrião se desenvolver) e que as crias que nascem medem entre 40 e 60 centímetros.
Quanto tempo vive o tubarão-baleia?
Também não se sabe, mas acredita-se que os tubarões-baleia podem viver mais de 100 anos!
De que se alimenta o tubarão-baleia?
Os tubarões-baleia alimentam-se principalmente de plâncton, nekton, krill e macroalgas. Embora tenham dentes pequenos, não os utilizam para se alimentarem; em vez disso, sugam uma grande quantidade de água, que filtram através dos seus pentes branquiais, durante os quais o alimento fica preso nos seus dentículos dérmicos.
Uma curiosidade é o facto de também terem dentes nos olhos! Os seus olhos têm centenas de dentes minúsculos, cuja função é protegê-los.
O tubarão-baleia é perigoso?
Como explicado no ponto anterior, o tubarão-baleia é praticamente inofensivo para os seres humanos.
Como é que o tubarão-baleia dorme?
Os tubarões-baleia não conseguem dormir, pois precisam de se manter em movimento com um fluxo constante de água nas guelras, embora entrem num estado menos ativo em que não adormecem completamente e continuam a mover-se.
Quais são os predadores do tubarão-baleia?
Os tubarões-baleia adultos não têm predadores conhecidos. Os juvenis são atacados por tubarões-azuis e espadins-azuis.
A maior ameaça para o tubarão-baleia é o ser humano: há caça ilegal para vender a sua carne (ou as suas barbatanas para a sopa de barbatana de tubarão na Ásia), há muitas colisões com barcos que passam nas zonas onde vivem, também sofrem com a pesca acidental, as atividades turísticas podem ter um impacto negativo se não forem feitas de forma controlada e sustentável, e o seu habitat (o oceano) também está ameaçado devido à poluição.
O tubarão-baleia está em perigo de extinção?
Infelizmente, sim, o tubarão-baleia está em perigo de extinção. Crê-se que a sua população tenha diminuído 50% no último século. Como referido nos parágrafos anteriores, não existem predadores conhecidos, pelo que a causa deste declínio da população é atribuída à espécie humana.
Regras para nadar com tubarões-baleia em La Paz
O México, sendo considerado um santuário de baleias, é felizmente um país que tem uma forte regulamentação e proteção das baleias e, felizmente, também dos tubarões-baleia que aqui vêm todos os anos. Se visitar La Paz de outubro a abril, pedimos-lhe que faça a atividade de forma responsável, com uma agência que promova o turismo sustentável e não o abuso de animais.
Desconfie, se a agência não respeitar as medidas e proibições oficiais para a observação de tubarões-baleia e/ou nadar com tubarões-baleia em La Paz. Pode consultar o plano de gestão oficial neste link, e aqui está um resumo das medidas:
- Antes de iniciar a atividade, o guia faz um briefing obrigatório sobre cada uma das atividades a realizar, bem como sobre a importância das espécies e do local a visitar.
- As embarcações de turismo devem possuir as autorizações necessárias e levar de forma visível a bandeira/distintivo.
- As embarcações devem registar-se antes de partir para a atividade junto do CONANP.
- A aproximação ao tubarão-baleia deve ser feita na diagonal, a partir da retaguarda, e depois navegar paralelamente a ele a uma distância de 5 metros.
- Só pode haver um barco por tubarão-baleia. Em cada turno, podem estar presentes na zona de observação e de nado um máximo de 14 embarcações e o número máximo de embarcações por dia é de 56.
- Quando o tubarão-baleia é abordado para a atividade, a duração máxima da atividade é de 30 minutos para essa embarcação.
- Apenas 1 guia e um máximo de 5 pessoas podem estar com o tubarão. Se houver mais de 5 pessoas no barco, devem revezar-se em grupos de 5 ou menos, e os 30 minutos máximos são para o barco no seu conjunto.
- A entrada na água deve ser feita suavemente, evitando fazer barulho, salpicar, dar saltos bruscos ou saltar para trás, de modo a aproximar-se do tubarão-baleia pela parte lateral.
- Deve ser mantida uma distância mínima de 2 metros para o lado da cabeça e de 3 metros para a barbatana caudal do tubarão-baleia.
- É estritamente proibido assediar, tocar, montar ou prejudicar os tubarões-baleia de qualquer forma. Código de Conduta: Observar , Não Tocar
- O mergulho livre é proibido e a utilização de um colete salva-vidas ou de um fato de mergulho é obrigatória.
- Não utilizar protetores solares que não sejam biodegradáveis.
A área de observação é delimitada, deixando uma outra área para o tubarão-baleia, classificada como “Área de Conservação”, onde é proibido o acesso de embarcações para a atividade (sob pena de sanção, e cujo controlo é efetuado através do aparelho GPS obrigatório que as embarcações transportam).
Qualquer incumprimento de uma destas medidas deve ser imediatamente comunicado.
Fonte oficial destas medidas e restrições: Modelo de Plano de Gestão para a Conservação e Utilização Não-Extractiva de Rhincodontypus (Tubarão Baleia) através da Observação e Natação na Baía de La Paz, B.C.S.
É também importante notar que, mesmo com as regras incluídas no plano de gestão, é possível que esta atividade possa ter um impacto negativo no tubarão-baleia. Afinal, estamos a entrar no seu habitat “sem a sua permissão”. Ficámos muito contentes por saber, através de um dos biólogos que conhecemos, que há uma equipa em La Paz a tentar medir o impacto que esta atividade, com as regras e limitações atuais, está a ter no tubarão-baleia. Como ele nos explicou, graças a sensores, conseguem medir a velocidade e a posição do tubarão-baleia antes, durante e depois da atividade, de modo a poderem detetar quando o barco se aproxima e/ou quando as pessoas saltam para a água e nadam nas proximidades, se há algum tipo de alteração comportamental no tubarão-baleia.
Esperemos que a atividade não esteja a ter um impacto negativo no tubarão-baleia e que, caso contrário, sejam tomadas medidas ainda mais rigorosas.
Estão a cumprir-se as regras nas excursões do tubarão-baleia em La Paz?
Na nossa experiência, durante a atividade, as regras foram cumpridas, e ficámos muito satisfeitos por ver que existe vigilância para tentar evitar que qualquer barco não as cumpra.
A atividade é fortemente regulamentada e monitorizada, sendo necessário obter autorização para aceder à zona de observação e de natação, e a posição e velocidade da embarcação são ativamente monitorizadas por GPS.
Em qualquer caso, é possível que alguns barcos não cumpram as regras, a fim de agradar aos operadores turísticos. É por isso que é importante reservar excursões com operadores licenciados e de boa reputação, e que possa comprovar que cumprem as regras e colocam o bem-estar dos animais à frente do entretenimento humano.
Como é a excursão para nadar com tubarões-baleia em La Paz?
Uma vez que se trata de animais livres em estado selvagem, não há qualquer garantia de que consiga ver ou nadar com os tubarões-baleia, por isso ajuste as suas expectativas.
Uma vez que as regras são, felizmente, bastante rigorosas (como leu na secção anterior), o procedimento de acesso à zona de observação e de natação tem várias etapas:
- O barco tem um turno atribuído (por exemplo, às 11:00), mas pode entrar antes dessa hora se um barco do turno anterior já tiver saído, respeitando sempre o número máximo de barcos em simultâneo.
- Depois de ter autorização para entrar na zona, navega-se à procura de qualquer sinal de tubarão-baleia (a ponta da barbatana, por exemplo), o que pode demorar vários minutos (é preciso ter paciência). Existe também uma comunicação entre as diferentes embarcações a este respeito.
- Quando um tubarão-baleia é avistado, navega-se em direção à sua posição até à distância máxima permitida, navegando paralelamente a ele.
- Uma vez perto, o guia salta primeiro para a água e começa a contar o tempo máximo de 30 minutos permitido por barco. Um máximo de 5 pessoas podem entrar na água com o guia, e nadar paralelamente ao tubarão-baleia, respeitando as distâncias (2 metros da cabeça, 3 metros da cauda).
- Se houver mais de 5 turistas no barco, devem revezar-se em grupos, de modo a que um grupo vá primeiro, regresse ao barco e só depois outro grupo possa entrar na água, seguindo o mesmo procedimento.
- Uma vez decorridos os 30 minutos, a atividade termina e o barco tem de abandonar a zona para dar oportunidade a outros barcos.
É importante notar que o tubarão-baleia se move muito depressa, pelo que para o acompanhar e nadar ao seu lado é preciso estar em boas condições físicas (a empresa fornece-lhe equipamento de snorkeling e barbatanas).
Qual é a duração da excursão para nadar com tubarões-baleia?
Dependendo do passeio, os mais comuns duram normalmente entre 2 e 3 horas. Como mencionado nas secções anteriores, o tempo máximo na água com o tubarão-baleia por barco é de 30 minutos, mas é necessário adicionar o tempo de navegação, o tempo de espera para entrar na área, se necessário, e o tempo para procurar o tubarão-baleia.
Quantas pessoas estão no barco?
Depende da excursão, da empresa e do preço: haverá sempre um capitão, um guia e o número de turistas em função da capacidade do barco.
No passeio que fizemos com a MéXplore éramos 8 turistas, 1 guia e 1 capitão (sendo que o número máximo de turistas por barco é de 9). Assim, tínhamos 2 grupos de 4 pessoas, e 3 turnos na água, pelo que pudemos nadar 3 vezes com o tubarão-baleia, entre 3 e 5 minutos de cada vez.
Uma vez que o limite de tempo para nadar com o tubarão-baleia é por barco, quanto menos pessoas no barco, melhor, pois terá mais tempo na água com o tubarão.
Quanto é que custa nadar com o tubarão-baleia?
O preço depende da empresa que contratar, da duração, do tipo de barco utilizado, do número de pessoas, etc… A maioria dos operadores vende a excursão por cerca de 1600 pesos (cerca de 90 euros) por pessoa.
Muitos operadores também lhe oferecem a opção de combinar a excursão para nadar com tubarões-baleia com outras experiências, como nadar com lobos-marinhos, visitar a Ilha do Espírito Santo… Desta forma, é possível aproveitar o dia inteiro e visitar vários lugares num só passeio. No Randomtrip fizemos um passeio com a MéXplore que combinava nadar com o tubarão-baleia, nadar com lobos-marinhos em San Rafaelito e visitar uma das praias da Bahia Balandra, com um preço de 3200 pesos (cerca de 180€) por pessoa, incluindo almoço na praia.
Dado que se trata de uma atividade com animais livres em estado selvagem, em que o principal é que sejam respeitados e que seja realizada de acordo com as normas em vigor, recomendamos que não procure o operador mais barato e que faça alguma pesquisa sobre com quem vai fazer a atividade e a sua posição relativamente ao bem-estar dos animais.
Empresa recomendada para nadar com o tubarão-baleia em La Paz
No nosso caso, fizemo-lo com a MéXplore e recomendamo-los vivamente: explicaram-nos o procedimento a seguir, bem como as regras, que respeitaram sempre, organizaram-nos em 2 turnos (4 pessoas de cada vez), pelo que tivemos a oportunidade de nadar com o tubarão-baleia 3 vezes, e também o guia tirou fotografias e fez vídeos com a sua GoPro, que partilhou no final da excursão.
Também nos levaram a nadar com lobos-marinhos em San Rafaelito, também em dois turnos e com uma explicação de como nos deveríamos comportar, o que fazer e o que não fazer, etc., e a praia visitada, bem como a comida e as bebidas que nos serviram, foram espetaculares. Adorámos a excursão!
A nossa experiência ao nadar com o tubarão-baleia, nadar com lobos-marinhos e visitar Balandra Bay com a MéXplore
No nosso caso, fomos com a MéXplore e fizemos uma excursão combinada, que incluía 3 atividades:
- Nadar com o tubarão-baleia
- Nadar com lobos-marinhos em San Rafaelito
- Relax e almoço numa praia paradisíaca na Baía de Balandra, a praia mais bonita de La Paz.
O passeio começou por volta das 9h no ponto de encontro, onde nos juntamos ao nosso guia, Fabian, que nos levou ao barco (para um máximo de 9 turistas) e nos forneceu todo o equipamento necessário: fatos de mergulho, equipamento de snorkeling, barbatanas e colete salva-vidas. No Randomtrip, levamos também a nossa Gopro para captar imagens dos tubarões-baleia e dos lobos-marinhos debaixo de água, uma toalha para nos secarmos e um corta-vento impermeável para nos mantermos quentes durante os passeios de barco.
Entramos no barco e fomos em direção à área de observação de tubarões-baleia. Antes de chegarmos, tivemos que parar em frente ao posto da CONANP, onde verificam de longe se o barco tem licença, se vão com o número de pessoas informado, se todas as pessoas estão com coletes, etc.
No caminho para a área de observação, Fabian faz um briefing, onde explica todas as regras, especialmente que não se pode tocar no tubarão-baleia, aproximar-se demasiado, passar por cima, por baixo ou à frente dele. Apenas nadar paralelamente a ele e a uma certa distância, a 2 metros da cabeça e a 3 metros da cauda.
O nosso turno era às 11:00h, mas chegamos mais cedo (9:45h) porque os turnos são grandes para dar espaço aos barcos para encontrarem os tubarões-baleia. Aí esperamos que nos avisem quando um barco acaba para podermos entrar na zona de observação. Às 10:00h (15 minutos depois) fomos informados de que podíamos entrar. Lembre-se que todos os barcos têm um dispositivo GPS que monitoriza a sua velocidade e posição.
Outro barco que vai terminar diz-nos que há um tubarão-baleia por perto, por isso dirigimo-nos para lá, mas, no caminho, vemos outro e encaminhamo-nos para esse. Fabian divide-nos em 2 grupos de 4 pessoas, preparamo-nos e fazemos 3 turnos de 5 minutos cada.
Fabian explica também como entrar na água com cuidado, para evitar fazer barulho ou salpicar. O tubarão-baleia move-se a uma velocidade bastante rápida, pelo que é necessário fazer um pequeno esforço ao entrar na água para o apanhar, e depois nadar com firmeza para o acompanhar e ficar perto dele. A sensação de estar tão perto desta criatura maravilhosa é alucinante!
Os tubarões-baleia normalmente encontrados em La Paz são juvenis, o que significa que não são tão grandes quanto os adultos.
Após os 30 minutos máximos permitidos e com os dois grupos no barco, dirigimo-nos para o ponto seguinte, Lobera de San Rafaelito, onde fomos nadar com lobos-marinhos. Assim que chegamos, vimos muitos animais na água: são os lobos-marinhos em “modo spa“, que têm parte do corpo dentro da água e parte fora, para regular a temperatura.
Tal como acontece com o tubarão-baleia, também existem regras para nadar com os lobos-marinhos na Lobera de San Rafaelito; neste caso, um máximo de 6 pessoas mais o guia, pelo que repetimos os grupos e vamos primeiro 4 pessoas e depois outras 4. Neste caso, só há uma volta de 15 minutos por grupo.
No caminho para os lobos-marinhos, podemos ver muitos corais e peixes. Quando chegamos ao “spa dos lobos-marinhos”, podemos observá-los de muito perto, e alguns deles até se aproximam de nós. Fabian diz-nos que se esticarmos o braço e abrirmos a mão, eles podem vir mordiscá-la, pois confundem-na com uma estrela-do-mar, o seu “brinquedo preferido” (por isso podemos fazê-lo ou não, consoante o que quisermos). Na nossa opinião, é preferível evitar o contacto físico e ficar a observá-los.
Enquanto os observamos, um dos lobos-marinhos decide aliviar-se, o que faz com que muitos peixes venham alimentar-se. Sentimo-nos como se estivéssemos num documentário da National Geographic.
Após 15 minutos, regressamos ao barco para continuarmos até ao nosso próximo e último ponto: Balandra Bay. Balandra Bay é uma baía com várias praias de areia branca e fina, de pouca profundidade e de água turquesa . A mais conhecida é a praia com o mesmo nome, Playa Balandra, e no nosso caso somos levados para outra praia ao lado, onde só costumam ir os barcos, com uma grande duna por trás. Desfrutamos desta praia apenas entre as pessoas da excursão, ou seja, 8 turistas, o guia Fabian e o capitão.
Aqui, tivemos 1h30 para desfrutar de uma deliciosa refeição na praia (ceviche, burritos e bebidas à nossa escolha) e relaxar.
No Randomtrip aproveitámos para desfrutar destas maravilhosas águas azul-turquesa e caminhar quase até ao famoso cogumelo da Playa Balandra, uma vez que a maré estava baixa e foi possível ir facilmente.
Por volta das 14:20 partimos, o barco ainda nos levou a ver o cogumelo Balandra e a praia a partir do mar, e depois regressamos ao porto, onde chegamos por volta das 15:00, terminando o passeio.
Mapa com os locais visitados durante a nossa excursão de observação de tubarões-baleia, lobos-marinhos e Balandra.
Aqui está um mapa com os locais que visitámos durante a nossa viagem com a MéXplore:
- Avistar e nadar com tubarões-baleia
- Avistar e nadar com lobos-marinhos em San Rafaelito
- Comida e praia em Bahia Balandra
Inspire-se com as stories da nossa visita a La Paz
Pode ver as stories do Instagram da nossa visita a La Paz aqui.
Aqui pode também ver um reel que fizemos no Instagram sobre a nossa experiência de nadar com o tubarão-baleia com a MéXplore:
//www.instagram.com/embed.js
O que visitar e fazer em La Paz
Além de nadar com o tubarão-baleia, há muito mais para ver e fazer em La Paz. Aqui estão os principais programas, mas pode ver mais no nosso guia completo de La Paz:
- Nadar com lobos-marinhos (possível combinar com a mesma excursão aos tubarões-baleia com a MéXplore, como fizemos no Randomtrip)
- Visitar as praias de La Paz, como Bahia Balandra, Tecolote, apreciar as vistas das praias a partir dos miradouros, etc.
- Passear pelo Malecón (passeio marítimo), em La Paz
- Desfrute de incríveis pores-do-sol a partir do Malecón, do Cerro de la Calavera ou das praias.
- Visita ao Parque Nacional do Arquipélago da Ilha do Espírito Santo
- Visite o Museu da Baleia e das Ciências do Mar e aprenda não só sobre os diferentes tipos de cetáceos, mas também sobre o próprio tubarão-baleia.
Contamos-lhe em pormenor tudo o que pode ver e fazer em La Paz no nosso guia completo de La Paz, a capital da Baja California Sur.
Onde ficar em La Paz
Em La Paz, o ideal é ficar perto do Malecón (passeio marítimo). No Randomtrip recomendamos os seguintes alojamentos, dependendo de quanto quer/pode gastar por noite:
- Hotel Zar La Paz (a partir de 65€/noite): uma das opções mais económicas no centro de La Paz, perto do Malecon e com qualidade e conforto.
- Maar Studios (a partir de 65€/noite): se preferir ficar num apartamento autossuficiente em vez de num quarto de hotel, veja estes estúdios a apenas dois quarteirões do Malecón.
- Aquamarina (a partir de 89€/noite): uma excelente relação qualidade/preço. Foi onde os nossos amigos Sara e Rui ficaram alojados, pelo que temos um excelente feedback em primeira mão.
- Hotel HBlue (a partir de 160 €/noite): quartos confortáveis, funcionários simpáticos, pequeno-almoço saboroso e localização central
- Malecon 1680 (a partir de 186 euros/noite): uma vista imbatível e perto de tudo
- Casa Al Mar (a partir de 268 €): mesmo no Malecón e com uma entrada que não passa despercebida ao passear, este alojamento tem suites de 4 estrelas e um restaurante muito bonito.
- Baja Club Hotel (a partir de 295 euros/noite): se quiser mimar-se, este hotel de 5 estrelas, membro da Design Hotels, é o lugar para ficar em La Paz. Estética impecável, conforto e um pôr do sol incrível a partir do bar do terraço do hotel. Uma das pessoas com quem fizemos a excursão aos tubarões-baleia estava hospedado aqui e não poderia recomendar mais, estava encantado.
- República Pagana (a partir de 308€/noite): outra opção se quiser ficar num dos melhores hotéis de La Paz com vistas e uma piscina.
Se nenhum destes alojamentos o convencer, consulte muitos outros nesta ligação e lembre-se de que os preços que mencionamos são aproximados e mudam consoante o tipo de quarto e a estação do ano.
Restaurantes que gostámos em La Paz
- Taco Fish La Paz: Adorámos estes tacos de peixe e camarão. Bons, bonitos e baratos, com um serviço super simpático.
- La Carreta: gostámos tanto das tostadas de camarão e de salada sierra que repetimos.
- Claros Fish Jr.: outro local de tacos que adorámos e a um preço muito bom. Ideal para experimentar várias especialidades da gastronomia do sul da Califórnia.
- Made Pizza Bar: se lhe apetecer uma pizza, vá ao Made, com uma qualidade incrível e pizzas que vão desde as mais tradicionais às mais originais. Referimos ainda que na mesma rua da pizzaria há várias opções com vários terraços e boas vibrações. (Nota: a pizzaria não abre antes das 17:00h).
- Paradiso Bakery: se não quiser lanches mexicanos ou pequeno-almoço local pela manhã, o pão, sumos, croissants e café da Paradiso são a sua melhor opção. Foi o melhor pequeno almoço que tomamos em La Paz. Fica no mesmo local que a Made Pizza Bar, mas a Paradiso não está aberta à noite, apenas de manhã, por isso partilham o belo terraço.
No nosso guia completo de La Paz, daremos mais algumas recomendações de restaurantes que experimentámos e/ou que nos foram aconselhados .
Recomendações para visitar La Paz e nadar com o tubarão-baleia como turista responsável
No Randomtrip defendemos sempre o bem-estar dos animais em detrimento do entretenimento humano, pelo que aqui ficam as nossas recomendações para esta atividade, com base na nossa experiência:
- Ajuste as suas expectativas: Se for na época que recomendamos no Randomtrip, é provável que consiga nadar com o tubarão-baleia, mas nunca há garantias.
- Aumente a sua paciência: É possível avistar um tubarão-baleia “livre” (lembre-se que só pode haver um barco por tubarão-baleia) em minutos ou demorar mais tempo. Nunca se sabe o que a natureza nos vai dar nesse dia, mas lembre-se que só o facto de estar lá é um privilégio.
- Nunca pressione o capitão e/ou o guia para se aproximar demasiado ou para se demorar demasiado tempo. Os capitães sabem as regras de cor, conhecem o barco e a área como a palma da mão e têm observado o comportamento dos tubarões-baleia durante anos, por isso ouça-os e não “force”. Infelizmente, apesar de existirem regras e regulamentos a cumprir, por vezes os capitães/guias, para agradar aos clientes, cedem a forçar algumas regras sob pressão do cliente. Não o façam e lembrem-se de colocar sempre o bem-estar do animal à frente do vosso próprio entretenimento.
- Não tocar no tubarão-baleia. É totalmente proibido, ser-lhe-á recordado no briefing, por isso não seja um turista irresponsável e não promova o abuso de animais.
- Seja simpático com as outras pessoas: Durante a nossa excursão, tivemos a sorte de partilhar a experiência com pessoas que viveram esta atividade fantástica com entusiasmo e respeito e, infelizmente, com outras que não o fizeram (molharam as nossas toalhas e mochilas – sem intenção – sem pedir desculpa, e escolheram “o melhor lugar” no barco, tanto na ida como na volta, sem sequer perguntar ou comunicar isso ao resto do grupo). Se fizer uma excursão partilhada, aprenda a partilhar o espaço com as outras pessoas para que todos possam ter uma excelente experiência.
- Seja responsável na gestão dos resíduos e dos recursos: lembre-se do ambiente único e especial em que se encontra, não deite absolutamente nada ao mar e leve consigo uma garrafa de água reutilizável para evitar comprar garrafas de plástico de utilização única.
Checklist: o que levar para a sua excursão com o tubarão-baleia
Aqui está a lista de produtos que achamos que deve trazer para esta aventura com tubarões-baleia:
- Garrafa reutilizável como uma destas para transportar sempre água consigo no barco. Evitará usar plástico de utilização única.
- Mochila à prova de água / Saco impermeável como algum destes, muito útil para manter o seu equipamento fotográfico, telemóvel e carteira protegidos de se molharem no barco
- Gola para o pescoço como alguna de estas para proteger-se do vento e do frio
- Chapéu ou boné (como este) e óculos de sol para o proteger quando o sol está forte
- Casaco cortavento impermeável: No Randomtrip temos este e este
- Capa com cordão para o telemóvel: Devido ao vento e, por vezes, aos saltos que o barco dá, é aconselhável ter alguma proteção para o seu smartphone para que não caia (seja dentro do barco ou no mar). No nosso caso temos esta para o iPhone, mas poderá ver mais capas aqui
- Cordão para os óculos: Tal como acontece com o smartphone, é aconselhável ter algo semelhante para os óculos (presenciamos alguns casos de pessoas cujos óculos de sol “voaram” para o mar e não conseguiram recuperá-los, além do facto de ser plástico a poluir o mar ). Pode comprar este cordão flutuante por exemplo já que ao flutuar, facilita a recuperação caso os óculos caiam ao mar.
- Consiga os artigos da Decathlon que levamos em todas as nossas viagens ao melhor preço
- Máquina fotográfica para registar as aventuras e mais tarde recordar. No Randomtrip usamos uma Sony ZV-E10 e uma Gopro Hero12 Black (para imagens subaquáticas)
- Powerbank: com tantas fotos vai gastar muita bateria, por isso é sempre bom levar uma boa powerbank. No Randomtrip viajamos com estes dois powerbanks (Xiaomi 20000 mAh y Anker 10000 mAh), que nos permitem carregar tanto os nossos smartphones como a máquina fotográfica. Lembre-se de ativar o modo avião durante os tours e carregar seus dispositivos quando não os estiver a usar.
- Protetor solar: o sol é muito forte em Baja California Sur por isso é fundamental cuidar da sua pele. Tente sempre escolher um protetor solar Reef Friendly, ou seja, que proteja a sua pele sem prejudicar os ecossistemas marinhos, evitando ingredientes como a oxibenzona e o octinoxato, que são prejudiciais para os corais. Também um protector que não tenha sido testado em animais.
- Kit de primeiros socorros: no nosso kit de primeiros socorros há sempre algum medicamento contra o enjoo (como a biodramina para o enjoo nos barcos), antibióticos, anti-diarreicos (e alguns probióticos para recuperar mais rapidamente), anti-histamínicos, analgésicos e antipiréticos
- Seguro de viagem, claro. Se contratar o seu seguro de viagem através deste link terá um desconto de 5%.
No Randomtrip realizámos um sonho em La Paz ao conhecer, pela primeira vez, o belo tubarão-baleia. Se também o fizer, conte-nos nos comentários!