Se vai visitar a ilha das Flores, recomendamos-lhe que fique na parte ocidental da ilha, na Fajã Grande e arredores. E Randomtrip recomendamos dois alojamentos onde ficámos durante a nossa última viagem às Flores que adorámos: a Aldeia da Cuada, se quiser viver uma experiência de turismo rural florentino ou as Villas do Mar para se sentir em casa no extremo ocidental da Europa e ver o pôr do sol a partir do sofá.

A pequena ilha das Flores, a mais ocidental da Europa, ganhou o posto de ilha açoriana mais bonita nos nossos Óscares RandomAzores, depois de conhecermos as 9 ilhas do arquipélago. E a Fajã Grande é a nossa zona preferida da ilha, onde se encontram alguns dos locais mais deslumbrantes das Flores, onde se pode ver o melhor pôr do sol para terminar o dia e onde se encontra o nosso local preferido para jantar.

Por estas razões, sempre que regressamos a este paraíso português tentamos sempre ficar aqui ou nas redondezas. Neste post contamos-lhe a nossa experiência de estadia naqueles que são, na nossa opinião, os melhores sítios para ficar nas Flores: Aldeia da Cuada e Villas do Mar.

O alojamento nas Flores esgota-se rapidamente, especialmente se viajar na época alta (Páscoa e verão), por isso, se quiser ficar na Aldeia da Cuada ou nas Villas do Mar, recomendamos que reserve com a maior antecedência possível.

Inês à entrada do nosso “Palheiro da Quinta” onde ficámos hospedados na Aldeia da Cuada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Aldeia da Cuada: uma aldeia abandonada convertida em turismo rural

A Aldeia da Cuada nasceu da reconversão e recuperação das casas de pedra de uma antiga aldeia abandonada num complexo de turismo rural com piscina e restaurante incluídos.

Aldeia da Cuada: um sítio ideal para descansar, em qualquer estação do ano (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Espaço exterior de uma das casas da Aldeia da Cuada, com vista para o mar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
A piscina climatizada da Aldeia da Cuada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Breve história da Aldeia da Cuada

Fundada em 1676 na freguesia da Cuada (entre a Fajã Grande e a Fajãzinha), o primeiro registo da aldeia é o de um casamento em 1705. No início do século XIX, a aldeia tinha cerca de 122 habitantes distribuídos por duas dezenas de casas, sendo a maioria das casas muito humildes, com apenas duas casas com telhado de telha.

O antigo palheiro da aldeia foi a casa de campo restaurada onde ficámos no Randomtrip (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A maioria dos cerca de cem habitantes da aldeia dedicava-se sobretudo à agricultura e à tecelagem, mas na década de 1960, com a forte migração açoriana para o continente americano (sobretudo para o Canadá e Estados Unidos), a aldeia foi abandonada.

A erupção do vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, em 1957, levou à emigração de mais de 30% da população açoriana. O Azorean Refugee Act de 1958, Lei dos Refugiados Açorianos, foi levado a Congresso por John F. Kennedy e concedeu 1500 vistos para as famílias afectadas do Faial, embora nas décadas seguintes mais de 175.000 pessoas dos Açores (de várias ilhas, incluindo as Flores) tenham emigrado para os EUA e Canadá. Leia mais na secção Capelinhos do nosso guia completo do Faial.

Perante o abandono e a degradação da aldeia, o casal florentino Teotónia e Carlos Silva, que vivia perto da aldeia e assistia à sua degradação, comprou uma pequena casa na aldeia para a converter em casa de férias há quase 4 décadas. Todos os anos tentavam comprar mais alguma casa em ruínas com as suas poupanças, recuperando gradualmente as casas da aldeia, preservando as suas caraterísticas arquitectónicas antigas e adaptando-as para uso turístico. Hoje, a Aldeia da Cuada tem 21 casas, incluindo receção, restaurante, casas para hóspedes e casas para serviços externos.

Atualmente, a Aldeia da Cuada é considerada Património de Interesse Cultural, Arquitetónico e Paisagístico pelo Governo Regional dos Açores e o projeto é gerido pela filha do casal, Carlota, e pelo seu marido Sílvio, que são também proprietários do alojamento de que falaremos no ponto seguinte, as Villas do Mar.

Uma autêntica aldeia convertida em turismo rural (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Tipos de casas de campo na Aldeia da Cuada

Cada uma das casas dos antigos habitantes da aldeia foi transformada em 17 casas renovadas de diferentes tamanhos (1, 2, 4 ou 6 quartos) com a sua própria cozinha e espaço exterior com mesa e esperguiçadeiras, mantendo o nome da última pessoa que lá viveu ou a função que tinha na aldeia. O interior de cada casa tem mobiliário antigo recuperado, colchas feitas à mão e objectos típicos da vida quotidiana dos Açores.

Aldeia da Cuada. Foto de Booking
Quarto de uma das casas da Aldeia da Cuada. Foto de Booking

Na Aldeia da Cuada atualmente existem:

  • Oito T1 com um quarto, uma casa de banho, cozinha e espaço exterior.
  • Sete T2 com dois quartos (um quarto com cama de casal, outro quarto com duas camas individuais), uma casa de banho, cozinha e espaço exterior.
  • Um T4 com quatro quartos (dois quartos com cama de casal, dois quartos com duas camas individuais), duas casas de banho, cozinha, sala de estar e espaço exterior
  • Um T6 com seis quartos (quatro quartos com cama de casal, dois quartos com duas camas individuais), quatro casas de banho, cozinha, sala de estar e espaço exterior.
Aldeia da Cuada. Foto de Booking
Sala de estar de uma das casas da Aldeia da Cuada. Foto da reserva

No Randomtrip ficámos alojados num T1, uma casinha com um quarto com cozinha e jardim que era o antigo local onde se armazenava a palha, a casinha“Palheiro da Quinta“.

Inês à entrada do nosso “palheiro” restaurado na Aldeia da Cuada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).
O nosso Palheiro da Quinta tinha dois pisos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
O quarto e a casa de banho ficam no andar de cima do Palheiro da Quinta (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).
A cozinha situa-se no andar de baixo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
O nosso “Palheiro da Quinta”, ideal para relaxar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Todas as casas renovadas da Aldeia da Cuada têm espaço exterior. Este era o nosso (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

O acesso a cada uma das casas é feito através de uma bonita estrada antiga empedrada que tem de ser percorrida devagar e com cuidado e mesmo a entrada para as casas é feita por escadas, pelo que não é um complexo rural acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Aldeia da Cuada. Foto de Booking
Aldeia da Cuada. Foto de Booking

Se, ao contrário do Randomtrip, é uma pessoa que gosta de malas/trolleys e não andar de mochilas às costas, não se preocupe, na Aldeia da Cuada perguntam-lhe se precisa de ajuda para carregar as malas até à sua casa (têm staff para o fazer), tanto no check in como no check out.

Além disso, pode pedir para ficar numa casa mais perto da entrada/receção, se disponível. É perfeito para descansar, não se ouve mais nada para além dos sons da natureza.

Aldeia da Cuada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A Aldeia da Cuada também oferece um serviço de transfer, caso não pretenda alugar um carro, embora para explorar esta maravilhosa ilha ao seu próprio ritmo recomendamos que alugue um carro.

Pequeno-almoço buffet na Aldeia da Cuada

O pequeno-almoço buffet inclui compotas caseiras, iogurte açoriano, queijo, pães e bolos, todos deliciosos produtos locais e caseiros (fico com água na boca cada vez que penso naquela manteiga das Flores) e é servido no restaurante da Aldeia das 7:30h às 10:00h.

O melhor do pequeno-almoço buffet na nossa opinião: a manteiga caseira das Flores, o pão e a simpatia dos funcionários (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Piscina da Aldeia da Cuada

Se ficar aqui hospedado, pode usufruir de uma piscina exterior climatizada (com a água com uns graus acima da temperatura ambiente, não aquecida) com vista para as deslumbrantes cascatas florentinas e para o mar!

Piscina climatizada com vista para o Poço da Ribeira do Ferreiro na Aldeia da Cuada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A Aldeia da Cuada fica a 3 minutos de carro (ou a 20 minutos a pé) do local mais impressionante da ilha: o Poço Ribeira do Ferreiro com a sua lagoa que reflecte a impressionante sucessão de mais de uma dezena de cascatas.

Poço da Ribeira do Ferreiro a 3 minutos de carro da Aldeia da Cuada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Restaurante Aldeia da Cuada

O restaurante da Aldeia da Cuada tem pratos deliciosos centrados nos produtos locais e sazonais de pequenos agricultores. Está aberto ao público, pelo que pode experimentar os pratos (reserve com antecedência, pois é muito concorrido) mesmo que não seja hóspede.

O restaurante da Aldeia da Cuada, onde o pequeno-almoço está incluído na estadia, serve também almoços e jantares deliciosos e está aberto a todos. Tem uma agradável esplanada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Encontrará uma variedade de entradas (incluindo vegan), pratos de peixe e de carne. As entradas custam entre 4 e 12 euros, os pratos principais entre 25 e 35 euros e um copo de vinho custa 6 euros.

No Randomtrip jantámos um dos dias no restaurante Aldeia da Cuada. Os pratos estavam deliciosos, neste caso escolhemos para entrada a “Torrada da Terra” – bolo lêvedo com queijo da ilha e crumble de linguiça; para pratos principais Massada de Peixe e Peixe do Dia com Arroz de Tomate e para sobremesa cheesecake de maracujá.

Outros serviços da Aldeia da Cuada

A receção da Aldeia da Cuada situa-se mesmo à entrada do complexo e está aberta das 7:00h às 21:00h, estando disponível um serviço telefónico 24 horas para consultas ou check-in fora deste horário. Para além disso, o check-in é efectuado entre as 15:00h e as 21:00h, e o check-out entre as 7:00h e as 12:00h.

Embora a receção da Aldeia da Cuada não disponha de staff fora deste horário, é o único local em todo o complexo rural que dispõe de Wifi, pelo que pode ir até à recepção a qualquer momento se necessitar. Embora tenha sido concebido para que se possa desligar da Internet, existe cobertura na Aldeia, pelo que, se tiver dados móveis, poderá estar online em qualquer lugar.

A Aldeia da Cuada dispõe ainda de lavandaria, biblioteca e estacionamento privativo.

Se desejar, também organizam retiros temáticos, casamentos e baptizados (mediante reserva prévia), bem como actividades relacionadas com caminhadas, passeios de bicicleta e observação de golfinhos e baleias.

Inês a desfrutar da piscina da Aldeia da Cuada (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Preços e reservas na Aldeia da Cuada

Os preços da Aldeia da Cuada variam consoante a época do ano e o tipo de casa, sendo que na época alta (verão, fins-de-semana prolongados ou feriados) enchem mais rapidamente e têm um preço/noite mais elevado. Eis os preços aproximados que irá encontrar:

  • T1 (um quarto, uma casa de banho, cozinha e espaço exterior): a partir de 107€/noite
  • T2 (um quarto com cama de casal, um quarto com duas camas individuais, uma casa de banho, cozinha e espaço exterior): a partir de 138€/noite
  • T4 (dois quartos com cama de casal, dois quartos com duas camas individuais, duas casas de banho, cozinha, sala de estar e espaço exterior): a partir de 262€/noite
  • T6 (quatro quartos duplos, dois quartos com duas camas individuais, quatro casas de banho, cozinha, sala de estar e espaço exterior): a partir de 329€/noite

Pode reservar a sua casa de campo na Aldeia de Cuada neste link.

Villas do Mar: alojamento premium com vista para o mar e para as cascatas

As Villas do Mar são provavelmente o melhor (ou um dos melhores) alojamento da ilha das Flores e situam-se na parte mais ocidental da Europa.

A deslumbrante sala de estar da nossa Villa do Mar Deluxe rodeada pelo mar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
A Inês a acenar da nossa Villa do Mar Deluxe onde ficámos: sala, cozinha, barbecue e casa de banho no primeiro andar e 3 quartos no andar de baixo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Situadas no coração da Fajã Grande, as Villas do Mar oferecem villas confortáveis de várias dimensões (T2 ou T3) a 50 metros do mar, junto à praia da Fajã Grande, às suas piscinas naturais e a alguns restaurantes, de onde se pode desfrutar de vistas deslumbrantes sobre o mar, a cascata do Poço do Bacalhau e o último pôr do sol da Europa.

Fajã Grande, o paraíso onde se situam as Villas do Mar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Ideal para apreciar o último pôr do sol da Europa a partir do terraço ou do sofá (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Tipos de moradias nas Villas do Mar

Nas Villas do Mar encontrará nove Villas Standard com 2 quartos com vista total ou parcial para o mar e uma Villa Deluxe com 3 quartos e vista total para o mar.

O nosso quarto na Villa Deluxe (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Todas as villas standard são compostas por uma suite dupla com casa de banho privativa, um quarto twin com casa de banho privativa, sala de estar, cozinha totalmente equipada e uma terceira casa de banho. Cada villa também tem uma varanda com mobiliário de exterior para relaxar enquanto utiliza o barbecue.

Quarto com duas camas individuais nas Villas do Mar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

No Randomtrip ficámos na Villa Deluxe com três quartos, três casas de banho, uma enorme sala de estar com vistas deslumbrantes, uma cozinha espaçosa com todo o tipo de utensílios e acesso ao barbecue exterior com a deslumbrante cascata do Poço de Bacalhau como pano de fundo. Um alojamento de sonho do qual não queríamos acordar/sair.

O nosso barbecue com a cascata do Poço do Bacalhau como pano de fundo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Preços e reservas nas Villas do Mar

Os preços nas Villas do Mar variam consoante a época do ano e o tipo de moradia, sendo que na época alta (verão, fins-de-semana prolongados ou feriados) enchem mais rapidamente e têm um preço/noite mais elevado. Aqui estão os preços aproximados que irá encontrar:

  • Villa Standard Vista Parcial Mar (2 quartos – um quarto com cama de casal e um quarto com duas camas individuais; três casas de banho; sala de estar, cozinha totalmente equipada; e varanda com BBQ): a partir de 99€/noite
  • Villa Standard Vista Total Mar (2 quartos – um quarto com cama de casal e um quarto com duas camas individuais; três casas de banho; sala de estar, cozinha totalmente equipada; e varanda com BBQ): a partir de 131€/noite
  • Villa Deluxe Vista Total Mar (3 quartos – um quarto com cama de casal e dois quartos com duas camas individuais; três casas de banho; sala, cozinha totalmente equipada; e varanda com BBQ): a partir de 200€/noite

Pode reservar a sua villa nas Villas do Mar neste link.

Restaurantes perto das Villas do Mar

Embora as Villas do Mar estejam totalmente equipadas para não ter que sair de casa, existem algumas opções de restaurantes nas proximidades que recomendamos que experimente:

  • Restaurante A Esplanada: este novo restaurante, inaugurado em abril de 2025, substitui o antigo e popular Papadiamandis. A sua localização em plena Fajã Grande com vistas privilegiadas para as cascatas e para o imponente Oceano Atlântico faz com que se encha rapidamente, embora os preços tenham aumentado significativamente em relação ao restaurante anterior. No Randomtrip tivemos a sorte de ir quando abriu, e provámos umas bolas de alheira (que não repetiríamos), o peixe do dia (atum grelhado com manteiga de alho, couve salteada com ervilhas e cenouras e batata cozida, muito bom) e um arroz de entrecosto com enchidos da região que estava espetacular (era muito e tivemos de pedir para levar e degustar na nossa Villa no dia a seguir), com um vinho Terras de Lava da ilha do Pico. Pagámos 94€, um valor elavado mesmo para as Flores mas com muita qualidade. Os pratos principais custam entre 25€ e 30€. Também servem pizzas das 12 às 18 horas.
  • Maresía. O nosso local favorito na ilha. Mais do que um restaurante, o Maresía é uma experiência: não há menú nem muitas mesas e se procura o serviço de um restaurante tradicional, desengane-se. O Jorge recebe as pessoas que o visitam como se estivesse na sua sala de estar, diz-lhe o que está a cozinhar esse dia e quanto tempo demora. Se não se importam com isso, bem-vindos. Provámos o caril de gambas uma vez, o polvo outra vez, e o pato na nossa última visita, todos es-pec-ta-cu-la-res. Também é um excelente sítio para apreciar o pôr do sol e desfrutar da coleção de mais de 800 vinis do Jorge e do seu excelente gosto musicial, da vista para o mar e de um bom gin azoriano como o Rocha Negra. Claro que foi aqui que jantámos na nossa primeira e última noite na ilha, e novamente na nossa segunda visita em 2025. E já estamos desejosos de voltar. Os pratos principais custam entre 25€ e 35€ e o gin azoriano 10€. O pagamento tem de ser feito em dinheiro.
  • Barraca Q’abana: um sítio com petiscos, hambúrgueres, bifanas e francesinhas mesmo em frente ao mar. Fecha para o jantar às 20h, o bar às 23h. Ao pôr do sol fica cheio de gente. Encomendámos 2 take-aways (26€) para o nosso alojamento, Villas do Mar, onde nos esperou um pouco de vinho e desfrutámos do pôr do sol em casa.
  • Café da Laura: ideal para o pequeno-almoço, se não tiverem pequeno-almoço no vosso alojamento, ou para um lanche. Tem sandes, também em bolo lêvedo, bagels, queijadas e outros doces.

Esperamos que este post ajude a decidir onde ficar nas Flores. Se tiveres alguma dúvida, não hesite em deixá-la nos comentários! Boa estadia, Randomtripper!

Disclaimer: A SC Turismo (Aldeia da Cuada e Villas do Mar) convidaram-nos a ficar nos seus alojamentos nas Flores mencionados neste artigo, mas todas as opiniões e informações expressas neste post são da nossa inteira responsabilidade.

Todas as fotografias e conteúdos são da autoria do Randomtrip (exceto aqueles que expressam claramente a sua fonte) e têm todos os direitos reservados.

Disclaimer: este guia contém links de afiliados e, ao usá-los, estará a dar uma pequena comissão ao Randomtrip. A si não lhe custa nada, por vezes até ganha um desconto, mas a nós motiva-nos para continuar a criar guias gratuitos tão completos como o que acabou de ler.

Gostou do nosso guia? Poupe nas suas reservas e apoie o nosso trabalho!

Se o nosso guia foi uma boa ajuda para a sua viagem, pode apoiar este projeto e poupar nas suas reservas usando os seguintes links:

Para além disso, se quiser contribuir para a nossa criação de guias de viagem completos e gratuitos como este, existe outra forma de apoiar o nosso projeto: pode fazer um donativo (com Paypal ou cartão) e convidar-nos a um pequeno-almoço (5€), uma refeição de street food (10€) ou um jantar no destino que estamos a explorar (20€) que depois recomendaremos no guia do destino. Ou pode também fazer um donativo pelo valor que desejar. Mais info aqui

Muito obrigada pelo seu apoio, Randomtripper! Vemo-nos pelo Mundo!

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *