A meia hora do Porto, Matosinhos é uma zona de praia por excelência, ideal para dar um mergulho no mar ou beber um copo ao pôr-do-sol junto ao mar. É também uma excelente escolha para comer peixe fresco devido à vasta gama de restaurantes que oferece e tem várias jóias de Arquitetura Contemporânea que fazem com que valha bem a pena uma visita. Neste guia contamos-lhe quais os principais locais a não perder na sua visita a Matosinhos, como chegar desde o Porto, onde ficar, e até a que restaurantes ir.

Informação prática para visitar Matosinhos

Moeda: Euro

Idioma: Português

População: 172.000 (em 2021)

Orçamento diário: A partir de 60 euros/dia por pessoa (aprox.)

Clima: O clima varia nos meses de Verão (Min 18º Máx 30º) e Inverno (Min 7º Máx 18º), sendo o mais recomendado entre Maio e Setembro para desfrutar das praias. Saiba mais sobre quando ir, aqui. REVISAR Aqui não devia estar ativo?

Onde Ficar (Alojamento): A melhor zona para ficar em Matosinhos é no centro, entre o porto, a praia e o mercado, para estar a uma curta distância da maioria dos locais de interesse. Neste link damos-lhe algumas recomendações.

Duração da viagem: 1 ou 2 dias são ideais para conhecer Matosinhos, embora se quiser combiná-lo com o Porto e/ou desfrutar das suas praias ou arredores, pode acrescentar mais dias.

Como lá chegar: Dizemos-lhe como chegar a Matosinhos de carro ou de transporte público a partir do Porto ou do aeroporto, aqui. Se não está em Portugal, há vários voos para o Porto, o aeroporto mais próximo de Matosinhos, desde vários aeroportos europeus e se quiser encontrar o melhor preço recomendamos que utilize comparadores de voo como o Skyscanner e o Kiwi e que seja flexível com as suas datas.

Transporte na cidade: A melhor opção é andar a pé e/ou utilizar transportes públicos. Pode comprar o cartão de transporte municipal Andante recarregável ou, se preferir, comprar o Porto Card a partir de 6 euros/dia com o qual terá acesso ilimitado à rede de transportes públicos e também descontos em algumas atividades (existem Cartões Porto para 1, 2, 3 ou 4 dias, à sua escolha). Tem também a opção de Táxis/Uber/Bolt.

Fuso horário: UTC +1. A hora em Matosinhos (Portugal) é a mesma hora que na Ilha da Madeira e mais uma hora que nos Açores.

Piscina das Marés ou um mergulho numa obra de arte arquitectónica de Siza Vieira

Quando ir a Matosinhos: clima e melhores meses para desfrutar da cidade

Matosinhos é uma cidade de praia, isto é inegável. Portanto, os melhores meses para a visitar são quando o tempo está suficientemente bom para ir à praia, de Maio a Setembro, sendo o pico entre Julho e Agosto.

Nos meses de Outono e Inverno, entre Outubro e Março, as temperaturas são geralmente inferiores a 18ºC, com um mínimo de 7ºC à noite e um máximo de 18ºC durante o dia (embora não seja invulgar ser surpreendido por algumas tardes mais quentes no Outono). O mês mais frio é Janeiro.

Durante os meses de Primavera e Verão, entre Abril e Setembro, as temperaturas variam de 22º em Abril a uma temperatura média de 27º a partir de Junho. O mínimo não costuma descer abaixo dos 18º. Há dias em Julho e Agosto em que o termómetro pode atingir 30º ou mais. À noite, mesmo no pico do Verão, há sempre uma brisa fresca do mar, pelo que é aconselhável trazer um agasalho para as noites de Verão em Matosinhos.

Aqui está um quadro resumo do tempo em Matosinhos para lhe dar uma ideia do que pode esperar:

MêsTemperatura mínimaTemperatura máximaDias de chuva
Janeiro14º13
Fevereiro15º11
Março17º9
Abril18º9
Maio11º20º9
Junho14º23º5
Julho15º24º2
Agosto15º25º2
Setembro14º23º5
Outubro12º21º10
Novembro17º11
Dezembro15º11
MêsTemperatura mínimaTemperatura máximaDias de chuva
Tabela com o clima em Matosinhos por mês
Praia de Matosinhos ao pôr-do-sol com o Terminal de Cruzeiros ao fundo

Como chegar a Matosinhos

Se viaja fora de Portugal, há vários voos para o Porto, o aeroporto mais próximo de Matosinhos. Recomendamos que utilize comparadores de voo como o Skyscanner e o Kiwi e que seja flexível com as suas datas. Uma vez no Porto, como chegar a Matosinhos?

  • De metro: da estação Aeroporto, apanhar a Linha E (roxa) até à Senhora da Hora. Depois, Linha A (azul) até Matosinhos Sul (cerca de 35 minutos no total); ou do centro do Porto, apanhar a Linha A (azul) até Matosinhos Sul (cerca de 25 minutos no total). O metro do Porto funciona das 06:00h à 01:00h todos os dias. A tarifa é de 2 euros (+ 0,60 euros para o cartão Andante que pode utilizar em outras viagens de metro).
  • De autocarro: tem também várias linhas de autocarro que ligam diretamente o aeroporto a Matosinhos (linha 120) ou ao Porto, de onde pode fazer transbordo para Matosinhos. Tem mais informações oficiais no site dos autocarros de Matosinhos e no site do autocarros do Porto.
  • Por Taxi/Uber: Os táxis funcionam com taxímetro, e uma viagem entre o aeroporto e Matosinhos pode custar cerca de 15 euros (cerca de 25 euros para o centro do Porto), dependendo do tempo, tráfego e bagagem. Uber/Bolt são normalmente mais baratos, embora os preços variem de acordo com a procura.
  • Com transfer privado: tem também a opção de contratar antecipadamente um transfer privado do aeroporto para o seu alojamento em Matosinhos (e vice-versa) para que este esteja à sua espera quando chegar. O preço diminui à medida que o número de pessoas aumenta (por exemplo, para duas pessoas, custa 40 euros no total).

Aqui pode ver um mapa parcial (oficial) das linhas de metro do Porto (em azul, e que faz a ligação a Matosinhos). Pode ver o mapa em tamanho e resolução maiores aqui (fonte: metrodoporto.pt).

Mapa oficial das linhas do Metro do Porto (fonte: metrodoporto.pt)

Se quiser ir a Matosinhos em transporte público a partir do Porto, compre o cartão Andante recarregável para a viagem que necessita (o cartão custa 0,60 euros e pode ser cobrado com viagens ou passes diários para várias zonas). Se planeia fazer algumas atividades em Matosinhos, tais como surfar ou visitar a Fábrica de Conservas Pinhais, poderá compensar comprar o Porto Card (1, 2, 3 ou 4 dias, à sua escolha), uma vez que obterá descontos. Tenha também em mente que se comprar o Porto Card + Transportes terá acesso ilimitado a toda a rede de transportes públicos tanto em Matosinhos como no Porto (metro, comboio e autocarro), sem se preocupar com mais nada. Pode ver o que está incluído e/ou comprar o seu Porto Card nesta ligação.

O que ver em Matosinhos

Mapa de Matosinhos

Aqui está um mapa Google Maps com todos os lugares incluídos neste guia para Matosinhos, que pode levar consigo no seu smartphone para consultar durante a sua viagem:

Aqui está também um mapa turístico oficial de Matosinhos (descarregue-o em tamanho e resolução maiores aqui). Fonte: Câmara Municipal de Matosinhos

Mapa turístico oficial de Matosinhos. Fonte: Câmara Municipal de Matosinhos

Escultura She Changes, conhecida como a Anémona

A Escultura She Changes. Foto de Randomtrip.

A escultura da artista americana Janet Echelman foi inspirada nas tradições marítimas e piscatórias da cidade de Matosinhos e dá-lhe as boas vindas enquanto se dirige para o mar, a partir do Porto, ao longo da “estrada da circunvalação”. Localizada na rotunda conhecida localmente como a “rotunda anémona“, foi inaugurada em 2005 e a sua estrutura é feita de rede de pesca.

Marginal de Matosinhos

A marginal de Matosinhos, desenhada pelo arquiteto Souto de Moura e inaugurada em 2002, é conhecida localmente como o “calçadão” e está pontilhada com várias esplanadas onde se pode tomar um copo com vista para o mar.

Monumento Tragédia do Mar

Este monumento, situado na marginal, e é uma homenagem aos 152 pescadores que perderam a vida no naufrágio de quatro arrastões a 1 de Dezembro de 1947. É recordado actualmente como um dos episódios mais dramáticos da história da cidade e o escultor José João Brito inspirou-se numa pintura de Augusto Gomes para a criar.

Casa da Arquitetura

Se gosta de arquitetura, não perca a Casa da Arquitetura, onde encontrará modelos e projetos dos três vencedores do Prémio Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira (Matosinhos, 1933), Eduardo Souto Moura (Porto, 1952) e Paulo Mendes da Rocha (1928-2021, Brasil).

Casa da Arquitectura. Foto de Randomtrip

A Casa da Arquitetura está situada no antigo edifício da Real Companhia Vinícola (construído entre 1897 e 1901) e foi reaberta em 2017. Acolhe também a Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Casa do Design

Se é designer ou se gosta de design, não perca este espaço de exposição, divulgação e produção crítica de conhecimentos de design na Casa do Design, tanto através da sua coleção permanente como através de exposições temporárias.

Casa do Design. Foto de CM-Matosinhos.pt

Terminal de Cruzeiros

Desde a sua inauguração em 2015, o Terminal de Cruzeiros de Leixões já ganhou vários prémios internacionais de arquitetura.

Terminal de Cruzeiros. Foto de CM-Matosinhos.pt

Projetado por Luis Pedro Silva, o edifício é já um dos mais emblemáticos com a sua fachada curva composta por um milhão de azulejos hexagonais irregulares. Como o seu nome sugere, o terminal tem um cais para navios de cruzeiro com até 320 metros de comprimento. Acolhe também o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Porto.

Terminal dos Cruzeiros a partir da praia em Matosinhos. Foto de Randomtrip

Da praia também é possível contemplar o Titan, um dos guindastes essenciais para a construção do Porto de Leixões no final do século XIX. Não só é um espécime raro no mundo, como se tornou agora um monumento de memória coletiva na região.

Marginal de Leça da Palmeira

Se a marginal de Matosinhos foi desenhada pelo arquiteto Souto de Moura (Porto, 1952), a marginal de Leça da Palmeira foi desenhada por Siza Vieira (Matosinhos, 1933). Nesta marginal há também várias esplanadas com vista para o mar, de onde se pode ver o pôr-do-sol. Da última vez fomos ao Xiringuito e gostámos muito.

É também na marginal de Leça que encontrará duas das primeiras e mais icónicas obras do arquiteto nascido na cidade, Casa de Chá da Boa Nova e Piscina das Marés, das quais lhe falaremos a seguir.

Piscina das Marés

Considerada uma obra prima de Siza Vieira, a Piscina das Marés foi inaugurada em 1966 e classificada como Monumento Nacional quarenta anos depois. É considerada um exemplo de equilíbrio e harmonia com o espaço circundante, protegida do vento e com a particularidade que enche com as marés, daí o seu nome.

A piscina está aberta ao público, para que possa nadar nesta maravilha arquitetónica, no Verão das 9:00h às 19:00h comprando previamente o seu bilhete. Estão disponíveis bilhetes de meio dia e de dia inteiro, os bilhetes de meio dia podem ser utilizados entre as 9:00h e as 14:00h ou entre as 14:00h e as 19:00h. Os preços variam entre dias de semana e fins de semana: de segunda a sexta-feira meio dia 3,50 euros (crianças até 13 anos), adultos 5 euros; dia inteiro 4,50 euros (crianças até 13 anos) e adultos 7,50 euros. Nos fins-de-semana e feriados públicos o bilhete de criança é de 4 euros e de adulto de 6 euros por meio dia, e de 5 euros o bilhete de criança e de 9 euros de adulto por um dia inteiro. Se for no Outono ou no Inverno, também recomendamos que a visite, para isso tem de marcar préviamente na Casa da Arquitetura, enviando um e-mail para visitas@casadaarquitectura.pt ou ligando para +351227669300.

Se sempre quis aprender a mergulhar ou saber se gosta, na Piscina das Marés fazem Batismos de Mergulho das 19h às 20h. Se estiver interessado, contacte a escola de mergulho Submania.

Casa de Chá da Boa Nova

Esta será provavelmente uma das obras mais belas que vimos no concelho, e quando chegamos à Casa de Chá da Boa Nova de Siza Vieira compreendemos porque se tornou uma das suas obras mais famosas.

A Casa de Chá da Boa Nova acolhe o restaurante com estrela Michelin do Chef Rui Paula. Foto de CasadeChadaBoaBoaNova.pt

Aninhada entre as rochas e com uma vista deslumbrante sobre o Atlântico, a Casa de Chá da Boa Nova está classificada como Monumento Nacional desde 2011. Atualmente alberga um restaurante de estrela Michelin pelo chef Rui Paula, por isso, se a sua visita a Matosinhos coincidir com uma ocasião especial, conheça o local estrela para celebrar.

Sem dúvida uma das obras mais famosas do arquitecto Siza Vieira. Foto de CasadeChadaBoaBoaNova.pt

Farol de Leça ou Farol da Boa Nova

Este farol, em funcionamento contínuo desde 1926, é com os seus 46 metros e 213 degraus o segundo mais alto de toda a costa do país (o mais alto é o Farol da Barra, em Aveiro, com 62 metros). Pode visitá-lo gratuitamente todas as quartas-feiras das 13:30h às 16:30h de Outubro a Março e das 14:00h às 17:00h de Abril a Setembro.

Forte de Nossa Senhora das Neves (Forte Leça de Palmeira)

O Forte de Nossa Senhora das Neves, conhecido localmente como Castelo de Matosinhos ou Forte de Leça da Palmeira, fez parte da linha de defesa portuense juntamente com a Fortaleza de São João da Foz e o Forte de São Francisco Xavier, e pode ser visitado.

Forte de Leça. Foto de CM-Matosinhos.pt

Como curiosidade, antes de sair de Leça, saiba que a Ponte Móvel de Leça que liga Matosinhos a Leça da Palmeira é a quarta maior ponte de báscula do mundo.

Teatro Municipal de Constantino Nery

Construído por iniciativa de um português de Matosinhos residente no Brasil, o Teatro Municipal da cidade abriu as suas portas em 1906 como homenagem ao governador do Estado do Amazonas (Brasil), António Constantino Nery. Após vários anos de encerramento, tem funcionado como um teatro de cinema municipal desde 2008 com um programa cultural diversificado não só de peças mas também de concertos e espectáculos de dança.

A fachada do teatro. Foto da página do Facebook do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

O conhecido como Palacete do Godinho, residência em Matosinhos de um português que fez fortuna no Brasil, também merece uma visita após a sua recuperação em 1997 com um projeto de Siza Vieira. Hoje alberga a “Casa da Juventude” da cidade.

Rua Brito Capelo

Esta rua é a principal rua comercial da cidade e, para além da sua oferta de restaurantes, lojas e galerias de arte, vale a pena parar para apreciar como arquiteturas diferentes de Matosinhos de outrora coexistem com a Matosinhos de hoje.

Câmara Municipal de Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos é de extrema importância arquitetónica e histórica, pois não só é considerada uma obra fundamental da arquitetura contemporânea portuguesa, como foi o primeiro edifício construído após a revolução de 25 de Abril de 1974 que trouxe o fim do regime ditatorial fascista em Portugal. O edifício foi projetado pelo arquiteto Alcino Soutinho e ostenta um baixo-relevo de João Cutileiro na sua fachada, aludindo à identidade da cidade, e ainda um painel de Julio Resende no seu interior.

Galeria Florbela Espanca e Biblioteca Municipal

Tanto a Galeria Municipal como a Biblioteca Municipal são projetos concebidos pelo mesmo arquiteto que concebeu a Câmara Municipal, Alcino Soutinho. A Galeria é dedicada à arte contemporânea e acolhe exposições de grandes nomes da cena artística nacional como Julião Sarmento, Júlio Pomar, Sobral Centeno, Joana Rego, Siza Vieira e Fernando Lanhas. O edifício da Biblioteca Florbela Espanca, cujo nome homenageia a grande escritora e poetisa alentejana (uma das precursoras do movimento feminista em Portugal, a propósito) que morreu em Matosinhos, alberga uma das melhores bibliotecas do país.

Edifício da Galeria e Biblioteca Municipal e a esplanada do Café da Praça onde almoçámos. Foto por Randomtrip

Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa)

Recentemente inaugurado (Agosto 2021), o Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa) está localizado no belo Palacete Visconde de Trevões e é um local para aprender sobre a história da cidade e da sua gente através da sua exposição permanente, altamente interativa, incluindo a utilização de novas tecnologias.

MuMMa Foto por Randomtrip

Quando lá estivemos, em Setembro, percorremos a cidade sem sair do museu através de óculos de realidade virtual! O passeio levou-nos a 15 lugares emblemáticos em Matosinhos, através de lentes especiais de 360º.

Senhor do Padrão

Este Monumento Nacional está localizado no jardim da cidade com o mesmo nome, e representa o local onde, segundo a lenda, o mar arrastou a imagem do Bom Jesus de Bouças, conhecido como Senhor de Matosinhos, uma das esculturas de Cristo em tamanho natural mais antigas. A imagem de Cristo está atualmente alojada na Igreja do Senhor de Matosinhos, que é descrita abaixo.

Senhor do Padrão. Foto de CM-Matosinhos.pt

Igreja do Bom Jesus em Matosinhos

Esta igreja, também conhecida como Igreja do Senhor de Matosinhos, Igreja do Salvador ou Igreja Matriz de Matosinhos, foi construída no século XVI precisamente para albergar o Senhor de Matosinhos, uma das mais antigas esculturas em tamanho natural, de Cristo crucificado. Em 1736 foi objeto de uma intervenção de Nicolau Nasoni (se esteve no Porto conhecerá o seu nome dos Clérigos, entre outros) que lhe deu os elementos barrocos e a decoração interior em talha dourada.

Museu da Santa Casa de Misericórdia

Se gosta de arte sacra, o Museu da Santa Casa de Matosinhos exibe uma coleção de pinturas a óleo retratando cenas da Paixão de Cristo, retratos de ilustres e antigos membros da Irmandade, pintados por artistas de renome como Veloso Salgado, documentos históricos do século XVII, vestes, objetos litúrgicos e imagens do imaginário religioso popular, doados à Santa Casa desde a sua criação oficial em 1607.

Mercado Municipal de Matosinhos

Inaugurado em 1952 e classificado como Monumento de Interesse Público em 2013, o Mercado Municipal de Matosinhos é um edifício emblemático da arquitetura moderna portuguesa. Embora mantenha a sua função original com bancas de produtos frescos, hoje em dia também aloja alguns restaurantes (cozinha nacional e internacional, provámos um japonês muito saboroso) e até uma incubadora para pequenas empresas de design.

Mosteiro de Leça do Bailio

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, ano do estabelecimento da República Portuguesa, as origens deste templo remontam ao século X, quando a nobreza, vinda do sul, peregrinou a Santiago de Compostela e aí repousou sob os cuidados da Ordem dos Cavaleiros Hospitaleiros de S. João de Jerusalém (mais tarde denominada Ordem de Malta). No século XIV, o mosteiro gótico foi palco de um episódio controverso na história nacional: o controverso casamento entre o rei Fernando e Leonor Teles, um amor imortalizado na escultura em frente do mosteiro, pela artista Irene Vilar.

Museu da Quinta de Santiago

O edifício que alberga o museu data dos finais do século XIX e foi concebido por Nicola Bigaglia (também responsável pela conceção do belo e famoso Hotel do Buçaco) e foi o arquiteto Fernando Távora que o adaptou para a sua função atual de museu. Os jardins da propriedade têm vista para o Porto de Leixões, um dos portos mais importantes do país.

O mesmo arquiteto Fernando Távora foi também responsável pela melhoria do parque público da cidade, Quinta da Conceição.

Conserveiras

A história da cidade de Matosinhos não pode ser contada sem explanar a história da sua indústria conserveira. A grande maioria das fábricas de conserva em Matosinhos está localizada no sul da cidade e é muito interessante ver uma destas fábricas de conserva em funcionamento.

No Randomtrip recomendamos-lhe que visite a Conserveira Pinhais, especialista em sardinhas enlatadas desde 1920!

Fotos de conservaspinhais.com

Se comprou o cartão PortoCard, tenha em mente que com este cartão poupará 15% na visita à Conserveira de Pinhais e, além disso, desfrutará de um copo de vinho.

Reserve aqui a sua visita guiada a Fábrica de Conservas Pinhais

Mural da Lionesa e Casa da Cerveja: para os amantes de Street Art e de cerveja

Se gosta de street art, não perca este mural de aproximadamente 1400 m2 no qual 10 artistas intervieram para criar o maior projeto de Arte de Rua do norte do país.

Intervenção de Caos, um artista do Porto, no Mural da Lionesa. Foto de Matosinhoswbf.pt

Está localizado na Rua da Leonesa (Leça do Bailio, Matosinhos) e podemos encontrar obras de Caos, Coletivo Distopia, Draw, Mr. Dheo, Third, Mar, Mário Belém, Nomen, RAM e Utopia.

Este coletivo de artistas procurou refletir a história da cidade de Matosinhos nas suas intervenções, bem como a evolução do Centro de Negócios Lionesa e o processo de produção da cerveja Super Bock (a Unicer também se encontra ali, em Leça do Bailio).

O Mural da Lionesa conta com intervenção de vários aristas. Na foto, a intervenção de Utopia em primeiro plano (“Pescador de ilusões”), seguido da intervenção de Third (“Les Sardines portugaise”). Foto de Matosinhoswbf.pt

Por curiosidade, se tiver vontade de tomar um copo quando for ver o mural, vá à Super Bock – Casa da Cerveja onde, para além de beber um fino, pode aprender sobre o processo de fabrico da cerveja, aprender sobre as matérias-primas que lhe dão origem e aprender sobre a história e curiosidades da marca Super Bock, uma das mais importantes em Portugal. A visita dura 2 horas e pode reservar o seu bilhete gratuito clicando aqui ou enviando um e-mail para reservas@superbockcasadacerveja.pt.

Super Bock Casa da Cerveja. Foto de Superbockcasadacerveja.pt

Praia, Surf e Mergulho

Para além de ser ideal para um mergulho nos seus 15 km de praias (especialmente nos meses de Verão, tendo em conta que é uma praia no norte de Portugal, com a frescura que a caracteriza…), Matosinhos é uma zona de desportos náuticos e é por isso que verá sempre surfistas na marginal. Se ainda não tentou surfar e gostaria de aprender, reserve aqui a sua aula de surf 1h30 em Matosinhos (há aulas para adultos e para crianças).

Reserve a sua aula de surf em Matosinhos e aproveite ao máximo a sua viagem de surf. Foto de Civitatis.

Se comprou o cartão PortoCard, note que com este cartão poupará 15% em aulas de surf na Fish Surf School e Surfaventura.

Se preferir aprender windsurf, Matosinhos é também o lugar certo para si, reserve aqui o seu curso de windsurf de 1, 3, 5 ou 10 horas, a escolha é sua!

Se mergulhar, a costa de Matosinhos é o lar de vários naufrágios, sendo o mais surpreendente o submarino alemão U-1277 da Segunda Guerra Mundial, afundado na Praia do Cabo do Mundo. Se lhe apetecer explorar Matosinhos debaixo de água e fazer algum mergulho, contacte o centro de mergulho Submania.

Reserve aqui a sua aula de surf em Matosinhos e aproveite esta viagem para experimentar algo novo.

Ou, se preferir, reserve aqui o seu curso de windsurf de 1, 3, 5 ou 10 horas em Matosinhos.

Parque da Cidade

Embora pertença oficialmente ao Porto, o Parque da Cidade está localizado mesmo na fronteira com Matosinhos, pelo que pode ser um bom local para passear. É o maior parque urbano de Portugal, e é aqui que um dos mais importantes festivais de música do país, Primavera Sound que se realiza em Junho.

Primavera Sound. Foto de Randomtrip.

Onde ficar em Matosinhos

  • MyStay Matosinhos Centro (a partir de 41 euros/noite): quartos duplos e individuais a 10 minutos a pé da praia de Matosinhos
  • O Valentim (a partir de 45 euros/noite): quartos num hotel simples e confortável, a 10 minutos a pé da praia de Matosinhos.
  • Hotel Senhor de Matosinhos (a partir de 57 euros/noite): quartos confortáveis num hotel de 2 estrelas no centro histórico da cidade de Matosinhos
  • Hotel Porto Mar (a partir de 60 euros/noite): quartos num hotel de 2 estrelas com o metro mesmo à porta
  • Sunset Guest House (a partir de 65 euros/noite): apartamento de dois quartos com terraço com vista para o mar e para a cidade. Vista perfeita do pôr-do-sol da sala de estar, um verdadeiro deleite.
A sala da Sunset Guest House. Foto de Booking
O hotel Eurostars Matosinhos oferece alojamento de 4 estrelas, pequeno-almoço buffet, centro de fitness, sauna e hammam. Foto de Booking
  • Porto Sea Apartments (a partir de 108 euros/noite): apartamentos de 1 ou 3 quartos com vista para o mar mesmo na praia de Matosinhos
  • Sea & Fish Apartments (a partir de 109 euros/noite): apartamento duplex com 2 quartos e sofá-cama na sala de estar, acomoda até 5 pessoas, a 200 metros da praia de Matosinhos.
  • Liiiving in Matosinhos (a partir de 197 euros/noite): um quarto com sofá-cama na sala de estar (pode acomodar até 4 pessoas) com varanda com vista para o mar, estacionamento privado gratuito e receção 24 horas.
A varanda de Liiiving em Matosinhos. Foto de Booking.

Ver mais opções de alojamento em Matosinhos aqui

Onde almoçar e jantar em Matosinhos

Se vier a Matosinhos para almoçar ou jantar, a rua Heróis de França está cheia de restaurantes com esplanadas para comer peixe e marisco:

  • O Valentim: 25-30 euros/pessoa aproximadamente.
  • Palato: 25-30 euros/pessoa aproximadamente.
  • Tito 2: 20-25 euros/pessoa aproximadamente.
  • Lage Senhor do Padrão: 20-25 euros/pessoa aproximadamente.
  • Ó Mar: 15-20 euros/pessoa aproximadamente.
  • O Gaveto: 25-30 euros/pessoa aproximadamente, além de peixe grelhado, famoso pelos seus pratos de arroz de marisco e marisco. 25-30 euros/pessoa aproximadamente. É um dos dois que propomos que não está na rua Heróis de França, mas este está pertinho, numa rua paralela.
  • Mauritânia Real: 25-30 euros/pessoa aproximadamente, o outro restaurante que também não está na rua Heróis de França mas merece uma recomendação é o Mauritânia Real.

Outras opções para um belo almoço ou jantar em Matosinhos:

  • Companhia das Conservas : propostas criativas feitas com comida enlatada de Matosinhos
  • Café da Praça: menus diários, saladas, hambúrgueres, etc.
  • Confeitaria Ferreira: para tomar o pequeno almoço ou lanchar, esta pastelaria é famosa pela sua coxa de frango
  • daTerra Matosinhos: Restaurante vegetariano com um delicioso buffet
  • Gao: restaurante vegan com buffet e menu diário. Delicioso.
  • Avô Arnaldo: recomendou os filetes de polvo e o arroz de tamboril.
  • A Margarida: restaurante de gastronomia portuguesa em Leça de Palmeira. Famoso pela sua Açorda e pela sua sobremesa Pudim Abade de Priscos.
Restaurante Companhia das Conservas: propostas criativas e originais com conservas locais

Transporte: como deslocar-se em Matosinhos

Matosinhos é uma cidade pequena em que se pode deslocar a pé facilmente. Se quiser ir a Matosinhos em transportes públicos a partir do Porto, compre o cartão Andante recarregável para a viagem que necessita (o cartão custa 0,60 euros e pode ser cobrado com viagens ou passes diários para várias zonas). Se planeia fazer algumas atividades em Matosinhos, tais como surfar ou visitar a Conserveira Pinhais, poderá compensar comprar o Porto Card (1, 2, 3 ou 4 dias, à sua escolha), uma vez que obterá descontos. Tenha também em mente que se comprar o Porto Card + Transporte terá acesso ilimitado a toda a rede de transportes públicos tanto em Matosinhos como no Porto (metro, comboio e autocarro), sem se preocupar com mais nada. Pode ver o que está incluído e/ou comprar o seu Porto Card neste link.


Matosinhos está localizada a meia hora do Porto, uma das mais belas cidades do país, com muito para explorar. Se vem à cidade, no nosso Guia de Viagem do Porto dizemos-lhe o que visitar e fazer, desde o mais imprescindível até ao mais fora de rota e alternativo, com propostas de roteiros desde um dia na cidade, um fim-de-semana ou até 4 dias, as melhores formas de se deslocar pela cidade, onde ficar e até restaurantes que adorámos para que a sua viagem ao Porto seja tão incrível como foi a nossa.


Já planeou a sua viagem a Matosinhos?

Todas as fotografias e conteúdos são da autoria do Randomtrip (exceto aqueles que expressam claramente a sua fonte) e têm todos os direitos reservados.

Disclaimer: este guia contém links de afiliados e, ao usá-los, estará a dar uma pequena comissão ao Randomtrip. A si não lhe custa nada, por vezes até ganha um desconto, mas a nós motiva-nos para continuar a criar guias gratuitos tão completos como o que acabou de ler.

Gostou do nosso guia? Poupe nas suas reservas e apoie o nosso trabalho!

Se o nosso guia foi uma boa ajuda para a sua viagem, pode apoiar este projeto e poupar nas suas reservas usando os seguintes links:

Para além disso, se quiser contribuir para a nossa criação de guias de viagem completos e gratuitos como este, existe outra forma de apoiar o nosso projeto: pode fazer um donativo (com Paypal ou cartão) e convidar-nos a um pequeno-almoço (5€), uma refeição de street food (10€) ou um jantar no destino que estamos a explorar (20€) que depois recomendaremos no guia do destino. Ou pode também fazer um donativo pelo valor que desejar. Mais info aqui

Muito obrigada pelo seu apoio, Randomtripper! Vemo-nos pelo Mundo!

4.9/5 - (17 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *