Realizámos um sonho. Na nossa viagem ao México, mais concretamente ao estado de Baja California Sur (Baixa Califórnia Sul), fomos até Los Cabos na esperança de vislumbrar o salto de uma baleiajubarte, a mais fotogénica e acrobática das baleias. Entrámos no barco com expectativas ajustadas, conscientes de que só o facto de estarmos ali era um privilégio. E então a magia aconteceu: uma mãe baleia-jubarte a ensinar a sua cria a saltar antes de fazer a longa viagem até ao Ártico. Aconteceu no meio do Mar de Cortez, o “aquário do mundo” segundo Costeau, perto do arco onde se encontra com o Oceano Pacífico. Como acreditamos que devemos sempre regressar ao lugar onde fomos felizes, voltámos para tentar a nossa sorte noutro dia. A surpresa foi ainda maior quando um grupo de baleias-jubarte, adultas, ficou curioso com o nosso barco e nos deu um espetáculo em que contámos até 12 saltos seguidos.

Ver uma baleia-jubarte saltar tão perto foi um sonho que realizámos em Los Cabos, Baja California Sur, México (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Se também quiser viver esta aventura emocionante, neste guia encontrará tudo o que precisa para fazer a atividade de observação de baleias-jubarte em Los Cabos com informações práticas sobre a melhor época para ir, preços, com quem fazer, quantos dias, regras de observação de baleias e até onde ficar para que a sua experiência seja tão especial como a nossa foi.

Reserve aqui a sua excursão responsável de 2h30 de observação de baleias-jubarte com a Whale Watch Cabo

Consulte o nosso guia completo da Baja California Sur se estiver a planear uma viagem à região.

A cria de baleia a aprender a saltar com a orientação da mãe debaixo de água. Um espetáculo que vivemos na nossa primeira excursão de observação de baleias com a Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Informação prática sobre a observação de baleias-jubarte em Los Cabos

Como chegar: A zona de Los Cabos tem um aeroporto internacional, embora também possa chegar pelo aeroporto internacional de La Paz (a 2 horas de Los Cabos). Mais informações aqui

Quando ir: A época oficial das baleias em Los Cabos decorre de dezembro a abril. A melhor época é normalmente entre fevereiro e março. Mais informações aqui

Quantos dias: Se quiser ter mais hipóteses de ver as baleias-jubarte, ou se quiser desfrutar desta maravilha várias vezes, é aconselhável fazer várias tentativas, a diferentes horas do dia.

Regras: A observação de baleias está regulamentada no México. No caso das baleias-jubarte, aplica-se a NOM-131-SEMARNAT-2010. No Randomtrip, defendemos sempre o bem-estar dos animais em detrimento do entretenimento humano. Mais informações aqui.

Como fazer a observação: Num passeio de barco de 2 a 3 horas com operadores autorizados. Mais informações sobre as excursões aqui.

Com quem fazer a excursão: É importante escolher uma empresa responsável. No Randomtrip recomendamos a Whale Watch Cabo, com quem fizemos 2 excursões de observação de baleias. Mais informações aqui.

Quanto custa: A partir de $89 para uma excursão de 2-3h com a Whale Watch Cabo. Mais informações aqui.

Clima: O clima durante a época de observação das baleias-jubarte é normalmente fresco/frio à noite e de manhã cedo, e soalheiro/quente durante o dia.

O que levar: Proteção solar (protetor solar, óculos de sol, boné/capacete…), um corta-vento para o frio da madrugada e nos passeios de barco rápidos, máquinas fotográficas (smartphone, GoPro, máquina fotográfica profissional…), água (de preferência numa garrafa recarregável). Mais informações aqui.

Onde ficar: O ideal é ficar em Cabo San Lucas, de onde partem a maioria das excursões de avistamento (no Randomtrip ficámos na Casa Bohemia, a partir de 63€/noite), embora também possa ficar em San José del Cabo ou em qualquer outro local entre os dois. Mais informações aqui.

Língua: A maioria dos turistas é dos EUA, pelo que é comum falar-se espanhol e inglês, embora por vezes os capitães só falem espanhol.

Moeda: MXN ($) Peso mexicano (1 euro equivale a 20$ MXN aprox.). Consulte a taxa de câmbio atual aqui. Como a maioria dos turistas é dos EUA, os preços estão normalmente em dólares e pode pagar em dólares.

Na nossa segunda excursão Whale Watch Cabo, contámos até 12 saltos seguidos de baleias-jubarte (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Onde fica Los Cabos?

Los Cabos é o nome da parte sul da península da Baja California Sur, no oeste do México. Quando se fala de Los Cabos, refere-se normalmente ao seu destino mais importante (Cabo San Lucas) e à capital do município (San José del Cabo). Los Cabos é também o município que engloba estes dois locais e alguns outros. Neste mapa pode ver a localização de Los Cabos no México:

E aqui pode ver um mapa mais detalhado da zona de Los Cabos, onde pode ver o Cabo San Lucas e San José del Cabo (e mais a norte, outras zonas turísticas da Baja California Sur, como La Paz ou Todos Santos):

Em que zona de Los Cabos se faz a observação de baleias-jubarte?

Embora as baleias-jubarte se encontrem ao longo de toda a costa de Los Cabos, a maioria das excursões parte de Cabo San Lucas, o epicentro turístico da zona, pelo que é aqui que há mais facilidade de observação de baleias. Do Cabo San Lucas, os barcos partem para a direita ou para a esquerda, dependendo de onde as baleias-jubarte são avistadas a cada dia.

Randomtrip e o nosso amigo biólogo e guia da Whale Watch Cabo, Rui, em frente ao famoso arco do Cabo San Lucas, de onde partem as excursões de observação de baleias (situado mesmo na junção do Pacífico com o Mar de Cortez) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Também é possível fazer a excursão de observação de baleias-jubarte a partir de San José del Cabo, embora haja menos opções, e os barcos geralmente têm que vir para Cabo San Lucas, por isso, a nossa recomendação, se quiser maximizar a chance de ver baleias-jubarte é contratar a excursão a partir de Cabo San Lucas.

Se viajar para Baja California Sur durante a época das baleias (novembro/dezembro a abril), é provável que as consiga ver, à distância, a partir da costa, se olhar com atenção. No nosso caso, vimo-las do carro, na estrada entre Cabo San Lucas e La Paz, também as vimos na praia de Cerritos em Todos Santos, do Cerro del Vigia em Cabo San Lucas e da praia de Solmar também em Cabo San Lucas. Obviamente, nada se compara a vê-las de perto a partir de um barco.

Mesmo do Cerro del Vigia (também conhecido como Monte Solmar) vimos baleias-jubarte a saltar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Como chegar a Los Cabos

Los Cabos tem um aeroporto internacional, pelo que essa seria a forma ideal e mais rápida de lá chegar. Do aeroporto de Los Cabos, estará a 20 minutos de San José del Cabo e a 40 minutos de Cabo San Lucas. No caso de chegar a outras zonas da Baja California Sur, os outros aeroportos do estado são:

  • Aeroporto de La Paz, a 2h de Los Cabos
  • Aeroporto de Loreto, a 6 horas de Los Cabos

Dependendo do seu objetivo ao visitar Baja California Sur (se vem por vários dias ou apenas para visitar Los Cabos), recomendamos que escolha o aeroporto mais adequado para si e utilize comparadores de voos como o Skyscanner e o Kiwi e seja flexível com as suas datas para obter o melhor preço possível.

Cabo San Lucas, de onde partiu o nosso barco para a excursão de observação de baleias-jubarte (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Uma vez na Baja California Sur, a maneira mais fácil de se deslocar é de carro (próprio ou alugado), para que possa deslocar-se ao seu próprio ritmo e evitar perder muito tempo nas deslocações. No nosso caso, alugámos um carro no aeroporto de Los Cabos, onde aterrámos, para a nossa viagem de um mês pela Baja California Sur.

As outras opções são o transporte privado ou o transporte público, embora os tempos sejam mais longos e as combinações piores. Neste caso, a Autobuses Aguila liga as principais cidades da península entre Los Cabos e Tijuana.

Chamámos Valleno ao carro que alugámos para explorar a Baja California Sur durante um mês (porque estava “cheio” de observação de baleias) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Melhor altura do ano para ver baleias-jubarte em Los Cabos

A melhor altura para ver baleias-jubarte em Los Cabos é normalmente entre janeiro e março, embora a época oficial destas baleias, decorra de dezembro a abril porque começam a chegar normalmente em novembro. É melhor evitar as conhecidas datas do “Spring Break”, durante as quais muitos jovens turistas dos EUA em busca de festa enchem Los Cabos e fazem com que o ambiente mude muito e as excursões de barco fiquem por vezes lotadas.

Uma Baleia-jubarte a mergulhar (e o Cabo San Lucas em segundo plano) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Época de baleias-jubarte em Los Cabos

A época oficial de observação de baleias-jubarte em Los Cabos decorre de 15 de dezembro a 15 de abril, período durante o qual empresas como a Whale Watch Cabo oferecem uma garantia de observação de baleias (o que significa que se na sua excursão não conseguir ver nenhuma jubarte, pode juntar-se a outra excursão – desde que haja espaço – gratuitamente). Mas é importante compreender que estamos a falar de uma espécie migratória em estado selvagem. As baleias-jubarte começam a chegar a Los Cabos normalmente no final de novembro e começam a partir para as águas frias do Ártico no final de abril.

Durante toda a época (15 de dezembro a 15 de abril) é possível avistar baleias-jubarte, embora o “pico” (quando há mais baleias) seja normalmente entre janeiro e março.

Um salto de uma cria de baleia-jubarte a dar-nos as boas-vindas a Baja California Sur (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Isto pode variar de ano para ano, pelo que não há forma de o prever com exatidão, mas é melhor evitar os extremos da estação (dezembro e abril) para ter mais hipóteses de as ver.

Por outro lado, como já referimos, é aconselhável evitar as datas das “Férias da primavera” (normalmente em março), durante as quais, Los Cabos fica superlotada com muitos jovens dos EUA que vêm em busca de festa: os preços sobem, os locais ficam cheios, o número de barcos na água aumenta e há muito mais turismo “bêbado” que não respeita muito os animais.

No nosso caso, com o objetivo principal de observar baleias, visitámos a Baja California Sur de 7 de fevereiro a 7 de março e conseguimos ver baleias em todos os pontos onde as fomos observar.

Olá baleia! Primeira excursão de observação de baleias com a Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A melhor altura do dia para ver baleias-jubarte em Los Cabos

Com base em dados e estatísticas, não há uma melhor ou pior hora do dia para observar baleias-jubarte em Los Cabos: é possível vê-las a qualquer hora do dia.

O facto de as conseguirmos ver, de estarem mais perto ou mais longe, mais curiosas ou menos curiosas, mais brincalhonas ou menos brincalhonas, depende de uma multiplicidade de fatores: das próprias baleias, da sorte, do estado do mar, do tempo, etc.

Se costuma enjoar nos barcos, é melhor tomar um comprimido para o enjoo e escolher as excursões mais cedo, pois o mar é geralmente mais calmo. Além disso, dado o grande número de barcos que partem de Cabo San Lucas (muitos com música alta e festas), e dado que muitos deles só partem depois do meio-dia, o primeiro turno é geralmente melhor para evitar multidões.

O ideal, se quiser maximizar as suas hipóteses de as ver, é fazer várias excursões, a diferentes horas do dia. No Randomtrip fizemos duas excursões, uma de manhã cedo (8:00) e outra ao fim da tarde (14:30), em ambas vimos várias baleias-jubarte a saltar, embora na segunda (a das 14:30) tenhamos visto muitas mais e muito mais ativas, sendo o mar também muito mais agitado.

No Randomtrip fizemos as duas excursões de observação de baleias com a Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Informações e curiosidades sobre as baleias-jubarte

Aqui estão alguns dados sobre as baleias-jubarte.

  • As baleias-jubarte são uma espécie migratória e têm uma das rotas migratórias mais longas entre os mamíferos. As que chegam a esta zona da Baixa Califórnia Sul vêm do Ártico, todos os anos, para estas águas mais quentes para acasalar e dar à luz as suas crias (algumas continuam mais para sul e vão até Puerto Vallarta em Jalisco e Puerto Escondido em Oaxaca).
  • São chamadas baleias-jubarte devido à forma da sua barbatana dorsal
  • Estão presentes em todos os oceanos do mundo.
  • Como mamíferos, as baleias adultas medem entre 12 e 16 metros e pesam até 36 toneladas. As crias, quando nascem, têm entre 3 e 5 metros de comprimento e pesam pouco menos de uma tonelada; alimentam-se do leite da mãe durante aproximadamente o primeiro ano de vida.
  • Pensa-se que as baleias-jubarte podem viver até aos 80-90 anos.
  • As baleias-jubarte alimentam-se principalmente de krill (um tipo de crustáceo), outros pequenos crustáceos e peixes. Comem entre 1 tonelada e 1,5 toneladas por dia durante o verão no Ártico (no inverno, vivem principalmente de reservas de gordura). Para se alimentarem, as dobras da sua parte inferior permitem-lhes aumentar consideravelmente a capacidade da sua boca, facilitando a introdução de grandes quantidades de alimentos e de água, que filtram, depois, através das suas “barbas”. Têm também técnicas muito avançadas para capturar as suas presas, como a criação de “redes de bolhas” circulares para deixar as presas no meio, que vão fechando gradualmente, para depois atacarem (como se pode ver neste vídeo).
  • As baleias-jubarte chegam à Baja California Sur de novembro a abril (os meses de inverno no hemisfério norte), procurando águas mais quentes para acasalar, dar à luz e ensinar as suas crias. Durante os meses de verão, encontram-se no Ártico, a alimentar-se.
  • Pensa-se que dão à luz de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos. O período de gestação é de 11 meses e, uma vez nascida, a cria e a mãe ficam juntas durante um ano, durante o qual a mãe é normalmente muito protetora, acompanhando sempre a cria e tocando-lhe mesmo com as barbatanas. Passado o ano, a cria fica “por sua conta”, embora, normalmente permaneça com o mesmo grupo de baleias.
  • As baleias-jubarte são também conhecidas pelo seu canto: sabe-se muito pouco sobre isso (em tempos, acreditava-se que o canto fazia parte do ritual de acasalamento, mas recentemente, também foi ouvido noutros momentos, como quando se alimentam e quando migram). Apenas os machos cantam. Alguns dados interessantes sobre o tema, são, que todas as baleias na mesma “zona” (a zona pode ser um oceano inteiro) cantam a mesma canção, que varia ligeiramente ao longo do tempo. As baleias de zonas diferentes cantam canções completamente diferentes.
  • A população de baleias-jubarte, tal como a de todas as outras baleias, foi drasticamente reduzida devido à caça à baleia. Felizmente, esta atividade foi proibida há várias décadas (desde os anos 80), embora a caça ilegal à baleia continue.
  • O único predador conhecido das baleias-jubarte são as orcas, embora a principal ameaça seja a espécie humana (caça ilegal, colisões com barcos, redes de pesca, poluição sonora, alterações climáticas…).
  • Felizmente, esta espécie de baleia já não se encontra em perigo de extinção.
  • A sua cor é preta, embora tenha manchas brancas, um ventre branco e padrões brancos também nas barbatanas e na parte inferior da cauda.
  • O padrão das suas caudas identifica-as de forma única (como uma pegada). Nas excursões Whale Watch Cabo (e provavelmente em muitas outras), o guia tentará tirar fotografias das caudas das baleias avistadas, para as carregar numa base de dados para posterior foto-identificação.
  • No cimo da cabeça e na mandíbula, têm protuberâncias ou nódulos muito característicos, cada um dos quais contém um pelo, que se liga ao sistema nervoso. Atualmente, não se conhece a sua função ou utilização.
  • É muito frequente vê-las a dar à luz, embora não se saiba bem porquê: as teorias vão desde o facto de o fazerem como um jogo até à limpeza da pele.
Ainda nos emocionamos ao recordar este momento (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Se quiser saber mais sobre as baleias-jubarte, bem como sobre outras baleias, tartarugas marinhas, vaquitas, etc., não perca o Museu da Baleia em La Paz.

Regras para a observação de baleias-jubarte

O México é um país que, felizmente, tem uma forte regulamentação e proteção das baleias, pelo que as atividades de observação de baleias têm de seguir determinadas regras e as embarcações têm de ter a licença oficial correspondente.

No caso da observação de baleias-jubarte em Los Cabos, a regra que se aplica é a NOM-131-SEMARNAT-2010 (se estiver curioso, pode lê-la aqui). Abaixo está um resumo das regras:

  • O barco/capitão deve possuir uma autorização oficial e a bandeira (distintivo) deve estar visível no navio.
  • Na presença de baleias, a velocidade máxima é de 5 nós (9km/h), diminuindo para 2 nós (4km/h) ao entrar na zona de observação. A embarcação deve deslocar-se sempre a uma velocidade inferior à da baleia mais lenta e evitar acelerações ou desacelerações bruscas.
  • Máximo de 4 embarcações com cada baleia ou grupo de baleias. Se outras embarcações desejarem observar a mesma baleia ou grupo de baleias, devem esperar a uma distância de 240 metros.
  • A distância máxima a que a embarcação se pode aproximar da baleia é de 60 metros.
  • A aproximação à baleia ou ao grupo de baleias deve ser efetuada na diagonal, pela retaguarda, e a embarcação deve navegar paralelamente à baleia ou ao grupo.
  • Se a baleia ou o grupo de baleias parar, o barco deve permanecer com o motor ligado e em ponto morto. É nessa altura que as baleias podem decidir, voluntariamente, aproximar-se do barco.
  • Máximo de 30 minutos com a baleia ou grupo de baleias, embora se acontecer o que precede (com o barco parado, a baleia ou grupo de baleias aproxima-se) o tempo limite é quando a baleia ou grupo de baleias decide partir.
  • Se a baleia ou o grupo de baleias apresentar um comportamento evasivo, o(s) barco(s) deve(m) afastar-se imediatamente.
Um grupo de 3 baleias aproximou-se, curioso, do nosso barco. O barco deve ser deixado com o motor ligado e em posição neutra (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

As regras de observação de baleias-jubarte são cumpridas em Los Cabos?

De acordo com a nossa experiência, são na sua maioria cumpridas, embora nem todos os barcos as cumpram (depende muito da companhia), sendo necessário uma maior vigilância para garantir o seu cumprimento.

Na maioria dos casos, sentimos que as baleias eram respeitadas, mas infelizmente nem todos os barcos as respeitam (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Na marina de Cabo San Lucas há um grande tráfego de barcos (para ir ao famoso arco, para simplesmente passear ou festejar, há grandes barcos – catamarãs, navios de cruzeiro -, iates de luxo, barcos privados, etc.), e as baleias-jubarte estão bastante perto da zona, apesar de apenas os barcos autorizados poderem fazer observação de baleias. Por esta razão, se as baleias aparecerem durante qualquer outra excursão de barco que não seja a observação de baleias, estes outros barcos aproximam-se frequentemente para as ver também, apesar de ser proibido, e sem vigilância, é difícil evitar. Para além de se aproximarem sem autorização, são muitas vezes estas outras embarcações que infringem as outras regras (aproximar-se demasiado das baleias, persegui-las, assediá-las…), o que torna a situação ainda mais grave.

A distância máxima que um barco pode aproximar-se da baleia é de 60 metros. Tenha cuidado e denuncie se vir um barco a não respeitar as regras. Pode ser perigoso e/ou pôr em risco a vida de todos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Por conseguinte, é muito importante reservar excursões com operadores autorizados com boa reputação e que possam verificar se cumprem as regras, e não apenas olhar para o preço. É também muito importante que leia as regras e que, em caso de incumprimento, avise e/ou denuncie às autoridades, e até que as partilhe com outras pessoas no mesmo barco, que podem não as conhecer.

Nas excursões com a Whale Watch Cabo, a empresa que escolhemos para fazer a observação de baleias, terá sempre um guia a bordo (com estudos em biologia marinha) que lhe fará um briefing antes da partida, explicará as regras antes e durante a excursão, informará sobre o que está a acontecer (como ver as baleias, que tipo de comportamento têm, etc.) e até tirará boas fotografias para que só tenha de desfrutar desta experiência privilegiada.

Baleia-jubarte a respirar (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como é a excursão de observação de baleias-jubarte em Cabo San Lucas

Uma vez que se trata de animais selvagens na natureza, não há forma de saber com certeza, se vai ver as baleias ou não, em que zona se encontram ou algo do género, pelo que é importante ajustar as suas expectativas, embora nas 2 excursões que fizemos com a Whale Watch Cabo tenhamos visto várias baleias-jubarte e até uma baleia cinzenta.

Após o briefing, dirige-se para o barco na marina e parte-se em busca de um sinal de baleia (normalmente um sopro ou, no caso das baleias-jubarte, um salto), um acontecimento que pode demorar minutos ou horas (é preciso ter paciência ). Existe também uma comunicação entre os capitães para os avisar quando avistam uma baleia.

Experiência incrível (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

Uma vez detetada a baleia ou grupo de baleias, navega-se em direção à baleia ou grupo de baleias até à distância máxima permitida. Uma vez na proximidade, se a baleia estiver em movimento, pode acompanhá-la em paralelo a partir da distância máxima permitida, e se ela parar ou se aproximar da embarcação, deve parar e deixar o motor em ponto morto.

Baleia-mãe (à esquerda) e cria (à direita) parcticulando para a longa viagem até ao Ártico (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

As baleias-jubarte são uma das espécies mais famosas e conhecidas do mundo, tanto pelos seus saltos (se tiver sorte, poderá presenciar um durante a excursão) como pelas suas “canções” (sons que fazem debaixo de água e que percorrem longas distâncias), que por vezes, se tiver sorte, poderá ouvir (os barcos da Whale Watch Cabo têm um hidrofone, o que, no caso de haver uma oportunidade de ouvir as baleias, facilitará a tarefa).

Espetacular salto da baleia-jubarte (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Tenha sempre em mente que está a observar animais selvagens no seu habitat, de uma forma respeitosa, o que é um enorme privilégio, e que não há garantias de nada. Quantas baleias-jubarte conseguirá ver, se elas se aproximam ou não, se saltam ou não, vai depender da sorte, por isso ajuste as suas expectativas e entenda que só o facto de poder observar estes gigantes já é uma felicidade.

A acrobacia mais bonita do mundo… (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Comportamentos das baleias-jubarte que podem ser observados

Estes são os comportamentos de superfície mais comuns das baleias-jubarte que verá durante a excursão:

  • Sopro (blowing em inglês): quando saem para respirar, emitem um som de sopro que pode atingir vários metros de altura e ser visto de longe.
  • Salto (breaching em inglês): levantam verticalmente uma grande parte do seu corpo para fora da água e aterram de costas, criando um grande chapinhar. Este é um dos comportamentos mais comuns das baleias-jubarte e um dos que a maioria das pessoas quer ver. No Randomtrip conseguimos ver vários saltos nas duas excursões que fizemos.
  • Espía (spyhopping em inglês): apenas colocam a cabeça verticalmente fora de água, observando o que as rodeia. Não tivemos a sorte de ver este comportamento das baleias-jubarte em Los Cabos, embora tenhamos visto muitas baleias-cinzentas a espiar noutras excursões na Baja California Sur.
  • Batida de barbatana ou batida de cauda (flipper slap ou tail slap em inglês): batem na água com a barbatana ou com a cauda, provocando salpicos.
  • Cauda levantada (fluking em inglês): normalmente indica que a baleia-jubarte vai mergulhar para zonas mais profundas, por isso, se virmos a cauda, significa que a baleia está a mergulhar e demorará alguns minutos a emergir.
Batida de Barbatana em Cabo San Lucas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Quanto tempo dura a excursão de observação de baleias-jubarte?

Dependendo da excursão, os mais comuns duram normalmente entre 2 a 3 horas. As duas excursões que fizemos com a Whale Watch Cabo duraram cerca de 2h30, tempo suficiente para ver várias baleias-jubarte com as suas crias e apreciar o espetáculo de saltos.

Baleia saltadora (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Quantas pessoas podem ir no barco?

Depende da excursão, da empresa e do preço: haverá sempre um capitão e o número correspondente de turistas até ao número máximo de lugares no barco. Claro que o ideal seria não haver demasiadas pessoas por barco, mas, na nossa opinião, não achamos que devam existir excursões privadas (que existem, embora o Randomtrip não o tenha querido fazer desta forma) porque quanto mais excursões privadas, mais barcos na água…

Barcos de turismo (alguns de turismo, alguns de turismo, alguns de turismo e/ou barcos de festa sem autorização de turismo) no famoso Arco do Cabo San Lucas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Nas excursões que fizemos com a Whale Watch Cabo os barcos tinham capacidade para 10-12 pessoas, guia e capitão, e nós éramos todos entre 5 e 10 pessoas, pelo que foi o ideal, pois todos tiveram a oportunidade de apreciar o espetáculo confortavelmente. A primeira excursão fizemos no Zodiac (capacidade para 10 pessoas, mas éramos apenas 5 mais o capitão e o guia), e a segunda fizemos numa panga tradicional da zona (capacidade máxima para 12 pessoas, mas éramos apenas 8, mais o capitão e o guia).

Quanto custa a excursão de observação de baleias-jubarte?

O preço depende da empresa, da duração, do tipo de barco utilizado e do número de pessoas ….. No caso da Whale Watch Cabo, as excursões partilhadas custam 89 dólares por pessoa (taxas incluídas).

Dado que se trata de uma atividade com animais selvagens em estado selvagem, em que o mais importante é que sejam respeitados e que seja realizada de acordo com as normas em vigor, recomendamos que não procure o operador mais barato e que faça alguma pesquisa sobre com quem vai fazer a atividade e a sua posição relativamente ao bem-estar destes animais.

A corcunda mais bonita do mundo marinho (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Empresa recomendada para a observação responsável de baleias-jubarte em Cabo San Lucas

Com base no que lhe dissemos, felizmente a atividade está regulamentada e só se pode fazer a excursão com embarcações autorizadas. Mesmo assim, há embarcações que não cumprem as regras, pelo que o mais importante é que escolha bem com quem vai fazer a excursão, e que manifeste logo no início, a sua intenção de fazer um avistamento responsável com o cumprimento das regras.

No Randomtrip fizemos as excursões com a Whale Watch Cabo e recomendamos vivamente (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

No nosso caso, fizemos duas excursões de observação de baleias-jubarte em Cabo San Lucas, ambas com a Whale Watch Cabo, e podemos recomendá-los vivamente, uma vez que nas duas excursões que fizemos, as regras foram sempre respeitadas e eles mostraram um grande empenho com as regras e os animais.

Obrigado por nos ajudar a realizar um sonho Whale Watch Cabo Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

No caso de a Whale Watch Cabo não ter disponibilidade para as vossas datas, a outra empresa de que também temos muito boas referências é a Cabo Trek, que também é uma empresa responsável com os animais e o ambiente, e cujos preços são semelhantes aos da Whale Watch Cabo.

No Whale Watch Cabo fazem um briefing, têm um biólogo a bordo e respeitam as regras em todos os momentos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Infelizmente, temos de utilizar este espaço para vos indicar também uma empresa com a qual NÃO recomendamos a realização desta excursão: Cabo Adventures. É uma empresa grande e conhecida, pelo que certamente encontrará a sua publicidade durante a sua visita e, embora ofereça excursões de observação de baleias no Cabo San Lucas, tem um centro no próprio Cabo San Lucas onde mantém golfinhos em cativeiro (e outro em San José del Cabo) onde oferece atividades com esses golfinhos em cativeiro, o que, na nossa opinião, deveria ser absolutamente proibido. Por favor, não dê o seu dinheiro a alguém que não respeita os animais (nem a Cabo Adventures, nem qualquer outra empresa que trabalhe com eles ou lhe venda excursões de interação com golfinhos).

baleia-jubarte indignada a soprar no Cabo San Lucas sobre como algumas aberrações de abuso de animais ainda podem existir (e ser permitidas) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

A nossa experiência de observação de baleias-jubarte com a Whale Watch Cabo

Como lhe dissemos, escolhemos a Whale Watch Cabo porque é uma das empresas com melhores críticas em termos de respeito pelos animais e cumprimento das regras, e podemos garantir isso mesmo.

Fizemos duas excursões com a Whale Watch Cabo. O primeiro fizemos no Zodiac, no primeiro turno (8:00), o segundo na panga, no último turno (14:30).

Randomtrip a bordo do Zodiac prestes a viver a primeira experiência (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Na primeira excursão, o dia estava um pouco mais nublado, mas o mar estava muito calmo, o que facilitou a observação das baleias. Era o nosso primeiro dia na Baja California Sur (tínhamos chegado na tarde anterior vindos de Cancún), por isso não podíamos ter começado o nosso passeio pela península de melhor forma. Ao sairmos do porto, fomos levados a ver o famoso arco do Cabo San Lucas (que fica mesmo na junção do Pacífico com o Mar de Cortez), bem como outras formações rochosas da zona. O nosso guia e amigo, Rui, que conhecemos através de outro amigo “viajante” (apresentou-nos o Tiago, que conhecemos nos Açores) e que tira fotografias fantásticas (podem segui-lo no Instagram), estava sempre a contar-nos dados interessantes sobre as baleias-jubarte e da zona onde estávamos. Éramos 5 pessoas no barco, mais o Rui e o capitão.

Primeira baleia-jubarte a saltar ao longe na primeira excursão de observação de baleias com a Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Navegámos durante cerca de 30 minutos a ouvir as suas curiosidades, até que uma baleia cinzenta (a nossa primeira! nos dias seguintes veríamos muitas mais noutras zonas da Baja California Sur) apareceu para nos cumprimentar brevemente. Poucos minutos depois, apareceu a nossa primeira baleia-jubarte, saltando ao longe, que depois foi para o fundo. Passado pouco tempo, apareceu outra baleia-jubarte, desta vez com a sua cria, que nos deliciou com um espetáculo de saltos.

Baleia saltadora na primeira excursão de observação de baleias com a Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Tivemos mais um pouco de “calmaria”, onde vimos mais algumas baleias-jubarte graças aos seus sopros, e para finalizar a excursão, estivemos novamente perto de outra baleia-jubarte com a sua cria, que mais uma vez saltaram várias vezes, algumas bem perto do nosso barco, dando-nos o ponto alto do dia. O nosso tempo terminou e regressámos ao Cabo San Lucas ainda incrédulos com o que tínhamos vivido.

Mamã Baleia a saltar na primeira excursão de observação de baleias da Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como queríamos ver mais, e os nossos amigos Rui e Sara avisaram-nos que havia tempo para voltar a sair uns dias mais tarde, inscrevemo-nos, desta vez na excursão da tarde (14h30), para tentar ver mais uma vez estas majestosas gigantes. Mais uma vez recebemos o briefing do Rui, que nos avisa que hoje há algum vento, que vai aumentar, e que o mar está um pouco agitado, pelo que a excursão vai ser “divertida”. Desta vez estávamos na panga, num total de 8 pessoas para além do Rui e do capitão.

Prestes a iniciar a segunda excursão de observação de baleias com a Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Mais uma vez, ao sairmos da marina, avistamos algumas formações rochosas, o famoso arco onde tiramos algumas fotografias, os leões-marinhos! e dirigimo-nos para onde o mar é mais agitado em busca das baleias-jubarte. Cerca de meia hora depois de sairmos da marina, avistamos um primeiro grupo de baleias-jubarte que, após alguns sopros, desapareceram.

Leões-marinhos como aperitivo para o prato principal da segunda excursão de observação de baleias-jubarte com a Whale Watch Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Continuamos a navegar sem grande sorte durante mais 20 minutos, até vermos outro par de baleias-jubarte, ao longe, a saltar. Aproximamo-nos e elas continuaram a saltar e a pôr as barbatanas de fora. Depois de se irem embora, continuamos a navegar (e a saltar também, mas devido às condições do mar) durante mais meia hora, estávamos a terminar tempo e pensamos na sorte que tínhamos tido no primeiro dia.

Aleta a acenar (segunda excursão de observação de baleias com a Whale Watch Cabo. Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Quando pensámos que ia ser assim, a magia aconteceu. Um grupo de 3 baleias (dois adultos e uma cria) apareceu e deliciou-nos com 15-20 minutos de saltos constantes, cada um mais espetacular que o outro. Até passaram por baixo do nosso barco, muito perto!

Contámos até 12 saltos seguidos! (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Este grupo de três baleias estava muito curioso em relação ao nosso barco, foi incrível! (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Depois deste emocionante encontro, o tempo acabou e o nosso capitão levou-nos de volta à marina, onde fomos celebrar a nossa sorte com os nossos super guias e amigos, Sara e Rui.

Sara e Inês, as suas caras dizem tudo. Felicidade estampada depois de uma tarde (ba) cheia e feliz (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Inspire-se com os nossos stories da nossa observação de baleias-jubarte em Cabo San Lucas

Pode ver os nossos stories de Instagram da nossa visita ao Cabo San Lucas aqui.

Também pode ver os reels (vídeos resumo) das nossas duas excursões de observação aqui:

Reel (pequeno vídeo resumo) da primeira excursão (no Zodiac às 8:00h):

//www.instagram.com/embed.js

Reel (pequeno vídeo resumo) da segunda excursão (na panga às 14:30h):

//www.instagram.com/embed.js

O que visitar e fazer em Los Cabos

Além de ver as baleias-jubarte, há outras actividades para fazer em Los Cabos. Aqui estão as principais, mas terá muito mais para ver nos nossos guias completos de Cabo San Lucas e San José del Cabo, em breve:

O que visitar e fazer em Cabo San Lucas

O Cabo San Lucas é o maior destino turístico da Baja California Sur, onde se ouve mais inglês do que espanhol, se vêem muitos preços em dólares e uma infinidade de hotéis e estâncias de luxo. Aqui estão os principais pontos para visitar e fazer em Cabo San Lucas:

  • Visite o famoso Arco do Cabo San Lucas, na junção do Oceano Pacífico com o Mar de Cortez.
  • Visite as praias do Amor (Mar de Cortez) e do Divórcio (Oceano Pacífico).
  • Visita a outras formações rochosas interessantes
  • Visite a Praia Pelican Rock e faça snorkeling (com a possibilidade de avistar leões-marinhos).
  • Visite outras praias de Cabo de San Lucas como Empacadora e El Médano
  • Visite a marina de Cabo San Lucas
  • Suba ao Monte Solmar (Cerro del Vigia) com o Henrique e os seus cães
  • Veja o pôr do sol na praia de Solmar
  • Visite o Museu de História Natural
Vistas do Cabo San Lucas a partir do Cerro del Vigia (também conhecido como Monte Solmar) (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O que ver entre Cabo San Lucas e San José del Cabo

Na estrada entre o Cabo San Lucas e San José del Cabo, ladeada por resorts de luxo e muita construção, há várias praias bonitas que pode visitar, algumas ideais para a prática de snorkelling:

  • Praia de Santa Maria
  • Praia El Chileno
  • Praia de Palmilla
  • Praia de Acapulquito
Praia de El Chileno (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O que visitar e fazer em San José del Cabo

San José del Cabo é muito mais calmo do que o Cabo San Lucas, turístico, embora um pouco menos do que o seu vizinho, e com uma atmosfera mais boémia (frequentada por pessoal mais velho) e menos party animal (de pessoal mais novo). Aqui estão os principais pontos para visitar e fazer em San José del Cabo:

  • Visita à Plaza Mijares e à igreja (Missão San José del Cabo)
  • Visite o Art Walk às quintas-feiras, onde algumas das ruas são cortadas e se enchem de arte e venda de artesanato, bem como de um ótimo ambiente nos bares e restaurantes.
  • Ir para a Praia Azul na Zona Hoteleira
  • Visita à Reserva Ecológica Municipal Estero de San José del Cabo
Uma quinta-feira no Art Walk em San José del Cabo (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Onde ficar em Los Cabos

Em Los Cabos tem muitas opções de alojamento e fazer daí uma base a partir da qual pode explorar a área. Na nossa opinião, é melhor ficar em Cabo San Lucas ou San Jose del Cabo, onde terá muitas opções de restauração, embora existam muitas estâncias pelo meio, se for esse o estilo de viagem que procura.

Aqui estão algumas recomendações sobre onde ficar:

Onde ficar em Cabo San Lucas

No Randomtrip ficámos num pequeno estúdio na Casa Bohemia (a partir de 63€/noite), o estúdio Morocco (todas as unidades têm nomes diferentes), muito bem localizado a uma curta distância a pé da marina e de vários restaurantes. Têm vários tipos (clique aqui para ver qual se adequa às suas necessidades) e todos têm uma pequena kitchenette e casa de banho. Também adorámos o facto de termos estacionamento na propriedade, sabendo que o nosso carro alugado estava seguro porque estacionar nem sempre é fácil em Cabo San Lucas.

A Inês e o nosso carro alugado Valleno em frente ao nosso estúdio na Casa Bohemia (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
  • Sofia Hostal Cabo (a partir de 48€/noite) neste hostal muito bem localizado há quartos partilhados, quartos duplos ou apartamentos.
  • Hotel Milagros (a partir de 101€/noite): quartos e suites num pequeno hotel com jardins e piscina, a 5 minutos da marina.
  • New Terra Condo (a partir de 120€/noite): ideal para quem viaja em grupo porque pode acolher até 6 pessoas
  • Marina Cabo Plaza Town & Beach Condos (a partir de 123€/noite): estúdios para até 4 pessoas na Marina de Cabo San Lucas
  • Solmar Resort (a partir de 147€/noite): suites num resort de 4 estrelas com 3 restaurantes
  • Hotel Tesoro Los Cabos (a partir de 151 €/noite): quartos confortáveis num hotel de 4 estrelas com restaurante, spa de serviço completo e uma grande piscina exterior com 2 banheiras de hidromassagem e bar
Hotel Tesoro Los Cabos. Foto de Booking

Alojamentos exclusivos em Los Cabos

Se quer viver o Cabo San Lucas como uma verdadeira celebridade, então esta lista é para si:

  • Playa Grande Resort: suites de resort de 5 estrelas à beira-mar com 3 piscinas exteriores
  • Breathless Cabo San Lucas, à beira-mar em El Medano, ideal para quem procura luxo e festa.
  • Gran Solmar Land’s End Resort & Spa traduz-se em 3 piscinas infinitas, várias banheiras de hidromassagem e vistas deslumbrantes sobre o Oceano Pacífico a partir do terraço privado, ideal para relaxar. Nada mais a acrescentar, vossa excelência.
  • Waldorf Astoria Los Cabos Pedregal, provavelmente um dos alojamentos mais luxuosos do Cabo San Lucas, este hotel de 5 estrelas está localizado no exclusivo bairro de El Pedregal (onde várias celebridades de Hollywood, como Jennifer Aniston, têm casas).
Waldorf Astoria Los Cabos Pedregal Foto por Booking

Encontre mais alojamentos em Cabo San Lucas neste link .

Onde ficar em San José del Cabo

  • Hotel Casa Ceci Inn (a partir de 53€/noite): quartos simples no coração do centro de San José del Cabo
  • Desert Heart Hostal (a partir de 54€/noite): perto do distrito artístico de San José (e dos seus bares e restaurantes) mas numa zona calma onde se pode relaxar, este hostal é ideal para ficar num dos seus quartos, se vier com um baixo orçamento.
  • Hotel Colli (a partir de 101€/noite): quartos ideais num pequeno hotel de 3 estrelas com a particularidade de oferecer um serviço gratuito de bicicletas aos seus hóspedes.
  • Marisol Hotel Boutique (a partir de 133€/noite): 10 suites e estúdios num pequeno hotel perto da praia e de vários restaurantes
  • Drift San José del Cabo (a partir de 134 €/noite): quartos de design num hotel com jardins e piscina exterior
Drift San José del Cabo Photo by Booking

Alojamentos exclusivos em San José del Cabo

Apartamento com vista para o mar do Viceroy Los Cabos. Foto de Booking

Encontrar mais alojamento em San José del Cabo neste link.

Restaurantes que recomendamos em Los Cabos

Estes são os restaurantes que experimentámos e recomendamos em Los Cabos:

Tacos em La Taquiza, Cabo San Lucas. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Dicas para visitar Los Cabos e observar baleias-jubarte como turista responsável

No Randomtrip, defendemos sempre o bem-estar dos animais em detrimento do entretenimento humano, por isso, aqui ficam as nossas recomendações para esta atividade, com base na nossa experiência:

  • Ajuste as suas expectativas: Se for na época que recomendamos no Randomtrip, é provável que veja baleias-jubarte, mas não há garantia de que as vai ver ou a que distância as vai ver, pois depende 100% delas.
  • Aumente a sua paciência: Nos nossos tours em Cabo San Lucas, vimos várias baleias-jubarte, mas 90% do tempo vimos as baleias ao longe ou nada, pelo que a maior parte do tempo é passado a contemplar e a esperar. Nunca sabe o que a natureza lhe vai dar nesse dia, mas lembre-se que só o facto de estar lá é um privilégio.
  • Nunca peça ao capitão para se aproximar mais. Os capitães sabem as regras de cor, conhecem o barco e a baía como a palma da mão, as mudanças das marés e do vento e têm observado o comportamento das baleias durante anos, por isso ouça-os e não “force”. Se a baleia quiser aproximar-se do seu barco, ela aproximar-se-á e, de facto, muitas vezes aproxima-se neste lugar único no mundo. Infelizmente, apesar de existirem regras e regulamentos a cumprir, por vezes os capitães, para agradar aos seus clientes, cedem à pressão destes para contornar algumas regras. Não o faça e lembre-se de colocar sempre o bem-estar do animal à frente do seu entretenimento.
  • Seja responsável na gestão dos resíduos e dos recursos: lembre-se do ambiente único e especial em que se encontra, não deite absolutamente nada ao mar e traga uma garrafa de água reutilizável para evitar comprar garrafas de plástico de utilização única.

Checklist: o que levar para a observação de baleias-jubarte no Cabo San Lucas

  • Garrafa reutilizável como uma destas para transportar sempre água consigo no barco. Evitará usar plástico de utilização única.
  • Mochila à prova de água / Saco impermeável como algum destes, muito útil para manter o seu equipamento fotográfico, telemóvel e carteira protegidos de se molharem no barco (as baleias por vezes emitem um sopro ou batida de barbatana ou cauda perto do barco ou até batem na água com a barbatana ou cauda muito perto do barco, fazendo com que a água chegue até nós e às nossas mochilas)
  • Gola para o pescoço como alguna de estas para proteger-se do vento e do frio
  • Chapéu ou boné (como este) e óculos de sol para o proteger quando o sol está forte
  • Casaco cortavento impermeável: No Randomtrip temos este e este
  • Capa com cordão para o telemóvel: Devido ao vento e, por vezes, aos saltos que o barco dá, é aconselhável ter alguma proteção para o seu smartphone para que não caia (seja dentro do barco ou no mar). No nosso caso temos esta para o iPhone, mas poderá ver mais capas aqui
  • Cordão para os óculos: Tal como acontece com o smartphone, é aconselhável ter algo semelhante para os óculos (presenciamos alguns casos de pessoas cujos óculos de sol “voaram” para o mar e não conseguiram recuperá-los, além do facto de ser plástico a poluir o mar ). Pode comprar este cordão flutuante por exemplo já que ao flutuar, facilita a recuperação caso os óculos caiam ao mar.
  • Consiga os artigos da Decathlon que levamos em todas as nossas viagens ao melhor preço
  • Máquina fotográfica para registar as aventuras e mais tarde recordar. No Randomtrip usamos uma Sony ZV-E10 e uma Gopro Hero12 Black (para imagens subaquáticas)
  • Powerbank: com tantas fotos vai gastar muita bateria, por isso é sempre bom levar uma boa powerbank. No Randomtrip viajamos com estes dois powerbanks (Xiaomi 20000 mAh y  Anker 10000 mAh), que nos permitem carregar tanto os nossos smartphones como a máquina fotográfica. Lembre-se de ativar o modo avião durante os tours e carregar seus dispositivos quando não os estiver a usar.
  • Protetor solar: o sol é muito forte em Baja California Sur por isso é fundamental cuidar da sua pele. Tente sempre escolher um protetor solar Reef Friendly, ou seja, que proteja a sua pele sem prejudicar os ecossistemas marinhos, evitando ingredientes como a oxibenzona e o octinoxato, que são prejudiciais para os corais. Também um protector que não tenha sido testado em animais.
  • Kit de primeiros socorros: no nosso kit de primeiros socorros há sempre algum medicamento contra o enjoo (como a biodramina para o enjoo nos barcos), antibióticos, anti-diarreicos (e alguns probióticos para recuperar mais rapidamente), anti-histamínicos, analgésicos e antipiréticos
  • Seguro de viagem, claro. Se contratar o seu seguro de viagem através deste link terá um desconto de 5%.

Se só de ler a nossa experiência ficou emocionado, sabe o que isso significa, por isso só lhe podemos desejar boa viagem, Randomtripper! Se tiver alguma dúvida ou quiser partilhar a sua experiência connosco, não hesite em deixar-nos um comentário.

Randomtrip, prestes a viver uma das experiências mais incríveis das nossas vidas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Todas as fotografias e conteúdos são da autoria do Randomtrip (exceto aqueles que expressam claramente a sua fonte) e têm todos os direitos reservados.

Disclaimer: este guia contém links de afiliados e, ao usá-los, estará a dar uma pequena comissão ao Randomtrip. A si não lhe custa nada, por vezes até ganha um desconto, mas a nós motiva-nos para continuar a criar guias gratuitos tão completos como o que acabou de ler.

Gostou do nosso guia? Poupe nas suas reservas e apoie o nosso trabalho!

Se o nosso guia foi uma boa ajuda para a sua viagem, pode apoiar este projeto e poupar nas suas reservas usando os seguintes links:

Para além disso, se quiser contribuir para a nossa criação de guias de viagem completos e gratuitos como este, existe outra forma de apoiar o nosso projeto: pode fazer um donativo (com Paypal ou cartão) e convidar-nos a um pequeno-almoço (5€), uma refeição de street food (10€) ou um jantar no destino que estamos a explorar (20€) que depois recomendaremos no guia do destino. Ou pode também fazer um donativo pelo valor que desejar. Mais info aqui

Muito obrigada pelo seu apoio, Randomtripper! Vemo-nos pelo Mundo!

5/5 - (11 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *