Encontrámo-nos com a baleia-azul, o maior animal do planeta, em Loreto, durante a nossa viagem de um mês a Baja California Sur (BCS)! Também quer fazer o mesmo?

Neste guia encontrará tudo o que precisa para fazer a atividade de observação de baleias-azuis em Loreto, com informações práticas sobre a melhor época para ir, preços, com quem ir, quantos dias, regras de observação de baleias e até onde ficar para tornar a sua experiência tão especial como foi a nossa.

Consulte o nosso guia completo da Baja California Sur se estiver a planear uma viagem à região.

A cauda da baleia-azul, o maior animal do mundo, no Parque Nacional da Baía de Loreto (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Informação prática sobre a observação de baleias-azuis em Loreto

Como chegar: Loreto tem um aeroporto internacional, embora também tenha o aeroporto de La Paz (a 4h30 de distância) e o aeroporto de Los Cabos (a 6h30 de distância). De Portugal a forma mais barata é voar para Cancun, há um voo direto com a Tap a partir de Lisboa, e de Cancun voar para Baja California Sur (no nosso caso voámos de Cancun para Los Cabos). Recomendamos que utilize sites de comparação de voos como o Skyscanner e o Kiwi e que seja flexível com as suas datas para obter o melhor preço possível. Mais informações aqui

Quando ir: janeiro a março (embora dependa do ano). A melhor altura para ir é de meados de fevereiro a meados de março. Mais informações aqui

Quantos dias: Se quiser ter mais hipóteses de ver baleias-azuis em Loreto, ou se quiser desfrutar desta maravilha várias vezes, é aconselhável fazer várias tentativas de observação em dias diferentes.

Regras: A observação de baleias está regulamentada no México. No caso das baleias-azuis em Loreto, aplica-se a NOM-131-SEMARNAT-1998. No Randomtrip defendemos sempre o bem-estar dos animais em detrimento do entretenimento humano. Mais informações aqui.

Como fazer a observação: Numa excursão de panga/barco de várias horas com operadores autorizados. Mais informações sobre as excursões aqui.

Com quem fazer a excursão: É importante escolher uma empresa responsável. No Randomtrip recomendamos a Arturo’s, com quem fizemos uma excursão de observação de baleias-azuis. Mais informações aqui.

Quanto custa: A partir de 2100 pesos (cerca de 115€) para a excursão partilhada de 6-7h com Arturo’s. Mais informações aqui.

Clima: O clima durante a época de observação de baleias-azuis é normalmente fresco/frio à noite e de manhã cedo, e soalheiro/quente durante o dia.

O que levar: Proteção solar (protetor solar, óculos de sol, boné/capacete…), um corta-vento para o frio da madrugada e para as excursões de barco rápidos, máquinas fotográficas (smartphone, GoPro, máquina fotográfica profissional…), água (de preferência numa garrafa reutilizável)… Mais informações aqui.

Onde ficar: Em Loreto, a base a partir da qual pode fazer esta excursão, bem como outras no Parque Nacional da Baía de Loreto. Mais informações aqui.

Idioma: A maioria dos turistas tende a ser dos Estados Unidos, pelo que é comum falar-se espanhol e inglês, embora a maioria dos capitães apenas fale espanhol.

Moeda: MXN ($) Peso mexicano (1 euro equivale a 20$ MXN aprox.). Consulte a taxa de câmbio atual aqui.

À procura da baleia-azul em Loreto (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

Onde fica Loreto?

Loreto situa-se no centro-leste da Baixa Califórnia Sul, no México. Tem um aeroporto internacional e fica a 4h30 de carro do aeroporto de La Paz, a 6h30 do aeroporto de Los Cabos, a 1h50 de Mulegé, a 1h50 de Ciudad Constitución e a 1h30 de Ciudad Insurgentes.

Aqui pode ver um mapa mais detalhado com a localização de Loreto em relação a outros pontos de interesse, como La Paz, Los Cabos (Cabo San Lucas e San José del Cabo) ou Ciudad Insurgentes:

Olá Loreto! (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como chegar a Loreto

Os aeroportos de Baixa Califórnia Sul são os seguintes:

  • Aeroporto de La Paz, a 4h30 de Loreto
  • Aeroporto de Loreto
  • Aeroporto de Los Cabos, a 6h30 de Loreto

Dependendo do seu objetivo ao visitar a Baixa Califórnia Sul (quer venha por vários dias ou apenas para visitar Loreto), recomendamos que escolha o aeroporto mais adequado para si, utilize comparadores de voos como o Skyscanner e o Kiwi e seja flexível com as suas datas para obter o melhor preço possível. De Portugal a forma mais barata é voar para Cancun, há um voo direto com a Tap a partir de Lisboa, e de Cancun voar para Baja California Sur (no nosso caso voámos de Cancun para Los Cabos).

Uma vez na Baixa Califórnia Sul, a forma mais fácil de se deslocar é de carro (próprio ou alugado), para que possa deslocar-se ao seu próprio ritmo e evitar perder muito tempo em deslocações. No nosso caso, alugámos um carro no aeroporto de Los Cabos, onde aterrámos, para a nossa viagem de um mês pela Baixa Califórnia Sul .

As outras opções são o transporte privado ou o transporte público, embora os tempos sejam mais longos e as combinações piores. Neste caso, a Autobuses Aguila liga as principais cidades da península entre Los Cabos e Tijuana.

Explorando as praias da Bahía Concepción (entre Loreto e Mulegé) no nosso carro alugado (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Melhor altura do ano para ver baleias-azuis em Loreto

A melhor altura é geralmente entre meados de fevereiro e meados de março, embora seja possível ver baleias-azuis de janeiro a finais de março, dependendo do ano (lembre-se que estamos a falar de animais selvagens na natureza). Aqui explicamos-lhe porquê.

Escultura de baleias-azuis (mãe e cria) no malecón de Loreto (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Época das baleias-azuis em Loreto

A época “oficial” das baleias-azuis em Loreto decorre de janeiro a março, mas é importante compreender que estamos a falar de uma espécie migratória livre. As baleias-azuis normalmente começam a chegar a Loreto em janeiro e inciam o regresso às águas frias do Ártico no final de março.

Durante todo este tempo pode ser possível ver baleias-azuis, embora o “pico” (quando há mais baleias) seja normalmente em fevereiro/março.

Sopro de baleia-azul (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Isto pode variar de ano para ano, pelo que não há forma de o prever com exatidão, mas é melhor evitar os extremos da estação (janeiro e mesmo início de fevereiro e final de março) para ter mais hipóteses de os ver.

No nosso caso, com o objetivo principal de observar baleias, visitámos a Baixa Califórnia Sul de 7 de fevereiro a 7 de março e conseguimos vê-las em todos os pontos onde fizemos excursões de observação de baleias.

O “pico” para a observação de baleias-azuis (quando há mais baleias) é normalmente durante os meses de fevereiro e março. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

A melhor altura do dia para ver baleias-azuis em Loreto

Com base em dados e estatísticas, não existe uma melhor ou pior altura do dia para observar baleias-azuis em Loreto: é possível vê-las a qualquer hora do dia.

O facto de as conseguirmos ver, de estarem mais perto ou mais longe, mais curiosas ou menos curiosas, de se aproximarem mais ou menos, depende de uma multiplicidade de fatores: das próprias baleias, da sorte, do estado do mar, do tempo, etc.

Se enjoar no barco, o ideal é tomar um comprimido para o enjoo antes, e escolher as excursões que partem mais cedo, pois o mar é geralmente mais calmo, embora tudo dependa do dia.

RandomTIP: Algo importante a ter em mente antes de ir observar baleias é ajustar as suas expectativas! Lembre-se que só o facto de as poder ver é uma dádiva da natureza (é a maravilha de ver animais selvagens na natureza, a sensação de ter ganho a lotaria) e são sempre as baleias que escolhem se querem aproximar-se do barco ou não (e nunca o contrário).

As baleias-azuis podem atingir 29 metros de comprimento. Os barcos das excursões de observação de baleias têm normalmente 12 metros de comprimento. Agora pense na pequena parte da baleia fora de água nesta fotografia para tentar perceber a proporção do animal que estamos a contemplar (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Informações e curiosidades sobre as baleias-azuis

Eis algumas curiosidades sobre as baleias-azuis.

  • As baleias-azuis são o maior animal do planeta. Podem pesar até 180 toneladas e medir 29 metros de comprimento. A sua língua pesa tanto como um elefante, o seu coração é do tamanho de um carro e as suas veias são tão largas que uma pessoa poderia nadar através delas.
  • As crias de baleia-azul já são enormes, medindo até 8 metros e pesando até 2,5 toneladas. Consomem cerca de 500-600 litros de leite por dia e engordam cerca de 90 quilos por dia.
  • As baleias-azuis são geralmente uma espécie migratória, embora não se saiba muito sobre as suas rotas e parece que existem populações de baleias-azuis que não migram.
  • As baleias-azuis alimentam-se principalmente de krill (um tipo de crustáceo) e de outros pequenos organismos, como pequenos peixes e plâncton. Para se alimentarem, ingerem grandes quantidades de água que expulsam posteriormente filtrando o alimento com as suas barbas. Sim, as baleias-azuis têm barbas (longas placas flexíveis de queratina, o mesmo material de que são feitas as unhas e o cabelo) e não dentes.
  • Milhares de baleias-azuis foram caçadas durante o século XX, levando a espécie à beira da extinção. Embora a caça tenha sido proibida desde os anos 60 e a população pareça estar a recuperar, a espécie continua em perigo até hoje.
  • Chamam-se baleias-azuis porque, debaixo de água, parecem azul-claras, embora na realidade a sua pele mosqueada seja azul-acinzentada. Algumas têm uma tonalidade amarelada no ventre.
  • Pensa-se que as baleias-azuis podem viver até cerca de 80-90 anos.
  • As baleias-azuis ocorrem em todos os oceanos, exceto no Ártico.
  • Para comunicarem entre si, emitem sons muito altos (dos mais altos entre os animais), que percorrem milhares de quilómetros no oceano.
  • As orcas são o maior e único predador conhecido das baleias-azuis. A outra grande ameaça para as baleias-azuis são as pessoas (infelizmente, a caça ilegal à baleia persiste, embora outras causas de morte de baleias-azuis sejam os choques com navios e as redes de pesca).
Chama-se baleia-azul porque, debaixo de água, parece ser azul-claro, embora na realidade seja azul-acinzentado (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Se quiser saber mais sobre as baleias-azuis, bem como sobre outras baleias, tartarugas marinhas, etc., não perca o Museu da Baleia em La Paz.

Museu da Baleia, uma visita obrigatória em La Paz (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Regras para a observação de baleias-azuis em Loreto

O México é um país que, felizmente, tem uma forte regulamentação e proteção das baleias, pelo que as atividades de observação de baleias têm de seguir determinadas regras e as embarcações têm de ter a licença oficial correspondente.

Na excursão que fizemos com Arturo’s o barco (panga) tinha capacidade para 4 pessoas e o capitão (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

No caso da observação de baleias-azuis em Loreto, a regra que se aplica é a NOM-131-SEMARNAT-2010 (se estiver curioso, pode lê-la aqui) em conjunto com o Plano de Gestão do Parque Nacional da Baía de Loreto (que pode ler aqui). Aqui tem um resumo das regras:

  • O barco/capitão deve possuir uma autorização oficial e a bandeira (distintivo) deve estar visível na embarcação.
  • Na presença de baleias, a velocidade máxima é de 5 nós (9km/h), diminuindo para 2 nós (4km/h) ao entrar na zona de observação. A embarcação deve deslocar-se sempre a uma velocidade inferior à da baleia mais lenta e evitar acelerações ou desacelerações bruscas.
  • Máximo de 4 embarcações com cada baleia ou grupo de baleias. Se outras embarcações desejarem observar a mesma baleia ou grupo de baleias, devem esperar a uma distância de 240 metros.
  • A distância máxima a que o barco se pode aproximar da baleia-azul é de 100 metros, evitando aproximar-se das baleias bebés.
  • A aproximação à baleia ou ao grupo de baleias deve ser efetuada na diagonal, pela retaguarda, e o navio deve navegar paralelamente à baleia ou ao grupo.
  • Se a baleia ou o grupo de baleias parar, a embarcação deve permanecer com o motor ligado e em ponto morto.
  • Máximo de 30 minutos com a baleia ou grupo de baleias
  • Se a baleia ou o grupo de baleias apresentarem um comportamento evasivo, o(s) barco(s) deve(m) afastar-se imediatamente.
A distância máxima a que o barco se pode aproximar da baleia-azul é de 100 metros (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

As regras para a observação de baleias-azuis em Loreto são cumpridas?

A nossa experiência diz-nos que, na sua maioria, sim, e é evidente que as pessoas envolvidas (a maior parte das quais são capitães de pesca) têm respeito pelos animais e boas intenções.

É importante reservar excursões com operadores licenciados que sejam reputados e que possa verificar se cumprem as regras. É também muito importante que as leia e que, em caso de incumprimento, avise e/ou denuncie às autoridades, e até que as partilhe com outras pessoas que estejam no mesmo barco e que possam não as conhecer.

Na nossa opinião, deveria ser obrigatório ter um guia a bordo (biólogo ou bióloga) para garantir o cumprimento das regras, para explicar às pessoas da excursão o que está a ser visto e para chamar a atenção de quem fizer algo de errado ou tentar pressionar o capitão.

Uma ilha? Não, é uma baleia-azul! (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Como é a excursão de observação de baleias-azuis em Loreto?

Uma vez que se trata de animais selvagens na natureza, não há forma de saber com certeza, se vai ver baleias-azuis ou não, em que zona se encontram ou algo do género, pelo que é importante que ajuste as suas expectativas.

Nas excursões a Loreto, os barcos vão para as zonas onde a observação de baleias é permitida e navegam em busca de um sinal de baleia (normalmente o sopro), um evento que pode demorar minutos ou horas (tem de ser paciente). Existe também uma comunicação entre os capitães para os avisar quando avistam alguma.

Quando for detetada uma baleia ou grupo de baleias, navegue em direção à baleia ou grupo de baleias até à distância máxima permitida. Uma vez próximo, se a baleia estiver em movimento, pode acompanhá-la em paralelo a partir da distância máxima permitida e, se ela parar ou se aproximar da embarcação, deve parar e deixar o motor em ponto morto.

A duração do encontro e o que acontece durante o mesmo depende inteiramente das baleias. Durante este tipo de encontro, a embarcação deve permanecer com o motor ligado e em ponto morto, sem se mover, e pode ficar assim até que a baleia-azul ou o grupo de baleias-azuis decida afastar-se.

Não se esqueça que, mesmo que tenha a sorte de ter um destes encontros mágicos, ele pode durar apenas alguns segundos, pelo que o mais provável é que passe as várias horas da excursão a ver uma ou algumas baleias-azuis mais longe, por isso, mais uma vez, ajuste as suas expectativas!

Paciência e expectativas ajustadas: lembre-se que encontrar uma baleia-azul depende 100% da baleia e, avistar uma, pode demorar minutos ou horas. Lembre-se que só o facto de estar a viver esta experiência é um privilégio (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Comportamentos das baleias-azuis que podem ser observados

Estes são os comportamentos de superfície mais comuns das baleias-azuis que poderá ver durante a excursão de barco:

  • Sopro (blowing em inglês): quando saem para respirar, emitem um sopro que pode atingir vários metros de altura e ser visto de longe.
  • Salto (breaching em inglês): levantam verticalmente uma grande parte do seu corpo para fora da água e aterram de costas, criando um grande salpico. Ao contrário das baleias-jubarte onde vimos vários saltos em Cabo San Lucas, é raro ver uma baleia-azul saltar e, quando o fazem, tende a ser mais longe dos barcos.
  • Espía (spyhopping em inglês): apenas colocam a cabeça verticalmente fora de água, olhando em redor. É muito raro observar este comportamento nas baleias-azuis.
  • Batida de barbatana ou batida de cauda (flipper slap o tail slap em inglês): batem na água com a barbatana ou com a cauda, provocando um salpico.
  • Cauda levantada (fluking em inglês): normalmente indica que a baleia-azul vai mergulhar para zonas mais profundas, por isso, se virmos a cauda, significa que a baleia está a sair e demorará alguns minutos a emergir.
Sopro de baleia-azul no Parque Nacional da Baía de Loreto (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).
Barbatana de baleia-azul no Parque Nacional da Baía de Loreto (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

Quanto tempo dura a excursão de observação de baleias-azuis?

Depende da excursão, da empresa e do preço. As excursões de Arturo, com quem fizemos a observação de baleias-azuis, duram cerca de 6-7 horas.

Cauda de “Até já! Vou até lá abaixo e já venho!” (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados.)

Quantas pessoas podem ir no barco?

Depende da excursão, da empresa e do preço: haverá sempre um capitão e o número correspondente de turistas até ao número máximo de lugares no barco, que normalmente é de 20.

Na excursão que fizemos com Arturo ‘s a embarcação tinha capacidade para 4 pessoas e o capitão.

As excursões de observação estão disponíveis para 2, 4 e até 20 pessoas (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Quanto custa a excursão de observação de baleias-azuis em Loreto?

O preço depende da empresa em que vai, da duração, do tipo de barco utilizado, do número de pessoas. …. No caso da Arturo’s, as excursões diárias partilhadas começam em 2100 pesos por pessoa (cerca de 115 euros).

Dado que se trata de uma atividade com animais selvagens em estado selvagem, em que o principal é que sejam respeitados e que seja realizada de acordo com as normas em vigor, recomendamos que não procure o operador mais barato e que faça alguma pesquisa sobre com quem vai fazer a atividade e a sua posição relativamente ao bem-estar destes animais.

Esta experiência não é barata, mas é inesquecível (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Empresa recomendada para a observação responsável de baleias-azuis

Com base no que lhe dissemos, felizmente a atividade está regulamentada e só se pode fazer a observação em embarcações autorizadas. Mesmo assim, há embarcações que não cumprem as regras, pelo que o mais importante é que escolha bem com quem vai fazer a excursão, e que manifeste logo no início a sua intenção de fazer uma observação responsável e cumprir as regras.

No nosso caso, fizemo-lo com a Arturo’s e podemos recomendá-los porque, na excursão que fizemos, o capitão respeitou as regras em todos os momentos. Trata-se de uma empresa local, que realiza a atividade nestas águas há anos e cujo objetivo é respeitar e ajudar na conservação da baleia-azul (bem como do resto da fauna presente na zona).

O barco do nosso Arturo e o capitão (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

A nossa experiência de observação de baleias-azuis com a Arturo’s

Depois de reservar a atividade com a Arturo’s (no nosso caso, uma excursão combinada de observação de baleia-azul e uma visita a uma praia na Isla del Carmen), fomos informados para estar às 10:00 do dia combinado na marina de Loreto para fazer a atividade. Para além de nos enviarem a localização no Google Maps, também nos dão instruções sobre como lá chegar facilmente, para não nos perdermos.

O nosso capitão já estava à nossa espera junto à estátua da baleia de Loreto, embarcámos e partimos para o Parque Nacional. O mar estava muito calmo, como se estivéssemos perante um enorme lençol de seda azul, o que facilita a observação, e o nosso capitão disse estarmos com sorte, pois tinha acabado de ser avisado de que uma baleia-azul já lá estava, pelo que nos dirigimos diretamente para a zona.

O mar parecia um lençol de seda azul (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Após alguns minutos de navegação, vemos outros barcos ao longe e, de repente, um sopro de baleia. Em comparação com os sopros das baleias-cinzentas e das baleias-jubarte que tínhamos visto nas semanas anteriores, neste caso o sopro é muito mais forte e impressionante. Passado pouco tempo, vemos a cauda da baleia, o que significa que está a mergulhar e que não a voltaremos a ver durante alguns minutos.

Sopro de baleia-azul (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

O nosso capitão convida-nos a relaxar enquanto continuamos a nossa busca, mas passados alguns minutos avistamos outra, da qual apenas vemos uma pequena parte do corpo quando vem à superfície para respirar. Continuamos a avistar mais e mais, embora as que vemos não pareçam mostrar muito a cauda quando vêm à superfície.

Esta é apenas uma pequena parte do seu corpo que pode medir até 29 metros (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Meia hora depois, uma das baleias-azuis vem à superfície muito perto de um outro barco, o que nos permite perceber e apreciar melhor o seu enorme tamanho (o pedaço de corpo que vemos, quando vem à superfície, é maior do que o barco ao lado, com 12m de comprimento!) Ficamos um pouco invejosos com a proximidade a que estão a ser vistas daquele barco, pois a baleia-azul passa literalmente por baixo dele.

Que sorte a de quem está nesse barco! (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Imediatamente a seguir, a baleia-azul põe a cauda de fora, dando-nos uma bela imagem da sua cauda com a Ilha de Coronado ao fundo.

Cauda de baleia-azul com a Isla Coronado como pano de fundo (Foto de Randomtrip – Todos os direitos reservados).

Continuámos a ver mais baleias-azuis com esta dinâmica durante um par de horas. A verdade é que depois de vermos as baleias-jubarte, que nos deliciaram com muitos dos seus espetaculares saltos, e as baleias-cinzentas, que se aproximam muito dos barcos, a observação da baleia-azul torna-se menos espetacular, embora continue a valer a pena por ser o maior animal do planeta.

Observação de baleia-azul no Parque Nacional da Baía de Loreto em março. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Observação da baleias-cinzentas na Baía de Magdalena em março do mesmo ano. A particularidade é que as baleias-cinzentas aproximam-se por vezes muito dos barcos (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

O capitão pergunta-nos se queremos continuar a procurar baleias-azuis ou se queremos ir para a Isla del Carmen, pelo que optámos por ir para a Isla del Carmen. Somos levados para uma baía na ilha, Puerto Balandra, onde podemos relaxar na praia, dar um mergulho (a água estava fresca!) e fazer snorkel. Passado algum tempo, dissemos ao capitão para regressarmos a Loreto.

Relaxar numa praia na Isla del Carmen (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

Inspire-se com as stories da nossa visita a Loreto

Pode ver as stories do Instagram sobre a nossa excursão de observação de baleias-azuis em Loreto nas nossas histórias em destaque de Loreto neste link. A propósito, já nos segue no Instagram?

Um pelicano olha-nos com desconfiança no regresso à marina de Loreto depois da excursão (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados).

O que visitar e fazer em Loreto

Além de ver as baleias-azuis, há muito mais para visitar e fazer em Loreto. Aqui estão as principais mas pode ver mais no nosso guia completo de Loreto:

  • Visite outras ilhas do Parque Nacional da Baía de Loreto, como a Isla Coronado, onde pode ver golfinhos, leões marinhos, nadar na praia e fazer snorkel.

Fotos do passeio de barco por Isla Coronado de Randomtrip. Todos os direitos reservados
  • Dê um passeio pelo centro histórico de Loreto e pelo seu malecón (passeio marítimo).

Fotos do centro histórico de oreto de Randomtrip. Todos os direitos reservados
  • Trekking num dos seus desfiladeiros, como o Tabor ou o Mesquite.
  • Visite as belas praias de Bahía Concepción e a cidade de Mulegé.
As praias da Bahia Concepcion são consideradas uma das mais belas da Baja California Sur. (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)
Quem disse que toda a Baja California Sur é árida? Olá Mulegé! (Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Contamos-lhe em pormenor o que pode visitar e fazer em Loreto no nosso guia completo de Loreto.

Onde ficar em Loreto

Em Loreto, o ideal é ficar no centro e perto do Malecón (passeio marítimo). No Randomtrip ficámos no HospedArte (a partir de 73€/noite) e gostámos muito. Estúdios simples e confortáveis, muito bem localizados (fomos a pé até ao Malecón e ao centro) com lugar para estacionar o nosso carro alugado, uma mini-cozinha onde podíamos preparar o pequeno-almoço e algumas cadeiras e uma mesa no exterior onde podíamos descansar um pouco e secar as nossas toalhas ao sol.

O nosso alojamento em Loreto: HospedArte(Foto de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Para além do nosso, recomendamos outros alojamentos de pessoas que conhecemos em excursões pela Baixa Califórnia Sul e que nos recomendaram onde tinham ficado (ou estavam a ficar) em Loreto, para que possa ver e escolher, dependendo de quanto quer/pode gastar por noite. Todos têm uma localização ideal, alguns mais perto do centro histórico e outros do Malecón:

  • Depa del Carmen (a partir de 54€/noite): apartamento simples com um quarto, confortável, limpo e com uma excelente localização.
  • Casas Centro Loreto (a partir de 64€/noite): casas para duas a quatro pessoas no centro da cidade.
  • Buganbilias Suites (a partir de 119 euros/noite): estúdios totalmente equipados no centro de Loreto
  • Lofts Loreto (a partir de 140 euros/noite): apartamentos com um ou dois quartos perto de tudo o que precisa
  • Villas Santo Niño (a partir de 134€/noite): estúdios e apartamentos de 1 ou 2 quartos para 2 a 6 pessoas, muito agradáveis, muito bem localizados e com piscina.
  • Hotel Rosarito (a partir de 147 €/noite): um pequeno hotel encantador no centro de Loreto, com quartos agradáveis e piscina.
  • Hotel 1697 (a partir de 158€/noite): no coração da praça Loreto, este hotel é um dos mais centrais da cidade. Está também rodeado de opções gastronómicas e das poucas opções de vida noturna da zona.
  • La Misión Loreto (a partir de 219€/noite): procura uma suite com vista para o mar para surpreender alguém? Não procure mais. Este hotel de 5 estrelas com 2 piscinas e 3 restaurantes está localizado junto ao passeio marítimo de Loreto.
A Missão de Loreto ( foto de Booking)

Se nenhum destes alojamentos o convenceu, consulte todos eles neste link e lembre-se de que os preços que mencionamos são aproximados e mudam consoante o tipo de quarto e a estação do ano.

Restaurantes que recomendamos em Loreto

Estes são os restaurantes que experimentámos e recomendamos em Loreto:

  • Dory Luz: pratos típicos mexicanos a um preço muito bom num restaurante familiar. Desde o pequeno-almoço, tacos, burritos, flautas, sopas e quesadillas. Delicioso.
  • Bajamar: tacos, ceviche, peixe e marisco em frente ao mar
  • El Calorón: deliciosos tacos e tostadas em frente ao mar (também no malecón)
  • Gorditas Gordibuenas: como o nome sugere, para excelentes gorditas em Loreto
  • Asadero Super Burro: conhecido como o melhor burrito de Loreto (burrito de carne assada, frango ou arrachera).
  • Marquesitas Food Truck (Maré Lindo Loreto): como tínhamos saudades das famosas marquesitas yucatecas (uma espécie de cruzamento entre um waffle e um crepe, podem ser doces ou salgadas), quando encontrámos este food truck em plena Avenida Miguel Hidalgo, em Loreto, não duvidámos em matar saudades dos dois meses que passámos na península de Yucatán
  • Alma del Sur: hambúrgueres, saladas, sanduíches, cervejas e margaritas
  • Mezzaluna: pizzas, massas frescas, empanadas e milanesas com uma lista de vinhos da Baixa Califórnia e cervejas artesanais neste restaurante uruguaio
Todas as fotos por Randomtrip. Todos os direitos reservados

Dicas para visitar Loreto e observar baleias-azuis como turista responsável

No Randomtrip, defendemos sempre o bem-estar dos animais em detrimento do entretenimento humano, por isso, aqui ficam as nossas recomendações para esta atividade, com base na nossa experiência:

  • Ajuste as suas expectativas: Se for na época que recomendamos no Randomtrip, é provável que veja baleias-azuis, mas não há garantia de que as vai ver ou a que distância as vai ver, pois depende 100% delas.
  • Aumente a sua paciência: Na nossa excursão em Loreto, vimos várias baleias-azuis, mas 95% do tempo vimos as baleias ao longe, pelo que a maior parte do tempo é passado a contemplar e a esperar. Nunca sabe o que a natureza lhe vai dar nesse dia, mas lembre-se que só o facto de estar lá é um privilégio.
  • Nunca peça ao capitão para se aproximar mais. Os capitães sabem as regras de cor, conhecem o barco e a baía como a palma da mão, as mudanças das marés e do vento e têm observado o comportamento das baleias durante anos, por isso ouça-os e não “force”. Se a baleia quiser aproximar-se do seu barco, ela aproximar-se-á e, de facto, muitas vezes aproxima-se neste lugar único no mundo. Infelizmente, apesar de existirem regras e regulamentos a cumprir, por vezes os capitães, para agradar aos seus clientes, cedem à pressão destes para contornar algumas regras. Não o faça e lembre-se de colocar sempre o bem-estar do animal à frente do seu entretenimento.
  • Seja responsável na gestão dos resíduos e dos recursos: lembre-se do ambiente único e especial em que se encontra, não deite absolutamente nada ao mar e traga uma garrafa de água reutilizável para evitar comprar garrafas de plástico de utilização única.
Defenda sempre o bem-estar dos animais em detrimento do entretenimento humano. Não opte pelo operador turístico mais barato e exija uma autorização oficial. Pesquise bem com quem vai fazer a excursão e qual a sua posição relativamente ao bem-estar destes fantásticos animais. (Fotografia de Randomtrip. Todos os direitos reservados)

Checklist: o que levar na mochila/mala para a observação de baleias-azuis em Loreto

Eis a lista de produtos que achamos que deve trazer para esta aventura com a baleia-azul:

  • Garrafa reutilizável como uma destas para transportar sempre água consigo no barco. Evitará usar plástico de utilização única.
  • Mochila à prova de água / Saco impermeável como algum destes, muito útil para manter o seu equipamento fotográfico, telemóvel e carteira protegidos de se molharem no barco
  • Gola para o pescoço como alguna de estas para proteger-se do vento e do frio
  • Chapéu ou boné (como este) e óculos de sol para o proteger quando o sol está forte
  • Casaco cortavento impermeável: No Randomtrip temos este e este
  • Capa com cordão para o telemóvel: Devido ao vento e, por vezes, aos saltos que o barco dá, é aconselhável ter alguma proteção para o seu smartphone para que não caia (seja dentro do barco ou no mar). No nosso caso temos esta para o iPhone, mas poderá ver mais capas aqui
  • Cordão para os óculos: Tal como acontece com o smartphone, é aconselhável ter algo semelhante para os óculos (presenciamos alguns casos de pessoas cujos óculos de sol “voaram” para o mar e não conseguiram recuperá-los, além do facto de ser plástico a poluir o mar ). Pode comprar este cordão flutuante por exemplo já que ao flutuar, facilita a recuperação caso os óculos caiam ao mar.
  • Consiga os artigos da Decathlon que levamos em todas as nossas viagens ao melhor preço
  • Máquina fotográfica para registar as aventuras e mais tarde recordar. No Randomtrip usamos uma Sony ZV-E10 e uma Gopro Hero12 Black (para imagens subaquáticas)
  • Powerbank: com tantas fotos vai gastar muita bateria, por isso é sempre bom levar uma boa powerbank. No Randomtrip viajamos com estes dois powerbanks (Xiaomi 20000 mAh y  Anker 10000 mAh), que nos permitem carregar tanto os nossos smartphones como a máquina fotográfica. Lembre-se de ativar o modo avião durante os tours e carregar seus dispositivos quando não os estiver a usar.
  • Protetor solar: o sol é muito forte em Baja California Sur por isso é fundamental cuidar da sua pele. Tente sempre escolher um protetor solar Reef Friendly, ou seja, que proteja a sua pele sem prejudicar os ecossistemas marinhos, evitando ingredientes como a oxibenzona e o octinoxato, que são prejudiciais para os corais. Também um protector que não tenha sido testado em animais.
  • Kit de primeiros socorros: no nosso kit de primeiros socorros há sempre algum medicamento contra o enjoo (como a biodramina para o enjoo nos barcos), antibióticos, anti-diarreicos (e alguns probióticos para recuperar mais rapidamente), anti-histamínicos, analgésicos e antipiréticos
  • Seguro de viagem, claro. Se contratar o seu seguro de viagem através deste link terá um desconto de 5%.

Se for viajar para Loreto na mesma época das baleias-azuis (primeiro trimestre do ano), não deixe de fazer a excursão de barco pela Baía de Loreto para vivenciar essa experiência. E se o fizer ou tiver alguma dúvida, diga-nos nos comentários!

Anatomia de uma despedida, fotografias de Randomtrip (Todos os direitos reservados)

Disclaimer: A Arturo’s permitiu-nos viver esta aventura de observação de baleias-azuis e visita a Isla del Carmen para que possamos relatar a nossa experiência no Randomtrip, mas todas as opiniões e informações expressas neste post são da nossa responsabilidade.

Todas as fotografias e conteúdos são da autoria do Randomtrip (exceto aqueles que expressam claramente a sua fonte) e têm todos os direitos reservados.

Disclaimer: este guia contém links de afiliados e, ao usá-los, estará a dar uma pequena comissão ao Randomtrip. A si não lhe custa nada, por vezes até ganha um desconto, mas a nós motiva-nos para continuar a criar guias gratuitos tão completos como o que acabou de ler.

Gostou do nosso guia? Poupe nas suas reservas e apoie o nosso trabalho!

Se o nosso guia foi uma boa ajuda para a sua viagem, pode apoiar este projeto e poupar nas suas reservas usando os seguintes links:

Para além disso, se quiser contribuir para a nossa criação de guias de viagem completos e gratuitos como este, existe outra forma de apoiar o nosso projeto: pode fazer um donativo (com Paypal ou cartão) e convidar-nos a um pequeno-almoço (5€), uma refeição de street food (10€) ou um jantar no destino que estamos a explorar (20€) que depois recomendaremos no guia do destino. Ou pode também fazer um donativo pelo valor que desejar. Mais info aqui

Muito obrigada pelo seu apoio, Randomtripper! Vemo-nos pelo Mundo!

5/5 - (10 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *